Sim tendo paciencia e pratica da para fazer a limpeza no corpo da borboleta. É a melhor forma de deixar zerado de borras, fica novo de novo. Essas limpezas que citam por ai nas oficinas de injeção, só limpam a borboleta, o resto fica encrostado.
Preste muita atenção naquele bico curvo onde se encaixa aquela mangueira primária do respiro da tampa do comando de válvulas, aquela mangueira mais fina, veja se não tem entupimento por dentro, é o caso de não sugar ar ali, ai só desmontando.
Para a limpeza, gasolina tambem resolve. É uma boa a gasolina para deixar as peças de molho. Já o Car80 seria mais na hipotese de não desmontar nada, borrifando a borboleta para limpar sem desmontar, alojamento da válvula IAC e afins.
Sobre os bicos nunca desmontei nada ali ainda. Tem um tutorial aqui sobre o desmonte da flauta com os bicos e com fotos, muito bom o tuto.
[RECOMENDAÇÃO] - Instruções sobre Válvula Termostática
-
- :: Millennium ::
- Mensagens: 184
- Registrado em: Segunda-feira 23 2008f Junho 2008 01:39:44 AM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
estou com uma duvida as mangueiras tem que equentar juntas, porque se ñ me engano eu li que uma deve esquentar primeiro que a outra. a minha esquenta quase junto.alcineu escreveu:Parece que essa circula é normal. A circulação não passa no radiador, mas, o correto é:
- assim que o motor é ligado, ver se a mangueira que sai da valvula termostática e o radiador começam a esquentar...
21/06/2008 à 01/03/2014 .Relacionamento mais duradouro Saudades. Passamos muitos momentos juntos. Já fazia parte de mim. Mais nem tudo e como agente quer. Obrigado
-
- :: GSI ::
- Mensagens: 2415
- Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
- Localização: Vila Velha - ES
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
é assim: assim que o motor é ligado, após alguns minutos a mangueira da esquerda, a que sai do motor/válvula termostática vai aquecendo, o radiador e a outra que sai do lado direito do radiador indo até o motor.TitanFM escreveu:estou com uma duvida as mangueiras tem que equentar juntas, porque se ñ me engano eu li que uma deve esquentar primeiro que a outra. a minha esquenta quase junto.alcineu escreveu:Parece que essa circula é normal. A circulação não passa no radiador, mas, o correto é:
- assim que o motor é ligado, ver se a mangueira que sai da valvula termostática e o radiador começam a esquentar...
Isto estando de frente do motor.
Se começar a esquentar bem rápido, ou a válvula esta travada aberta ou esta sem. Deu para entender?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
-
- :: Millennium ::
- Mensagens: 184
- Registrado em: Segunda-feira 23 2008f Junho 2008 01:39:44 AM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
valeu , a minha demora 1mim +/- , estava pensando que poderia ser a valvula termoestatica porque depois que mexi cabeçote e fiz uma limpeza no sistema dearrefecimento o ponteiro da temperatura ñ nem 1mm. e consumo nem se fala 3 por 1.alcineu escreveu:é assim: assim que o motor é ligado, após alguns minutos a mangueira da esquerda, a que sai do motor/válvula termostática vai aquecendo, o radiador e a outra que sai do lado direito do radiador indo até o motor.TitanFM escreveu:estou com uma duvida as mangueiras tem que equentar juntas, porque se ñ me engano eu li que uma deve esquentar primeiro que a outra. a minha esquenta quase junto.alcineu escreveu:Parece que essa circula é normal. A circulação não passa no radiador, mas, o correto é:
- assim que o motor é ligado, ver se a mangueira que sai da valvula termostática e o radiador começam a esquentar...
Isto estando de frente do motor.
Se começar a esquentar bem rápido, ou a válvula esta travada aberta ou esta sem. Deu para entender?
21/06/2008 à 01/03/2014 .Relacionamento mais duradouro Saudades. Passamos muitos momentos juntos. Já fazia parte de mim. Mais nem tudo e como agente quer. Obrigado
-
- :: GSI ::
- Mensagens: 2415
- Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
- Localização: Vila Velha - ES
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
tem indicio de ser a válvula travada aberta ou esta sem, sensor de temperatura tambem interfere no consumo, caso esteja avariado. Se tiver muitos anos sem troca-lo, troque-o que o consumo melhora.TitanFM escreveu:valeu , a minha demora 1mim +/- , estava pensando que poderia ser a valvula termoestatica porque depois que mexi cabeçote e fiz uma limpeza no sistema dearrefecimento o ponteiro da temperatura ñ nem 1mm. e consumo nem se fala 3 por 1.alcineu escreveu:é assim: assim que o motor é ligado, após alguns minutos a mangueira da esquerda, a que sai do motor/válvula termostática vai aquecendo, o radiador e a outra que sai do lado direito do radiador indo até o motor.TitanFM escreveu: estou com uma duvida as mangueiras tem que equentar juntas, porque se ñ me engano eu li que uma deve esquentar primeiro que a outra. a minha esquenta quase junto.
Isto estando de frente do motor.
Se começar a esquentar bem rápido, ou a válvula esta travada aberta ou esta sem. Deu para entender?
A válvula termostática mantem a temperatura de funcionamento, o sensor monitora, envia para a ECU.
Outro detalhe, se o sistema não usa aditivo, estando contaminado com ferrugem, falseia a leitura no sensor.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 10
- Registrado em: Domingo 12 2010f Dezembro 2010 01:21:59 PM
- Localização: Itabira - MG
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
Caros amigos do CC, acompanhei este tópico, procurando uma solução mas meu caso parece diferente, no meu caso o carro sobreaquece.
