Como tirar ar no sistema de arrefecimento?
-
- :: Millennium ::
- Mensagens: 112
- Registrado em: Quarta-feira 25 2007f Abril 2007 12:02:50 PM
- Localização: Vila Velha - ES
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
- Ano de fabricação: 2000
Cara verifica a valvula que vai na tampa do reservatório de espansão, quando o motor é desligado ela deve aliviar a pressão do sistema justamente para que não ocorra este tipo de problema.
- DAN Skywalker
- :: ST ::
- Mensagens: 829
- Registrado em: Segunda-feira 05 2008f Maio 2008 12:53:24 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Amigos
Má noticias..
Após o mecânico ter revisado todo sistema de arrefecimento, contatou que todas peças estão em perfeito funcionamento, desde as tesmostatica a bomba de água. Inclusive a tampa do reservatório.
Pois bem, qual o problema então? Adivinhem....
Junta de cabeçote “queimada”
Essa conclusão nenhum mecânico a qual levei chegou a afirmar, Eu que descubri esse mistério após varias pesquisas no Google sobre sistema de arrefecimento e motor em geral.
Ocorre que a junta deve ter queimado” um pedaço muito pequeno entre dois pistões, e com a pressão dos gases dentro do motor estava passando para as mangueiras onde inchava.
Bom esse defeito é tão pequeno que a água não descer para o bloco do motor, por isso que não havia sinais de junta danificada.
Ou seja,
• O carro não estava esquentando
• A água do reservatório não diminuía
• O carro não pedia potencia
• O óleo não estava café com leite.
Não havia indícios de danificação nos sistema em geral.
Segundo as pesquisas que fiz esse meu caso é raro, dificilmente uma junta de cabeçote ainda nova da esse problema.
Como confirmei esse problema;
1 Começou a acumular uma meleca branca no reservatório de água, seria os gases de combustão em contato com o liquido de arrefecimento que transformava em uma meleca tipo gelatina.
2 a tampa do óleo começo a ficar com uma meleca branca, ou seja a indícios de água no óleo, mas em menor quantidade.
Bom o carro vai para o mecânica semana que vem.
Desculpe o texto longo, mas espero que possa ajuda membros em problemas futuros.
Obrigado pela ajuda de todos
DAN
Má noticias..
Após o mecânico ter revisado todo sistema de arrefecimento, contatou que todas peças estão em perfeito funcionamento, desde as tesmostatica a bomba de água. Inclusive a tampa do reservatório.
Pois bem, qual o problema então? Adivinhem....
Junta de cabeçote “queimada”
Essa conclusão nenhum mecânico a qual levei chegou a afirmar, Eu que descubri esse mistério após varias pesquisas no Google sobre sistema de arrefecimento e motor em geral.
Ocorre que a junta deve ter queimado” um pedaço muito pequeno entre dois pistões, e com a pressão dos gases dentro do motor estava passando para as mangueiras onde inchava.
Bom esse defeito é tão pequeno que a água não descer para o bloco do motor, por isso que não havia sinais de junta danificada.
Ou seja,
• O carro não estava esquentando
• A água do reservatório não diminuía
• O carro não pedia potencia
• O óleo não estava café com leite.
Não havia indícios de danificação nos sistema em geral.
Segundo as pesquisas que fiz esse meu caso é raro, dificilmente uma junta de cabeçote ainda nova da esse problema.
Como confirmei esse problema;
1 Começou a acumular uma meleca branca no reservatório de água, seria os gases de combustão em contato com o liquido de arrefecimento que transformava em uma meleca tipo gelatina.
2 a tampa do óleo começo a ficar com uma meleca branca, ou seja a indícios de água no óleo, mas em menor quantidade.
Bom o carro vai para o mecânica semana que vem.
Desculpe o texto longo, mas espero que possa ajuda membros em problemas futuros.
Obrigado pela ajuda de todos
DAN
"Vencer é o que importa. O resto é a consequência. "
Ayrton Senna
Ayrton Senna
-
- :: Millennium ::
- Mensagens: 144
- Registrado em: Quinta-feira 27 2007f Setembro 2007 09:45:43 AM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
A pouco tempo atrás tive que trocar a junta do cabeçote por causa de um vazamento de água, foi quase tranquilo porque não afetou o cabeçote! Mas o mecânico esqueceu de rosquear o adaptador do sensor de temperatura... e continuou a vazar água dali.. Só fui resolver ontem, depois de muito tempo. Espero que agora acabe de sumir água do carro... Boa sorte ae cara!
Serviço no cabeçote é caro hein... prepara o bolso.
Serviço no cabeçote é caro hein... prepara o bolso.
