[DÚVIDA] - Motor super aquece com o A/C ligado. O que fazer?

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Alexuber
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Re: [DÚVIDA] - Motor super aquece com o A/C ligado. O que fazer?

Mensagem por Alexuber »

Obrigado pelas informações, amigos .


Alexuber
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Mensagem por Alexuber »

Amigos ,boa noite hj resolvi observar o funcionamento do meu carro e postar aqui algumas observações com a finalidade de fazermos comparações e derepentemente saber de fato qual a causa de nossos veículos esquentarem com o A/c ligado .
Primeira observação:com o ar ligado a ventonhia não fica permanentemente no segundo estágio, ou seja ,ela fica alternando entre o primeiro e segundo estágio
Observação 2 : em marcha lenta percebo q a água não retorna ao reservatório, somente quando dou uma acelerada q a água circulacao


Bange
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Mensagem por Bange »

Alex, explica de que manira vc observou a circulação do líquido do arrefecimento ?


Alexuber
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Mensagem por Alexuber »

Bang,bom dia eu sempre usei aditivo cor vermelha no meu carro por este motivo eu consegui perceber no retorno do reservatório que quando o carro está em marcha lenta a água não retorna pela entrada do reservatório, porém ao acelerar o carro ,da p perceber a água circulando .


Bange
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Mensagem por Bange »

Bom dia Alex...

Por qual mangueira vc percebe isto?


Alexuber
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Mensagem por Alexuber »

Bang ,boa tarde ,amigo ,percebo pela aquela mangueira mais fina q pega na parte alta do reservatório.


Bange
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Mensagem por Bange »

Ok...

Aquela mangueira tem como finalidade principal, separar o ar que se encontra no motor, seja por colocação de líquido após manutenção ou as bolhas que se formam naturalmente quando o motor aquece muito (ex.: como uma chaleira no fogo) ou ainda pelo efeito da cavitação devido a alta rotação do motor.

Todo ar em um líquido tende a subir e no caso do radiador ele vai para o topo e sai por esta mangueirinha, claro, acompanhado de algum líquido...ao cairem no reservatório o ar se junta ao que já existe e o líquido também se une ao já existente, ou seja, no reservatório ar e líquido se separam e o ar não retorna ao motor.

A segunda função desta mangueirinha é sinalizar obstrução no radiador, pois se a passagem normal, natural estiver obstruída, só tem como circular por ela...mas aí o volume é grande e se inicia tão logo a VT abra...aliás é sempre bom lembrar que o líquido só circula após a VT abrir em 92 +- 2°C.

Em resumo, ela não se presta para avaliar a circulação do líquido


Alexuber
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Mensagem por Alexuber »

Valeu pelas explicações, bangue,continuarei aqui com a investigação, qualquer novidade posto aqui .


Leandro LED
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Mensagem por Leandro LED »

Bom dia
Eu já tive o corsinha 97 vendi e comprei um classic 2005 1.6 faz 2 anos e de 8 meses para cá venho tendo problemas com arrefecimento, o antigo proprietário usava agua e eu passei usar liquido correto e o aditivo, com isso desde o primeiro problema foi a sequência de vazamentos
Depois de trocado tudo que possa imaginar do sistema de arrefecimento e também do sistema de ar condicionado, a temperatura continuava alta principalmente com o a/c ligado e agua continuava abaixando por ultimo fiz o cabecote parou de baixar agua mais a temperatura continuava alta e sempre acompanhando as dicas do clube ontem a noite vi uma msg em que pede para verificar as ventoinhas se estava com o funcionamento correto, e levando ao mecanico ele verificou problema (apenas mal contato) no cebolao da ventoinha frontal, ficamos até as 21h testando para ver se a temperatura iria subir e ficou show o funcionamento
Deixei o carro com ele para testar hj novamente se se necessário trocar a peça
Mais pelo funcionamento do carro ontem acredito que dessa vez vai ser solucionado o problema
Eu volto a postar para dizer como vai ficar a temperatura nos próximos dias
Eu não era escrito mais acompanhando as dicas junto com o mecanico conseguimos achar o problema e resolvi me escrever para agradecer e assim também espero ajudar alguém


Bange
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Mensagem por Bange »

Cebolão no corsa 2004!! Tem certeza?


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