[RECOMENDAÇÃO] - Instruções sobre Válvula Termostática

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.

Moderadores: José Leal, sousaman, Bange, leonardo, Organizadores do Fórum

Avatar do usuário
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10833
Registrado em: Terça-feira 01st 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagempor awaked » Sábado 22nd 2014f Março 2014 08:39:50 AM

LMM1973, eu já tive muitos problemas com MTE, não compro mais. Só que é barato e o pessoal quer preço.


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29th 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor José Leal » Sábado 22nd 2014f Março 2014 09:46:05 AM

Tem um usuário no Clube do Vectra que usa somente essa marca e está muito satisfeito.

Obviamente em uma linha de produção podem aparecer algumas "anomalias". Mas se for uma constante, aí já é problema sério.


Imagem
Imagem
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
Avatar do usuário
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10833
Registrado em: Terça-feira 01st 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagempor awaked » Sábado 22nd 2014f Março 2014 10:34:05 AM

Um relato que já postei...

... ajudando um amigo. Era um gol, trocamos 3x sensor de temperatura, 2x cebolão e termostática. Foi uma zica do caramba, eu estava de folga e perdemos o dia todo nisso... não conseguíamos acertar a temperatura correta. Fomos conversar com um mecânico conhecido e batata, ele fechou o problema. Estávamos tentando sensores MTE, inclusive válvula termostática. Compramos os originais na concessionária e tudo se acertou de primeira.


É muita zica, eu mesmo já tive problema em carro meu. Eu sei que funciona, muita gente usa, mas acho muita loteria. De repente o cara troca meio carro e não adianta ou resolve algum problema porque colocou um defeito lá achando que estava arrumando.


LMM1973
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Segunda-feira 02nd 2010f Agosto 2010 03:42:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor LMM1973 » Sábado 22nd 2014f Março 2014 12:41:35 PM

Pois é. Mas a questão é que não há como fabricar apenas UMA mola torta (para citar só a mola) em uma linha de produção. No mínimo, saiu um lote todo defeituoso. Nesse caso, o departajumento da MTE já deveria ter recebido de volta alguma peça defeituosa deste lote e constatado o defeito. Consequência óbvia: recolher o lote todo nas lojas do comércio varejista.


LMM1973
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Segunda-feira 02nd 2010f Agosto 2010 03:42:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor LMM1973 » Sábado 22nd 2014f Março 2014 12:47:38 PM

Awaked: A magnetti Marelli, que é outra porcaria que só tem nome, tem essa válvula termostática ainda mais barata. Sobre o caso que você e seu amigo passaram, existe uma regra fundamental para carros injetados: SENSORES precisam ser comprados originais ou da marca que fornece para a montadora. Quando falo "sensores", me refiro a peças que são alimentadas por corrente elétrica e enviam uma resposta elétrica (voltagem, corrente ou resistência) necessária para ajuste da injeção eletrônica, pois a calibração destas peças é bastante sensível eletricamente falando.


Roberto Souza
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Quinta-feira 24th 2014f Abril 2014 11:31:57 PM
Localização: Aquiraz - CE
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2009

Mensagempor Roberto Souza » Quarta-feira 30th 2014f Abril 2014 11:22:15 AM

Pessoal não sei como enviar perguntas aos foruns, me ajudem, por favor.


Roberto Souza
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Quinta-feira 24th 2014f Abril 2014 11:31:57 PM
Localização: Aquiraz - CE
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2009

Mensagempor Roberto Souza » Quarta-feira 30th 2014f Abril 2014 11:26:30 AM

Minha duvida é se compessa instalar um ar-condicionado em um corsa wind 98 que é básico. valeu.


Avatar do usuário
L U C I A N O
:: Classic ::
Mensagens: 1330
Registrado em: Sexta-feira 02nd 2009f Outubro 2009 01:38:41 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011
Contato:

Mensagempor L U C I A N O » Quarta-feira 30th 2014f Abril 2014 02:54:54 PM

Roberto Souza escreveu:Minha duvida é se compessa instalar um ar-condicionado em um corsa wind 98 que é básico. valeu.


Na minha opinião, dependo do local, das peças utilizadas e do veículo, pode até compensar instalar direção hidráulica.

Agora em se tratando de ar condicionado, é tudo mais complexo. Tem que mudar muita coisa no veículo e acaba que o valor do serviço aliado ao custo benefício não compensa...

Quando eu tinha um Classic 2008 eu tinha até cotado a instalação, mas desisti devido a complexidade do serviço.

Desanimei devido ter que fuçar um carro que na época era novo (desmontar todo o painel, trocar alternador, bateria, etc). Imagina eu ver um carro que eu tirei 0km com painel todo desmontado?

Ainda avaliei a possibilidade de o serviço não ficar bom e dar problema depois. Também pensei na remontagem do painel o carro poderia ficar cheio de "grilos". Desisti e nem direção hidráulica eu coloquei.

