AQUECIMENTO - A SAGA CONTINUA

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Hudson Willis
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Quinta-feira 16 2009f Julho 2009 08:46:19 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

AQUECIMENTO - A SAGA CONTINUA

Mensagem por Hudson Willis »

Bom dia!

Em janeiro deste ano comprei um consa Hatch 1.0 MPFI 98/99 (8V) com GNV e até então eu tinha um fusca (que saudades dele) que nem água usava. Meu carro, como o de quase todos os outros sobre com esse problema de "aquecimento". Sou muito chato e gosto de tudo funcionando certinho e estou pirado com o ponteiro da temperatura. Quando estou andando ele fica no 90º ou em dias frios até menos mas basta pegar um pequeno engarrafamento que sobe no 100º e agora está indo um pouquinho depois. Já troquei o sensor de temperatura do motor duas vezes, troquei o sensor que faz o ponteiro do painel funcional, troquei radiador, já fiz limpeza do sistema de arrefecimento, troquei o relé de alta da ventoinha que fica sobre o porta-luvas, já adicionei aditivos e estou pensando em trocar agora a bomba d'água e colocar a váuvula termostática que a antiga dona tirou (vi que estava sem quando troquei a correia dentada). O interessante é que o carro nunca ferveu mesmo com a temperatura lá nas alturas, o segundo estágio só arma com o ar ligado e mesmo assim pela pressão do gás do ar (já completei um golinho do gás do ar também quando troquei o relé), fico muito preocupado com duas coisas.

1. Essa temperatura alta pode danificar os sistema, empenar cabeçote etc.
2. A grande variação de temperatura pois quando o carro anda ela cai para os 90º e não é nada mas são dez Graus rapidamente.

Outra dúvida é se a ventoinha não deveria armar forte pois a minha não arma o segundo estágio sem o ar ligado. Existe algum relé que controle isso?

Ajudem por favor
Abraços

Hudson


Two Dan
:: Millennium ::
Mensagens: 141
Registrado em: Segunda-feira 29 2009f Dezembro 2008 03:47:57 PM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Two Dan »

Cara, tive o mesmo problema que você!
Acabei gastando R$600,00 no conserto....meu carro esquentava, fervia e não ligava a ventoinha...dai, depois de trocar, radiador, valvula termostatica, correia dentada, esticador( estes dois ultimos ja precisava e aproveitei a mão de obra) fui descobrir que era a Bomba Dágua!

Pode parar de pensar em trocar a bomba dagua, troca logo de uma vez!

Experiencia propria...se ja trocou tudo menos bomba dagua e valvula termostatica...pode trocar se dó...

Hoje meu carro liga a ventoinha e resfria com a temperatura na metade! 95°C !!! è automatico! Deu 95°C ligou...nem preciso esperar....

Abração e T+


Hudson Willis
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Quinta-feira 16 2009f Julho 2009 08:46:19 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Hudson Willis »

Seguinte,

Troquei essa semana a tesrmostática e o sensor de temperatura (tudo original GM) bem mais caro que o paralelo. Deu uma melhorada boa, agora mesmo estando muito frio a temperatura fica sempre no 92º o que antes ficava lá como se estivesse desligado (bom que evita a variação muito grande de temperatura) porém quando para tá um pouco melhor só que vai no 98º e só lá que arma a ventionha, o que eu fico mais bolado é que acho que ela deveria girar rápido (forte) ela arma devagar (em relação quando o ar está ligado) que ela fica normal e quando a pressão do ar no pressostato aumenta ela arma fortão. Eu achava que deveria armar fortão. Mas voltando, aí arma no 98º e as vezes passa um pouquinho do 100º tipo no 102º aí a termostática abre a a temperatura cai até o 95º.

Quanto custa uma bomba dágua? Dá muito trabalho pra trocar?

Abraços
Hudson


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Olá Hudson.

A válvula termostática começa a abrir aos 92°C. A água chega a ponto de ebulição. Já mediram e chega realmente a casa dos 100°C. Não chega a ferver devido a pressurização.

Esse tipo de instrumento marcador de temperatura ai do painel não é muito preciso não ok? Tem painel que só marca té 95°C e outros vão alem dos 100°C e por ai vai.
O sensor de temperatura do painel, voce trocou por outro identico?

Quanto ao eletroventilador do radiador voce diz que ele entra com baixa velocidade e vai aumentando, é isso? Estranho isso!

