[DÚVIDA] - Baixando água do sistema de arrefecimento.

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xSCOMPAx
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Re: [DÚVIDA] - Baixando água do sistema de arrefecimento.

Mensagem por xSCOMPAx »

Caros amigos. Boa tarde.

Estou com problemas no sistema de arrefecimento do meu Corsa.

O reservatório fica cheio com ele desligado e, logo após virar a chave e funcionar o motor a água desce do reservatório e simplesmente some. Alguém sabe o que pode ser?


Bange
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Mensagem por Bange »

É normal até certo ponto...
Com tudo funcionando normal, ao desligar-se o motor, o arrefecimento é interrompido, mas as paredes das camisas (que ficam muito quentes), começam a ferver o liquido, criando bolhas e alguma pressão...o "reservatório de expansão" serve exatamente para permitir isso e subir 1 ou 2cm acima do nível, é até normal.
Quando se religa o motor, as bolhas criadas são expulsas do bloco e o líquido retorna ao seu nível normal.

Veja que, se o nível baixa além do normal, seu sistema de arrefecimento, ou motor, tem algum problema de vazamento ou de sobreaquecimento.


xSCOMPAx
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Mensagem por xSCOMPAx »

Bange escreveu:É normal até certo ponto...
Com tudo funcionando normal, ao desligar-se o motor, o arrefecimento é interrompido, mas as paredes das camisas (que ficam muito quentes), começam a ferver o liquido, criando bolhas e alguma pressão...o "reservatório de expansão" serve exatamente para permitir isso e subir 1 ou 2cm acima do nível, é até normal.
Quando se religa o motor, as bolhas criadas são expulsas do bloco e o líquido retorna ao seu nível normal.

Veja que, se o nível baixa além do normal, seu sistema de arrefecimento, ou motor, tem algum problema de vazamento ou de sobreaquecimento.

É além do normal, com toda a água sendo "sugada" do reservatório... No domingo verifique e percebi que o óleo está com a tal coloração de "café com leite"...


Bange
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Mensagem por Bange »

...babou...
No mínimo uma junta queimada...mas pode ser corrosão excessiva no cabeçote ou até uma rachadura...
Se concluir que foi "apenas" a junta, não deixe de dar um confere numa retífica, pois pode ter ocorrido um empeno, ficando claro a necessidade de um aplainamento.

Também, se a conclusão for apenas da junta, comece uma pesquisa da razão dela ter queimado...normalmente é devido a superaquecimento, que tem como causas...bomba d`água, VT travada fechada, obstrução no radiador, vazamentos, tampa do reservatório deixando passar pressão inferior a 1,4Bar, ventoinhas que não ligam nas temperaturas certas, sensor de temperatura do motor fora de características...

Boa sorte!...


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