Em se tratando de um Wind 98, o custo econômico é mais inviável ainda. Se realmente quiser o AC, vale a pena você vender e comprar um carro já com AC e DH.

Abraço!


Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
Ex- Corsa C Sedan "motor" de 1,4L (não deixou saudades)
Ex-Fiesta Sedan motor de 1,6L (bom, porém sedã compacto popular não mais).


Imagem
screamer
:: Wind ::
Mensagens: 43
Registrado em: Terça-feira 16th 2013f Abril 2013 08:10:41 PM
Localização: Rio Claro - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor screamer » Sexta-feira 23rd 2014f Maio 2014 04:48:21 PM

Ola pessoal, fiquei encafifado pq o meu carro demorava para esquentar, mas na rodovia eu achava que o marcador estar abaixo de 90° era normal, essa semana como a temperatura despencou no país, ao andar em rodovia notei que a temperatura ficava abaixo dos 90°, lendo no forum e pesquisando, mesmo sem dinheiro no bolso, resolvi acordar cedo e fazer 2 teste, um para ver se demorava mesmo pra esquentar e o outro pra saber se na rodovia tava abaixo dos 90°, o teste indicava que a válvula não tava funcionando, passei numa autopeças e comprei a válvula para desencargo! meu corsa é 1.6 16v e a instalação é tirar e colocar! não deu outra o resultado foi satisfatório o carro ficou firme na lenta e com mais compressão, e a temperatura se mantinha sempre que possível em 95°, obrigado pessoal do fórum pelas dicas! ah! paguei 85,00 de marca MTE,
a que estava no carro era original ainda!


Mulher no volante, o perigo é constante!
cleitonvicente
:: Millennium ::
Mensagens: 111
Registrado em: Sábado 17th 2014f Maio 2014 10:24:13 PM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor cleitonvicente » Sexta-feira 30th 2014f Maio 2014 06:52:08 PM

Pessoal, meu carro ( GLS 1.6 16V ) por duas vezes hoje em congestionamento pesado armou a ventoinha com o ponteiro no meio da escala, entre 90º e 100º, a temperatura no painel abaixou, porem a ventoinha não desarmou, na primeira, desarmou quando comecei a rodar e pegou ar mais frio, na segunda na garagem de casa, deixei o carro ligado por 8 minutos e nada da ventoinha abaixar, seria isso sintoma de válvula termostática travada aberta ou fechada ? A água está limpa, porém não sei se contem adtivo, pois peguei o carro agora !


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29th 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor José Leal » Sexta-feira 30th 2014f Maio 2014 07:09:29 PM

Eu diria que pode ser problema mais na bomba d'água que na termostática. Se a válvula termostática estivesse travada fechada, o motor iria superaquecer e a ventoinha não daria um pio (caso use cebolão).

Quando vc fez o teste na garagem, o motor estava em marcha-lenta? Se sim, tente reproduzir novamente a situação, mas mantenha o motor em ~2000RPM.


Imagem
Imagem
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
cleitonvicente
:: Millennium ::
Mensagens: 111
Registrado em: Sábado 17th 2014f Maio 2014 10:24:13 PM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor cleitonvicente » Sexta-feira 30th 2014f Maio 2014 08:26:44 PM

Sim José Leal, estava em marcha lenta, a bomba d'agua é novinha em folha, foi trocada a cerca de 02 meses, quando o antigo proprietário fez a revisão para venda do carro, a água do reservatório está limpa, porém não verifiquei ainda se está pura ou se tem aditivo, o estranho é que começou hoje a tarde a fazer isso, eu já havia pego transito com ele dias antes e não notei nada de errado .


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29th 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor José Leal » Sexta-feira 30th 2014f Maio 2014 10:54:49 PM

Bom, deste modo, sobra a VT travada meio fechada ou o radiador entupido. Para saber se tem aditivo no sistema de arrefecimento, basta olhar a cor do líquido. Se estiver transparente, provavelmente só tem água.


Imagem
Imagem
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29th 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor José Leal » Sexta-feira 30th 2014f Maio 2014 10:57:33 PM

A propósito: não li o tópico inteiro, mas como troca-se a VT?

Sei que nos motores Família 2, a VT fica de cara pro crime, mas nos Família 1, fica ali por trás das correias. É preciso mexer nas correias, para troca-la?


Imagem
Imagem
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
cleitonvicente
:: Millennium ::
Mensagens: 111
Registrado em: Sábado 17th 2014f Maio 2014 10:24:13 PM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor cleitonvicente » Sábado 31st 2014f Maio 2014 08:40:46 AM

No meu caso, 1.6 16V, ela fica na "cara do gol" também, bem fácil sua troca, diferente dos 1.6 8V, que tem que remover a correia dentada e outras coisas para se chegar até ela !!




Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes