[RECOMENDAÇÃO] - Instruções sobre Válvula Termostática

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Avatar do usuário
CidoCorsa
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 06 2009f Agosto 2009 09:22:55 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2016

Re:

Mensagem por CidoCorsa »

jbvillanova escreveu:Olá,

alguém sabe me informar as temperaturas de operação normais para o corsa wind mpfi 1.0 97?
o meu opera abaixo de 90º, +- 82, 85º.

As vezes (ao acelerar bruscamente) o motor engasga e tenho que aliviar o pé para voltar ao normal, mas isso já acho que é a tal sonda lambda...
Bom dia JB
Se ao dirigir trechos longos de avenidas e estradas o ponteiro cai para abaixo da marca. 90 com certeza sua válvula travou aberta. Algo muito comum em Corsas. O Classic 2012 de meu irmão veio assim. Tem muita gente que não troca a mesma, pq acha mais seguro. Mas, não recomendo pois o carro trabalha mais frio e gasta mais combustível, além de reduzir a vida útil do mesmo. É uma manutenção barata que vale a pena fazer...
Saudações.
Cido
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Cido, toda a linha Corsa tem a mesma temperatura na VT (92° +- 2°C), vide catálogo da MTE-Thomson...independentemente do motor ser flex ou não.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

jbvillanova, a linha Corsa trabalha acima do valor da VT (90° +-2°C) e até +- 98°C, sendo:

Sem AC > velocidade única e apenas uma ventoinha
Com AC > duas velocidades e duas ventoinhas, velocidade baixa liga com +- 95°C, velocidade alta liga com +- 98°C.

Como os valores não são precisos, a temperatura mais alta pode variar até uns 100°C, não pode é permanecer nesta temperatura com a(s) ventoinha(s) ligada(s), o que sinaliza algum erro.

A faixa de trabalho acima deve ser observada com o carro parado ou em trânsito lento, pois em longos percursos, como numa estrada, a temperatura pode baixar bem da casa dos 90°C, dependendo da temperatura externa (do vento), e isto independente da VT estar em perfeito funcionamento...pois o arrefecimento provocado pelo vento frio, é muito superior a geração de calor pelo motor, daí a temperatura baixa.

Ocorre que em modelos mais recentes, cuja indicação da temperatura do painel não espelha diretamente os valores de um sensor, pois é comandado pela ECU, a GM pode estar colocando o valor que ela bem entender (por programação na ECU), a exemplo dos modelos Fiat acima de 2005 (já comprovado por mim), dando a ilusão ao motorista de uma falsa realidade.
zumpano
:: Piquet ::
Mensagens: 211
Registrado em: Quarta-feira 16 2006f Agosto 2006 09:32:29 AM
Localização: Rio Claro - SP
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995
Contato:

Mensagem por zumpano »

Alguem sabe me dizer qual a valvula termostatica do GSi? E quantos anos graus ela abre?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Na linha Corsa, as VT's tem a mesma especificação de temperatura 92° +- 2°C, ou seja, ela pode abrir entre 90 e 94°C.

Quanto ao código eu não sei informar.
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1068
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

90412901
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”