[quote="seupaulo"]De uma amigo estava com o mesmo problema, ele trocou bomba de agua e termostatica como vc, o problema nao acabou, ele teve que mandar tirar o radiador e limpa-lo, nesta limpeza do radiador é desmontado a laeral de plastico do mesmo e limpado cada duto atravessando uma vareta de um lado para o outro isto e conhecido como varetagem do radiador, depois disto resolveu, ele gastou 80 reais em mao de obra e adtivo.
Eu ja tive que fazer isto em um gol, é comum acontecer em carros que nao usam adtivos ou ou que nao efetuam a troca do mesmo no periodo recomendado( a sujeira acumula nos dutos).
Se vc teve problemas com agua suja no radiador por falta de usar adtivo, pode ter acontecido o entupmento dos dutos, nao sao todos que entopem( é comum nos dutos da parte de baixo do radiador, o radiado perde 50% ou mais da eficiencia de resfriamento da liquido do mesmo)
este teste de que o cara fez para verificar se esta entupido nao que dizer nada, só desmontando para ter certeza.
Abraços[/quote]
Bom, por 100 ou um poco mais ja troco o radiador, será q eh jogo??? ou antes tentar fazer essa limpeza???
[DÚVIDA] - Aumento de temperatura segundo painel. O q será?
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Acho que mandar limpar compensa, sair uns 20 reais so a limpeza, quando falei 80 foi da limpeza+aditivo gm +mao de obra de desmontagem. Logo foi 20+45+15 . Eu acho que compensa e fica bom! Pode ser que saia mais barato por ai, da uma pesquisada no valores do serviço.
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Meu corsa acontece a mesma coisa , ja troquei valvula termostatica , limpei o radiador , troquei os sensores e levei a um mecanico , a temperatura sobe passando do vermelhor , mexo nas mangueiras e esta tudo normal , todas moles , pode acelerar o quanto quiser o carro não ferve , segundo o cara d epainel isso é um problema comum nos corsas , enquanto atrasava o ponteiro da temperatura do meu corsa apareceu mais 2 na mesma situação e inclusive o dono da loja de peinel teve o mesmo problema com o dele ... bom estou rodando a 6 meses com o painel atrasdo em 1/4 e ate agora tudo normal ...
A temperatura que o sensor manda ao carro deve ta sendo a do bloco do motor e nao da temp da agua uma vez que o sensor fica na parte de cima do cabeçote ... nso novos corsas o sensor fica perto da valvula termostatica ( Teoria do cara da loja de painel ) !!!!!!
Espero ter ajudado ou se alguem souber uma solução dferente avise-me
A temperatura que o sensor manda ao carro deve ta sendo a do bloco do motor e nao da temp da agua uma vez que o sensor fica na parte de cima do cabeçote ... nso novos corsas o sensor fica perto da valvula termostatica ( Teoria do cara da loja de painel ) !!!!!!
Espero ter ajudado ou se alguem souber uma solução dferente avise-me
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finardi, para ter certeza que é no painel o problema vc deveria usar um scanner automotivo, pois lá indica a temperatura do motor com mair precisão se o sensor estiver ok, ai é só comparar com o painel.
Acho que o mecanico te informou errado sobre os sensores!
Que eu saiba, pelo menos no corsa novo ate 2006 ( nao sei se de 2006 em diante foi modificado) nao existe o segundo sensor de temperatura, que é perto da termostatica e é usado para a sangria do sistema de arrefecimento e o marcador de temperatura do painel, lá só tem um parafuso para a sangria, no mesmo local onde existe o sensor de temperatura nos corsas velhos.
No corsa modelo velho existe 2 sensores um no cabeçote, abaixo da bobina e outro perto da termostatica, o da termostatica informa a temperatura para o painel e o abaixo da bobina informa para a injeção.
