Bom dia!
Em janeiro deste ano comprei um consa Hatch 1.0 MPFI 98/99 (8V) com GNV e até então eu tinha um fusca (que saudades dele) que nem água usava. Meu carro, como o de quase todos os outros sobre com esse problema de "aquecimento". Sou muito chato e gosto de tudo funcionando certinho e estou pirado com o ponteiro da temperatura. Quando estou andando ele fica no 90º ou em dias frios até menos mas basta pegar um pequeno engarrafamento que sobe no 100º e agora está indo um pouquinho depois. Já troquei o sensor de temperatura do motor duas vezes, troquei o sensor que faz o ponteiro do painel funcional, troquei radiador, já fiz limpeza do sistema de arrefecimento, troquei o relé de alta da ventoinha que fica sobre o porta-luvas, já adicionei aditivos e estou pensando em trocar agora a bomba d'água e colocar a váuvula termostática que a antiga dona tirou (vi que estava sem quando troquei a correia dentada). O interessante é que o carro nunca ferveu mesmo com a temperatura lá nas alturas, o segundo estágio só arma com o ar ligado e mesmo assim pela pressão do gás do ar (já completei um golinho do gás do ar também quando troquei o relé), fico muito preocupado com duas coisas.
1. Essa temperatura alta pode danificar os sistema, empenar cabeçote etc.
2. A grande variação de temperatura pois quando o carro anda ela cai para os 90º e não é nada mas são dez Graus rapidamente.
Outra dúvida é se a ventoinha não deveria armar forte pois a minha não arma o segundo estágio sem o ar ligado. Existe algum relé que controle isso?
Ajudem por favor
Abraços
Hudson
AQUECIMENTO - A SAGA CONTINUA
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Cara, tive o mesmo problema que você!
Acabei gastando R$600,00 no conserto....meu carro esquentava, fervia e não ligava a ventoinha...dai, depois de trocar, radiador, valvula termostatica, correia dentada, esticador( estes dois ultimos ja precisava e aproveitei a mão de obra) fui descobrir que era a Bomba Dágua!
Pode parar de pensar em trocar a bomba dagua, troca logo de uma vez!
Experiencia propria...se ja trocou tudo menos bomba dagua e valvula termostatica...pode trocar se dó...
Hoje meu carro liga a ventoinha e resfria com a temperatura na metade! 95°C !!! è automatico! Deu 95°C ligou...nem preciso esperar....
Abração e T+
Acabei gastando R$600,00 no conserto....meu carro esquentava, fervia e não ligava a ventoinha...dai, depois de trocar, radiador, valvula termostatica, correia dentada, esticador( estes dois ultimos ja precisava e aproveitei a mão de obra) fui descobrir que era a Bomba Dágua!
Pode parar de pensar em trocar a bomba dagua, troca logo de uma vez!
Experiencia propria...se ja trocou tudo menos bomba dagua e valvula termostatica...pode trocar se dó...
Hoje meu carro liga a ventoinha e resfria com a temperatura na metade! 95°C !!! è automatico! Deu 95°C ligou...nem preciso esperar....
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Seguinte,
Troquei essa semana a tesrmostática e o sensor de temperatura (tudo original GM) bem mais caro que o paralelo. Deu uma melhorada boa, agora mesmo estando muito frio a temperatura fica sempre no 92º o que antes ficava lá como se estivesse desligado (bom que evita a variação muito grande de temperatura) porém quando para tá um pouco melhor só que vai no 98º e só lá que arma a ventionha, o que eu fico mais bolado é que acho que ela deveria girar rápido (forte) ela arma devagar (em relação quando o ar está ligado) que ela fica normal e quando a pressão do ar no pressostato aumenta ela arma fortão. Eu achava que deveria armar fortão. Mas voltando, aí arma no 98º e as vezes passa um pouquinho do 100º tipo no 102º aí a termostática abre a a temperatura cai até o 95º.
