[DÚVIDA] - A/C NÃO GELA COM CARRO NO TRÂNSITO. O QUE FAZER?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Gibatff
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Terça-feira 22 2019f Janeiro 2019 01:10:13 PM
Localização: Sorocaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2001

Re: [DÚVIDA] - A/C NÃO GELA COM CARRO NO TRÂNSITO. O QUE FAZER?

Mensagem por Gibatff »

Bange escreveu:O diferencial parece estar sendo a temperatuda no condensador... qual a temperatura do motor quando o dá o problema?
Com o ar ligado, no trânsito, a temperatura passa dos 100 graus, mas meu sistema de arrefecimento está todo revisado. Se eu desligar o ar a temperatura do motor cai.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Eu, sinceramente, tenho uma considerável dúvida quanto isso, ou seja, é a ineficiência do arrefecimento que não compensa o calor adicional do AC ou um problema no AC, que gera mais calor que o arrefecimento pode compensar?
Supondo que o arrefecimento tem um potencial de -5...o motor, sem AC ligado, tem um potencial de 3 e com o AC (normal) ligado sobe para 4...o arrefecimento venceria nos dois casos...mas supondo que o arrefecimento esteja com aficiência em -4... atenderia apenas ao motor.
Por outro lado, supondo que o AC ligado
(com defeito) tenha um potencial de 3 (3 do motor + 3 do AC=6), o conjunto subiria para 6 e o arrefecimento não suportaria não é?
Por não ter passado essa situação e por falta de dados técnicos, aí reside a minha dúvida...é a ineficiência do arrefecimento ou um defeito no AC?
Gibatff
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Terça-feira 22 2019f Janeiro 2019 01:10:13 PM
Localização: Sorocaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Gibatff »

O meu corsa já tem a ventoinha extra original na frente do condensador, e quando ligo com clima mais quente já liga a ventoinha extra mais a ventoinha do radiador no segundo estágio. Impossível não dar conta de refrigerar o motor. De manhã com carro na sombra o ar gela parado, chega a 6,4 na saída dos difusores.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

O sistema é um todo...não tem só ventoinhas... tem bomba, tem VT, tem radiador...
Vamos supor que sua VT não abre completamente...o fluxo de líquido fica prejudicado...assim como uma obstrução parcial no radiador...ou a bomba carcomida ou escorregando a turbina no eixo...ou ainda detritos dentro do bloco/cabeçote obstruindo parcialmente o fluxo...
Considere também...ventoinhas agarrando ou a tensão inadequada por mau contato em conectores, relés...funcionar vai, mas com que eficiência?
Yuri Marchand
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Segunda-feira 25 2019f Fevereiro 2019 01:07:36 PM
Localização: Pelotas - RS
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 16V 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Yuri Marchand »

Boa tarde pessoal

Tenho um corsa 1,0 16v com ar condicionado e estou com um problema similar...

Preciso da ajuda de vocês também... Porém descobri detalhes que podem ajudar em seus possíveis diagnósticos...

Quando comprei meu corsa... O ar não funcionava... E como havia outras coisas que queria investir nele... Deixei o ar condicionado por último...

Passou quase 4 anos sem uso... Então fui até uma oficina especializada... Colocamos uma carga de gás e óleo para lubrificar internamente o compressor... O ar milagrosamente funcionou perfeitamente... Gelou muito bem... Porém... Ele notou que a ventoinha do ar acionou o primeiro estágio junto com a dor radiador... Depois de algum tempo com o corsa funcionando... Quando ele atingiu uma temperatura maior... Foi quando colocamos uma aceleração nele de 2 mil RPM por alguns instantes... O corsa acionou o segundo estágio da ventoinha do ar... Mas desligou a ventoinha do radiador... Onde ocasionou uma suba de pressão na mangueira de alta pressão do ar... Chegando perto de 280 PSI... Acredito que isso de alguma forma sobrecarregue o compressor e ele seja desarmado por segurança até a pressão das mangueiras sejam estabilizadas.

Ficam aqui minhas dúvidas...

1- As duas ventoinhas devem ser acionadas em conjunto? Primeiro e segundo estágio?

2- O que ocasionou esse aumento de pressão nas mangueiras?

3- A ausência de um protetor da saída de exaustão do motor... Próximo ao duto do ar condicionado pode influenciar em seu funcionamento, pois note que o meu não tem... Então irei comprar... Notei que mesmo os dutos sendo isolados por uma espécie de manta térmica... Com a ausência desta proteção... Os dutos estavam recebendo diretamente um pouco mais de calor...

Aguardo ansiosamente por um retorno de vocês...

Desde já... Muito obrigado
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Yuri Marchand escreveu:
...minhas dúvidas...

1- As duas ventoinhas devem ser acionadas em conjunto? Primeiro e segundo estágio?
Sim, sempre... seja com ou sem o AC ligado

2- O que ocasionou esse aumento de pressão nas mangueiras?
No sistema existe um pressostato de duplo comando... ele monitora tanto a falta como o excesso de pressão...normalmente o excesso é causado por gás além do normal ou um defeito nele próprio. A quantidade certa de gás e a pressão, veja no manual... não lembro...

3- A ausência de um protetor da saída de exaustão do motor... Próximo ao duto do ar condicionado pode influenciar em seu funcionamento, pois note que o meu não tem... Então irei comprar... Notei que mesmo os dutos sendo isolados por uma espécie de manta térmica... Com a ausência desta proteção... Os dutos estavam recebendo diretamente um pouco mais de calor...
Tudo no carro tem uma razão de ser, mesmo que achemos não ser importante... não sei te informar se tal proteção é para o duto do AC ou para evitar bruscas variações no coletor da exaustão (acho que é pra isso)...
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

...continuando...
O pressostato de duplo comando, de fato, desliga o compressor nos casos da pressão fora do especificado (abaixo ou acima), porém eu acho que ele serve de elemento protetor e não faz parte do funcionamento normal, ou seja, principalmente no caso da alta pressão...não deve ser sistemático.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”