AQUECIMENTO-ELEROVENTILADOR DO RADIADOR?????

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Pri Nolasco
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quarta-feira 02 2009f Setembro 2009 01:13:58 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

AQUECIMENTO-ELEROVENTILADOR DO RADIADOR?????

Mensagem por Pri Nolasco »

Olá,

Sou nova por aqui, mas achei esse site super interessante. Através dele, nas ultimas semanas tenho aprendido muito sobre motor e principalmente arrefecimento.

Tenho um Corsa Sedan, 1.6- MPFI 8V, ano 2000, e estou com o dilema parecido com o de muitos aqui, ele sismou de aquecer e já troquei várias peças, e já fiz vários testes.

A 3 meses atrás tive que fazer o cabeçote e aproveitei para trocar, válvula termostática e mangueiras.
Percebi depois de um tempo que a água do reservatório estava sumindo muito a cada 2 dias, até que teve um dia que a temperatura passou de 100Cº mesmo com o reservatório com água.
Levei ao mesmo mecânico que verificou as braçadeiras das mangueiras e detectou um vazamento nas mangueias de entrada para o ar quente. Ele as isolou, trocou toda água e colocou o aditivo para radiador.

Ao chegar em casa o ponteiro da temperatura estava no meio entre o 100Cº e a parte vermelha.

Fiz o teste que orientaram aqui no Corsa Clube para ver se era problema na válvula termostática e percebi que a mangueira que retorna água para o reservatório não estava retornando nada quando eu acelerava o carro.

O mecênico veio trocou a bomba d'água e a válvula termostática que ainda estava na garantia e pediu para eu rodar e testar se parava de aquecer..

O primeiro transito que peguei o carro aqueceu novamente passando dos 100Cº, e assim que andei em uma velocidade razoável a temperatura caiu rapidamente.

Levei a um auto elétrico que me disse que o problema estava na minha ventuinha, que devo trocar o motor do Eletroventilador do radiador, e o modelo do meu custa R$580,00 pra variar.

Estou com medo de trocar essa peça e o problema não resolver.

Alguém pode me ajudar, estou cansada destes mecânicos irem no chute, trocando peças e testando pra ver se funciona ou não. :cry:
CORSA - Tive meu primeiro e me apaixonei !!!!


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Pri Nolasco o eletroventilador esta girando normal, faz muito ruido quando liga a ponto de se perceber que esta funcionando? Porque no meu carro desde novo ele é esporrento, alias, em qualquer veiculo se houve.
Se não esta, não ande com o carro até ter certeza de que a temperatura da agua esteja normal.
Esse problema não tem nada a ver com o motor do eletroventilador, desde que, ele esteja normal e mesmo assim esse preço é puro roubo. Ta louco!
Quando chega 100°C o eletroventilador esta armando?

Detalhe: voce citou quee o ponteiro esta chegando ao meio 95ºC. Pelo padrão deveria ligar. Se chegar a 100ºC e não armar o eletroventilador ai complica.
Não confie nesse marcador de temperatura do painel que ele marca errado. Tem muitos que marca 95ºC e arma o eletroventilador, mas, na verdade a água já esta 100ºC.

Vice já trocou o sensor de temperatura da agua do motor para a injeção ali debaixo da bobina?
Cuidado que agua esteja chegando a 100ºC e esse sensor esteja alterado e esta mandando informação errada para a ECU como se a agua esta fria ainda.
Retorne...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Pri Nolasco
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quarta-feira 02 2009f Setembro 2009 01:13:58 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Pri Nolasco »

Alcineu, obrigada por responder.

Então ontem eu acabei no desespero, antes de ler sua resposta, trocando o eletroventilador do radiador. O mecânico me disse que o antigo estava parando com o toque do dedo, estava muito fraco.

Agora ele não esta mais aquecendo, ele varia entre 95Cº e 100Cº. Toda vez que chega a 100Cº percebo que não fica muito tempo e logo a temperatura cai.

Parece que realmente o motor da antiga ventuinha estava com problema.

Você acha que mesmo assim eu devo levar para um mecanico especializado em injeção para verificar se o sensor esta com problema? ::?
CORSA - Tive meu primeiro e me apaixonei !!!!


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Pri Nolasco escreveu:Alcineu, obrigada por responder.

Então ontem eu acabei no desespero, antes de ler sua resposta, trocando o eletroventilador do radiador. O mecânico me disse que o antigo estava parando com o toque do dedo, estava muito fraco.

Agora ele não esta mais aquecendo, ele varia entre 95Cº e 100Cº. Toda vez que chega a 100Cº percebo que não fica muito tempo e logo a temperatura cai.

Parece que realmente o motor da antiga ventuinha estava com problema.

Você acha que mesmo assim eu devo levar para um mecanico especializado em injeção para verificar se o sensor esta com problema? ::?
pelo ano de eu corsa troque-o. Fica mais garantido. Voce mesmo ou o mecanico troca. É só ficar com o novo na outra mão ee via desenroscando o velho para não drenar toda a agua. Para referencia é o MTE4050, Iguaçu 801...

Mas voce pagou R$580,00 nesse motor?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Pri Nolasco
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quarta-feira 02 2009f Setembro 2009 01:13:58 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Pri Nolasco »

Olá Alceu,

Pois é fiz uma pesquisa de preço em várias lojas e nas que encontrei, a peça custava entre R$550,00 e R$580,00. achei uma por R$225,00 para corsa só que o modelo que o rapaz trouxe não cabia no meu carro, o meu motor era um modelo mais achatado.

Acabei no desespero trocando essa peça e paguei os R$580,00.

O alivio foi que agora o carro não passa mais do 100Cº e quando chega lá, não demora muito e cai para 95Cº/98Cº.

