[Dúvida] Ar condicionado + Temperatura do motor

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Diogo - Ximbik@
:: Piquet ::
Mensagens: 226
Registrado em: Sexta-feira 24 2009f Julho 2009 02:57:39 PM
Localização: Joinville - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[Dúvida] Ar condicionado + Temperatura do motor

Mensagem por Diogo - Ximbik@ »

E aí pessoal, blz?! Sou novo aki no fórum e já venho a pedir a ajuda de você...
Comprei um Corsa Ano 98 1.0 MPFI 8V (Só não têm direção hid. e vidro elet.) neste fim de semana 22/08, e tenho algumas dúvidas a respeito da temperatura e do ar condicionado.

[u]TEMPERATURA[/u]

Moro em Joinville/SC e comprei esse Corsa em Curitiba/PR, vim dirigindo desde de Curitiba até Joinville que são em média 140 KM e notei uma coisa, o ponteiro da temperatura quase não se mexia, isso q eu fiquei parado em alguns momentos em Curitiba nos sinaleiros, na BR376 e em outros lugares até chegar em casa. Nesse percurso todo, apenas em um momento quando parei no Pedágio o ponteiro chegou aos 90 e ligou a ventuinha (q eu escutei...), e depois quando cheguei em casa e coloquei o carro na garagem, quando já tinha desligado o carro, uns dois minutos depois ele ligou a ventuinha de novo. Achei isso estranho, pensei em verificar a válvula termostática, se estava sem, mas ainda não tive tempo, mas bem, minhas dúvidas ão:

1 - A temperatura ideal de trabalho do motor é 90º ou 92,5º?
2 - Em média, quanto tempo demora pra chegar na temperatura ideal?
3 - A ventuinha liga antes ou depois de abrir a válvula termostática?
4 - O ponteiro de temperatura pode estar com problema?
5 - Como testar o ponteiro de temperatura, ou todo o sistema?

[u]AR CONDICIONADO[/u]

Na viajem de Curitiba pra Joinville, liguei o ar condicionado algumas vezes pra testar o desempenho do carro na BR, percebi que quando ligava o ar condicionado o motor dava uma segurada, tipo que ficava mais pesado, até aí normal pra um carro 1.0 com ar condicionado, mas o ar não sai gelado, saia um pouco fresco, e depois de um tempo, não sei se acostumei com o ar que saia, não senti diferença de temperatura. depois disso, tbm percebi que o carro parecia estar andando como se o ar estivesse desligado. Minhas dúvidas são:

1 - Ao ligar o ar condicionado, ele demora pra "[b]gelar[/b]" o ar que sair nos difusores?
2 - Está faltando gás no sistema do ar condicionado?
3 - Pode ser o rele do tal falado 2º estagio?
[b]4 - O meu Corsa só têm uma ventuinha no radiador, isso é normal?[/b] (Isso me preocupa)
5 - É possível identificar algum defeito no sistema de ar condicionado sem ter que levar a oficina especializada? Se sim, por onde começar?

Pessoal do fórum, desculpe tantas perguntas, mas sempre fui curioso e metido a concertar as coisas, espero que entendam e que possam me ajudar, desde já agradeço muito a atenção de todos!!!

Abraço!


mos.2000
:: Piquet ::
Mensagens: 204
Registrado em: Segunda-feira 11 2006f Dezembro 2006 02:17:46 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mos.2000 »

Vamos por parte.
Quanto à temperatura ter ficado baixo, na estada é assim mesmo, a temperatura só sobe em baixa velocidade ou parado (correndo entra muito vendo e resfria).

quanto a ligar a ventoinha depios de parado, isso é estranho para GM, nos carros GM pelo que sei não liga a ventoinha com carro desligado, porém se a mesma não tiver ligada na inginção (carros Fiat e Ford por exemplo), isso ocorre pq depois de parado o motor ainda tá quente e vai esquentando a agua, por isso arma a ventoinha.

Quanto a gelar, o meu gela bem mesmo, mas isso só vendo o que você vc chama de ar fresco...

