[DÚVIDA] - Compressor do A/C liga e desliga e não gela mais?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Eric GL 1.4 95
:: Piquet ::
Mensagens: 260
Registrado em: Quarta-feira 22 2012f Agosto 2012 04:15:12 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Eric GL 1.4 95 »

Alô Leandro.

Pois é. Esta aí que vc já colocou, pelo Q eu tive pesquisando, é a dos 1.6. Eu acredito, que pela parte de dentro do motor, é o máximo que iremos conseguir. Mas como só isso não é o suficiente, vamos ter que mexer na parte de fora também.

Uma pergunta. Você disse que melhorou um pouco, mesmo a temperatura chegando ao meio. O tempo que o ponteiro leva pra chegar até o meio é muito maior com a de seis, em relação a de 4? Ou a diferença é quase imperceptível?

Abraço!
leandro carioca
:: Piquet ::
Mensagens: 251
Registrado em: Domingo 29 2008f Junho 2008 07:02:47 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leandro carioca »

Eric, ela realmente fez diferença com relação ao tempo, depois que ela é acionada, para reduzir a temperatura do motor. Mas como falei antes, no trânsito, ela não consegue dar vazão para manter a condição para o bom funcionamento do A/C.
Corsa Classic 1.0 Flex/GNV 07/08
Mala elétrica, trava central, luz interna traseira, ilum. Portaluvas, soleiras, som trio, rodas 15, suspensão 60%, vidro elétrico 4 portas 50%, Alarme Positron, Aviso farol ligado, e procurando mais o q melhorar.
CarlosGCT
:: Millennium ::
Mensagens: 152
Registrado em: Quinta-feira 17 2013f Janeiro 2013 09:19:50 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CarlosGCT »

Bom, vou dar o meu parecer, e desde já informo que sou "absolutamente leigo em mecânica".

O meu sistema apresentava um problema de superaquecimento crônico, após muita, mass muiita dedicação junto ao mecânico descobrimos que o problema estava no radiador, pois ele estava todo entupido de fragmentos do radiador de ar quente, fazendo com que o sistema esquentasse rapidamente acima do meio do ponteiro quando o veículo parava em congestionamentos. Após a troca do radiador, por outro radiador ORIGINAL VALEO, o problema melhorou na ordem de 70%.

Já o meu sistema de ar condicionado zexel é uma maravilha, mesmo em transito parado, ou sol de 40 graus desses dias o carro é uma geladeira, digo geladeira. O meu sistema acopla e desacopla o compressor mediante a temperatura ambiente do carro, e não pela temperatura do motor. Tenho o manual completo do sistema zexel, e no meu caso o meu sistema pelo que pude ler está funcionando de maneira correta para o que foi projetado, portanto, posso garantir que em veículos em bom estado de conservação esse problema não deve ocorrer.

Se vcs quiserem tirar o meu carro como modelo para um estado de funcionamento satisfatório, podemos agendar um dia para nos encontramos, afinal somos todos do RJ.

Abraços e boa sorte!
allandebarross
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Sábado 21 2012f Julho 2012 03:55:00 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por allandebarross »

Caros amigos, também tenho esse tipo de problema no meu carro, porém não acho que esteja ligado ao arrefrecimento do motor, levando em cosideração de que se eu acelerar, mesmo parado, o redimento do ar melhora consideravelmente. Pode ser que não seja, mas acho que seja ligado o redimento do compressor em baixa rotação.

Abraços!
Eric GL 1.4 95
:: Piquet ::
Mensagens: 260
Registrado em: Quarta-feira 22 2012f Agosto 2012 04:15:12 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Eric GL 1.4 95 »

Alo amigos,

Pois é. Continuo sofrendo com o calor, mesmo PQ ainda não fiz nada no meu carro pratentar melhorar o sistema original de arrefecimento, para tentar eo menos, minimizar o problema do arma/desarma do compressor.

Vamos lá amigos

Carlos, Seria sim uma boa dar uma olhada no seu carro, já que o seu é um dos raros que conheço que não sofrem com esse tipo de problema. Não sou mecânico de ar condicionado, nem sei a marca do sistema do meu, Sei apenas que o compressor e Delphi, mas quanto ao resto, sinceramente não sei. Mas tenho quase certeza que não é o mesmo do seu. em se tratando disso, caso o compressor do seu carro seja diferente do meu, uma possibilidade que vejo é o seu compressor pesar menos do que o meu, ou seja, ter giro mais leve. Você só não disse se seu carro é 1.0 ou 1.6. Se for 1.6, o motor, por ser mais forte, tende a perder menos energia para movimentar o a A/C, logo, aquece menos e, para que chegue ao ponto de desarmar o ar para não aquecer mais, provavelmente leve mais tempo do que os nossos 1.nada.

Allandebarros, dependendo do ano do seu carro, ao acelerar o motor, a central da injeção, que também é a responsável por armar a ventoinha e mandar desligar o A/C em condições de elevação da temperatura, entende, ainda que por alguns instantes, que o carro vai andar e a temperatura vai retroceder. Quando o carro não anda, a temperatura sobre mais um pouc na escala, e novamente entra em compasso de liga/ desl. o compressor. Tenho 2 Corsas, com e sem A/C. em ambos, se estiver andando a, por ex. 40 Km/h e colocar em ponto morto, o motor fica levemente acelerado, um pouco acima de 1.000 RPM. Isso PQ a central identifica o carro em movimento e por consequencia, que uma marcha será engatada e, no caso de ser uma marcha baixa para a velocidade, já está em meia aceleração, economizando combustível e diminuindo o tempo de retomada.

