[DÚVIDA] - Pq o ventilador de ar interno não funciona?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

alcineu escreveu:
corsomovel escreveu:partindo da premissa q seja o tal fuzivel isso...ele abre se passar dos 10A, logo os resistores nao tem toda essa potencia de 50Watts nao...

mas no corsa foi visto esse termofuzivel.....

cara to pra desmontar o meu e te falar um a um qual o valor dos resistores e vc montar resistores simples ai...heheheh

Veja o link com o danado do resistor do Tipo, é parecido...
http://www.clubedotipo.com.br/forum_pos ... ID=11&PN=1

Aqui a questa do termofusivel
http://www.clubedotipo.com.br/forum_pos ... D=272&PN=5


po veja bem, tirei uma tarde pra tentar deslocar esse resistor e dei com os burros nagua...eta local dificil pra sacar essa peça...esta chegando os 12 volts nos terminais do conector pro resistor, bem acima do pedal do acelerador. Ele é aparafusado internamente, na caixa do ventilador, pra ser resfriado.
Tambem já matutei por ca essa possibilidade de adaptar uns resistores por fora, ali mesmo no habitaculo do motor. Aqueles dois terminais expostos, sem conexão do lado plug conector, internamente na caixa, fazem conexão com os dois terminais do eletroventilador, ok? Ai fica mais facil qualquer alteração, sem precisar sacar esse resistor. Aproveita-se os dois terminais existentes pra injetar as tensões de redução de velocidade.

Corsomovel aquele endereço do msn pode mandar email pelo outlook?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26805
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

alcineu escreveu:
corsomovel escreveu:partindo da premissa q seja o tal fuzivel isso...ele abre se passar dos 10A, logo os resistores nao tem toda essa potencia de 50Watts nao...

mas no corsa foi visto esse termofuzivel.....

cara to pra desmontar o meu e te falar um a um qual o valor dos resistores e vc montar resistores simples ai...heheheh

Veja o link com o danado do resistor do Tipo, é parecido...

po veja bem, tirei uma tarde pra tentar deslocar esse resistor e dei com os burros nagua...eta local dificil pra sacar essa peça...esta chegando os 12 volts nos terminais do conector pro resistor, bem acima do pedal do acelerador. Ele é aparafusado internamente, na caixa do ventilador, pra ser resfriado.
Tambem já matutei por ca essa possibilidade de adaptar uns resistores por fora, ali mesmo no habitaculo do motor. Aqueles dois terminais expostos, sem conexão do lado plug conector, internamente na caixa, fazem conexão com os dois terminais do eletroventilador, ok? Ai fica mais facil qualquer alteração, sem precisar sacar esse resistor. Aproveita-se os dois terminais existentes pra injetar as tensões de redução de velocidade.

Corsomovel aquele endereço do msn pode mandar email pelo outlook?
pode sim....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Spaiva
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Domingo 27 2005f Fevereiro 2005 06:03:17 PM
Localização: Varginha - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Spaiva »

Baixei o esquema num link do fórum sobre sistema elétrico, é um arquivo zipado, tá em alemão mas dá prá ler o esquema...Dá uma olhada no arquivo 11.JPG, lá mostra o circuito do ventilador do nosso corsa (modelo B), acho que é o segundo esquema da esquerda p/ direita na figura.

Se for isso mesmo, não seriam então 3 resistores de 2,5 ohms, sendo que a chave seletora coloca eles em série?
1-> 7,5ohms
2-> 5,0ohms
3-> 2,5ohms
4-> 12 V direto

O meu ventilador deu pau e só funciona no 4 (direto).

Pelo esquema, os resistores não ficam junto à chave seletora mas sim ficam alojados junto do motor do ventilador correto? Bom, o que eu queria saber mesmo é como acessar esse ventilador pois abri o cofre (caixa de ar) do meu corsa com ar-condicionado e não consegui ver o tal ventilador....

Ou seria pelo painel frontal?

Valeu!


leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

Com AC ele fica dentro do módulo, eu fiz um tutorial legalzinho em outro tópico quase agora cara... Perai... Tá aqui ó:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=5299
Só não esqueça de tirar o chicote por de dentro do carro e ai sim soltar o parafuso do plug amarelo e puxar o infeliz para fora do módulo....
Falows rapaz...


leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

Spaiva, tente pegar esse relê emprestado de um outro corsa rapaz...
Ele controla a velocidade do ventilador.....
Se não der aí você verifica o resistor
Imagem
Verifique essas duas posições na caixa de fusível... Eu não tenho muitas informações, mas pode ser que é uma posição para o Corsa sem AC e outra posição para o Corsa com AC....Beleza?
Falows...


