[DÚVIDA] - Ventilação somente na velocidade 4. O que fazer?

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ANDRE SANTANNA
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Re: Ventilação somente na velocidade 4. O que fazer?

Mensagem por ANDRE SANTANNA »

Saberia dizer porque não consigo visualizar nenhuma foto.....????
Bange
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Mensagem por Bange »

Posts muito antigos, as fotos foram perdidas...
Leonardoc8
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Mensagem por Leonardoc8 »

Gente descobri a causa que no meu Corsa danificou a TOMADA da resistência juntamente com a resistência, não estou encontrando essa tomada pra vender caso alguém possa indicar um site se possível mandar o endereço obrigado.
Leonardosm1
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Mensagem por Leonardosm1 »

Leonardoc8 escreveu:Gente descobri a causa que no meu Corsa danificou a TOMADA da resistência juntamente com a resistência, não estou encontrando essa tomada pra vender caso alguém possa indicar um site se possível mandar o endereço obrigado.
Como você fez pra acessar esse conector? O meu tá com mal contato, o seu é do modelo que fica do lado do motorista? Ou do lado do carona?


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gerson.eichwald
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Mensagem por gerson.eichwald »

Olá, comprei um Corsa Wind 95 carro muito bom, porém a ventilação funciona só no 4 e quando liga sai pouco vento e o barulho é de como se o ventilador ou turbina raspasse no painel ou algum lugar, qual o problema?
Bange
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Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

A 4 é a de maior força... o motor ou a turbina pode estar agarrando.
O acesso é feito pela entrada da ventilação, churrasqueira, filtro, etc...
vitorotaka
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Mensagem por vitorotaka »

Boa noite rapaziada, dei uma pesquisada aqui pelo fórum, encontrei bastante informação mas não o suficiente para sanar todo o problema, espero que possam me ajudar.
Tenho um Corsa Hatch Maxx 1.4 econoflex sem AC que de um tempo pra cá só estava funcionando na velocidade 4. Fui deixando sempre para arrumar depois mas sempre que chove é uma tristeza. Como se não bastasse além da ventilação internar só funcionar no talo ela para do nada as vezes. Até o momento a ventilação sempre voltou após algum tempo, mas fico com medo de causar um problema mais grave (queima do motor da ventoinha) e evito usar, somente quando chove e não tem jeito.

Realizei hoje a troca do resistor que fica embaixo do porta luvas e todas as velocidades voltaram a funcionar. Porém, a velocidade 1 está bem fraca, parece que quase não sai ar, mas da segunda em diante aparentemente tudo normal. Conforme alguns relataram, para a minha alegria o conector do resistor não tem indícios de derretimento e nunca cheirou queimado, entretanto após constatar que todas as velocidades haviam voltado a funcionar fui colocar o resistor de volta no lugar e quase queimei a mão, estava quente numa temperatura que não dava nem para encostar e nem usei muito a ventilação, só liguei para testar mesmo. To até com medo de ter que usar e ventilação e queimar novamente o resistor.
Li em umas postagens atrás que de fato essa peça realmente esquenta, especialmente em velocidades mais baixas que é onde eu costumava usar 1 e 2, mas o quão quente é "normal"?

Gostaria de saber a opinião de vocês:

1- A velocidade 1 está fraca, e apesar de todas as velocidades funcionarem a ventilação para intermitentemente. As vezes funciona por mais tempo e as vezes com poucos segundos ela desliga. Poderia ser engripamento do motor? Vi que ali no compartimento pode acumular umidade e como o carro já tem 10 anos penso que poderia ter alguma coisa a ver com isso. O que acham? Aconselham abrir e passar um WD40 nos rolamentos?
2- Quando coloquei a mão embaixo do porta luvas para procurar o tal do resistor prontamente o localizei, entretanto notei que ele estava solto ali apesar do mesmo possuir uma trava. Existe algum lugar onde ele fica travado? Pergunto pois como ele esquenta bastante vi que em Corsas mais antigos ele fica estrategicamente localizado numa passagem de ar onde por sua vez realiza alguma troca de calor. Apenas para dar mais detalhes, eu encontrei o resistor antigo entre o plastico do painel e espuma! Imaginem o quanto aquilo devia esquentar ainda mais em contato com espuma. Graças a Deus nunca cheirou queimado mas é um perigo! Como ele estava muito quente e não sei em qual posição devolve-lo deixei pra fora mesmo por enquanto. Saberiam dizer se ele fica travado em algum lugar com passagem de ar?

