[DÚVIDA] - A/C NÃO GELA COM CARRO NO TRÂNSITO. O QUE FAZER?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
hlidio
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Quinta-feira 24 2008f Abril 2008 01:48:10 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por hlidio »

Galera, Tenho um corsa Wagon GLS 1.6 16v e estou com esse problema do ar nao gelar, ja troquei gas, óleo filtro etc...

Vou fazer esse fds os procedimentos de verificar as entradas de ar falsa e o conector do compressor e da ventoinha...

alguem sabe a pressao correta do gas no sistema de acordo com o manual?
att:
Helton Lídio


Primo.MA
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Terça-feira 31 2018f Julho 2018 02:38:59 PM
Localização: São Luís - MA
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por Primo.MA »

Oi galera sou novato aqui , tenho um Corsa clássic 2011 com o mesmo problema , gostaria de saber se esse caso foi solucionado e se , qual foi a solução do problema....
PRIMO.CHAVES 0X


Pedro Ivan Marques
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Terça-feira 04 2018f Setembro 2018 01:51:28 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC SUPER 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por Pedro Ivan Marques »

Estou entrando no grupo hoje e parabéns à todos vcs! Nada como dividir o conhecinento e assim todos ficamos felizes. Abraços à todos!


Gibatff
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Terça-feira 22 2019f Janeiro 2019 01:10:13 PM
Localização: Sorocaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Gibatff »

Pessoal, estou com o mesmo problema, meu corsa gela muito bem na pista porém parou no trânsito já era o ar condicionado, interessante que na garagem em temperatura não alta ele gela, quando está quente no trânsito que ele não mantém a temperatura do ar. Comprei um termômetro e na saída dos difusores chega a 4,7 graus, parou no transito sobe pra 20. Ninguém conseguiu solução?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

O diferencial parece estar sendo a temperatuda no condensador... qual a temperatura do motor quando o dá o problema?


Gibatff
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Terça-feira 22 2019f Janeiro 2019 01:10:13 PM
Localização: Sorocaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Gibatff »

Bange escreveu:O diferencial parece estar sendo a temperatuda no condensador... qual a temperatura do motor quando o dá o problema?
Com o ar ligado, no trânsito, a temperatura passa dos 100 graus, mas meu sistema de arrefecimento está todo revisado. Se eu desligar o ar a temperatura do motor cai.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Eu, sinceramente, tenho uma considerável dúvida quanto isso, ou seja, é a ineficiência do arrefecimento que não compensa o calor adicional do AC ou um problema no AC, que gera mais calor que o arrefecimento pode compensar?
Supondo que o arrefecimento tem um potencial de -5...o motor, sem AC ligado, tem um potencial de 3 e com o AC (normal) ligado sobe para 4...o arrefecimento venceria nos dois casos...mas supondo que o arrefecimento esteja com aficiência em -4... atenderia apenas ao motor.
Por outro lado, supondo que o AC ligado
(com defeito) tenha um potencial de 3 (3 do motor + 3 do AC=6), o conjunto subiria para 6 e o arrefecimento não suportaria não é?
Por não ter passado essa situação e por falta de dados técnicos, aí reside a minha dúvida...é a ineficiência do arrefecimento ou um defeito no AC?


Gibatff
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Terça-feira 22 2019f Janeiro 2019 01:10:13 PM
Localização: Sorocaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Gibatff »

O meu corsa já tem a ventoinha extra original na frente do condensador, e quando ligo com clima mais quente já liga a ventoinha extra mais a ventoinha do radiador no segundo estágio. Impossível não dar conta de refrigerar o motor. De manhã com carro na sombra o ar gela parado, chega a 6,4 na saída dos difusores.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

O sistema é um todo...não tem só ventoinhas... tem bomba, tem VT, tem radiador...
Vamos supor que sua VT não abre completamente...o fluxo de líquido fica prejudicado...assim como uma obstrução parcial no radiador...ou a bomba carcomida ou escorregando a turbina no eixo...ou ainda detritos dentro do bloco/cabeçote obstruindo parcialmente o fluxo...
Considere também...ventoinhas agarrando ou a tensão inadequada por mau contato em conectores, relés...funcionar vai, mas com que eficiência?


Yuri Marchand
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Segunda-feira 25 2019f Fevereiro 2019 01:07:36 PM
Localização: Pelotas - RS
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 16V 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Yuri Marchand »

Boa tarde pessoal

Tenho um corsa 1,0 16v com ar condicionado e estou com um problema similar...

Preciso da ajuda de vocês também... Porém descobri detalhes que podem ajudar em seus possíveis diagnósticos...

Quando comprei meu corsa... O ar não funcionava... E como havia outras coisas que queria investir nele... Deixei o ar condicionado por último...

Passou quase 4 anos sem uso... Então fui até uma oficina especializada... Colocamos uma carga de gás e óleo para lubrificar internamente o compressor... O ar milagrosamente funcionou perfeitamente... Gelou muito bem... Porém... Ele notou que a ventoinha do ar acionou o primeiro estágio junto com a dor radiador... Depois de algum tempo com o corsa funcionando... Quando ele atingiu uma temperatura maior... Foi quando colocamos uma aceleração nele de 2 mil RPM por alguns instantes... O corsa acionou o segundo estágio da ventoinha do ar... Mas desligou a ventoinha do radiador... Onde ocasionou uma suba de pressão na mangueira de alta pressão do ar... Chegando perto de 280 PSI... Acredito que isso de alguma forma sobrecarregue o compressor e ele seja desarmado por segurança até a pressão das mangueiras sejam estabilizadas.

Ficam aqui minhas dúvidas...

1- As duas ventoinhas devem ser acionadas em conjunto? Primeiro e segundo estágio?

2- O que ocasionou esse aumento de pressão nas mangueiras?

3- A ausência de um protetor da saída de exaustão do motor... Próximo ao duto do ar condicionado pode influenciar em seu funcionamento, pois note que o meu não tem... Então irei comprar... Notei que mesmo os dutos sendo isolados por uma espécie de manta térmica... Com a ausência desta proteção... Os dutos estavam recebendo diretamente um pouco mais de calor...

Aguardo ansiosamente por um retorno de vocês...

Desde já... Muito obrigado


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”