O fato de o A/C aumentar a eficiência ao se acelerar o motor, é natural, visto que o processo de refrigeração se acelera e a cada ciclo fica ainda mais eficiente. Mas se vc observar bem, o ar torna a ser ligado, a temperatura do motor sobre um pouco mais e logo desarma novamente.

Em alguns casos, pode até ser falta de manutenção. Mas, se fosse só isso ou algum outro problema, também aconteceria com o carro andando, ou com o capô aberto. O que não ocorre, pelo menos comigo.

Só pra acrescentar, nesses dias infernais aqui no Rio, dois Fox, um 2012 e outro 2014, ambos 1.0, flex rodando na gasolina, de dois conhecidos meus, também apresentaram este mesmo problema. Será que não estamos sozinhos ?

Abraço!
CarlosGCT
:: Millennium ::
Mensagens: 152
Registrado em: Quinta-feira 17 2013f Janeiro 2013 09:19:50 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CarlosGCT »

Bem, o meu carro é 1.0 8v. O compressor utilizado nele é o modelo DCV-11G de 150cc fixas, fabricado pela Zexel Corp. Quanto a questão do peso no motor quando do acionamento do ar condicionado, posso dizer que efetivamente esse compressor puxa bastante do motor, mas por outro lado, como se trata de um compressor de 150 cilindradas, ele oferece uma rápida queda da temperatura ambiente, fazendo com que seja desnecessário o uso contínuo do compressor. Sobre a questão do aquecimento do motor pelo uso do ar condicionado, creio eu que se necessite de maiores dados para chegar nesse veredicto, pois em tese isso jamais deveria ocorrer. Outra, o sistema de ar condicionado é projetado para alcançar os mesmos resultados estando o carro parado ou em movimento, pois o sistema se encarrega de subir ou descer a rotação do motor mediante a necessidade do momento. Uma coisa importante: muita atenção com motores desregulados, com borboleta de injeção suja, motores prestes a serem retificados, tudo isso pode resultar em mau funcionamento do motor fazendo uso concomitante do ar condicionado.

Fora isso, podemos agendar uma visita dos amigos para vermos o funcionamento do sistema de ar condicionado. Para mim é um prazer ajudá-los.
Eric GL 1.4 95
:: Piquet ::
Mensagens: 260
Registrado em: Quarta-feira 22 2012f Agosto 2012 04:15:12 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Eric GL 1.4 95 »

Pois é. Concordo!

Não sei dizer o modelo do meu compressor, mas sei que é um Delphi

Amigo Carlos, já vi tudo isso que vc falou, e acho que até mais alguma coisa. Tb não vejo nenhum sentido em ter um carro com ar condicionado e quando se mais precisa dele, cadê ?!?!

Ainda mais quem tem criança pequena como eu, e um dos motivos por ter o carro é exatamente o AC.

Já vi o motor por dentro. tirei o cárter de óleo para ver as condições do eixo e bronzinas. Nada além do normal. Não foi nem só eu que vi. Chamei outros conhecidos e mais experientes do que eu na mecânica. O mesmo parecer. Nada de anormal.

Também medi a compressão dos cilindros com manômetro. tudo normal.


Enfim. O problema é que começo a gastar dinheiro, o problema não se resolve e no final das contas, o que foi gasto já dava pra trocar de carro. Aí desanima.

Confesso que já esgotei minhas alternativas sobre isso, e se a troca de ventoinhas não resolve, não sei mais o que pode resolver. Só trocando o carro todo mesmo.

Abraço!
CarlosGCT
:: Millennium ::
Mensagens: 152
Registrado em: Quinta-feira 17 2013f Janeiro 2013 09:19:50 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CarlosGCT »

Calma Eric!

Qual o bairro que você mora?

Dependendo de onde for, posso te indicar o mecânico que mexe nos meus carros, quem sabe ele encontra o mistério que envolve a deficiência de refrigeração do teu carrinho!

Além disso, encontrar hoje em dia um carro tão bom quanto o corsinha é missão quase que perdida, por isso que sempre acredito que valha a pena tentar até as últimas circunstancias por ele.

Só tive um carro que me trouxe tamanha satisfação como proprietário como ele, que foi um Renault Clio Sedan Privilège que também foi espetacular, fora isso, todas as outras marcas foram uma tremenda decepção.

Só tendo um para saber o peso de uma bomba na mão!
henrique felix
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Segunda-feira 31 2014f Março 2014 10:27:02 PM
Localização: Sangão - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por henrique felix »

leandro carioca escreveu:Carro quente, compressor liga e desliga e não gela mais!

Amigos,

venho aqui pedir o auxílio de vcs mais uma vez.

Tenho um classic 07/08 com ar condicionado e como está fazendo muito calor aqui no RJ, estou usando o ar toda hora.

Mas ao pegar um engarrafamento percebi que o ar não gela mais, a temperatura sobe até quase a metade do marcador (normalmente fica em 1/4 ou um pouco acima disso) e a ventoinha desarma o 2º estágio e o compressor liga e desliga toda hora, não refrigerando mais a cabine.

Pensei: "Tá com defeito".

Só que aí, perguntei ao meu primo que é taxista e tb tem um classic e ele me falou que é assim mesmo, é do projeto do carro, ele perguntou isso pro cara que mexe no ar do carro dele.

E aí, quem tem classic, isso é verdade? Alguém já resolveu isso? Como?
nunesclj
:: Piquet ::
Mensagens: 259
Registrado em: Terça-feira 14 2013f Maio 2013 11:30:10 PM
Localização: Itapecerica da Serra - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nunesclj »

CarlosGCT escreveu: Tenho o manual completo do sistema zexel

Abraços e boa sorte!
Se possível disponibilize esse manual para o pessoal aqui do fórum, seria de grande utilidade :)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”