Procedimento para diagnosticar válvulatermostática travada

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alcineu
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Procedimento para diagnosticar válvulatermostática travada

Mensagem por alcineu »

Olá pessoal ai vai um método de verificar se a válvula termostática esta com problemas.

Com o motor totalmente frio (se a coisa estiver braba ai, faça os passos 1,2,3 com o motor quente mesmo, emergencia não se brinca), ligar o motor em marcha lenta, aguardar o aquecimento do motor e ir verificando se as mangueiras estão esquentando nos seguintes pontos:

1 -entre a válvula termostática/mangueira grossa/radiador. Essa mangueira grossa deve ir esquentado aos poucos/gradativamente e em toda area da colmeia do radiador,

2 - mangueira grossa secundária que sai do radiador e vai para o motor, passando por baixo da bobina. Essa é o retorno da água vinda do radiador para o motor.

3 - depois disso, acelere e mantenha acelerado, veja se a água retorna para dentro do reservatório de expansão do radiador.

As mangueiras devem ir aquecendo de modo uniforme e proporcional ao aumento da temperatura.
Caso a mangueira grossa entre a termostática e o radiador esquente menos ou nada, a causa do problema é a válvula termostática.
Caso a água não retorna com facilidade para dentro do reservatório de expansão do radiador, o radiador tem obstrução interna.
Quem não usa aditivo então...haja lama de ferrugem, argh!!

Vai reportando aí. Espero ter ajudado!
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sousaman
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Mensagem por sousaman »

Alcineu,

Mais um post muito instrutivo.
Parabéns por compartilhar suas experiências conosco.

Pra não termos dúvidas no teste proposto, acrescento que basta olhar no painel e ver se o marcador de temperatura está na faixa de 97,5 a 100ºC constantemente em trânsito pesado.

E se em fluxo livre a temperatura não baixar de 95ºC é outro indício forte.

Em condições normais de temperatura e pressão, a temperatuira não pode passar de 94ºC, onde tudo está funcionando nos padrões originais de funcionamento e circulação de água.

Para aqueles que estão com a água límpida, cristalina e com aditivo correspondente no reservatório de expansão; aconselho continuar fazendo a troca desta água a cada 20000 km ou 1 ano de uso, o que chegar primeiro.

Para aqueles que já estão com a água enferrujada, somente troquem a água do sistema, não coloquem aditivos ou líquidos de limpeza, pois podem trazer danos aos sistema de arrefecimento ou componetes como bomba dágua, válvula termostática e dutos.

Abraços!
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alcineu
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Mensagem por alcineu »

Valeu sousaman, mandou bem nesse aditivo de informação!!!!
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alcineu
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Mensagem por alcineu »

Vou postar aqui em resposta ao seguinte tópico, já que lá é só sobre motor e preparação.

http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=53598

pessoal, seguinte: se notarem que o eletroventilador do radiador demora a armar, não deem bobeira, troquem o sensor de temperatura da água para a injeção eletronica!

Para os que desconhecem sua importancia, uma delas: informar a ECU o grau de temperatura da água e o momento certo de armar o eletroventilador.

Mais informação em
http://www.injetronic.com.br/dicas/dica.php?dica=71
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