Quanto custa uma bomba dágua? Dá muito trabalho pra trocar?
Abraços
Hudson
Troquei essa semana a tesrmostática e o sensor de temperatura (tudo original GM) bem mais caro que o paralelo. Deu uma melhorada boa, agora mesmo estando muito frio a temperatura fica sempre no 92º o que antes ficava lá como se estivesse desligado (bom que evita a variação muito grande de temperatura) porém quando para tá um pouco melhor só que vai no 98º e só lá que arma a ventionha, o que eu fico mais bolado é que acho que ela deveria girar rápido (forte) ela arma devagar (em relação quando o ar está ligado) que ela fica normal e quando a pressão do ar no pressostato aumenta ela arma fortão. Eu achava que deveria armar fortão. Mas voltando, aí arma no 98º e as vezes passa um pouquinho do 100º tipo no 102º aí a termostática abre a a temperatura cai até o 95º.
Quanto custa uma bomba dágua? Dá muito trabalho pra trocar?
Abraços
Hudson
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Olá Hudson.
A válvula termostática começa a abrir aos 92°C. A água chega a ponto de ebulição. Já mediram e chega realmente a casa dos 100°C. Não chega a ferver devido a pressurização.
Esse tipo de instrumento marcador de temperatura ai do painel não é muito preciso não ok? Tem painel que só marca té 95°C e outros vão alem dos 100°C e por ai vai.
O sensor de temperatura do painel, voce trocou por outro identico?
Quanto ao eletroventilador do radiador voce diz que ele entra com baixa velocidade e vai aumentando, é isso? Estranho isso!
Alguem opina?
A válvula termostática começa a abrir aos 92°C. A água chega a ponto de ebulição. Já mediram e chega realmente a casa dos 100°C. Não chega a ferver devido a pressurização.
Esse tipo de instrumento marcador de temperatura ai do painel não é muito preciso não ok? Tem painel que só marca té 95°C e outros vão alem dos 100°C e por ai vai.
O sensor de temperatura do painel, voce trocou por outro identico?
Quanto ao eletroventilador do radiador voce diz que ele entra com baixa velocidade e vai aumentando, é isso? Estranho isso!
Alguem opina?
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Fala meu rei,
Esqueci de dizer, o carro nunca ferveu, a temperatura passa do 100º um pouco mas volta. Troquei o sensor do painel mas por um paralelo na época, vou dar um pulo na Acioly e comprar o original pra ver qual é. Quanto a ventoinha não é que ela conece devagar e vá almentando, ela parece que tem duas velocidades (rotações0 uma mais baixa (menor RPM) e uma muito mais alra (RPM muito alto) porem essa segunda só funciona quanto tiro o plug do sensor de temperatura ou quando o ar está ligado as duas ventoinhas ficam ligadas a grande e a do ar que é invertida. Quando a pressão do ar almenta a ventoiinha grande arma por um tempo na segunda velocidade (maior RPM) de depois retorna a velocidade mais baixa.
Eu troquei a pouco tempo um relé do 2º estágio da ventoinha que fica embaixo do porta-luvas mas sem o ar estar ligado ela não arma o segundo estágio, isso que acho estranho, achava que deveria armar para refrigerar mais rápido.
ALguém ajuda?
Esqueci de dizer, o carro nunca ferveu, a temperatura passa do 100º um pouco mas volta. Troquei o sensor do painel mas por um paralelo na época, vou dar um pulo na Acioly e comprar o original pra ver qual é. Quanto a ventoinha não é que ela conece devagar e vá almentando, ela parece que tem duas velocidades (rotações0 uma mais baixa (menor RPM) e uma muito mais alra (RPM muito alto) porem essa segunda só funciona quanto tiro o plug do sensor de temperatura ou quando o ar está ligado as duas ventoinhas ficam ligadas a grande e a do ar que é invertida. Quando a pressão do ar almenta a ventoiinha grande arma por um tempo na segunda velocidade (maior RPM) de depois retorna a velocidade mais baixa.
