Ar não gela - Vazamento do gás, quais os locais + críticos?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Ar não gela - Vazamento do gás, quais os locais + críticos?

Mensagem por Rorion »

Pessoal, geralmente qndo o ar não gela a grande maioria é por falta do gás na linha.
E este se perde por vazamentos.

O meu é um corsa mod antigo 2002 com ar de fábrica e apresenta vazamento de gás pois já recarreguei 2 vezes e depois de 2 meses não gela mais.

Na primeira recarga, o cara da loja encontrou vazamento nos bicos de recarga de gás da tubulação. Trocou uma éspécie de reparo com o'ring e ficou bom neste local. Porém o vazamento continuou. Vou ter que levar de novo para localizar aonde mais está ocorrendo vazamento.

Por experiências de vcs, quais são os pontos mais críticos nos corsas onde encontam-se esses vazamentos?
Favor, antes mencionar o modelo do corsa em questão. Grato


Avatar do usuário
Tilex
:: Super ::
Mensagens: 55
Registrado em: Sexta-feira 03 2008f Outubro 2008 08:39:47 AM
Localização: São José do Rio Preto - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Tilex »

Cara tem q levar em uma oficina de AR, porque pode estar vazando até dentro do trocador de calor q fica dentro do painel.


hot master
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Segunda-feira 20 2008f Outubro 2008 01:48:34 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por hot master »

Grande parte dos vazamentos acontecem no evaporador (na frente do radiador do carro), porem mesmo que não for mo evaporador você vai precisar de uma oficina pois, a localização de vazamentos é , sem duvidas o mais difícil no reparo de ar condicionado.
Hot Master Som e ar condicionado automotivo
<a href="http://www.hotmastersound.com.br" alt="Hot Master sound"> Durval - www.hotmastersound.com.br</a>


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Agradeço Tilex e hot Master pelas observações.

Exatamente, busca por vazamento é complicado mesmo. O que me preocupaé o que tem que ser desmontado no carro. O grau de capricho dos caras. Na última vez nesse período que mencionei acima no post, teve um cara que disse que teria desmontar o painel na parte interna do carro, pensei comigo, puts, vão arregaçar tudo e depois pra montar vai ficar tudo batendo, arranhado. Naquela ocasião acharam ter encontrado o problema no bico de abstecimento do gás e aí fiquei tranquilo.
Mas vejo que o vazamento é em outro lugar. Vou numa dessas lojas especializadas e espero que nessa procura de vazamento não desmontem todo carro...


robson_rj
:: Piquet ::
Mensagens: 230
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 07:10:36 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por robson_rj »

hot master escreveu:Grande parte dos vazamentos acontecem no evaporador (na frente do radiador do carro), porem mesmo que não for mo evaporador você vai precisar de uma oficina pois, a localização de vazamentos é , sem duvidas o mais difícil no reparo de ar condicionado.
Uma idéia o meu no local do evaparador ele se soltou, ficava batendo, e trinco a tubulação, veja se o seu evaporador está bem encaixado naquele local.
Imagem


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Então retornando, levei na loja. O vazamento é coisa pouca mas existe.
O cara fez teste com espuma nos pontos mais críticos: ali próximo do compressor, no evaporador e num ponto que não me lembro o nome que está no cofre do motor porém entrando para o carro.
Em todos os pontos não foi percebido vazamento nesse método de espuma. O cara pressurizou a linha e mandou espuma nesses pontos e nada. Porém acompanhando o manômetro viu que existia um vazamento mínimo.
O que ele fez: desmontou ali próximo do compressor pois tinha um pouco de óleo (óleo é sinal de vazamento no sistema de ar) e fez uma manutenção que não vi bem o que foi feito.
Nos demais pontos não tinha nenhum aspecto de óleo, então conclui que estava sem vazamento.
Segundo ele, caso tivesse algum vazamento no interior do carro (meu medo) a pressão cairia rapidamente.
Bem, feita essa manutenção ali na junção com o compressor, recarregou com gás + óleo e está gelando.
Vou acompanhar pra ver se resolveu... já tem uns 20 dias e continua gelando. Espero ter resolvido.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”