Boa sorte e bem vindo à famila CC
Marcelo Silva
Corsa Sedan Classic 03
Air Bag Duplo
Vidro elétrico nas 4 portas
Trava elétrica
Farol de milha
Ar
Direção progressiva
Insulfim G5
Som:Bomber Dub, Sony, Selenium, Stetson etc.
Faltando somente as rodas TSW... hehe

Rio de Janeiro


dponecator
:: Wind ::
Mensagens: 14
Registrado em: Terça-feira 15 2008f Janeiro 2008 12:01:02 PM
Localização: Cordeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por dponecator »

Concordo com o amigo aí em cima, depois que desliga o carro, e tira a chave do contato, não se liga a ventoinha. e o normal para o carro com AR é ter 2 ventoinhas, uma por dentro do cofre do motor e uma por trás do pára-choques.
O Ar do meu gela, quando liga o motor sente um pouco, mas depois gela normalmente e não desliga.
Abraços e sorte com seu novo possante


luis_duarte
:: Millennium ::
Mensagens: 129
Registrado em: Terça-feira 29 2008f Janeiro 2008 07:06:52 PM
Localização: Joinville - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por luis_duarte »

Boa tarde Corseiro

Fico feliz em ver um participante no clube, pensei que era o único de Jlle que acompanhava.

Cara vc mora onde, de repente podemos marcar um local e eu te dou umas dicas sobre o corsa. Aqui em Joinville é complicado mandar carro para mecâncio, só em dar bom dia o orçamento já tá em R$ 50,00 (rsrs).

Vlw e boa sorte com o corsinha

Att.

Luís Otávio

qualquer coisa msn luis_swift@hotmail.com


Diogo - Ximbik@
:: Piquet ::
Mensagens: 226
Registrado em: Sexta-feira 24 2009f Julho 2009 02:57:39 PM
Localização: Joinville - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Diogo - Ximbik@ »

[quote="luis_duarte"]Boa tarde Corseiro

Fico feliz em ver um participante no clube, pensei que era o único de Jlle que acompanhava.

Cara vc mora onde, de repente podemos marcar um local e eu te dou umas dicas sobre o corsa. Aqui em Joinville é complicado mandar carro para mecâncio, só em dar bom dia o orçamento já tá em R$ 50,00 (rsrs).

Vlw e boa sorte com o corsinha

Att.

Luís Otávio

qualquer coisa msn luis_swift@hotmail.com[/quote]



opa... fico contente em saber quem têm parceria aqui em Joinville, Luís, assim que puder adiciono vc no msn, pra gente trocar uma idéia...

A respeito das minhas dúvidas, ainda não entendi muito o ponteiro da temperatura do motor, ontem deixei o carro ligado uma meia hora, a ventuinha ligava algumas vezes, mas o ponteiro não se mexia, achei isso bem estranho. Tenho que pesquisar e verificar a respeito da válvula termostática, tô achando que esse carro tá sem a válvula.... alguém sabe me dizer onde ela fica localizada no motor?


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

OLá Ximbik@.
Se o ponteiro não mecheu, pode ser problema ai no marcador de temperatura do painel ou o sensor de temperatura do painel lá no topo do motor.
Eu estou em outro pc e naõ tenho como postar a foto de sua localização.

Para testar ai, veja se tem 10,5 volts aproximadamente em cima do sensor de temperatura com o plug conectado. Faça esse teste com o motor totalmente frio.
A resistencia dele frio é algo em torno de 900/1000 Ohms e motor bem quente mesmo uns 100 Ohms. Esse teste é com ele desconectado.

Para testar o marcador do painel, desconecte o fio do sensor lá no motor e aterre ele com um resistor de 47 Ohms daqueles todo marrom de 1 Watt. Com esse procedimento o ponteiro deve ir até quase o final da escala.

Quanto a agua do motor, chega a ponto de ebulição. Leia nesse tópico abaixo...

http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... highlight=

Retorne...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Diogo - Ximbik@
:: Piquet ::
Mensagens: 226
Registrado em: Sexta-feira 24 2009f Julho 2009 02:57:39 PM
Localização: Joinville - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Diogo - Ximbik@ »

[quote="Ximbik@"]E aí pessoal, blz?! Sou novo aki no fórum e já venho a pedir a ajuda de você...
Comprei um Corsa Ano 98 1.0 MPFI 8V (Só não têm direção hid. e vidro elet.) neste fim de semana 22/08, e tenho algumas dúvidas a respeito da temperatura e do ar condicionado.

