[RECOMENDAÇÃO] - Instruções sobre Válvula Termostática

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.

Moderadores: José Leal, sousaman, leonardo, Bange, Organizadores do Fórum

Responder

Avatar do usuário
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10833
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Isso, se antes e depois da válvula elas esquentam juntas e por igual é porque deve estar aberta. Quando funciona ou trava fechada um lado esquenta muito e o outro fica morno por tabela.





leojmedeiros
:: Millennium ::
Mensagens: 110
Registrado em: Quarta-feira 23 2011f Fevereiro 2011 09:25:42 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leojmedeiros »

tive m problema na sexta feira passada a valvula da minha wagon travou segundo o mecanico quase queimei a junta do cabecote, o mecanico removel a valvula e disse que poderia andar sem ela que ñ teria problema algum mas agora que li o topico amanha mesmo ja vou comprar outra e mandar colocar no lugar!!

8)


Corsa Wagon Super 2001

Imagem



Avatar do usuário
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10833
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Compre original se quiser evitar dor de cabeça.





wesleyfabio
:: Wind ::
Mensagens: 49
Registrado em: Segunda-feira 13 2011f Junho 2011 10:53:14 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wesleyfabio »

BOm dia galera.

Li e reli, nao consegui achar instruçoes para trocar a valvula.

eu mesmo troco ou tenho q levar em um mecanico. o cebolao eu mesmo troquei, gosto d e aprender a mexer nessas coisas. tem algo mais q gasto alem da valvula;?


Imagem
By wesleyfabio at 2011-09-04



Avatar do usuário
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10833
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Wesley,
Escrevi lá no outro tópico. Mas veja.
Não é só trocar. 99% das vezes é altamente recomendada a limpeza no sistema. Afim de evitar problemas futuros com a válvula nova. Motivo pelo qual o melhor é troca numa oficina que tenha a máquina pra limpar. É a hora também pra verificar e resolver vazamentos (com uma espécie de bomba e relógio de pressão, não é só visual), conferir a situação das mangueiras.

Não adianta trocar a válvula do sistema e o resto estar ruim, não vai funcionar adequadamente.





wesleyfabio
:: Wind ::
Mensagens: 49
Registrado em: Segunda-feira 13 2011f Junho 2011 10:53:14 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wesleyfabio »

desculpa a ignorancia. Mas quando vc diz limpeza e tal, refere-se ao sistema de arrefeicimento? Mangueiras, abraçadeiras, reservatorio?
Mudei pra esse topico pra nao tirar o foco o problema do nosso amigo. Meu carro nao tem problema com temperatura aparente. Mas estou indo por eliminaçao pois o msm esta falhando frio. Obrigado


Imagem
By wesleyfabio at 2011-09-04



Avatar do usuário
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10833
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

A limpeza seria do arrefecimento. O interior das mangueiras, radiador, galerias dentro do bloco do motor.

Boiei... então pra que trocar a termostática?
De qualquer forma a limpeza sempre é bem vinda. Mas o seu problema é outro.





wesleyfabio
:: Wind ::
Mensagens: 49
Registrado em: Segunda-feira 13 2011f Junho 2011 10:53:14 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wesleyfabio »

pra trocar a valvula termostatica tem que tirar correia dentada? se for é so mecanico msm. engraçado, meu carro vaza água na tampa do reservatorio.

tipo assim, ele ta subindo a temperatura, ai o ventilador arma, e quando termina e volta pra 92, 93 eu desligo o carro, ai eu ouço vazando na tampa. comprei outra mas continua a mesma coisa.. sera o reservatorio? pois nao tem nenhum outro vazamento aparente,


Imagem
By wesleyfabio at 2011-09-04



Avatar do usuário
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10833
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Pode ter entupimento em algum lugar, causando excesso de pressão.





weffox
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Domingo 04 2009f Outubro 2009 11:02:05 PM
Localização: Itapevi - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por weffox »

Eu tinha esse barulho de pressão escapando quando desligava meu corsinha, mas era no servo freio, uma mangueira que saia do coletor e ia pro servo, ficava bem próximo do reservatório de fluido do freio.