Eu troquei a pouco tempo um relé do 2º estágio da ventoinha que fica embaixo do porta-luvas mas sem o ar estar ligado ela não arma o segundo estágio, isso que acho estranho, achava que deveria armar para refrigerar mais rápido.
ALguém ajuda?
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A minha ventuinha tambem raramente arma no segundo estagio com o ar desligado, acho que é meu sensor de temperatura... mas tu que trocou o relé da ventoinha tem fotos???
abraço!
abraço!
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Cara, não tem mistério, o problema é que tem que tirar literalmente o porta luvas, e tem uma porrada de relé. Ideal é levar numa auto elétrica
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Quanto ao marcador de temperatura láa no painel te adianto que ele não é muito preciso. Para voce tirar duvida, confira se o sensor de temperatura do painel que voce trocou lá perto da mangueira de respiro do motor é algum desses aqui: Iguaçu 2013, MTE3029, VDO D-15493 (344339088/93203244) e Wahler 6027/01.Hudson Willis escreveu:Fala meu rei,
Esqueci de dizer, o carro nunca ferveu, a temperatura passa do 100º um pouco mas volta. Troquei o sensor do painel mas por um paralelo na época, vou dar um pulo na Acioly e comprar o original pra ver qual é. Quanto a ventoinha não é que ela conece devagar e vá almentando, ela parece que tem duas velocidades (rotações0 uma mais baixa (menor RPM) e uma muito mais alra (RPM muito alto) porem essa segunda só funciona quanto tiro o plug do sensor de temperatura ou quando o ar está ligado as duas ventoinhas ficam ligadas a grande e a do ar que é invertida. Quando a pressão do ar almenta a ventoiinha grande arma por um tempo na segunda velocidade (maior RPM) de depois retorna a velocidade mais baixa.
Eu troquei a pouco tempo um relé do 2º estágio da ventoinha que fica embaixo do porta-luvas mas sem o ar estar ligado ela não arma o segundo estágio, isso que acho estranho, achava que deveria armar para refrigerar mais rápido.
ALguém ajuda?
O sensor de temperatura da agua para ainjeção ali debaixo da bobina é original ainda? È ele que oinforma a ECU a temperatura da agua e a ECU que comnda o rele do eletroventilador do radiado
Bom o ar condicionado tambem tem um sensor de temperatura, mas, não sei te dizer onde fica.
Foi depois da troca do rele que esta assim? Qual foi o motivo da troca?
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Eu ja desmontei uma vez o portaluvas pra tirar os ruidos que encontra, vi os relés e tudo... mas não sei qual é qual.... alias, no manual nem cogita deles certo?Hudson Willis escreveu:Cara, não tem mistério, o problema é que tem que tirar literalmente o porta luvas, e tem uma porrada de relé. Ideal é levar numa auto elétrica
agora como não ta muito quente ainda aqui no RS meu carro nem sobe dos 90 agora no verão!
tenho que trocar o sensor de temp e o relé!
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Não, sempre foi assim.
Voltei do interior hoje e o problema persiste mesmo após a troca de quase tudo. Com o ar desligado parado ficava quase no 100º, mas quando cheguei no RJ pela manha tava um puta calor a tudo parado na ponte daí liguei o AR e estava normal, do nada o ponteiro foi lá entre o 100º e a marcação vermelha. Ta brabo, não sei mais o que fazer.
Voltei do interior hoje e o problema persiste mesmo após a troca de quase tudo. Com o ar desligado parado ficava quase no 100º, mas quando cheguei no RJ pela manha tava um puta calor a tudo parado na ponte daí liguei o AR e estava normal, do nada o ponteiro foi lá entre o 100º e a marcação vermelha. Ta brabo, não sei mais o que fazer.
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