[u]TEMPERATURA[/u]

Moro em Joinville/SC e comprei esse Corsa em Curitiba/PR, vim dirigindo desde de Curitiba até Joinville que são em média 140 KM e notei uma coisa, o ponteiro da temperatura quase não se mexia, isso q eu fiquei parado em alguns momentos em Curitiba nos sinaleiros, na BR376 e em outros lugares até chegar em casa. Nesse percurso todo, apenas em um momento quando parei no Pedágio o ponteiro chegou aos 90 e ligou a ventuinha (q eu escutei...), e depois quando cheguei em casa e coloquei o carro na garagem, quando já tinha desligado o carro, uns dois minutos depois ele ligou a ventuinha de novo. Achei isso estranho, pensei em verificar a válvula termostática, se estava sem, mas ainda não tive tempo, mas bem, minhas dúvidas ão:

1 - A temperatura ideal de trabalho do motor é 90º ou 92,5º?
2 - Em média, quanto tempo demora pra chegar na temperatura ideal?
3 - A ventuinha liga antes ou depois de abrir a válvula termostática?
4 - O ponteiro de temperatura pode estar com problema?
5 - Como testar o ponteiro de temperatura, ou todo o sistema?

[u]AR CONDICIONADO[/u]

Na viajem de Curitiba pra Joinville, liguei o ar condicionado algumas vezes pra testar o desempenho do carro na BR, percebi que quando ligava o ar condicionado o motor dava uma segurada, tipo que ficava mais pesado, até aí normal pra um carro 1.0 com ar condicionado, mas o ar não sai gelado, saia um pouco fresco, e depois de um tempo, não sei se acostumei com o ar que saia, não senti diferença de temperatura. depois disso, tbm percebi que o carro parecia estar andando como se o ar estivesse desligado. Minhas dúvidas são:

1 - Ao ligar o ar condicionado, ele demora pra "[b]gelar[/b]" o ar que sair nos difusores?
2 - Está faltando gás no sistema do ar condicionado?
3 - Pode ser o rele do tal falado 2º estagio?
[b]4 - O meu Corsa só têm uma ventuinha no radiador, isso é normal?[/b] (Isso me preocupa)
5 - É possível identificar algum defeito no sistema de ar condicionado sem ter que levar a oficina especializada? Se sim, por onde começar?

Pessoal do fórum, desculpe tantas perguntas, mas sempre fui curioso e metido a concertar as coisas, espero que entendam e que possam me ajudar, desde já agradeço muito a atenção de todos!!!

Abraço![/quote]


aeh pessoal, só corrigindo uma coisa...eu escrevi:
[b]4 - O meu Corsa só têm uma ventuinha no radiador, isso é normal?[/b] (Isso me preocupa)

acontece que estive olhando melhor e realmente têm duas ventuinhas, só que elas acionam sempre juntas, no segundo estágio...acho q isso não é normal..


Diogo - Ximbik@
:: Piquet ::
Mensagens: 226
Registrado em: Sexta-feira 24 2009f Julho 2009 02:57:39 PM
Localização: Joinville - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Diogo - Ximbik@ »

[quote="alcineu"]OLá Ximbik@.
Se o ponteiro não mecheu, pode ser problema ai no marcador de temperatura do painel ou o sensor de temperatura do painel lá no topo do motor.
Eu estou em outro pc e naõ tenho como postar a foto de sua localização.

Para testar ai, veja se tem 10,5 volts aproximadamente em cima do sensor de temperatura com o plug conectado. Faça esse teste com o motor totalmente frio.
A resistencia dele frio é algo em torno de 900/1000 Ohms e motor bem quente mesmo uns 100 Ohms. Esse teste é com ele desconectado.

Para testar o marcador do painel, desconecte o fio do sensor lá no motor e aterre ele com um resistor de 47 Ohms daqueles todo marrom de 1 Watt. Com esse procedimento o ponteiro deve ir até quase o final da escala.

Quanto a agua do motor, chega a ponto de ebulição. Leia nesse tópico abaixo...

http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... highlight=

Retorne...[/quote]

kra, fiz este teste q vc me falou, deu certinho como vc escreveu...obrigado pela dica!
coloquei dois resistores em série pra somar a resistência e testei, o ponteiro subiu certinho, agora só têm uma coisa pra verificar..... a válvula termostática, ou esse carro tá sem ou a válvula tá trancada aberta....é mt complicado de tirar a válvula? vi que têm dois parafusos pra soltar, mas são um pouco complicado de soltar...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”