Spaiva
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Domingo 27 2005f Fevereiro 2005 06:03:17 PM
Localização: Varginha - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Spaiva »

Leonardo,
no meu corsa (c/ AC) tem os 2 relés que vc mencionou. Eu troquei um pelo outro apenas p/ um teste rápido mas não fez diferença, o motor gira só no 4.

Verifiquei o esquema elétrico deste circuito novamente e lá não consta tais relés, acho que o problema tá no maldito resistor mesmo...

Ainda não desmontei a bagaça p/ verificar pois falta uma chave tipo cachimbo prá eu retirar a bateria.

Valeu pela dica mais uma vez!


leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

Spaiva escreveu:Leonardo,
no meu corsa (c/ AC) tem os 2 relés que vc mencionou. Eu troquei um pelo outro apenas p/ um teste rápido mas não fez diferença, o motor gira só no 4.
Verifiquei o esquema elétrico deste circuito novamente e lá não consta tais relés, acho que o problema tá no maldito resistor mesmo...
Ainda não desmontei a bagaça p/ verificar pois falta uma chave tipo cachimbo prá eu retirar a bateria.
Valeu pela dica mais uma vez!
Putz cara, é que eu não estou conseguindo ver nada aqui nesse catálogo e na Silver infelizmente não dá para comparar pois ele é SEM AR DE FÁBRICA...
O engraçado é que me falaram que além desses reles ainda tem mais 1 atrás do porta luvas....
MAS EU NÃO TENHO CERTEZA...
Dá uma verificada aí, são 4 parafusos que fixa ele no painel....
Falows....


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Alguem resolveu essa parada de so funcionar na velocidade 4? :?:
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

alcineu escreveu:Alguem resolveu essa parada de so funcionar na velocidade 4? :?:
Hoje eu vi uma picape Sport com botão do ventilador com DESEMBAÇADOR TRASEIRO!!!! Agora eu fiquei fudido e quero colocar desenbaçador traseiro também....ahuahuahauha
Zueira... Será que não é um problema com o botão? Tente trocar por um de outro corsa....


Spaiva
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Domingo 27 2005f Fevereiro 2005 06:03:17 PM
Localização: Varginha - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Spaiva »

Pessoal,
faz um tempo que troquei umas idéias aqui, especialmente com o Leonardo e Alcineu, sobre o problema do ventilador que só funciona no 4. E o problema é mesmo a bagaça do maldito resistor...

Fui à luta e consegui desmontar aquele quebra-cabeças do compartimento de ar do meu Corsa (com A/C), e acreditem - dá um puta trabalhão! As ferramentas que usei:
- chave de boca 10mm e outras
- chave canhão de 10mm e de 6mm (tem uns parafuso na tampa que são na verdade em polegadas, mas improvisei com a cahved e 6 mesmo). Precisa de usar extensor e rótula na chave senão num dá prá alcançar alguns malditos parafusos

Depois de tirar a grade, guarnição do capô, a capa que escoa a água, o filtro, o conjunto acionador do limpador parabrisa, o cofre do ar (ufa!), finalmente consegui retirar a tampa do compartimento do AC...Só então consegui ver o resistor. Tem que desconectar ele por dentro do carro, logo acima do pedal do acelerador.

Eu pus umas fotos num álbum AOL. Para ver o álbum é preciso acessar o link abaixo e digitar a senha: none.
Segue o link:
http://fotos.aol.com.br/adAlbumFotoThum ... lbum=24544

Após retirar a bagaça do resistor, fui procurar na concessionária e lá só tinha por encomenda. O cara falou que era em torno e 250,00. Tentei achar uma usada, só encontrei uma do Vectra que é parecida e saía a 80,00. Nada feito.

Então fui testar a bagaça e vi que o resistor propriamente estava OK, mas tinha uma peça lá que tava sem continuidade. Na peça tava escrito THERMOPTEMP, daí fui no AltaVista e achei o fabricante nos EUA. O site é o seguinte:
http://www.tod.com/productdetail.asp?ProductID=30
Aí dá prá ver do que se trata: é um protetor térmico cuja função, obviamente, é proteger o compartimendo do AC que é todo de plástico. Ou seja: se o resistor se aquecer demais, o protetor se rompe (acho...) e a bagaça pára de funcionar. Coincidência ou não, o meu parou num dia em que deixei o carro sob um puta solão. Ao sair liguei o AC, então....

Nesse site tem o contato do representante no Brasil, liguei lá mas eles só vendem num lote mínimo de 10.000 peças! Sem chance! Só aí baixou o espírito de gambiarreiro fuçador: coloquei um jumper! Instalei o resistor com o jumper e o ventilador funcionou sem problema. Mas a proteção térmica foi pro saco...

Bom, essa foi minha saga. Estou à disposição p/ compartilhar essa experiência com quem mais teve esse problema. Enquanto isso, estou tentando obter uma peça nova com alguém lá da GM hehehe.....

Grande abraços a todos!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”