Agradeço desde já!
vitorotaka
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Mensagem por vitorotaka »

vitorotaka escreveu: Sexta-feira 30 2020f Outubro 2020 12:13:08 AM Boa noite rapaziada, dei uma pesquisada aqui pelo fórum, encontrei bastante informação mas não o suficiente para sanar todo o problema, espero que possam me ajudar.
Tenho um Corsa Hatch Maxx 1.4 econoflex sem AC que de um tempo pra cá só estava funcionando na velocidade 4. Fui deixando sempre para arrumar depois mas sempre que chove é uma tristeza. Como se não bastasse além da ventilação internar só funcionar no talo ela para do nada as vezes. Até o momento a ventilação sempre voltou após algum tempo, mas fico com medo de causar um problema mais grave (queima do motor da ventoinha) e evito usar, somente quando chove e não tem jeito.

Realizei hoje a troca do resistor que fica embaixo do porta luvas e todas as velocidades voltaram a funcionar. Porém, a velocidade 1 está bem fraca, parece que quase não sai ar, mas da segunda em diante aparentemente tudo normal. Conforme alguns relataram, para a minha alegria o conector do resistor não tem indícios de derretimento e nunca cheirou queimado, entretanto após constatar que todas as velocidades haviam voltado a funcionar fui colocar o resistor de volta no lugar e quase queimei a mão, estava quente numa temperatura que não dava nem para encostar e nem usei muito a ventilação, só liguei para testar mesmo. To até com medo de ter que usar e ventilação e queimar novamente o resistor.
Li em umas postagens atrás que de fato essa peça realmente esquenta, especialmente em velocidades mais baixas que é onde eu costumava usar 1 e 2, mas o quão quente é "normal"?

Gostaria de saber a opinião de vocês:

1- A velocidade 1 está fraca, e apesar de todas as velocidades funcionarem a ventilação para intermitentemente. As vezes funciona por mais tempo e as vezes com poucos segundos ela desliga. Poderia ser engripamento do motor? Vi que ali no compartimento pode acumular umidade e como o carro já tem 10 anos penso que poderia ter alguma coisa a ver com isso. O que acham? Aconselham abrir e passar um WD40 nos rolamentos?
2- Quando coloquei a mão embaixo do porta luvas para procurar o tal do resistor prontamente o localizei, entretanto notei que ele estava solto ali apesar do mesmo possuir uma trava. Existe algum lugar onde ele fica travado? Pergunto pois como ele esquenta bastante vi que em Corsas mais antigos ele fica estrategicamente localizado numa passagem de ar onde por sua vez realiza alguma troca de calor. Apenas para dar mais detalhes, eu encontrei o resistor antigo entre o plastico do painel e espuma! Imaginem o quanto aquilo devia esquentar ainda mais em contato com espuma. Graças a Deus nunca cheirou queimado mas é um perigo! Como ele estava muito quente e não sei em qual posição devolve-lo deixei pra fora mesmo por enquanto. Saberiam dizer se ele fica travado em algum lugar com passagem de ar?

Agradeço desde já!
*Atualização: hoje pela manhã, chuva em SP pra variar e cadê a ventilação??? Ficou ligada por uns 5 segundos, desligou e não voltou mais, nem na velocidade 4.
Bange
:: Moderador ::
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Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Não conheço o modelo com a resistência do lado do porta luvas, mas seguramente por ser uma peça que esquenta (até se não fisse), jamais poderia ficar solta...tem que haver um ponto de fixação.
Quanto a esquentar, sim e muito.
Existem alguns pontos sujeitos a mau contato...
O suporte de fusível
O próprio botão de ligar
O conector do conjunto de resistências
As escovas do motor em fim de vida
vitorotaka
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Mensagem por vitorotaka »

Bange escreveu: Sábado 31 2020f Outubro 2020 07:45:33 AM Não conheço o modelo com a resistência do lado do porta luvas, mas seguramente por ser uma peça que esquenta (até se não fisse), jamais poderia ficar solta...tem que haver um ponto de fixação.
Quanto a esquentar, sim e muito.
Existem alguns pontos sujeitos a mau contato...
O suporte de fusível
O próprio botão de ligar
O conector do conjunto de resistências
As escovas do motor em fim de vida
Obrigado pelo retorno Bange!

Localizei o orifício onde o resistor fica encaixado na passagem de ar da ventoinha para realizar a troca de calor. Provavelmente ele pode ter se soltado devido a vibração.

Acredito ter descoberto a causa da ventilação interna ter parado de funcionar inclusive na velocidade 4.
Verifiquei o estado do fusível de 30A e estava normal. Quando olhei com uma lanterna o conector de energia da ventoinha o mesmo estava derretido. Seguem as fotos:

https://ibb.co/qYY46Dn
https://ibb.co/2jy2Npt
https://ibb.co/rfpW55d
https://ibb.co/MGDdQVt

Saberiam informar onde consigo encontrar esse conector?

Outra dúvida, não me parece normal um conector derreter assim, pode ser alguma sobrecarga ou atingiu a vida útil mesmo?

Obrigado!
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