[SOLUÇÃO] - Carro esquentando? Fervendo? Consegui resolver!

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Two Dan
:: Millennium ::
Mensagens: 141
Registrado em: Segunda-feira 29 2009f Dezembro 2008 03:47:57 PM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[SOLUÇÃO] - Carro esquentando? Fervendo? Consegui resolver!

Mensagem por Two Dan »

Ola Galera do Corsa Clube,
Venho aqui deixar minha experiência passada com meu Wind 96! Assim, os proximos ja saberam o que pode estar ocorrendo em seus carros e terão a solução exata para resolver isto!
Tudo começou quando percebi que a ventoinha estava demorando muito para ligar e resfriar o carro, um belo dia, ela não ligou, peguei um transito horrivel e o carro fervou!

1° Procedimento, parar o carro imediatamente! Se você esta vendo que a ventoinha não está ligando e o ponteiro de temperatura esta chegando no vermelho, pare o carro já!
Espere 15 minutos e tente retomar a ardua caminhada desta forma! Verifique antes o nivel de agua no reservatório, caso esteja sem agua, aguarde em torno de 20 á 25 minutos, abra a tampa do reservatório com muito cuidado, devido a pressão da agua! Procure o posto mais perto do local onde você parou e arrume agua! No minimo 2 litros...ligue o carro, e coloque agua no reservatório com o carro ligado!

2° Procedimento, levar á uma mecanico ou eletrecista, no meu caso, levei ao eletrecista! E peça para ele averiguar o que esta ocorrendo, no meu caso, a ventoinha não ligava, Tive que trocar, as mangueiras, radiador, valvula termostática, anel da valvula termostatica e tampa do reservatório! O eletrecista confirmou que o radiador estava todo furado e a mangueira também! Resumindo, R$600,00 em tudo incluindo mão de obra...tudo GENUINO! Obs: Troquei a correia dentada e o esticador tbm, por isso o valor de R$600,00 OK!

No dia seguinte, após trocarmos todos esses itens, o carro estava fazendo um barulho estranho, no caso, era a bomba dágua! O eletrecista avisou, porem, disse que aguentava mais um tempo usando a mesma bomba e disse que precisaria trocar em breve! Só achei que em breve seria, 1 ou 2 meses á mais!!!!

Após a troca dos itens acima, o carro voltou á ferver!!!!!! Raiva, ódio, e tudo á mais não resolve, então não adianta ficar bravo na hora! O jeito é repetir os mesmos procedimentos 1 e 2!

No procedimento 2, nesta segunda vez, precisava ter certeza que era a Bomba Dágua ou a Junta do Cabeçote! Para saber se é a Junta do cabeçote, tem que trocar a bomba dágua, e foi o que eu mandei ele fazer! Paguei R$136,00 em uma bomba Genuina da ACDELCO! Para minha SUPER SORTE, não era a junta do cabeçote, e sim a Bomba Dágua!

Ele explicou que com a bomba antiga, o carro só resfriava se você ficasse com o pé no acelerador, pois a bomba funcionava com mais força e fazia com que a agua circula-se pelo Sistema! Ou seja, a bomba ja não estava bombeando agua para o sistema com a mesma eficiencia!

Até o momento, tudo resolvido! O carro esquenta, e quando chega á 95°C a ventoinha dispara e o carro esfria!

Disse acima que foi Super Sorte, porque: Fui viajar com o carro logo após a troca das peças! Sem ter trocado a bomba dágua, pois o eletrecista falou que ela aguentava mais um tempo. O carro ferveu 3 vezes, as 3 vezes tive que parar e tive a sorte de não zuar o cabeçote!

Por isso, volto a repetir, se o carro ferver, pare IMEDIATAMENTE!

Se a ventoinha estiver demorando para ligar, algo errado esta acontecendo! Não é normal o carro esquentar, ferver e a ventoinha não ligar, ou demorar para ligar....vi alguns relatos aqui no forum que a ventoinha esta disparando acima de 100°C!!! Pelo menos, no meu Wind e em varios Winds, ela tem que disparar entre 95º e 97°, para dar tempo de resfriar o sistema, se a bomba estiver boa, é logico!

Quando estava com a bomba antiga, mesmo após a troca das peças, a ventoinha só disparava acima de 100°C, quando estava chegando no vermelho....detalhe: Tinha hora que nem disparava...por isso tive que parar 3 vezes na minha viagem!

Bom, é isso ai, espero ter ajudado e esclarecido algumas coisas.

Qualquer duvida, poste-a!

Abraços!


Avatar do usuário
YpiOkA
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Segunda-feira 02 2008f Junho 2008 02:27:35 PM
Localização: Palmas - TO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por YpiOkA »

Huumm...
Blz kra, me deu uma luz agora...
A ventoinha do meu não está disparando, mas nunca deixei chegar no vermelho também não...
Ele tá esquentando quando estou parado, quando ando normal ele fica no 90 bellezinha, mas qdo paro no transito passado pouco tempo de acelerar/freiar sem o carro andar mto pra pegar um vento, a temperatura vai lá em cima....
Vou dar uma olhada nisso esse fds...
Vlw!


Flavio L.
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Segunda-feira 24 2011f Outubro 2011 01:24:35 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Flavio L. »

Está acontecendo a mesma coisa com o meu, no trânsito chega a 100, então eu paro. Estou saindo agora para verificar os itens q vc falou. Obrigado pela dica e vamos ver!
Flavio L.
Rio de Janeiro


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Isso é o básico, com a manutenção em ordem tudo funciona.

Só lembrem do aditivo. MUITO IMPORTANTE. E na proporção certa. Não adianta colocar uma garrafinha lá e achar que está bom.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

a bomba d'agua é mecanica, enquanto o motor gira ela gira, se ninguem foi dentro do motor comer o rotor dela, a eficiencia dela sera sempre a mesma, a causa da deficiencia na circulacao da agua era outro motivo...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

logo q montei o turbo quebrou o rotor da minha bomba original, ja tinha mais de 10 anos de vida, uns 80K km rodados, virou 4 pedacos com os solavancos de subor a rotacao muito rapido hehehe, foi exatamente apos uma puxada com uma variant V6
rolamento essas coisas com o tempo dao problema mesmo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”