[DÚVIDA] - Motor super aquece com o A/C ligado. O que fazer?
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O meu está assim, ligou o ar começa a aquecer. Ta tudo novo, bomba nova toda de ferro, aditivo novo, ventoinha Bosch nova, ligou o ar parado no engarrafamento o ponteiro passa do meio.
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Senhores,
O meu Classic também apresenta o mesmo problema. Já até discuti isso amplamente em outro post. O fato de a temperatura ir subindo, quando o carro está parado, principalmente no transito, em dias de forte calor, quando o ar está ligado, e em seguida o compressor desacoplar, e depois ficar no compasso de liga/ desliga, é normal nestes carros, mesmo com as ventoinhas trabalhando certinho, no segundo estágio. Um amigo mecânico disse que isso acontece até em Astras. Agora, chegar a ferver, queimar junta e por aí vai, há de se ver o que está havendo de errado. Pode ser que a VT esteja travada ou travando, mas como ele já disse que trocou.... A menos que esteja ainda com algum problema ou defeito.
O fato de se retirar a VT vai apenas fazer com o que o motor, a nível de painel, trabalhe abaixo da temperatura, em situação de transito livre ou estrada. Mas também, esse parametro de painel pode não ser o real. Mas, quando pára no transito, isso cai por terra, mesmo porque, na situação de aquecimento, estando tudo certo, a VT já esta aberta a tempos.
A questão da recirculação. Neste caso, a VT faz com que toda a água quente do bloco circule para o radiador e se resfrie, fazendo com que o arrefecimento funcione corretamente. Sem ela, pode ocorrer que nem toda a água quente saia do bloco e prejudicar todo o sistema.
O meu Classic também apresenta o mesmo problema. Já até discuti isso amplamente em outro post. O fato de a temperatura ir subindo, quando o carro está parado, principalmente no transito, em dias de forte calor, quando o ar está ligado, e em seguida o compressor desacoplar, e depois ficar no compasso de liga/ desliga, é normal nestes carros, mesmo com as ventoinhas trabalhando certinho, no segundo estágio. Um amigo mecânico disse que isso acontece até em Astras. Agora, chegar a ferver, queimar junta e por aí vai, há de se ver o que está havendo de errado. Pode ser que a VT esteja travada ou travando, mas como ele já disse que trocou.... A menos que esteja ainda com algum problema ou defeito.
O fato de se retirar a VT vai apenas fazer com o que o motor, a nível de painel, trabalhe abaixo da temperatura, em situação de transito livre ou estrada. Mas também, esse parametro de painel pode não ser o real. Mas, quando pára no transito, isso cai por terra, mesmo porque, na situação de aquecimento, estando tudo certo, a VT já esta aberta a tempos.
A questão da recirculação. Neste caso, a VT faz com que toda a água quente do bloco circule para o radiador e se resfrie, fazendo com que o arrefecimento funcione corretamente. Sem ela, pode ocorrer que nem toda a água quente saia do bloco e prejudicar todo o sistema.
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Antes o ar desligava ao chegar no meio, agora o ar continua ligado e a temperatura fica entre o traço do meio e o próximo. isso é mto triste e desanimante.
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Pelo que estive pesquisando, e olha que tentei cercar de todo jeito o assunto, a questão do compressor desacoplar não está ligado somente a temperatura do motor, mas também a pressão do gás refrigerante do próprio A/C. Assim como a velocidade dos ventiladores.
Fui revirar meu carro novamente de posse destas novas informações e realmente procede. As vezes, o ponteiro ainda não chegou nem no primeiro traço e as ventoinhas já estão no dois, e , as vezes, principalmente quando o dia está mais frio, elas permanecem no primeiro, com o ponteiro da temperatura na mesma posição.
Agora, como disse. O fato de o ponteiro ir subindo na escala, passar do meio e o A/C não desligar pra mim é novidade, pra não dizer problema. Se antes funcionava de um jeito, e agora está de outro, é preciso ver se há algo de errado, e aí também vale o bom senso. Eu, particularmente, prefiro ficar no calor mas com o carro funcionando pra não parar na rua, do que acabar ficando no calor e parado. Enfim.
O fato é que o Rio está fritando a céu aberto, e está difícil dos aparelhos de ar darem conta do recado, ainda mais se ficar parado no transito. Outro dia, fiquei parado desde a saída da Dutra até a Vila Militar. O ar não estava dando conta e acabei desligando mesmo. Um conhecido meu, com um Honda Civic 2010 também ficou parado e disse que o ar do carro dele não deu vazão.
A/C de carros, por serem compressores mecânicos e mais outras particularidades que não vou entrar, mesmo PQ não sou especialista nisso, são desenvolvidos para funcionarem essencialmente com o carro em movimento. Parano no transito horas e horas, e com esse calor infernal, e uso muito severo, e pra preservar todo o conjunto, eu opto por desligar tudo e abrir as janelas mesmo.... Não é agradável mas é melhor do que enguiçar e depois bancar um prejuízo maior.