Fica ai a dica.

Abraços.. :)





Chapolin
:: Rodeio ::
Mensagens: 608
Registrado em: Quinta-feira 15 2009f Outubro 2009 10:59:31 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Chapolin »

Quais ferramentas preciso para fazer a troca da válvula ?


Acabou, 7 anos e 5 meses de Corsa B 1.6 Chapolin eterno! Obrigado por tudo!
Agora de Corsa C, com TETO SOLAR original!
Larguei as 4 rodas :shock:, agora sou das moto. XJ6 N branca só o cano... TOP! mopedsmile: Corsa Clube sempre =D>



Avatar do usuário
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10833
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Não dá pra fazer em casa não... melhor deixar pra uma oficina especializada.
Até porque não adianta trocar ele sem limpar o sistema. E precisa de uma máquina pra isso.





lopes_sedan
:: Rodeio ::
Mensagens: 688
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Janeiro 2013 08:51:22 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lopes_sedan »

Para trocar a válvula termostática do corsa C 2004/2004 1.0 gasolina, preciso drenar o aditivo de refrigeração ?

abraço





lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

Sai pouquíssima água pois dá pra trocar rápido, é só segurar o suporte quando estiver tirando os parafusos.


lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv



lopes_sedan
:: Rodeio ::
Mensagens: 688
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Janeiro 2013 08:51:22 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lopes_sedan »

lulaf escreveu:Sai pouquíssima água pois dá pra trocar rápido, é só segurar o suporte quando estiver tirando os parafusos.
Valeu a dica !!

abraço





lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

Mas olha só, não é tão simples, tem o ponto do carro, que você vai ter que tirar a correia e tem alguns macetes como prendê-la com braçadeira de plástico pra não sair do ponto.
Eu troquei a minha em casa, mas eu tirei minhas dúvidas no site do you tube, com (dr. carro ou algo assim), dá uma olhada antes de começar, e se tiver alguma dúvida sequer procure um mecânico, não tente fazer com dúvidas e sem as ferramentas corretas.


lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv



lopes_sedan
:: Rodeio ::
Mensagens: 688
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Janeiro 2013 08:51:22 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lopes_sedan »

lulaf escreveu:Mas olha só, não é tão simples, tem o ponto do carro, que você vai ter que tirar a correia e tem alguns macetes como prendê-la com braçadeira de plástico pra não sair do ponto.
Eu troquei a minha em casa, mas eu tirei minhas dúvidas no site do you tube, com (dr. carro ou algo assim), dá uma olhada antes de começar, e se tiver alguma dúvida sequer procure um mecânico, não tente fazer com dúvidas e sem as ferramentas corretas.
ah tranquilo cara! Mas vou mandar o mecânico fazer, ai só queria ter certeza. Se precisava ou não drenar o liquido !!

abraço





andrebatagelo
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Quinta-feira 16 2010f Setembro 2010 05:15:05 PM
Localização: Araçatuba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por andrebatagelo »

Salve galera,

Vou deixar meu depoimento sobre essa questão da válvula termostática.

Meu classic 2008 que eu adquiri a pouco mais de 3 anos sempre demorou um pouco a esquentar (moro em Araçatuba, é quente pra boné!) e até então eu achava normal, só achava estranho em rodovia pois o ponteiro da temp. ficava como se o motor estivesse gelado, mas pelos relatos vi que era normal.

Esta semana troquei o óleo e também aproveitei e fiz a troca da água do radiador, com aditivo tudo certinho e pedi para que verificassem a válvula termostática e para surpresa a mesma estava travada aberta.

Após sua troca, pude perceber a diferença, pois agora o ponteiro da temperatura sobe bem mais rapidamente, estabilizando em 1/4 bem rapidamente, só falta fazer o teste em rodovia... neste feriado já vai dar pra testar... depois conto a diferença.

Fica aí registrado pra galera que pensa em andar sem a válvula... com ela a temperatura ideal é atingida muito mais rapidamente... só falta ver também se o consumo vai melhorar.

Grande abraço!





Responder

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”