Alguem opina?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Hudson Willis
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Quinta-feira 16 2009f Julho 2009 08:46:19 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Hudson Willis »

Fala meu rei,

Esqueci de dizer, o carro nunca ferveu, a temperatura passa do 100º um pouco mas volta. Troquei o sensor do painel mas por um paralelo na época, vou dar um pulo na Acioly e comprar o original pra ver qual é. Quanto a ventoinha não é que ela conece devagar e vá almentando, ela parece que tem duas velocidades (rotações0 uma mais baixa (menor RPM) e uma muito mais alra (RPM muito alto) porem essa segunda só funciona quanto tiro o plug do sensor de temperatura ou quando o ar está ligado as duas ventoinhas ficam ligadas a grande e a do ar que é invertida. Quando a pressão do ar almenta a ventoiinha grande arma por um tempo na segunda velocidade (maior RPM) de depois retorna a velocidade mais baixa.

Eu troquei a pouco tempo um relé do 2º estágio da ventoinha que fica embaixo do porta-luvas mas sem o ar estar ligado ela não arma o segundo estágio, isso que acho estranho, achava que deveria armar para refrigerar mais rápido.

ALguém ajuda?


Ramos
:: Moderador ::
Mensagens: 947
Registrado em: Segunda-feira 19 2007f Novembro 2007 10:23:33 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Ramos »

A minha ventuinha tambem raramente arma no segundo estagio com o ar desligado, acho que é meu sensor de temperatura... mas tu que trocou o relé da ventoinha tem fotos???
abraço!


Hudson Willis
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Quinta-feira 16 2009f Julho 2009 08:46:19 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Hudson Willis »

Cara, não tem mistério, o problema é que tem que tirar literalmente o porta luvas, e tem uma porrada de relé. Ideal é levar numa auto elétrica


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Hudson Willis escreveu:Fala meu rei,

Esqueci de dizer, o carro nunca ferveu, a temperatura passa do 100º um pouco mas volta. Troquei o sensor do painel mas por um paralelo na época, vou dar um pulo na Acioly e comprar o original pra ver qual é. Quanto a ventoinha não é que ela conece devagar e vá almentando, ela parece que tem duas velocidades (rotações0 uma mais baixa (menor RPM) e uma muito mais alra (RPM muito alto) porem essa segunda só funciona quanto tiro o plug do sensor de temperatura ou quando o ar está ligado as duas ventoinhas ficam ligadas a grande e a do ar que é invertida. Quando a pressão do ar almenta a ventoiinha grande arma por um tempo na segunda velocidade (maior RPM) de depois retorna a velocidade mais baixa.

Eu troquei a pouco tempo um relé do 2º estágio da ventoinha que fica embaixo do porta-luvas mas sem o ar estar ligado ela não arma o segundo estágio, isso que acho estranho, achava que deveria armar para refrigerar mais rápido.
ALguém ajuda?
Quanto ao marcador de temperatura láa no painel te adianto que ele não é muito preciso. Para voce tirar duvida, confira se o sensor de temperatura do painel que voce trocou lá perto da mangueira de respiro do motor é algum desses aqui: Iguaçu 2013, MTE3029, VDO D-15493 (344339088/93203244) e Wahler 6027/01.

O sensor de temperatura da agua para ainjeção ali debaixo da bobina é original ainda? È ele que oinforma a ECU a temperatura da agua e a ECU que comnda o rele do eletroventilador do radiado

Bom o ar condicionado tambem tem um sensor de temperatura, mas, não sei te dizer onde fica.

Foi depois da troca do rele que esta assim? Qual foi o motivo da troca?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Ramos
:: Moderador ::
Mensagens: 947
Registrado em: Segunda-feira 19 2007f Novembro 2007 10:23:33 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Ramos »

Hudson Willis escreveu:Cara, não tem mistério, o problema é que tem que tirar literalmente o porta luvas, e tem uma porrada de relé. Ideal é levar numa auto elétrica
Eu ja desmontei uma vez o portaluvas pra tirar os ruidos que encontra, vi os relés e tudo... mas não sei qual é qual.... alias, no manual nem cogita deles certo?

agora como não ta muito quente ainda aqui no RS meu carro nem sobe dos 90 agora no verão!
tenho que trocar o sensor de temp e o relé!


Hudson Willis
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Quinta-feira 16 2009f Julho 2009 08:46:19 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Hudson Willis »

Não, sempre foi assim.

Voltei do interior hoje e o problema persiste mesmo após a troca de quase tudo. Com o ar desligado parado ficava quase no 100º, mas quando cheguei no RJ pela manha tava um puta calor a tudo parado na ponte daí liguei o AR e estava normal, do nada o ponteiro foi lá entre o 100º e a marcação vermelha. Ta brabo, não sei mais o que fazer.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”