[RECOMENDAÇÃO] - Instruções sobre Válvula Termostática

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
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lopes_sedan
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Mensagem por lopes_sedan »

lulaf escreveu:Mas olha só, não é tão simples, tem o ponto do carro, que você vai ter que tirar a correia e tem alguns macetes como prendê-la com braçadeira de plástico pra não sair do ponto.
Eu troquei a minha em casa, mas eu tirei minhas dúvidas no site do you tube, com (dr. carro ou algo assim), dá uma olhada antes de começar, e se tiver alguma dúvida sequer procure um mecânico, não tente fazer com dúvidas e sem as ferramentas corretas.
ah tranquilo cara! Mas vou mandar o mecânico fazer, ai só queria ter certeza. Se precisava ou não drenar o liquido !!

abraço


andrebatagelo
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Mensagem por andrebatagelo »

Salve galera,

Vou deixar meu depoimento sobre essa questão da válvula termostática.

Meu classic 2008 que eu adquiri a pouco mais de 3 anos sempre demorou um pouco a esquentar (moro em Araçatuba, é quente pra boné!) e até então eu achava normal, só achava estranho em rodovia pois o ponteiro da temp. ficava como se o motor estivesse gelado, mas pelos relatos vi que era normal.

Esta semana troquei o óleo e também aproveitei e fiz a troca da água do radiador, com aditivo tudo certinho e pedi para que verificassem a válvula termostática e para surpresa a mesma estava travada aberta.

Após sua troca, pude perceber a diferença, pois agora o ponteiro da temperatura sobe bem mais rapidamente, estabilizando em 1/4 bem rapidamente, só falta fazer o teste em rodovia... neste feriado já vai dar pra testar... depois conto a diferença.

Fica aí registrado pra galera que pensa em andar sem a válvula... com ela a temperatura ideal é atingida muito mais rapidamente... só falta ver também se o consumo vai melhorar.

Grande abraço!


nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

Não entendo pq a GM colocou a termostática e carcaça atras da correia dentada nos 8V, com isso a maioria tem que pagar para trocar a VT. No caso dos 16V, a troca é facílima, já que a VT fica na lateral do bloco de frente para o radiador, e fixa por 3 parafusos, não necessitando retirar a correia. Não levei nem 5 minutos para trocar a VT do meu GLS 16V, olha ela ai:

Imagem


LMM1973
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Mensagem por LMM1973 »

Pessoal:

Isto é apenas para constar. Comprei ontem uma válvula termostática da MTE-THOMPSON em uma loja. A peça é novinha e tem defeitos de fabricação bastante aparentes e que encurtam a vida útil da peça. Não é à toa que essas porcarias não duram mais do que 2 anos. Vejam as fotos. A mola foi mal confeccionada, está descentrada. Além disso, o pino da válvula termostática em si está inclinado, não fazendo 90 graus com a válvula. Deve ser por isso que o ADG da High Torque disse que a marca é ruim e que ele não coloca esse produto nos carros dos clientes.

Imagem
Figura 1: a mola da válvula, bem torta.

Imagem
Figura 2: o pino da válvula termostática bastante inclinado.

Imagem
Figura 3: mais uma foto do pino da VT, bastante inclinado.

Amanhã vou até a loja para trocar por outra ou meu dinheiro de volta.


awaked
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Mensagem por awaked »

LMM1973, eu já tive muitos problemas com MTE, não compro mais. Só que é barato e o pessoal quer preço.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Tem um usuário no Clube do Vectra que usa somente essa marca e está muito satisfeito.

Obviamente em uma linha de produção podem aparecer algumas "anomalias". Mas se for uma constante, aí já é problema sério.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


awaked
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Mensagem por awaked »

Um relato que já postei...
... ajudando um amigo. Era um gol, trocamos 3x sensor de temperatura, 2x cebolão e termostática. Foi uma zica do caramba, eu estava de folga e perdemos o dia todo nisso... não conseguíamos acertar a temperatura correta. Fomos conversar com um mecânico conhecido e batata, ele fechou o problema. Estávamos tentando sensores MTE, inclusive válvula termostática. Compramos os originais na concessionária e tudo se acertou de primeira.
É muita zica, eu mesmo já tive problema em carro meu. Eu sei que funciona, muita gente usa, mas acho muita loteria. De repente o cara troca meio carro e não adianta ou resolve algum problema porque colocou um defeito lá achando que estava arrumando.


LMM1973
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Mensagem por LMM1973 »

Pois é. Mas a questão é que não há como fabricar apenas UMA mola torta (para citar só a mola) em uma linha de produção. No mínimo, saiu um lote todo defeituoso. Nesse caso, o departajumento da MTE já deveria ter recebido de volta alguma peça defeituosa deste lote e constatado o defeito. Consequência óbvia: recolher o lote todo nas lojas do comércio varejista.


LMM1973
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Mensagem por LMM1973 »

Awaked: A magnetti Marelli, que é outra porcaria que só tem nome, tem essa válvula termostática ainda mais barata. Sobre o caso que você e seu amigo passaram, existe uma regra fundamental para carros injetados: SENSORES precisam ser comprados originais ou da marca que fornece para a montadora. Quando falo "sensores", me refiro a peças que são alimentadas por corrente elétrica e enviam uma resposta elétrica (voltagem, corrente ou resistência) necessária para ajuste da injeção eletrônica, pois a calibração destas peças é bastante sensível eletricamente falando.


Roberto Souza
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Mensagem por Roberto Souza »

Pessoal não sei como enviar perguntas aos foruns, me ajudem, por favor.


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