- DAN Skywalker
- :: ST ::
- Mensagens: 829
- Registrado em: Segunda-feira 05 2008f Maio 2008 12:53:24 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Opa amigo imagino como é caroigorrj escreveu:A pouco tempo atrás tive que trocar a junta do cabeçote por causa de um vazamento de água, foi quase tranquilo porque não afetou o cabeçote! Mas o mecânico esqueceu de rosquear o adaptador do sensor de temperatura... e continuou a vazar água dali.. Só fui resolver ontem, depois de muito tempo. Espero que agora acabe de sumir água do carro... Boa sorte ae cara!
Serviço no cabeçote é caro hein... prepara o bolso.
mas como levei no mesmo mecanico que vez o cabeçote a um ano atraz, acho que ele vai aliviar o preço, pois se tivesse colocado junta boa o carro naõ daria problema tao cedo. mas o cara é um bom mecanico...
bom depois posto o resultado para finalizar esse novela rsrs
valew
"Vencer é o que importa. O resto é a consequência. "
Ayrton Senna
Ayrton Senna
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 29
- Registrado em: Quinta-feira 27 2016f Outubro 2016 10:33:38 AM
- Localização: São Leopoldo - RS
- Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC SPIRIT 1.0 FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2006
No celta vhc que tem o reservatório acoplado junto com o radiador. Como faço a sangria do sistema de arrefecimento?
Tiro o sensor de temperatura embaixo da bobina?
Só existe esse sensor no meu modelo.
Obs: Onde fica o sensor de temperatura do painel nos corsa antigo, perto dos bicos injetores. No meu existe um tampão.
Tiro o sensor de temperatura embaixo da bobina?
Só existe esse sensor no meu modelo.
Obs: Onde fica o sensor de temperatura do painel nos corsa antigo, perto dos bicos injetores. No meu existe um tampão.
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 1
- Registrado em: Terça-feira 03 2012f Janeiro 2012 02:19:34 PM
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
De fato deixar a tampa aberta de um dia para o outro na maioria dos casos resolve, mas tem que ver se tem obstrução ou testar a bomba dagua.phenrique79 escreveu:Pode ser obstrução do sistema!
Cara, uma vez li (Revista Oficina Mecânica - Nào lembro para qual carro) que para tirar o ar do sistema de arrefecimento você deve deixar, preferencialmente de um dia para o outro, a tampa do reservatório de expansão d'água aberto. Não sei qual a razão científica nisso! Mas como quem escreveu, tem alguma experiência a mais que eu (pelo menos acredito nisso, são especializados no assunto) aconselho a fazer o teste. Não deixe de verificar também a mangueira como o KLAUDIO disse.
Abraços
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 4644
- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
Eu não sei de onde vcs tiram essas ideias mirabolantes e també não entendo como as aceitam sem raciocinar...vejamos...
O ar contido em um sistema só sai se for expelido, mecanicamente pelo fluxo criado com o movimento da bomba ou se o local onde o mesmo se encontra for aberto...o que não tem como ser feito em nossos motores.
Dentro dessa realidade, como o ar sairá apenas deixando a tampa aberta de um dia para outro? Não tem como nem de uma semana para outra, pois nada ocorreu de efetivo para que ele saia...mas e a temperatura? A temperatura ao diminuir, faz com que o bolsão de ar que eventualmente ficou acumulado, diminua de volume ( lembram-se das aulas de física...qualquer gás, se aquecido, aumenta de volume...mas o volume diminuí quando a temperatura volta ao normal, que é a temperatura ambiente), e só.
O ar contido em um sistema só sai se for expelido, mecanicamente pelo fluxo criado com o movimento da bomba ou se o local onde o mesmo se encontra for aberto...o que não tem como ser feito em nossos motores.
Dentro dessa realidade, como o ar sairá apenas deixando a tampa aberta de um dia para outro? Não tem como nem de uma semana para outra, pois nada ocorreu de efetivo para que ele saia...mas e a temperatura? A temperatura ao diminuir, faz com que o bolsão de ar que eventualmente ficou acumulado, diminua de volume ( lembram-se das aulas de física...qualquer gás, se aquecido, aumenta de volume...mas o volume diminuí quando a temperatura volta ao normal, que é a temperatura ambiente), e só.
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 2 Respostas
- 1124 Exibições
-
Última mensagem por Lukastrin
-
- 1 Respostas
- 16304 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 4 Respostas
- 2399 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 2 Respostas
- 414 Exibições
-
Última mensagem por joao henriquellll
-
- 4 Respostas
- 1771 Exibições
-
Última mensagem por Frederico Santos
-
- 1 Respostas
- 1225 Exibições
-
Última mensagem por Fernando 4100
-
- 1 Respostas
- 366 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 35 Respostas
- 4960 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 1 Respostas
- 978 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 1 Respostas
- 835 Exibições
-
Última mensagem por sousaman