No corsa modelo novo so existe o sensor abaixo da bobina que informa a temperatura para a injeção e painel ( não sei dizer se ele informa para a injeção e a injeção informa para o painel ou se é vai direto para os dois)
Não sei dizer se em todos o corsas os sensores são assim, pode existir variações em alguns anos, até hoje eu só vi desta forma que descrevi.
vinicius_coxa,
talvez seja interessante passar o scanner para tirar a duvida da temperatura, ou trocar o sensor de temperatura, mas o que é perto da tremostatica se o seu corsa for do modelo antigo ( ele fica perto do bico da injeção do primeiro cilindro, lado esquerdo olhando para o motor)
Se precisar mando fotos dos dois modelos!
Abraços
Acho que o mecanico te informou errado sobre os sensores!
Que eu saiba, pelo menos no corsa novo ate 2006 ( nao sei se de 2006 em diante foi modificado) nao existe o segundo sensor de temperatura, que é perto da termostatica e é usado para a sangria do sistema de arrefecimento e o marcador de temperatura do painel, lá só tem um parafuso para a sangria, no mesmo local onde existe o sensor de temperatura nos corsas velhos.
No corsa modelo velho existe 2 sensores um no cabeçote, abaixo da bobina e outro perto da termostatica, o da termostatica informa a temperatura para o painel e o abaixo da bobina informa para a injeção.
No corsa modelo novo so existe o sensor abaixo da bobina que informa a temperatura para a injeção e painel ( não sei dizer se ele informa para a injeção e a injeção informa para o painel ou se é vai direto para os dois)
Não sei dizer se em todos o corsas os sensores são assim, pode existir variações em alguns anos, até hoje eu só vi desta forma que descrevi.
vinicius_coxa,
talvez seja interessante passar o scanner para tirar a duvida da temperatura, ou trocar o sensor de temperatura, mas o que é perto da tremostatica se o seu corsa for do modelo antigo ( ele fica perto do bico da injeção do primeiro cilindro, lado esquerdo olhando para o motor)
Se precisar mando fotos dos dois modelos!
Abraços
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FAla mano... blz??? pow eu tive esse msm problema.... dá uma olhada nesse tópico q eu fiz pode te ajudar....
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=41739
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pois eh parceiro, to em duvida c vou em algum lugar escannear ou c vou logo passar um infravermelho e aferir a temperatura real do carro...
bom vo ve isso...
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seu mecanico fez teste no sensor de temperatura da injeçao, se vc passar o scanner ele vai le a temperatura da UCE, os sensores tem testa fora. ou como vc dize com infravermelho
sua temepratura pode estar alta por varios modivos deste
tampa do reservatorio algo simples ate o mais grave que e o cabeçote empenado, sendo seu carro mpfi ele nao vai ter o sensor do radiador como antigos de 94 a 96 efi , ai complica pq so uma analize com muita paciencia poder te ajudar , , pergunta para seu mecancio se ele troco a sensor que vai em baixo da bobina este sensor e da temperatura da injeçao e e ela que faz a ventuinha ligar ela quando esta com defeito da nisso , e ainda a luz da anomalina do panel acende ou fica piscado se for o caso faz um teste de outra de algum outro carro normalmente retire ela com o motor frio
e lembrando que cada caso e um caso
sua temepratura pode estar alta por varios modivos deste
tampa do reservatorio algo simples ate o mais grave que e o cabeçote empenado, sendo seu carro mpfi ele nao vai ter o sensor do radiador como antigos de 94 a 96 efi , ai complica pq so uma analize com muita paciencia poder te ajudar , , pergunta para seu mecancio se ele troco a sensor que vai em baixo da bobina este sensor e da temperatura da injeçao e e ela que faz a ventuinha ligar ela quando esta com defeito da nisso , e ainda a luz da anomalina do panel acende ou fica piscado se for o caso faz um teste de outra de algum outro carro normalmente retire ela com o motor frio
