Problemas - Arrefecimento e Ventilação

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
vinidrum
:: Wind ::
Mensagens: 45
Registrado em: Terça-feira 27 2009f Janeiro 2009 09:54:40 PM
Localização: Vitória da Conquista - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Problemas - Arrefecimento e Ventilação

Mensagem por vinidrum »

Olá amigos. Venho aqui relatar uma série de problemas com meu corsa. Tudo começou quando mandamos arrumar o ar condicionado do carro, sendo que depois de uma viagem, o compressor teve o rolamento danificado. Aproveitei para trocar o carvão do alternador, assim como as escovas do motor de arranque, etc. Soltaram a água do radiador que continha aditivo e colocaram água normal. Tive uma série de problemas com a soltura de uma correia pq o incompetente do mechânico deixou as porcas folgadas e quase perdi a polia na rua. Consertamos isto e fui para a estrada. Ao chegar próximo ao destino, dentro do perímetro urbano, o carro atingiu 95ºC e ao acionar a ventoinha, acendeu-se a luz da bateria no painel e apagou algumas funções, como conta-giros e marcador de combustível. Encostei o carro, abri o capô e de repente começa a vazar água pq abriu uma rachadura no tubo d'água. Como já era tarde, continuei assim mesmo o percurso, faltavam 15km para chegar. No outro dia constatei um fusível queimado, justamente o do painel. Não utilizei o reserva por ser de 30A, apenas rearrumei o que estava, fiz uma gambiarra. A noite, saí com o carro, e ao atingir os 95ºC, fedeu queimado, rapidamente desliguei o carro e retirei o fusivel e coloquei o de 30A no lugar,e foi aí que imaginei que poderia ser a ventoinha. fui na frente e desliguei a ventoinha, e toma-lhe vazamento de água. Na volta da viagem, o carro estava esquentando muito rapidamente, e ao pegar uma serra, atingiu os 100ºC. Encostei, e aí que vazou água pra valer :( . Levei uma reserva de água no carro e repús ao esfriar.
Afinal, quero saber se este aquecimento está ligado ao rompimento do tubo d'água. Já constatei que o carro de vez em quando baixava um pouquinho de água e por duas vezes constatei o reservatório totalmente seco. A válvula do ar quente está isolada já. Seria valvula termostática? Bomba d'água? E com relação à ventoinha, seria um curto circuito? ou o cebolão? Antes disso, ela não funcionava bem, aparentava um barulho estranho, parecendo meio amarrada. Se alguém puder me ajudar, agradeço! Se precisar de mais algum esclarecimento, estou às ordens! abraços.


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Com água não se brinca....
Se superaqueceu, tem que fazer alguns exames.....

Como falou a água está baixando, se não tem nenhum vazamento externo, a junta do cabeçote pode ter queimado, fazendo que a água de arrefecimento esteja passando para dentro do motor.

Logo faça outros exames em mecânicos especializados em radiadores, depois disso em mecânicos que saibam realmente examinar o problema e troca da junta do cabeçote.

Já veja, bomba dágua, válvula termostática e selos do motor, fora as mangueiras e canos de água que estão no sistema.

Boa sorte!

Abraços!

Sousaman
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


vinidrum
:: Wind ::
Mensagens: 45
Registrado em: Terça-feira 27 2009f Janeiro 2009 09:54:40 PM
Localização: Vitória da Conquista - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por vinidrum »

sousaman escreveu:Cara,

Com água não se brinca....
Se superaqueceu, tem que fazer alguns exames.....

Como falou a água está baixando, se não tem nenhum vazamento externo, a junta do cabeçote pode ter queimado, fazendo que a água de arrefecimento esteja passando para dentro do motor.

Logo faça outros exames em mecânicos especializados em radiadores, depois disso em mecânicos que saibam realmente examinar o problema e troca da junta do cabeçote.

Já veja, bomba dágua, válvula termostática e selos do motor, fora as mangueiras e canos de água que estão no sistema.

Boa sorte!

Abraços!

Sousaman
Não chegou a superaquecer, justamente pq quando encostou nos 100ºC eu o desliguei. O radiador deve estar perdendo pressão pela questão do rompimento do tubo d'água (não o troquei ainda por não o encontrar na cidade). Estarei trocando a válvula termostátca, bem como olhando o estado das mangueiras e trocando caso haja alguma rachadura quando encontrar o tubo d'água. Pensei que poderia ser a bomba d'água, mas percebi que não, pois essa semana o carro chegou a 97ºC, parei e deixei a chave acionada na posição I. Liguei o ar para acionar a ventoinha do mesmo, deixei alguns minutos, e o ponteiro continuava no lugar. Acionei o motor, e aí o ponteiro desceu.


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

O radiador novo em média fica de 70 a 100 reais sem Ar Condicionado.

Com A/C a coisa encarece, pois vai de 180 a 240 reais.
vinidrum escreveu:Não chegou a superaquecer, justamente pq quando encostou nos 100ºC eu o desliguei. O radiador deve estar perdendo pressão pela questão do rompimento do tubo d'água (não o troquei ainda por não o encontrar na cidade). Estarei trocando a válvula termostátca, bem como olhando o estado das mangueiras e trocando caso haja alguma rachadura quando encontrar o tubo d'água. Pensei que poderia ser a bomba d'água, mas percebi que não, pois essa semana o carro chegou a 97ºC, parei e deixei a chave acionada na posição I. Liguei o ar para acionar a ventoinha do mesmo, deixei alguns minutos, e o ponteiro continuava no lugar. Acionei o motor, e aí o ponteiro desceu.
Quando acionou o carro vc fez a bomba dágua se mexer, que fez a água circular e esfriar o sistema.

Evite andar com vazamentos, pode abrir um furo maior no sistema e ficar na rua.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


vinidrum
:: Wind ::
Mensagens: 45
Registrado em: Terça-feira 27 2009f Janeiro 2009 09:54:40 PM
Localização: Vitória da Conquista - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por vinidrum »

Meu problema maior se encontra na parte em que queimou fusivel do painel quando acionou a ventoinha do motor. O que pode ser isso?


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Será que alguns fios se aqueceram e estão grudados, criando um curto?
vinidrum escreveu:Meu problema maior se encontra na parte em que queimou fusivel do painel quando acionou a ventoinha do motor. O que pode ser isso?
Melhor passar num eletricista.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


vinidrum
:: Wind ::
Mensagens: 45
Registrado em: Terça-feira 27 2009f Janeiro 2009 09:54:40 PM
Localização: Vitória da Conquista - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por vinidrum »

O problema consiste no rolamento da ventoinha, a mesma está pesada, o fusível queima pq a fiação esquenta quando tenta girá-la. Por causa deste problema, danificou o relê do alternador, mas já arrumei. abraços.
Att.
Vinicius Guimarães


Corsa GL Wagon 97 1.6 8v MPFI 104cv
RODANDO NA CANA!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”