Ventilação somente na velocidade 4. O que fazer?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.

Moderadores: José Leal, sousaman, Bange, leonardo, Organizadores do Fórum

Responder

brgarcia
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Domingo 09 2014f Março 2014 06:31:03 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por brgarcia »

Ola glr..
tenho um Corsa Hatch JOY 2008/2009.

o Ventilador so funciona no 4 e o Arcond Não gela.

sera q o fato do arcond nao gelar pode tbm ser culpa desse termo fusivel?

e eu tbm estou tendo dificuldades para localiza-lo no meu carro. algue mai ajuda?

obrigadíssimo!




Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4013
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

brgarcia, veja se estes tópicos ajudam...

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... l&start=20

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... c&start=10

No meu Corsa Wagon /97, ele fica no conjunto de ventilação, próximo ao joelho direito do motorista.

Não acho que uma coisa tenha a ver com a outra




LeonardoSilva
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Quinta-feira 20 2014f Fevereiro 2014 09:46:11 PM
Localização: Gravataí - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LeonardoSilva »

Bom Tutorial, no meu caso o ventilador nao funcionava em nenhum estagio, entao fui verificar e o ventilador estava travado e notei que o termo fusivel ja estava desgastado com o tempo e aproveitei e troquei e agora tudo funcionando, mas a um porem, o ventilador ligado surge um barulho de algo batendo e so amanha para verificar a fundo por que ainda tenho que comprar o filtro ant-polin que nao tem.




wal.silva
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quinta-feira 15 2014f Maio 2014 08:54:28 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wal.silva »

oi Bom dia , meu nome e wal, tenho um problema tenho um corsa joy 2005, eu fui sair hoje cedo para trabalha liguei o carro só que ele não sai do lugar o que eu faço aguem sabe ..

obrigado




Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4013
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom dia wal.silva, bem-vindo...

Abra um tópico específico para a sua dúvida...mas conte mais detalhes sobre esse "não sai do lugar".




wal.silva
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quinta-feira 15 2014f Maio 2014 08:54:28 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wal.silva »

i Bom dia , meu nome e wal, tenho um problema tenho um corsa joy 2005, eu fui sair hoje cedo para trabalha. o carro só que ele não sai do lugar eu piso no acelerador mais ele não anda ? o que eu faço aguem sabe ..

obrigado




wal.silva
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quinta-feira 15 2014f Maio 2014 08:54:28 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] -

Mensagem por wal.silva »

Oi Bom dia , meu nome e wal, tenho um problema tenho um corsa joy 2005, eu fui sair hoje cedo para trabalha. o carro só que ele não sai do lugar eu piso no acelerador mais ele não anda ? o que eu faço aguem sabe ..

obrigado




marcos moura
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Domingo 25 2014f Maio 2014 01:32:48 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por marcos moura »

Prezado

A velocidade do meu ventilador so funciona no 4. Sera que tem que trocar algum rele?
N'ao entendo nada de carros...rsrsrs.

Obrigado
Marcos




Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Marcos, bem vindo.

Vc leu o tópico inteiro? Nele fala o que é preciso trocar para que o ventilador volte a funcionar nas velocidades 1, 2 e 3. Trata-se de um problema no resistor que comanda essas velocidades.


Imagem
Imagem
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


Diogo0485
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quinta-feira 10 2011f Fevereiro 2011 11:00:00 AM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Diogo0485 »

BOA TARDE PESSOAL, LÍ O TÓPICO TODO, MAIS ONDE TEM AS FOTOS, NÃO ABRIU NO MEU PC, NÃO SEI O MOTIVO, A TELA FICOU EM BRANCO E NADA....PODERIAM ME PASSAR UM PASSO A PASSO... UNS FALAM QUE É POR DENTRO DO CARRO, OUTROS FALAM QUE E POR FORA DO CARRO, MEU CARRO ESTÁ AQUI NO QUINTAL DESMONTADO E NÃO ENCONTRO ESSA PEÇA...RSRS PEÇO DESCULPAS SE PASSOU ALGO QUE NÃO VI, E PEÇO AJUDA AOS AMIGOS...TENHO UM CORSA HATCH 97 COMPLETO...O VENTILADOR PAROU..ABRAÇOS!




Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4013
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Diogo,

Explica melhor...não funciona em nenhuma velocidade?

Se sim, ou é fusível ou o próprio ventilador...queimado ou travado...ou problemas no botão que liga.