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ah esqueci de dizer que normamente se aberta as mangueira pra retirada de ar que fica no sistema caso nao consiga retirar todo o ar a gente remove ou faz a sangria do sistema retirando esta sensor de temperatura debaixo da bobina ,
seu sistema de refrigeraçao em estado de funcionamento tem estar com as mangueira dura rigidas , o que isto quer dizer ? isto diz que o sistema esta pressurisado e com pressao fazendo a agua circular melhor dentro do sistema todo (sem ar ) se suas mangueira estiver mole com o carro ligando aventuinha isto pode dizer quea queda de pressao serial bom testar a tampa pra ver se ela nao esta perdendo pressao fazendo o carro esquenta rapido
qq coisa posta ai seu teste e resultados pra gente pode ver o defeito certo dele
abraço
seu sistema de refrigeraçao em estado de funcionamento tem estar com as mangueira dura rigidas , o que isto quer dizer ? isto diz que o sistema esta pressurisado e com pressao fazendo a agua circular melhor dentro do sistema todo (sem ar ) se suas mangueira estiver mole com o carro ligando aventuinha isto pode dizer quea queda de pressao serial bom testar a tampa pra ver se ela nao esta perdendo pressao fazendo o carro esquenta rapido
qq coisa posta ai seu teste e resultados pra gente pode ver o defeito certo dele
abraço
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Amigos corseiros eu também estou com o mesmo problema, é so liga o carro em 10 mim o termômetro vai para casa dos 100 º, mas que não entendo é que quando chegar no 95ªº a ventoinha é ativada, so que não abaixa no painel e continua subindo ate o 100º..
alguém especialista sabe me informar o que ocorre????
lembro que a água esta com 50% de aditivo AC DELCO cool , bomba de água nova, cebolão novo, cabeçote novo, juntas novas etc. o meu corsa é um WIND 95
já fui em diversos mecânicos e nenhum sabe me informar o motivo real...
sera que vou ter que contata o engenheiro da GM responsável pelo sistema de arrefecimento da época..rsrs
conto com a ajuda de vcs.
valew
alguém especialista sabe me informar o que ocorre????
lembro que a água esta com 50% de aditivo AC DELCO cool , bomba de água nova, cebolão novo, cabeçote novo, juntas novas etc. o meu corsa é um WIND 95
já fui em diversos mecânicos e nenhum sabe me informar o motivo real...
sera que vou ter que contata o engenheiro da GM responsável pelo sistema de arrefecimento da época..rsrs
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Ayrton Senna
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como resolver e descobri defeito no sestema de arrefecimento escrito Angelforce
nosso Amigo do corsa clube
diacs
COMO VC SABE QUE SUA VÁLVULA TERMOSTÁTICA PODE ESTAR TRAVADA OU A BOMBA D'ÁGUA RUIM???
deixe seu carro esquentar até ligar o segundo estágio da ventoinha (quando ela roda bem forte) deixe seu carro na marcha lenta e quando passar um pouquinho dos 100ºC, desligue o carro e ligue a chave na posição I (quando acende os indicadores no painel) para que a ventoinha continue trabalhando e observe se após um minuto o ar que sai da ventoinha está gelado e se ela continua funcionando por um longo tempo sem dar trégua. Isso significa que a água que está no radiador já está gelada mas o sensor dentro do bloco do motor (que é quem aciona a ventoinha) ainda está lendo temperatura elevada no motor. Isso se dá pq não está acontecendo o fluxo de água no sistema, então há água parada e quente dentro do bloco ocasionando o funcionamentto constante da ventoinha e há aguá geladinha (mmm) no radiador fazendo a ventoinha empurrar o gostosa brisa gelada no motor.
O CORRETO: é a ventoinha ligar e sempre jogar pra fora ar quente (afinal ela só liga quando a água do sistema tá do jeito que o diabo gosta e não quando já tá gelada, ok?).
COMO FAÇO PRA SABER QUE MINHA BOMBA D'AGUA JÁ ERA???