Em condições normais, rodando, ele trabalha em torno de 90º a 95º, o problema começa quando paro em algum congestionamento, aquece muito rápido, e mesmo com o acionamento da ventoinha não resolve muito, chegando quase na faixa vermelha da temperatura.
Observo que as mangueiras que vem da bomba - radiador, motor - radiador incham muito.
Ja foi trocado apenas sensor de temperatura até o momento.
Esse sintoma esta mais para termostática ou para vazamento na junta do cabeçote? Alguém pode me dar uma luz no fim desse túnel? :(
Em condições normais, rodando, ele trabalha em torno de 90º a 95º, o problema começa quando paro em algum congestionamento, aquece muito rápido, e mesmo com o acionamento da ventoinha não resolve muito, chegando quase na faixa vermelha da temperatura.
Observo que as mangueiras que vem da bomba - radiador, motor - radiador incham muito.
Ja foi trocado apenas sensor de temperatura até o momento.
Esse sintoma esta mais para termostática ou para vazamento na junta do cabeçote? Alguém pode me dar uma luz no fim desse túnel? :(
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 10832
- Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
- Localização: Curitiba - PR
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
Sim, tem problema.
A válvula termostática fecha o fluxo do arrefecimento pra ajudar o motor a esquentar rápido. E fecha o fluxo quando pega vento direto de frente quando o carro está andando pra evitar que o motor se esfrie demais. Quando a temperatura sobe, ela fecha de novo. Enfim, ela controla o sistema de arrefecimento pra não esquentar demais e nem esfriar demais.
Sem a válvula, seu motor demora pra esquentar, com o motor mais frio do que o ideal a injeção (pelo sensor de temperatura) vai ler que está frio e injeta mais combustível pra manter o funcionamento do motor estável. O mesmo acontece com o carro em movimento, pouco tempo a 60 km/h é o suficiente pro seu motor esfriar. Motor frio, injeta mais combustível pra manter o funcionamento.
Resultado: Aumento no consumo de combustível.
Mais técnico ainda... os pistões precisam trabalhar na faixa ideal de temperatura porque eles expandem preenchendo perfeitamente o bloco. Se eles não estão na temperatura ideal, há uma falha de compressão (perda de potência) e acaba passando óleo demais pra câmara de combustão.
Resultado: Desgaste prematuro.
Lembre-se, o período em que mais se gasta combustível é com o motor frio. O período em que as peças mais se desgastam por atrito é com quando o motor está frio.
A válvula termostática fecha o fluxo do arrefecimento pra ajudar o motor a esquentar rápido. E fecha o fluxo quando pega vento direto de frente quando o carro está andando pra evitar que o motor se esfrie demais. Quando a temperatura sobe, ela fecha de novo. Enfim, ela controla o sistema de arrefecimento pra não esquentar demais e nem esfriar demais.
Sem a válvula, seu motor demora pra esquentar, com o motor mais frio do que o ideal a injeção (pelo sensor de temperatura) vai ler que está frio e injeta mais combustível pra manter o funcionamento do motor estável. O mesmo acontece com o carro em movimento, pouco tempo a 60 km/h é o suficiente pro seu motor esfriar. Motor frio, injeta mais combustível pra manter o funcionamento.
Resultado: Aumento no consumo de combustível.
Mais técnico ainda... os pistões precisam trabalhar na faixa ideal de temperatura porque eles expandem preenchendo perfeitamente o bloco. Se eles não estão na temperatura ideal, há uma falha de compressão (perda de potência) e acaba passando óleo demais pra câmara de combustão.
Resultado: Desgaste prematuro.
Lembre-se, o período em que mais se gasta combustível é com o motor frio. O período em que as peças mais se desgastam por atrito é com quando o motor está frio.
-
- :: Super ::
- Mensagens: 93
- Registrado em: Domingo 10 2011f Julho 2011 05:09:28 PM
- Localização: Não Informado
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
[quote="alcineu"]Parece que essa circula é normal. A circulação não passa no radiador, mas, o correto é:
- assim que o motor é ligado, ver se a mangueira que sai da valvula termostática e o radiador começam a esquentar...[/quote]
Oi, tudo bem?
Eu tenho dúvidas se minha válvula termostática está funcionando. Demora muito a esquentar, nunca chega na temperatura ideal e o ponteiro de temperatura fica variando sempre entre um quarto do medidor e zero. Ou seja, não mantem a temperatura constante.
Eu gostaria de fazer esse teste aí. Quero saber se entendi o teste. Se a mangueira que liga a válvula termostática ao radiador começar a esquentar (com o motor abaixo da temperatura ideal) significa que ela está aberta, deixando passar líquido do motor para o radiador?
Abraço pessoal.
- assim que o motor é ligado, ver se a mangueira que sai da valvula termostática e o radiador começam a esquentar...[/quote]
Oi, tudo bem?
Eu tenho dúvidas se minha válvula termostática está funcionando. Demora muito a esquentar, nunca chega na temperatura ideal e o ponteiro de temperatura fica variando sempre entre um quarto do medidor e zero. Ou seja, não mantem a temperatura constante.
Eu gostaria de fazer esse teste aí. Quero saber se entendi o teste. Se a mangueira que liga a válvula termostática ao radiador começar a esquentar (com o motor abaixo da temperatura ideal) significa que ela está aberta, deixando passar líquido do motor para o radiador?
Abraço pessoal.
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 16 Respostas
- 1360 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 7634 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 1 Respostas
- 2638 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 4 Respostas
- 22192 Exibições
-
Última mensagem por Fernando 4100
-
- 7 Respostas
- 984 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 12 Respostas
- 2295 Exibições
-
Última mensagem por Manfio
-
- 1 Respostas
- 2348 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 5 Respostas
- 2092 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 2 Respostas
- 825 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 1 Respostas
- 1473 Exibições
-
Última mensagem por gtmski