Os resistores que limitam a velocidade, ficam em baixo do painel, nas proximidades do joelho direito do motorista.




vitor_ms
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Sexta-feira 01 2013f Março 2013 09:01:52 AM
Localização: Maricá - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por vitor_ms »

Alguém me ajuda? Tenho um corsa maxx 2006, o resistor do ventilador interno queimou, primeiro começou a sair um cheiro de plastico queimado forte , depois o cheiro parou junto com o resistor, só funcionava na velocidade 4. Até aí tudo bem, essa semana comprei o resistor, coloquei no lugar e o ventilador voltou a funcionar normal, mas o resistor ta esquentando muito, fiquei com medo de queimar de novo e retirei ele . Quero saber se é normal a resistencia esquentar tanto assim ou tem algum outro problema.




alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 06:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

vitor_ms escreveu:Alguém me ajuda? Tenho um corsa maxx 2006, o resistor do ventilador interno queimou, primeiro começou a sair um cheiro de plastico queimado forte , depois o cheiro parou junto com o resistor, só funcionava na velocidade 4. Até aí tudo bem, essa semana comprei o resistor, coloquei no lugar e o ventilador voltou a funcionar normal, mas o resistor ta esquentando muito, fiquei com medo de queimar de novo e retirei ele . Quero saber se é normal a resistencia esquentar tanto assim ou tem algum outro problema.
olá vitor tem que ver se esse motor esta com curto nas bobinas do motor, se queimou foi o fusistor que fica acoplado ao resistor, geralmente esse resistor dificilmenete abre/queima, é so o fusistor que abre ele protege o sistema, quando se usa em baixa velocidade, onde o resistor aquece demais.
Na velocidade 4, o motor funciona direto nos 12 Volts sem auxilio do resistor para diminuir as velocidades.
Aconselho a procurar um nom eletricista onde meche com refrigeração, o mais indicado.

As fotos do inicio do tópico estão abrindo, para quem teve problemas em visualiza-las, reveja ai o aplicativo visualizador de imagens no seu SO.

Me pediram algum tutorial, mas, tive perda de documentos no HD, mas, estou tentando rever os posts do Imagemsahck e Postimage...

sds


Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


vitor_ms
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Sexta-feira 01 2013f Março 2013 09:01:52 AM
Localização: Maricá - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por vitor_ms »

Olá alcineu, no meu caso queimou o resistor mesmo, chegou a derreter, coloquei o novo no lugar mas nao estou usando muito, coloco pouco tempo na velocidade 1,2,3 com medo de queimar, to usando mais na velocidade 4. Pode ser o motor do ventilador forçando?




alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 06:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

vitor_ms escreveu:Olá alcineu, no meu caso queimou o resistor mesmo, chegou a derreter, coloquei o novo no lugar mas nao estou usando muito, coloco pouco tempo na velocidade 1,2,3 com medo de queimar, to usando mais na velocidade 4. Pode ser o motor do ventilador forçando?
bom dia vitor. Muito estranho esse aquecimento ai. Procure um eletricista de auto e veja o que esta havendo. Questione bastante com ele, e um tipo de concerto que n'ao se ve sempre.No meu Corsa 97 usava baixas velocidades e nunca notei esse aquecimento.


Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4013
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

O resistor em si não derrete, mas suportes de plástico sim...e até soldas se desfazem com o calor...

Lembro de já ter medido a resistência desse motor no meu Corsa 97...foi de 1Ω, o que dá +-12 Amperes, dependendo da tensão da bateria...

É muita corrente e qualquer mau contato no conector, vai aquecer o terminal e o componente a ele ligado...

Limpe e aperte bem a fêmea do conector com um alicate, de modo a encaixar bem apertado.

Os resistores para limitar a corrente vão aquecer de qualquer forma, mas não pode ser em excesso...




eurocorsa98
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quinta-feira 22 2015f Janeiro 2015 08:43:10 PM
Localização: Sengés - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por eurocorsa98 »

ola td bm? Gostaria de saber como melhorar a ventilacao do ar frio para a cabine do corsa gl 98 ou modificar a entrada do ar! O ar quente e o ar frio funciona bem mas gostaria de saber o que se pode fazer na entrada de ar para puxar ar frio de fora e de um lugar que nao seja tao quente como perto do motor e como funciona o esquema de ar frio? Abracos




Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4013
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

eurocorsa98, pra entender melhor a coisa, vamos nominar melhor...
Caixa de ventilação interna, composta de uma ventoinha, que dependendo do modelo tem um evaporador (para carros com AC) e/ou um radiador (para carros com ar quente).

Normalmente a caixa de ventilação também tem direcionadores que permitem que o ar circule apenas dentro da cabine ou ar chamado fresco/externo, de fora da cabine e geralmente vindo das proximidades do baú do motor.

Quando o AC é usado o ar é chamado de frio, quando não, é chamado de ventilação forçada.

Pelo seu texto estou entendendo que não é o do AC.

De qualquer forma, a origem do ar externo/fresco tem influência da temperatura do motor caso não haja uma boa isolação térmica da entrada da caixa de ventilação com o baú do motor e isto depende do projeto do carro, da eficácia da isolação, etc...

Eu não conheço nenhum projeto diferente do que a GM já apresenta no carro e modificar esta situação deve ser extremamente complicado pelo pouco espaço disponível... mas pode ser tentado com materiais/mantas isolantes ao redor da caixa de ventilação, porém se o ar externo já for quente como num verão, de pouco adiantará o custo/benefício.




Responder

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”