Como tirar ar no sistema de arrefecimento?

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igorrj
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Mensagem por igorrj »

E aí amigo, resolveu?


leonardo10005
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Mensagem por leonardo10005 »

Cara verifica a valvula que vai na tampa do reservatório de espansão, quando o motor é desligado ela deve aliviar a pressão do sistema justamente para que não ocorra este tipo de problema.


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DAN Skywalker
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Mensagem por DAN Skywalker »

Amigos

Má noticias..

Após o mecânico ter revisado todo sistema de arrefecimento, contatou que todas peças estão em perfeito funcionamento, desde as tesmostatica a bomba de água. Inclusive a tampa do reservatório.

Pois bem, qual o problema então? Adivinhem....

Junta de cabeçote “queimada”

Essa conclusão nenhum mecânico a qual levei chegou a afirmar, Eu que descubri esse mistério após varias pesquisas no Google sobre sistema de arrefecimento e motor em geral.

Ocorre que a junta deve ter queimado” um pedaço muito pequeno entre dois pistões, e com a pressão dos gases dentro do motor estava passando para as mangueiras onde inchava.

Bom esse defeito é tão pequeno que a água não descer para o bloco do motor, por isso que não havia sinais de junta danificada.

Ou seja,

• O carro não estava esquentando
• A água do reservatório não diminuía
• O carro não pedia potencia
• O óleo não estava café com leite.

Não havia indícios de danificação nos sistema em geral.
Segundo as pesquisas que fiz esse meu caso é raro, dificilmente uma junta de cabeçote ainda nova da esse problema.

Como confirmei esse problema;

1 Começou a acumular uma meleca branca no reservatório de água, seria os gases de combustão em contato com o liquido de arrefecimento que transformava em uma meleca tipo gelatina.

2 a tampa do óleo começo a ficar com uma meleca branca, ou seja a indícios de água no óleo, mas em menor quantidade.

Bom o carro vai para o mecânica semana que vem.

Desculpe o texto longo, mas espero que possa ajuda membros em problemas futuros.

Obrigado pela ajuda de todos

DAN
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igorrj
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Mensagem por igorrj »

A pouco tempo atrás tive que trocar a junta do cabeçote por causa de um vazamento de água, foi quase tranquilo porque não afetou o cabeçote! Mas o mecânico esqueceu de rosquear o adaptador do sensor de temperatura... e continuou a vazar água dali.. Só fui resolver ontem, depois de muito tempo. Espero que agora acabe de sumir água do carro... Boa sorte ae cara!

Serviço no cabeçote é caro hein... prepara o bolso.


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DAN Skywalker
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Mensagem por DAN Skywalker »

igorrj escreveu:A pouco tempo atrás tive que trocar a junta do cabeçote por causa de um vazamento de água, foi quase tranquilo porque não afetou o cabeçote! Mas o mecânico esqueceu de rosquear o adaptador do sensor de temperatura... e continuou a vazar água dali.. Só fui resolver ontem, depois de muito tempo. Espero que agora acabe de sumir água do carro... Boa sorte ae cara!

Serviço no cabeçote é caro hein... prepara o bolso.
Opa amigo imagino como é caro

mas como levei no mesmo mecanico que vez o cabeçote a um ano atraz, acho que ele vai aliviar o preço, pois se tivesse colocado junta boa o carro naõ daria problema tao cedo. mas o cara é um bom mecanico...

bom depois posto o resultado para finalizar esse novela rsrs

valew
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Thomas2
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Mensagem por Thomas2 »

No celta vhc que tem o reservatório acoplado junto com o radiador. Como faço a sangria do sistema de arrefecimento?

Tiro o sensor de temperatura embaixo da bobina?
Só existe esse sensor no meu modelo.

Obs: Onde fica o sensor de temperatura do painel nos corsa antigo, perto dos bicos injetores. No meu existe um tampão.


Bange
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Mensagem por Bange »



Roger A Silva
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Mensagem por Roger A Silva »

phenrique79 escreveu:Pode ser obstrução do sistema!

Cara, uma vez li (Revista Oficina Mecânica - Nào lembro para qual carro) que para tirar o ar do sistema de arrefecimento você deve deixar, preferencialmente de um dia para o outro, a tampa do reservatório de expansão d'água aberto. Não sei qual a razão científica nisso! Mas como quem escreveu, tem alguma experiência a mais que eu (pelo menos acredito nisso, são especializados no assunto) aconselho a fazer o teste. Não deixe de verificar também a mangueira como o KLAUDIO disse.

Abraços
De fato deixar a tampa aberta de um dia para o outro na maioria dos casos resolve, mas tem que ver se tem obstrução ou testar a bomba dagua.


Bange
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Mensagem por Bange »

Eu não sei de onde vcs tiram essas ideias mirabolantes e també não entendo como as aceitam sem raciocinar...vejamos...

O ar contido em um sistema só sai se for expelido, mecanicamente pelo fluxo criado com o movimento da bomba ou se o local onde o mesmo se encontra for aberto...o que não tem como ser feito em nossos motores.

Dentro dessa realidade, como o ar sairá apenas deixando a tampa aberta de um dia para outro? Não tem como nem de uma semana para outra, pois nada ocorreu de efetivo para que ele saia...mas e a temperatura? A temperatura ao diminuir, faz com que o bolsão de ar que eventualmente ficou acumulado, diminua de volume ( lembram-se das aulas de física...qualquer gás, se aquecido, aumenta de volume...mas o volume diminuí quando a temperatura volta ao normal, que é a temperatura ambiente), e só.


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