[DÚVIDA] - Aumento de temperatura segundo painel. O q será?

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vinicius_coxa
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Mensagem por vinicius_coxa »

[quote="seupaulo"]De uma amigo estava com o mesmo problema, ele trocou bomba de agua e termostatica como vc, o problema nao acabou, ele teve que mandar tirar o radiador e limpa-lo, nesta limpeza do radiador é desmontado a laeral de plastico do mesmo e limpado cada duto atravessando uma vareta de um lado para o outro isto e conhecido como varetagem do radiador, depois disto resolveu, ele gastou 80 reais em mao de obra e adtivo.
Eu ja tive que fazer isto em um gol, é comum acontecer em carros que nao usam adtivos ou ou que nao efetuam a troca do mesmo no periodo recomendado( a sujeira acumula nos dutos).
Se vc teve problemas com agua suja no radiador por falta de usar adtivo, pode ter acontecido o entupmento dos dutos, nao sao todos que entopem( é comum nos dutos da parte de baixo do radiador, o radiado perde 50% ou mais da eficiencia de resfriamento da liquido do mesmo)
este teste de que o cara fez para verificar se esta entupido nao que dizer nada, só desmontando para ter certeza.
Abraços[/quote]

Bom, por 100 ou um poco mais ja troco o radiador, será q eh jogo??? ou antes tentar fazer essa limpeza???


seupaulo
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Mensagem por seupaulo »

Acho que mandar limpar compensa, sair uns 20 reais so a limpeza, quando falei 80 foi da limpeza+aditivo gm +mao de obra de desmontagem. Logo foi 20+45+15 . Eu acho que compensa e fica bom! Pode ser que saia mais barato por ai, da uma pesquisada no valores do serviço.


finardi
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Mensagem por finardi »

Meu corsa acontece a mesma coisa , ja troquei valvula termostatica , limpei o radiador , troquei os sensores e levei a um mecanico , a temperatura sobe passando do vermelhor , mexo nas mangueiras e esta tudo normal , todas moles , pode acelerar o quanto quiser o carro não ferve , segundo o cara d epainel isso é um problema comum nos corsas , enquanto atrasava o ponteiro da temperatura do meu corsa apareceu mais 2 na mesma situação e inclusive o dono da loja de peinel teve o mesmo problema com o dele ... bom estou rodando a 6 meses com o painel atrasdo em 1/4 e ate agora tudo normal ...

A temperatura que o sensor manda ao carro deve ta sendo a do bloco do motor e nao da temp da agua uma vez que o sensor fica na parte de cima do cabeçote ... nso novos corsas o sensor fica perto da valvula termostatica ( Teoria do cara da loja de painel ) !!!!!!

Espero ter ajudado ou se alguem souber uma solução dferente avise-me


seupaulo
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Mensagem por seupaulo »

finardi, para ter certeza que é no painel o problema vc deveria usar um scanner automotivo, pois lá indica a temperatura do motor com mair precisão se o sensor estiver ok, ai é só comparar com o painel.
Acho que o mecanico te informou errado sobre os sensores!
Que eu saiba, pelo menos no corsa novo ate 2006 ( nao sei se de 2006 em diante foi modificado) nao existe o segundo sensor de temperatura, que é perto da termostatica e é usado para a sangria do sistema de arrefecimento e o marcador de temperatura do painel, lá só tem um parafuso para a sangria, no mesmo local onde existe o sensor de temperatura nos corsas velhos.
No corsa modelo velho existe 2 sensores um no cabeçote, abaixo da bobina e outro perto da termostatica, o da termostatica informa a temperatura para o painel e o abaixo da bobina informa para a injeção.
No corsa modelo novo so existe o sensor abaixo da bobina que informa a temperatura para a injeção e painel ( não sei dizer se ele informa para a injeção e a injeção informa para o painel ou se é vai direto para os dois)

Não sei dizer se em todos o corsas os sensores são assim, pode existir variações em alguns anos, até hoje eu só vi desta forma que descrevi.

vinicius_coxa,
talvez seja interessante passar o scanner para tirar a duvida da temperatura, ou trocar o sensor de temperatura, mas o que é perto da tremostatica se o seu corsa for do modelo antigo ( ele fica perto do bico da injeção do primeiro cilindro, lado esquerdo olhando para o motor)

Se precisar mando fotos dos dois modelos!

