[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

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Leonardosm1
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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por Leonardosm1 »

Acho que ele quis dizer que mesmo quando ela funciona a temperatura não abaixa, mas se for isso, ainda assim verifica a ventoinha, ela pode não está girando na rotação necessária para arrefecer o sistema.




Bange
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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por Bange »

É vero...pode ser tbm que tenha 2 velocidades e a que ele vê seja a primeira...quando pela temperatura já deveria ser a segunda...aí não abaixa mesmo...




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lioncblu
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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por lioncblu »

Pessoal, ainda tenho o mesmo corsa Wagon (11 anos :shock: ) mas agora junto com um Astra, a anos atraz vim aqui buscar uma solução que nunca consegui, ai me acostumei e deixei assim, mas agora no verão a coisa apertou e a temperatura chega fácil a 100° e liga só o 1° estagio, velocidade baixa, da ventoinha, isso com o carro em transito, ja com ele parado partindo de motor frio a ventoinha funciona conforme deveria vel. baixa a 95° e alta a 98° (para forçar a vel. alta, desconecto a ventoinha grande, de dentro, ai a pequena não liga na vel. baixa, só a vel. alta). recentemente fiz retifica do motor, o que descarta ser algum problema mecânico, confirmando que no meu caso é algum problema elétrico/eletrônico.

Montei com um interruptor térmico 92/87 (cebolão) da MTE diretamente no radiador, ja que ele possui dois espaços para fixar, assim não precisei cortar a mangueira) na forma descrita na ultima correção do esquema, liguei a sida do relé de 30A no fio + que liga a ventoinha grande e somente ela liga e na velocidade alta,

Dito isso, preciso de uma informação com relação ao kit verão, postado a alguns anos, desta forma, não poderá dar nenhum curto na central ou algum cabo quando, caso o sistema original entra e querer ligar as duas ventoinha na velocidade baixa?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


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lioncblu
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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por lioncblu »

Esqueci de falar, acompanhando com o raster, a temperatura que indoca no painel é a mesma que o raster informa, ou seja, o sistema liga as ventoinhas no momento certo quando o motor parte de frio, mas não liga corretamente quando em transito, mas com a montagem do kit verão e funcionando não me preocuparei mais nisso


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Bange
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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por Bange »

Amigo, está me parecendo que este projeto é o meu...não sei se vc reparou mas a coisa progrediu de um kit verão mal instalado por um eletricista para um sistema que só atua no caso de falha do original do carro (liga acima de 99°C), inclusive gerando um alarme visual, mostrando que a situação está acima do normal.
Não creio que seja conveniente colocar um kit que atue dentro do que o projeto da GM foi feito, pois um dia dará defeito e vc não saberá se foi o original ou o seu.
Vc viu esse vídeo?
https://youtu.be/YoiLWI6SBfY




Bange
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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por Bange »

Outra coisa...o Raster (que é um dos diversos tipos de scaner), lê a temperatura que a ECU está recebendo do sensor do motor...portanto ele não pode ser utilizado como aferidor do sistema...vc tem que utilizar um termômetro independente (tipo laser ou outro).




Bange
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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por Bange »

Não é porque o problema não foi encontrado que justifica a colocação de um sistema substituto...faça como eu fiz...um sistema que trabalhe acima da faixa normal do carro, ligando a ventoinha para proteger o motor e ao mesmo tempo que dá um alarme visual, lhe informando que o original falhou e deve ser reparado.




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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por lioncblu »

Obrigado pela resposta, nao sabia das modificações, como disse tinha largado de mão,com calma irei tentar ler todo o forum, mas vc poderia me indicar o post onde estaria esta modificação?

Obrigado

Marcelo


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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por Bange »

Repare que no seu próprio anexo existem 3 versões...a última (V 1.2), é a definitiva, sendo que o cebolão é de 99°C (atua acima da faixa da própria GM (+-94 a +-98°C) e o LED foi trocado por um micro relé com dois LED's (verde e vermelho) e ambos colocados no painel.
Só ficou faltando colocar um micro buzzer, para alarme sonoro, que ainda mão coloquei.




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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por lioncblu »

Obrigado Bange pela resposta, demoro a responder pq é corrido durante a semana, pois bem,

sim, montei a ultima versão do anexo que postei, então pela sua resposta entendo que devo trocar o cebolão que coloquei pelo de 99º e ele além de ativar a ventoinha tb vai ativar os leds no painel

Mais uma vez obrigado

Marcelo


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Bange
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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por Bange »

Insisto para que vc recupere o sistema original...
Não é porque o problema não foi encontrado que justifica a colocação de um sistema substituto...faça como eu fiz...um sistema que trabalhe acima da faixa normal do carro, ligando a ventoinha para proteger o motor e ao mesmo tempo que dá um alarme visual, lhe informando que o original falhou e deve ser reparado.




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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por lioncblu »

sim, entendo, vou levar para analise em uma elétrica, mas no momento sem condições financeira para isso, sei que o prejuiso pode ser muito maior

mais uma dúvida, este carro possui algum tipo de resistor para comutação do acionamento da ventoinha em velocidade alta e baixa como existia nos voyage antigos, carburados? sabe informar?

Obrigado pela resposta

Marcelo


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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por Bange »

Não tem resistor nenhum... o truque é feito por relés, que na velocidade baixa põe as ventoinhas em série e na alta elas são ligadas normalmente, em paralelo.




yurimaciel17
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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por yurimaciel17 »

Então galera, recentemente adquiri um Corsa Hatch 1.6 ano 96, dei uma geral nele troquei válvula termostática, radiador novo, cabo de velocímetro, foi feito duas vezes a limpeza do sistema de arrefecimento e outras coisas (porque sou meio chato com manutenção hehehe 🤭) e mesmo assim em trânsito o carro trabalha por volta dos 100°C, bom a ventoinha arma normal e o ponteiro cai um pouco. O que me assusta é ver essa temperatura subir assim e trabalhar numa taxa tão alta. Bom, sou novo aqui no grupo e estou gostando de participar, pois aprendi muitas dicas e macetes, Enfim É NORMAL O CORSA TRABALHAR NA CASA DOS 100°C?? devo me atentar com alguma peça? abraços aos membros do Fórum!




Bange
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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por Bange »

Dá uma lida nesse tópico...
viewtopic.php?f=92&t=111714
Se ainda tiver dúvidas, retorne e nos fale mais sobre seu sistema... tem cebolão? Tem AC de fábrica?




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