[SOLUÇÃO] - Marcador de temperatura com defeito

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Mauroj
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Sexta-feira 08 2008f Fevereiro 2008 01:32:57 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[SOLUÇÃO] - Marcador de temperatura com defeito

Mensagem por Mauroj »

Gostaria de relatar minha experiência com o marcador de temperatura, pode ser que ajude a muitos.

Meu corsa tem ar condicionado adaptado, já peguei assim. Descobri que ele não tinha válvula termostática, coloquei (nova). Aí a temperatura no painel subia direto, ficava, às vezes, depois dos 100º.Troquei também o sensor de temperatura, sensor do painel e troquei a bomba d'água porque deu problema. Mas verifiquei com um amigo mecânico que a temperatura no motor com o scaner não era a que estava marcando no painel, estava com temperatura normal no motor. E quando eu ligava o ar condicionado, a temperatura (no painel) aumentava ao invés de diminuir e no scaner a temperatura oscilava muito.

Abri o painel e verifiquei se tinha alguma coisa errada, mas não achei nada e ainda desregulei o marcador de temperatura, mexi muito nele.

Solução

Levei em outro amigo eletricista, porque devia ter algum problema elétrico. Ele me disse que o problema estava no aterramento. Ele reforçou o aterramento, trocando aquele cabinho que sai do negativo da bateria e vai para lataria do motor (colocou um cabo com espessura maior), trocou o terminal que pega no borne negativo da bateria (porque estava soltando), e colocou um cabo a mais ( o mesmo cabo que já falei) do aterramento do motor (parafuso perto da polia do comando de válvula) para um dos parafusos do amortecedor (não o central).

Melhorou bastante, a temperatura já não subia mais quando ligava o ar condicionado e não passava 100º com o ar condicionado desligado. (consegui verificar isso no painel porque arrumei um marcador de temperatura emprestado).

Comprei um marcador novo (não consegui um com a mesma frente, pois o carro já tem mais de dez anos) aí resolvido o problema. A temperatura não sobe mais quando liga o ar condicionado, até baixa, e o ponteiro não chega a 100º, fica em torno dos 97,5º com o carro parado e ar condicionado desligado. Com o ar condionado ligado fica abaixo de 95º.

Obs.: Nem sempre que a temperatura no painel está alta significa que o motor está naquela temperatura. Pode ser erro do painel.

Verifiquei que dentro do marcador tinha uma espécie de bobina, no qual no antigo o aramezinho que enrolava essa bobina parecia estar enferrujado, mas na nova está dourado.
Gastei R$ 37,00 no eletricista e R$ 86,52 no marcador.

Espero ter ajudado.


DougFanis
:: Sport ::
Mensagens: 1233
Registrado em: Terça-feira 11 2008f Março 2008 05:04:59 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DougFanis »

se tiro meus adivinho eu tava tentando resolve este problema mas estava em outro topico
cara olha o meu com o carro desligado ta assim:
sera que é o mesmo problema?

http://img388.imageshack.us/my.php?imag ... 237gy4.jpg

mesmo com o carro desligado...ele fica assim ja desmontei tbm tudinho e num vi nada
eu coloco o ponteiro no lugar, monto todo o painel e ligo o fdp volta pro mesmo lugar....entra no link e olha a foto se que ja esquentou a cabeça deve ter muito mas noção do que eu....


DougFanis
:: Sport ::
Mensagens: 1233
Registrado em: Terça-feira 11 2008f Março 2008 05:04:59 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DougFanis »

ahh
o meu não tem ar condicionado é 1.6 gls 96,


Pelet
:: Super ::
Mensagens: 72
Registrado em: Quarta-feira 23 2006f Agosto 2006 09:22:24 PM
Localização: Resende - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Pelet »

ola, ai meu painel ta assim meu marcador marca pra cima do 100 ai arma a ventuinha e desse para os 95 no marcador no scaner ele arma a ventuinha com 98 e desse pra 91 sera que pode ser aterramento?

vou verificar e depois posto ai...
valeu
Leandro


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”