Abraços


sandrinho5
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Mensagem por sandrinho5 »

FAla mano... blz??? pow eu tive esse msm problema.... dá uma olhada nesse tópico q eu fiz pode te ajudar....
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=41739


vinicius_coxa
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Mensagem por vinicius_coxa »

pois eh parceiro, to em duvida c vou em algum lugar escannear ou c vou logo passar um infravermelho e aferir a temperatura real do carro...
bom vo ve isso...


klaudio
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Mensagem por klaudio »

seu mecanico fez teste no sensor de temperatura da injeçao, se vc passar o scanner ele vai le a temperatura da UCE, os sensores tem testa fora. ou como vc dize com infravermelho
sua temepratura pode estar alta por varios modivos deste
tampa do reservatorio algo simples ate o mais grave que e o cabeçote empenado, sendo seu carro mpfi ele nao vai ter o sensor do radiador como antigos de 94 a 96 efi , ai complica pq so uma analize com muita paciencia poder te ajudar , , pergunta para seu mecancio se ele troco a sensor que vai em baixo da bobina este sensor e da temperatura da injeçao e e ela que faz a ventuinha ligar ela quando esta com defeito da nisso , e ainda a luz da anomalina do panel acende ou fica piscado se for o caso faz um teste de outra de algum outro carro normalmente retire ela com o motor frio
e lembrando que cada caso e um caso
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klaudio
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Mensagem por klaudio »

ah esqueci de dizer que normamente se aberta as mangueira pra retirada de ar que fica no sistema caso nao consiga retirar todo o ar a gente remove ou faz a sangria do sistema retirando esta sensor de temperatura debaixo da bobina ,
seu sistema de refrigeraçao em estado de funcionamento tem estar com as mangueira dura rigidas , o que isto quer dizer ? isto diz que o sistema esta pressurisado e com pressao fazendo a agua circular melhor dentro do sistema todo (sem ar ) se suas mangueira estiver mole com o carro ligando aventuinha isto pode dizer quea queda de pressao serial bom testar a tampa pra ver se ela nao esta perdendo pressao fazendo o carro esquenta rapido

qq coisa posta ai seu teste e resultados pra gente pode ver o defeito certo dele
abraço
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DAN Skywalker
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Mensagem por DAN Skywalker »

Amigos corseiros eu também estou com o mesmo problema, é so liga o carro em 10 mim o termômetro vai para casa dos 100 º, mas que não entendo é que quando chegar no 95ªº a ventoinha é ativada, so que não abaixa no painel e continua subindo ate o 100º..

alguém especialista sabe me informar o que ocorre????

lembro que a água esta com 50% de aditivo AC DELCO cool , bomba de água nova, cebolão novo, cabeçote novo, juntas novas etc. o meu corsa é um WIND 95

já fui em diversos mecânicos e nenhum sabe me informar o motivo real...

sera que vou ter que contata o engenheiro da GM responsável pelo sistema de arrefecimento da época..rsrs

conto com a ajuda de vcs.

valew
"Vencer é o que importa. O resto é a consequência. "
Ayrton Senna


klaudio
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Mensagem por klaudio »

como resolver e descobri defeito no sestema de arrefecimento escrito Angelforce
nosso Amigo do corsa clube
diacs

COMO VC SABE QUE SUA VÁLVULA TERMOSTÁTICA PODE ESTAR TRAVADA OU A BOMBA D'ÁGUA RUIM???
deixe seu carro esquentar até ligar o segundo estágio da ventoinha (quando ela roda bem forte) deixe seu carro na marcha lenta e quando passar um pouquinho dos 100ºC, desligue o carro e ligue a chave na posição I (quando acende os indicadores no painel) para que a ventoinha continue trabalhando e observe se após um minuto o ar que sai da ventoinha está gelado e se ela continua funcionando por um longo tempo sem dar trégua. Isso significa que a água que está no radiador já está gelada mas o sensor dentro do bloco do motor (que é quem aciona a ventoinha) ainda está lendo temperatura elevada no motor. Isso se dá pq não está acontecendo o fluxo de água no sistema, então há água parada e quente dentro do bloco ocasionando o funcionamentto constante da ventoinha e há aguá geladinha (mmm) no radiador fazendo a ventoinha empurrar o gostosa brisa gelada no motor.
O CORRETO: é a ventoinha ligar e sempre jogar pra fora ar quente (afinal ela só liga quando a água do sistema tá do jeito que o diabo gosta e não quando já tá gelada, ok?).