Fui revirar meu carro novamente de posse destas novas informações e realmente procede. As vezes, o ponteiro ainda não chegou nem no primeiro traço e as ventoinhas já estão no dois, e , as vezes, principalmente quando o dia está mais frio, elas permanecem no primeiro, com o ponteiro da temperatura na mesma posição.
Agora, como disse. O fato de o ponteiro ir subindo na escala, passar do meio e o A/C não desligar pra mim é novidade, pra não dizer problema. Se antes funcionava de um jeito, e agora está de outro, é preciso ver se há algo de errado, e aí também vale o bom senso. Eu, particularmente, prefiro ficar no calor mas com o carro funcionando pra não parar na rua, do que acabar ficando no calor e parado. Enfim.
O fato é que o Rio está fritando a céu aberto, e está difícil dos aparelhos de ar darem conta do recado, ainda mais se ficar parado no transito. Outro dia, fiquei parado desde a saída da Dutra até a Vila Militar. O ar não estava dando conta e acabei desligando mesmo. Um conhecido meu, com um Honda Civic 2010 também ficou parado e disse que o ar do carro dele não deu vazão.
A/C de carros, por serem compressores mecânicos e mais outras particularidades que não vou entrar, mesmo PQ não sou especialista nisso, são desenvolvidos para funcionarem essencialmente com o carro em movimento. Parano no transito horas e horas, e com esse calor infernal, e uso muito severo, e pra preservar todo o conjunto, eu opto por desligar tudo e abrir as janelas mesmo.... Não é agradável mas é melhor do que enguiçar e depois bancar um prejuízo maior.
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Eu vou partir pra Fiat. Da um banho na concorrência, não tem essa história. Ar é pra funcionar andando e parado. No fim desse ano eu passo o classic. Com mta tristeza, mas pra mim não rola e não faz sentido algum, pois na hora que Vc mais precisa pifa! Não não não!
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Cara, não tem mecânica mais manjada que essa Família I da GM, o problema aí são os mecânicos, sem dúvidas.Josair escreveu:Eu vou partir pra Fiat. Da um banho na concorrência, não tem essa história. Ar é pra funcionar andando e parado. No fim desse ano eu passo o classic. Com mta tristeza, mas pra mim não rola e não faz sentido algum, pois na hora que Vc mais precisa pifa! Não não não!
FIAT é bem pior, já tivemos vários em casa e o problema começa nas válvulas, que precisam de regulagem, coisa que nem passa na cabeça de motor GM. Fora que é toda chatinha, se não acertam um GM babau que vão acertar FIAT.
A questão seria resolvida com um carro bem mais novo. Onde não tem mecânico que preste o esquema é carro novo e trocar cedo. Aí qualquer marca vai.
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Ah! Correia de Corsa troca-se pelas marcas de referência. Qualquer zélão faz, e ainda tem quem erre, imagina um motor que precisa de ferramenta especial...
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A temperatura do motor não interfere no funcionamento do A/C, pelo contrário, o A/C é que interfere na temperatura do motor. Portanto, o compressor só desarma se a pressão do gás passar de um determinado valor, independente da temperatura do motorEric GL 1.4 95 escreveu:Pelo que estive pesquisando, e olha que tentei cercar de todo jeito o assunto, a questão do compressor desacoplar não está ligado somente a temperatura do motor, mas também a pressão do gás refrigerante do próprio A/C. Assim como a velocidade dos ventiladores.
O que acontece é que, se as ventoinhas não conseguem baixar a pressão do gás num dia de calor intenso por exemplo, o condensador esquenta cada vez mais, e como ele fica á frente do radiador a temperatura do motor também aumentará. Por isso é que quando o compressor desarma a temperatura do motor está bem mais alta que o normal.
- José Leal
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Awaked, os seus FIAT aí são antigos... a montadora passou a usar tucho hidráulico desde o FIRE.
Sobre a troca de correia, aí sim é um pé nos bagos. Precisa da ferramenta mesmo.
Josair, por aqui não chega a essas temperaturas escaldantes do RJ, por isso o meu AC nunca me deixou na mão.
O que sugiro é que vc pare um pouco mais distante do carro da frente e mantenha o motor levemente acelerado. A água vai circular mais rápida, melhorando o arrefecimento. E de quebra, pelo compressor girar mais rápido, vai melhorar o rendimento do AC.
Sobre a troca de correia, aí sim é um pé nos bagos. Precisa da ferramenta mesmo.
Josair, por aqui não chega a essas temperaturas escaldantes do RJ, por isso o meu AC nunca me deixou na mão.
O que sugiro é que vc pare um pouco mais distante do carro da frente e mantenha o motor levemente acelerado. A água vai circular mais rápida, melhorando o arrefecimento. E de quebra, pelo compressor girar mais rápido, vai melhorar o rendimento do AC.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
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