Módulo de Injeção não aciona as ventoinhas

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
FabianoSR
:: Wind ::
Mensagens: 46
Registrado em: Sexta-feira 12 2007f Janeiro 2007 10:46:18 PM
Localização: Várzea Paulista - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Módulo de Injeção não aciona as ventoinhas

Mensagem por FabianoSR »

Tive problema de têmperatura excessiva no meu corsa, um sedan GLS 1.6 16V. O motor estava esquentando a ponto de ferver a água do reservatório.
As ventoinhas (a do radiador e a do ar condicionado) não estvam ligando nem em baixa rotação e muito menos na alta.
Levei o corsa em um mecânico e o mesmo desligou o cabo do sensor de têmperatura que fica ao lado da válvula termostática e me disse que quando isso é feito as ventoinhas teriam que ligar imediatamente o que não aconteceu.
Deixei o carro no mecânico para ele averiguar o problema e depois que fazer uma varredura no carro ele me informou que o problema era no módulo de injeção, pois a saída do módulo que envia o sinal para o relê que ligas as ventoinhas havia queimada segundo informação de um técnico eletrônico no qual o mecânico levou o módulo para checagem.
Para contornar o problema uma vez que o mecânico não encontrou um módulo usado para trocar pelo meu, foi instalado um sensor de têmperatura na mangueira que saí da válvula termostática e vai para o radiador e este sensor passou a comandar o acionamento da ventoinha (ele está acionando somente a ventoinha do radiador). A mesma é acionada quando a têmperatura da água atinge 97ºC e é desligaa quanto volta a 92ºC.
Mas com essa "ganbiarra", além do carro perder a originalidade, somente uma das ventoinhas é acionada, sendo assim o motor leva mais tempo para esfriar. Perdeu-se a baixa rotação de ambas as ventoinhas e quando eu ligo o ar condicionado, liga-se as duas ventoinhas somente em baixa rotação (antes era em alta) mas quando o sensor de têmperatura dá o comando para ligar a ventoinha, a ventoinha do radiador entra em alta rotação e a ventoinha do ar é desligada o que faz o funcionamento do ar condicionada ficar ruim (não esfria tanto quanto antes).
Alguém já teve problema semelhante? Poderiam me indicar alguma oficina na região de Campinas que faça reparo em módulos de injeção?
Do jeito que está funciona mas vai ser muito complicado (ou impossível) de eu conseguir vender o carro estando ele assim.
:\


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”