Você acha que eu mesma consigo trocar esse sensor MTE? O mecanico me cobra R$20,00 para fazer essa troca, mas se for fácil e simples eu posso trocar neh....... :lol:
CORSA - Tive meu primeiro e me apaixonei !!!!


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Pri Nolasco escreveu:Olá Alceu,

Pois é fiz uma pesquisa de preço em várias lojas e nas que encontrei, a peça custava entre R$550,00 e R$580,00. achei uma por R$225,00 para corsa só que o modelo que o rapaz trouxe não cabia no meu carro, o meu motor era um modelo mais achatado.

Acabei no desespero trocando essa peça e paguei os R$580,00.

O alivio foi que agora o carro não passa mais do 100Cº e quando chega lá, não demora muito e cai para 95Cº/98Cº.

Você acha que eu mesma consigo trocar esse sensor MTE? O mecanico me cobra R$20,00 para fazer essa troca, mas se for fácil e simples eu posso trocar neh....... :lol:
kkas que facada, heim! Alguem citou ai R$145,00.
Na próxima não caia no desepero que o pessoal aqui te da uma força.
Esse motor vem completo com aquela moldura defletora plastica?

Olha dependendo do mecanico, que trocou o motor nem era para cobrar. cortezia da casa.
Ate voce troca esse sensor.
Compre a peça, desenrosque a velha ate sentir que da para tira-la com a mao. com a outra segurando a nova proxima ao local, assim que sair a velha coloque a nova rapido para não dar tempo de vazar a agua toda e pronto, aperte com a chave e seja feliz.
Chave 22 mm.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Pri Nolasco
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quarta-feira 02 2009f Setembro 2009 01:13:58 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Pri Nolasco »

Olá Alcineu
Isso mesmo, este motor vem com as hélices de plastico.
Pois é, agora vou tentar ter mais calma, antes de mandar arrumar vou trocar mais idéias com o pessoal aqui do forum do Corsa Clube.
Vou comprar o Sensor esta semana, consegui ele por R$17,00.
Agora vou pesquisar mais pra saber exatamente em que local fica este sensor para eu poder retira-lo e colocar o novo.
Vlw :wink:
CORSA - Tive meu primeiro e me apaixonei !!!!


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Pri Nolasco escreveu:Olá Alcineu
Isso mesmo, este motor vem com as hélices de plastico.
Pois é, agora vou tentar ter mais calma, antes de mandar arrumar vou trocar mais idéias com o pessoal aqui do forum do Corsa Clube.
Vou comprar o Sensor esta semana, consegui ele por R$17,00.
Agora vou pesquisar mais pra saber exatamente em que local fica este sensor para eu poder retira-lo e colocar o novo.
Vlw :wink:
fica debaixo da bobina...o primeiro chicote que ver debaixo dela plugado é ele...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Pri Nolasco
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quarta-feira 02 2009f Setembro 2009 01:13:58 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Pri Nolasco »

Pois é a saga continua, o problema de aquecimento ainda esta me deixando louca.

Já troquei o eletroventilador, o sensor de temperatura, a válvula termostática, a bomba d'água, e quando estou no transito ou em um tunel, o carro passa dos 100Cº.
Levei no mecânico e ele disse que sentiu muita pressão nas mangueiras, ele acredita que esteja passando ar entre as juntas do cabeçote, causando assim uma espécie de entupimento nas mangueiras por causa do ar que entrou.

Fiz o cabeçote do carro tem 5 meses, e depois disso ele deu problema de vazamento de água, e acredito que pode ter danificado as juntas pois por 2 vezes ele aqueceu bastante mas não chegou a ferver.

Será que isso realmente é verdade, o arrefecimento pode não estar trabalhando corretamente por causa do ar que esta passando pelas juntas do cabeçote?

Alguém pode me ajudar, não aguento mais trocar tudo e não resolver o problema. :cry: :oops:
CORSA - Tive meu primeiro e me apaixonei !!!!


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Pri Nolasco escreveu:Pois é a saga continua, o problema de aquecimento ainda esta me deixando louca.

Já troquei o eletroventilador, o sensor de temperatura, a válvula termostática, a bomba d'água, e quando estou no transito ou em um tunel, o carro passa dos 100Cº.
Levei no mecânico e ele disse que sentiu muita pressão nas mangueiras, ele acredita que esteja passando ar entre as juntas do cabeçote, causando assim uma espécie de entupimento nas mangueiras por causa do ar que entrou.

Fiz o cabeçote do carro tem 5 meses, e depois disso ele deu problema de vazamento de água, e acredito que pode ter danificado as juntas pois por 2 vezes ele aqueceu bastante mas não chegou a ferver.

Será que isso realmente é verdade, o arrefecimento pode não estar trabalhando corretamente por causa do ar que esta passando pelas juntas do cabeçote?

Alguém pode me ajudar, não aguento mais trocar tudo e não resolver o problema. :cry: :oops:
quando a temperatura chega a 100°C no marcador de temperatura ai no painel, o eletroventilador arma/liga, esta coincidindo entre ligar o eletroventilador e a marcação ai no painel coincidir? Usa aditivo na agua?

Essa citação: "esteja passando ar entre as juntas do cabeçote, causando assim uma espécie de entupimento nas mangueiras por causa do ar que entrou", totalmente sem noção.

Já passaram o Scanner na ECU, mas, com o carro em movimento? Com o carro parado na oficina não resolve.

pri voce citou que em transito aquece até os 100°C, mas, se andar em transito lento, tipo anda e para, a temperatura se eleva rápido mesmo, já em velocidade constante fica normal.

Descreva mais...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”