COMO FAÇO PRA SABER QUE MINHA BOMBA D'AGUA JÁ ERA???
Tire a tampa do reservatório de água e faça o carro funcionar, o motor deve estar frio. Se não houver nenhuma movimentação de água, nenhuma bolha saindo, se o sistema parecer que tá morto. então pode ser problema na bomba. Geralmente ela mostra alguma atividade no reservatório. Feche a tampa e faça seu carro funcionar se depois que ele esquentar vc não ver nenhuma atividade, então meu amigo procure uma loja que venda peças chevrolet (EU DISSE LOJA NÃO DESMANCHE!!!!!!!)


::? Soluções que deram +/- certo: :redhotevil:
troquei a bomba de água por uma bem, beeeeeeem barata e genuína R$ e só troquei o miolinho da válvula termostática R$ 34,00 original (que muita gente insiste em chamar de válvula termostática, mas é só o miolo). e coloquei água e radiex. o Carro passou a andar entres os 96ºC e 100ºC. BLZ!!!!!

blz nada não fiquei contente, pq eu conheço muito de motor e sei que a temperatura ideal para o nosso motor (ideal em todos os sentidos) é 92,5ºC. não vou explicar pq são questões técnicas, e não é esse o caso.

SOLUÇÃO QUE DEU MUITO CERTO!!!!! :wink:
Troquei a bomba por uma genuína, mas a mais carinha R$ 150,00 e troque a válvula termostática inteira por uma genuína do Corsa da Whaler, (não só o miolo!!!!) R$ 85,00.
fiz a limpeza do sistema de arrefecimento conforme a norma 3X e vi que não havia mais ácido no sistema. Coloquei água e o aditivo original da Delco e mandei brasa... porém o carro ainda tava com ar no sistema. Problema na Tampa do Reservátorio de água que tava deixando entrar ar. Troquei a tampa R$15 original da própria fábrica.
Como fiz para tirar todo o ar do sistema???? é mais simples do que vcs pensam: deixei o carro sem funcionar o dia inteiro, aí 6:00 da manhã num baita frio abri a tampa do reservatório, liguei o carro por exatos 3 minutos em marcha lenta e fechei a tampa com o carro funcionando (este procedimento já elimina o ar completamente do sistema, pois ele mesmo se ajusta).

Detalhe da experiência: a fábrica recomenda que vc deixe água no reservatório até aquela marca no meio, mas pela experiência e testes podem fazer o seguinte: deixem dois dedos de água além da marca. ATENÇÃO: não exagerem, não pode haver água até o nivel da mangueirinha que tem no topo do reservatório. Dois dedos já faz diferença, não aumenta a pressão do sistema e elimina o espaço para o ar. É muito recomendável!!!! MAS O SISTEMA TEM QUE ESTAR SEM AR DE ACORDO COM O PROCEDIMENTO ACIMA!!!!

É isso aí pessoal, se vc tiver problemas tente fazer isso que vai dar certo, fujam de oficinar fucinhos de porco, muitos dizem que para o Corsa essa temperatura de 100ºC é normal (sé é normal pq ela fica no canto direito do termômetro encostadinha no vermelho???????) Meu pai levou o Corsa dele num mecânico de confiança dele sem me perguntar antes e o cara disse que era normal e que não era pra se preocupar pq a água ao ar livre ferve a 80ºC e em lugar fechado ferve a 120ºC. AH PELO AMOR DE DEUS!!!! a água ferver a 80º é demais...
se fosse o álcool tudo bem que ferve a 78ºC....
Fujam desses caras, oficina fucinho de porco não!!!!!!.... se vcs forem de Osasco, falem comigo e eu indicarei pessoas de confiança mesmo!!!! e ponho minha mão no fogo pq são pessoas que sabem do que estão falando!....
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