Tire a tampa do reservatório de água e faça o carro funcionar, o motor deve estar frio. Se não houver nenhuma movimentação de água, nenhuma bolha saindo, se o sistema parecer que tá morto. então pode ser problema na bomba. Geralmente ela mostra alguma atividade no reservatório. Feche a tampa e faça seu carro funcionar se depois que ele esquentar vc não ver nenhuma atividade, então meu amigo procure uma loja que venda peças chevrolet (EU DISSE LOJA NÃO DESMANCHE!!!!!!!)
Soluções que deram +/- certo:
troquei a bomba de água por uma bem, beeeeeeem barata e genuína R$ e só troquei o miolinho da válvula termostática R$ 34,00 original (que muita gente insiste em chamar de válvula termostática, mas é só o miolo). e coloquei água e radiex. o Carro passou a andar entres os 96ºC e 100ºC. BLZ!!!!!
blz nada não fiquei contente, pq eu conheço muito de motor e sei que a temperatura ideal para o nosso motor (ideal em todos os sentidos) é 92,5ºC. não vou explicar pq são questões técnicas, e não é esse o caso.
SOLUÇÃO QUE DEU MUITO CERTO!!!!!
Troquei a bomba por uma genuína, mas a mais carinha R$ 150,00 e troque a válvula termostática inteira por uma genuína do Corsa da Whaler, (não só o miolo!!!!) R$ 85,00.
fiz a limpeza do sistema de arrefecimento conforme a norma 3X e vi que não havia mais ácido no sistema. Coloquei água e o aditivo original da Delco e mandei brasa... porém o carro ainda tava com ar no sistema. Problema na Tampa do Reservátorio de água que tava deixando entrar ar. Troquei a tampa R$15 original da própria fábrica.
Como fiz para tirar todo o ar do sistema???? é mais simples do que vcs pensam: deixei o carro sem funcionar o dia inteiro, aí 6:00 da manhã num baita frio abri a tampa do reservatório, liguei o carro por exatos 3 minutos em marcha lenta e fechei a tampa com o carro funcionando (este procedimento já elimina o ar completamente do sistema, pois ele mesmo se ajusta).
Detalhe da experiência: a fábrica recomenda que vc deixe água no reservatório até aquela marca no meio, mas pela experiência e testes podem fazer o seguinte: deixem dois dedos de água além da marca. ATENÇÃO: não exagerem, não pode haver água até o nivel da mangueirinha que tem no topo do reservatório. Dois dedos já faz diferença, não aumenta a pressão do sistema e elimina o espaço para o ar. É muito recomendável!!!! MAS O SISTEMA TEM QUE ESTAR SEM AR DE ACORDO COM O PROCEDIMENTO ACIMA!!!!
É isso aí pessoal, se vc tiver problemas tente fazer isso que vai dar certo, fujam de oficinar fucinhos de porco, muitos dizem que para o Corsa essa temperatura de 100ºC é normal (sé é normal pq ela fica no canto direito do termômetro encostadinha no vermelho???????) Meu pai levou o Corsa dele num mecânico de confiança dele sem me perguntar antes e o cara disse que era normal e que não era pra se preocupar pq a água ao ar livre ferve a 80ºC e em lugar fechado ferve a 120ºC. AH PELO AMOR DE DEUS!!!! a água ferver a 80º é demais...
se fosse o álcool tudo bem que ferve a 78ºC....
Fujam desses caras, oficina fucinho de porco não!!!!!!.... se vcs forem de Osasco, falem comigo e eu indicarei pessoas de confiança mesmo!!!! e ponho minha mão no fogo pq são pessoas que sabem do que estão falando!....
