Como desmontar o ventilador do ar condicionado?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
lordsansui
:: Wind ::
Mensagens: 38
Registrado em: Domingo 29 2007f Julho 2007 03:22:01 PM
Localização: Contagem - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Como desmontar o ventilador do ar condicionado?

Mensagem por lordsansui »

Olá pessoal,

Alguém possui algum tutorial com fotos de como desmontar o ventilador do ar condicionado?

O motivo da minha pergunta é simples, comprei um sedan classic 2003 usado e o ar tinha um cheio estranho, troquei o filtro e não resolveu, então desmontei o painel central para limpeza e verificação, então encontrei um incenso dentro do duto o que provocava o cheiro, mais na frente o carro começou a dar cheiro de mofado, foi então que descobri o motivo d o antigo dono ter colocado incenso, fiz limpeza com desinfetante e o cheio de mofo só diminuiu, então depois fiz limpeza com lysform spray e o cheiro de mofo praticamente acabou mas toda vez que liga o ar vem aquela baforada com cheiro de coisa úmida então decidi fazer outra limpeza agora na regiã odo ventilador:

Na região do ventilador tem muita poeira e tipo uma penugem o que pode ter estar contribuindo com o cheiro, além de algum ponto perto da serpentina que o spray apenas não deve limpar necessitando de alguma esfregada de pano, assim penso que removendo o ventilador eu posso limpa-lo além de liberar o acesso a serpentina.

Obs.: Toda vez ter que ficar desligando o ar e deixar o ar circular para secar o sistema é chato D+, não vejo niguém fazendo isso em outros carro e esses carros não tem problema de cheiro.

Abraço e já agradeço quem puder ajudar.


leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

lordsansui escreveu:Olá pessoal,

Alguém possui algum tutorial com fotos de como desmontar o ventilador do ar condicionado?

O motivo da minha pergunta é simples, comprei um sedan classic 2003 usado e o ar tinha um cheio estranho, troquei o filtro e não resolveu, então desmontei o painel central para limpeza e verificação, então encontrei um incenso dentro do duto o que provocava o cheiro, mais na frente o carro começou a dar cheiro de mofado, foi então que descobri o motivo d o antigo dono ter colocado incenso, fiz limpeza com desinfetante e o cheio de mofo só diminuiu, então depois fiz limpeza com lysform spray e o cheiro de mofo praticamente acabou mas toda vez que liga o ar vem aquela baforada com cheiro de coisa úmida então decidi fazer outra limpeza agora na regiã odo ventilador:

Na região do ventilador tem muita poeira e tipo uma penugem o que pode ter estar contribuindo com o cheiro, além de algum ponto perto da serpentina que o spray apenas não deve limpar necessitando de alguma esfregada de pano, assim penso que removendo o ventilador eu posso limpa-lo além de liberar o acesso a serpentina.

Obs.: Toda vez ter que ficar desligando o ar e deixar o ar circular para secar o sistema é chato D+, não vejo niguém fazendo isso em outros carro e esses carros não tem problema de cheiro.

Abraço e já agradeço quem puder ajudar.
Vele apena ver se o dreno não está torcido ou dobrado, pois se isso acontecer ele acumula agua de condensado sempre...
tire o tapete (não é carpete, é tapete mesmo) do passageiro e verifique se não está torcido... :wink:


lordsansui
:: Wind ::
Mensagens: 38
Registrado em: Domingo 29 2007f Julho 2007 03:22:01 PM
Localização: Contagem - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lordsansui »

Já consegui desmonta-lo, é até bem simples, basta tirar a capa plastica e depois remover 4 parafusos e pronto ele sai por baixo e fica fácil pra limpar aquela região e inclusive ter um pequeno acesso ao evaporador.

abraços.


mos.2000
:: Piquet ::
Mensagens: 204
Registrado em: Segunda-feira 11 2006f Dezembro 2006 02:17:46 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mos.2000 »

Obs.: Toda vez ter que ficar desligando o ar e deixar o ar circular para secar o sistema é chato
D+, não vejo niguém fazendo isso em outros carro e esses carros não tem problema de cheiro.

Cara, eu sempre digo que é bom fazer isso... o que eu faço é o seguinte:
Qdo estou chegando no destino (em casa ou qq outro local) já desligo o ar e coloco a ventilação no máx., aí qdo parar o carro é só deligar tudo... não precisa ficar esperando...
Marcelo Silva
Corsa Sedan Classic 03
Air Bag Duplo
Vidro elétrico nas 4 portas
Trava elétrica
Farol de milha
Ar
Direção progressiva
Insulfim G5
Som:Bomber Dub, Sony, Selenium, Stetson etc.
Faltando somente as rodas TSW... hehe

Rio de Janeiro


lordsansui
:: Wind ::
Mensagens: 38
Registrado em: Domingo 29 2007f Julho 2007 03:22:01 PM
Localização: Contagem - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lordsansui »

Pessoal eu consegui desmontar o ventilador, é muito simples, após remover dois parafusos por baixo do console você remove uma capa plastica que é utilizada com estética e como fixação de uma espuma ante-ruído, depois você tem acesso a mais dois parafusos que removidos o ventilador/mator saem por baixo, assim com a mão eu limpei toda aquela parte inclusivo tento um pouco de acesso a serpentina, é muito fácil e vale a pena pra quem quer dar uma geral no sistema do ar condicionado.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”