Caros amigos. Boa tarde.
Estou com problemas no sistema de arrefecimento do meu Corsa.
O reservatório fica cheio com ele desligado e, logo após virar a chave e funcionar o motor a água desce do reservatório e simplesmente some. Alguém sabe o que pode ser?
[DÚVIDA] - Baixando água do sistema de arrefecimento.
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 4644
- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
É normal até certo ponto...
Com tudo funcionando normal, ao desligar-se o motor, o arrefecimento é interrompido, mas as paredes das camisas (que ficam muito quentes), começam a ferver o liquido, criando bolhas e alguma pressão...o "reservatório de expansão" serve exatamente para permitir isso e subir 1 ou 2cm acima do nível, é até normal.
Quando se religa o motor, as bolhas criadas são expulsas do bloco e o líquido retorna ao seu nível normal.
Veja que, se o nível baixa além do normal, seu sistema de arrefecimento, ou motor, tem algum problema de vazamento ou de sobreaquecimento.
Com tudo funcionando normal, ao desligar-se o motor, o arrefecimento é interrompido, mas as paredes das camisas (que ficam muito quentes), começam a ferver o liquido, criando bolhas e alguma pressão...o "reservatório de expansão" serve exatamente para permitir isso e subir 1 ou 2cm acima do nível, é até normal.
Quando se religa o motor, as bolhas criadas são expulsas do bloco e o líquido retorna ao seu nível normal.
Veja que, se o nível baixa além do normal, seu sistema de arrefecimento, ou motor, tem algum problema de vazamento ou de sobreaquecimento.
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 2
- Registrado em: Sábado 11 2018f Agosto 2018 04:37:22 PM
- Localização: Itapevi - SP
- Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 2P
- Ano de fabricação: 1996
Bange escreveu:É normal até certo ponto...
Com tudo funcionando normal, ao desligar-se o motor, o arrefecimento é interrompido, mas as paredes das camisas (que ficam muito quentes), começam a ferver o liquido, criando bolhas e alguma pressão...o "reservatório de expansão" serve exatamente para permitir isso e subir 1 ou 2cm acima do nível, é até normal.
Quando se religa o motor, as bolhas criadas são expulsas do bloco e o líquido retorna ao seu nível normal.
Veja que, se o nível baixa além do normal, seu sistema de arrefecimento, ou motor, tem algum problema de vazamento ou de sobreaquecimento.
É além do normal, com toda a água sendo "sugada" do reservatório... No domingo verifique e percebi que o óleo está com a tal coloração de "café com leite"...
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 4644
- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
...babou...
No mínimo uma junta queimada...mas pode ser corrosão excessiva no cabeçote ou até uma rachadura...
Se concluir que foi "apenas" a junta, não deixe de dar um confere numa retífica, pois pode ter ocorrido um empeno, ficando claro a necessidade de um aplainamento.
Também, se a conclusão for apenas da junta, comece uma pesquisa da razão dela ter queimado...normalmente é devido a superaquecimento, que tem como causas...bomba d`água, VT travada fechada, obstrução no radiador, vazamentos, tampa do reservatório deixando passar pressão inferior a 1,4Bar, ventoinhas que não ligam nas temperaturas certas, sensor de temperatura do motor fora de características...
Boa sorte!...
No mínimo uma junta queimada...mas pode ser corrosão excessiva no cabeçote ou até uma rachadura...
Se concluir que foi "apenas" a junta, não deixe de dar um confere numa retífica, pois pode ter ocorrido um empeno, ficando claro a necessidade de um aplainamento.
Também, se a conclusão for apenas da junta, comece uma pesquisa da razão dela ter queimado...normalmente é devido a superaquecimento, que tem como causas...bomba d`água, VT travada fechada, obstrução no radiador, vazamentos, tampa do reservatório deixando passar pressão inferior a 1,4Bar, ventoinhas que não ligam nas temperaturas certas, sensor de temperatura do motor fora de características...
Boa sorte!...
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 2 Respostas
- 1153 Exibições
-
Última mensagem por Lukastrin
-
- 2 Respostas
- 435 Exibições
-
Última mensagem por joao henriquellll
-
- 1 Respostas
- 16348 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 4 Respostas
- 1797 Exibições
-
Última mensagem por Frederico Santos
-
- 35 Respostas
- 5178 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 1 Respostas
- 894 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 2 Respostas
- 6459 Exibições
-
Última mensagem por Flávia Roberta
-
- 4 Respostas
- 2403 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 1 Respostas
- 1666 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 1 Respostas
- 3043 Exibições
-
Última mensagem por Bange