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diacs
COMO VC SABE QUE SUA VÁLVULA TERMOSTÁTICA PODE ESTAR TRAVADA OU A BOMBA D'ÁGUA RUIM???
deixe seu carro esquentar até ligar o segundo estágio da ventoinha (quando ela roda bem forte) deixe seu carro na marcha lenta e quando passar um pouquinho dos 100ºC, desligue o carro e ligue a chave na posição I (quando acende os indicadores no painel) para que a ventoinha continue trabalhando e observe se após um minuto o ar que sai da ventoinha está gelado e se ela continua funcionando por um longo tempo sem dar trégua. Isso significa que a água que está no radiador já está gelada mas o sensor dentro do bloco do motor (que é quem aciona a ventoinha) ainda está lendo temperatura elevada no motor. Isso se dá pq não está acontecendo o fluxo de água no sistema, então há água parada e quente dentro do bloco ocasionando o funcionamentto constante da ventoinha e há aguá geladinha (mmm) no radiador fazendo a ventoinha empurrar o gostosa brisa gelada no motor.
O CORRETO: é a ventoinha ligar e sempre jogar pra fora ar quente (afinal ela só liga quando a água do sistema tá do jeito que o diabo gosta e não quando já tá gelada, ok?).
COMO FAÇO PRA SABER QUE MINHA BOMBA D'AGUA JÁ ERA???
Tire a tampa do reservatório de água e faça o carro funcionar, o motor deve estar frio. Se não houver nenhuma movimentação de água, nenhuma bolha saindo, se o sistema parecer que tá morto. então pode ser problema na bomba. Geralmente ela mostra alguma atividade no reservatório. Feche a tampa e faça seu carro funcionar se depois que ele esquentar vc não ver nenhuma atividade, então meu amigo procure uma loja que venda peças chevrolet (EU DISSE LOJA NÃO DESMANCHE!!!!!!!)
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Troquei a bomba por uma genuína, mas a mais carinha R$ 150,00 e troque a válvula termostática inteira por uma genuína do Corsa da Whaler, (não só o miolo!!!!) R$ 85,00.
fiz a limpeza do sistema de arrefecimento conforme a norma 3X e vi que não havia mais ácido no sistema. Coloquei água e o aditivo original da Delco e mandei brasa... porém o carro ainda tava com ar no sistema. Problema na Tampa do Reservátorio de água que tava deixando entrar ar. Troquei a tampa R$15 original da própria fábrica.
Como fiz para tirar todo o ar do sistema???? é mais simples do que vcs pensam: deixei o carro sem funcionar o dia inteiro, aí 6:00 da manhã num baita frio abri a tampa do reservatório, liguei o carro por exatos 3 minutos em marcha lenta e fechei a tampa com o carro funcionando (este procedimento já elimina o ar completamente do sistema, pois ele mesmo se ajusta).
Detalhe da experiência: a fábrica recomenda que vc deixe água no reservatório até aquela marca no meio, mas pela experiência e testes podem fazer o seguinte: deixem dois dedos de água além da marca. ATENÇÃO: não exagerem, não pode haver água até o nivel da mangueirinha que tem no topo do reservatório. Dois dedos já faz diferença, não aumenta a pressão do sistema e elimina o espaço para o ar. É muito recomendável!!!! MAS O SISTEMA TEM QUE ESTAR SEM AR DE ACORDO COM O PROCEDIMENTO ACIMA!!!!
É isso aí pessoal, se vc tiver problemas tente fazer isso que vai dar certo, fujam de oficinar fucinhos de porco, muitos dizem que para o Corsa essa temperatura de 100ºC é normal (sé é normal pq ela fica no canto direito do termômetro encostadinha no vermelho???????) Meu pai levou o Corsa dele num mecânico de confiança dele sem me perguntar antes e o cara disse que era normal e que não era pra se preocupar pq a água ao ar livre ferve a 80ºC e em lugar fechado ferve a 120ºC. AH PELO AMOR DE DEUS!!!! a água ferver a 80º é demais...
se fosse o álcool tudo bem que ferve a 78ºC....
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