[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por andrepacheco » Quarta-feira 06 2017f Setembro 2017 09:35:34 AM

SE CHEGAR ATÉ 105 E A VENTOINHA LIGAR AINDA ESTÁ NORMAL BAIXANDO A TEMPERATURA EM TORNO DOS 95 GRAUS.



Bange
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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por Bange » Quarta-feira 06 2017f Setembro 2017 02:19:47 PM

andrepacheco, passar dos 100°C não pode ser considerado normal...uma eventualidade talvez, mas de forma sistemática não.

Um trabalho da UFRGS, mostra as temperaturas da mistura...
1° tempo: admissão de 340 e 400K = 66 a 126°C, média 96°C
2° tempo: compressão de 600 e 750K = 326 a 476°C, média 401°C
3° tempo: explosão e expansão de 2300 a 2700K = 2.026 a 2.426°C, média 2.226°C
4° tempo: exaustão de 900 a 1100 K= 626 a 826°C, média de 726°C

Nem todas estas temperaturas são transferidas para as paredes dos cilindros, cilindros, cabeçote, válvulas, velas, etc... a que mais importa é a da exaustão, onde os gases já aquecidos são expelidos.

http://www.carrosinfoco.com.br/carros/2 ... o-interna/

Eu coloquei tudo isto para mostrar que a temperatura coletada de um motor não é nos materiais envolvidos e sim no líquido refrigerante, sendo portanto uma medida por tabela ou indireta, ficando óbvio que lá dentro ela é bem maior.

Considerando que no meu motor a ventoinha liga a velocidade alta com 1,45V medidos no sensor da ECU e que tal valor corresponde a +- 98°C tanto pelo mostrador do painel como por termômetro infravermelho, posso afirmar que passar dos 100°C, não é normal...ou há erro no valor mostrado ou há ineficiência no sistema do arrefecimento...seja um ou outro, deve ser corrigido antes de causar maiores danos e custos.



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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por andrepacheco » Sexta-feira 08 2017f Setembro 2017 01:40:42 PM

Buenas
Bange bem interessante isso,só achei estranho por que isso acontece no meu corsa e uso fluido de arrefecimento ,e já vi em outros também essa temperatura ,mas vou ter que dar uma olhada no mostrador do painel pode ser que não esteja marcando certo,se souber como testar o mostrador do painel mande a dica pra nós.
abraço



Bange
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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por Bange » Sexta-feira 08 2017f Setembro 2017 08:26:32 PM

No medidor do painel tem as informações inscritas (caso não tenha, pegue o cód do fabricante e veja com ele tais informações), na parte traseira.

Exemplo do meu (VDO):
90°C = 93,5Ω
120°C= 40Ω

Isto significa que se for colocada uma resistência de 93,5Ω, o instrumento deverá marcar 90°C....o mesmo ocorrendo com 40Ω para 120°C...só que este valor não aparece no medidor, mas dá pra perceber que fica na região do vermelho (perigo).
Para os 100°C, não há indicação, porém eu já testei no meu e o valor da resistência ficou em 52Ω +-1Ω.

Isto ocorrendo, o medidor está preciso (calibrado)...não tente nenhum ajuste no medidor, pois sem instrumental próprio o erro será grande e é melhor recalibrar num especialista ou comprar outro.

Pelo lado do sensor, nem sempre quando a resistência estiver com os valores acima, ele estará preciso (sim, com o tempo ele vai perdendo a precisão), e só se consegue saber se o mesmo está ainda eficiente, com o procedimento da fervura e instrumentos como multiteste (parte ohmímetro ou resistência), termômetro de imersão (de qualquer tipo...)

Põe-se uma panela de água para ferver...mergulha-se o sensor (sem que encoste no fundo...fique +- no meio), já com os terminais do ohmímetro ligados ao mesmo, mergulha-se também o termômetro de forma que fique junto ao sensor...

O fogo deve ser brando para que a temperatura suba bem vagarosamente, dando tempo para se fazer a leitura tanto no ohmímetro quanto no termômetro...

Quando a temperatura do termômetro for de 90°C, a do ohmímetro deverá marcar 93,5Ω (ou muito próximo disto), e quando a água estiver fervendo, caso vc esteja ao nível do mar, o termômetro registrará 100°C e o ohmímetro será de 52 +-1Ω.

Mas atenção! a Temperatura de ebulição depende da altitude em que vc se encontra...
altitude x ebulição.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.



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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por gleisin » Quinta-feira 21 2017f Setembro 2017 02:41:19 PM

olá galera, o meu tb ta assim e eu levei no mecanico e ele disse que ta normal, o cebolao do carro é 100-95 graus, o original do carro é esse mesmo, ai no caso o segundo estagio dele aciona nos 100 graus, ele disse que agente pode trocar o cebolao e colocar um que ative o segundo estagio tipo com 95 graus ou menos, so que é perigoso o cebolao dar problema, o normal do carro e esse msm mais quem quiser trocar pode trocar mais corre o risco do outro cebolao nao aguentar e queimar. ai acabei deixando pra la e continuar assim msm



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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por luiz-carlos.pinto-soares » Sexta-feira 06 2017f Outubro 2017 10:58:09 PM

Boa noite sr! tenho essa duvida tambem... tenho um corsa 99 porem notei que a ventoinha só aciona quando desligo o motor e o carro ligado na chave sem bater no motor fora isso ele ano aciona de forma alguma e so esquenta no transito ou parado!?



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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por Bange » Sábado 07 2017f Outubro 2017 11:33:43 AM

Luiz, isso está completamente errado...a linha Corsa só aciona as ventoinhas com o pós chave, ou seja, desligando-se o motor a ventoinha nunca liga e se estivesse ligada, desliga

Seu carro deve ter sofrido alguma manutenção equivocada....



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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por Demarchi38 » Sábado 16 2017f Dezembro 2017 06:35:21 AM

Tenho um Corsa 1995 comprei ele recentemente.
1.0
O ex dono disse que trocou o termostato, e o fluido de arrefecimento.
Qdo estava dirigindo na marginal Tietê. Estava muito sol e trânsito.
Chegou a 100 graus.
Depois qdo foi fluindo trânsito foi abaixando.
E normal essa temperatura?
Se não for, como devo proceder.



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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por Bange » Sábado 16 2017f Dezembro 2017 12:52:27 PM

Motores sem AC > velocidade única da ventoinha, liga com +- 98°C
Motores com AC > velocidade baixa das ventoinhas, liga com +- 95°C e a velocidade alta com +- 98°C

De 98 para 100, são 2° de diferença, as tolerâncias e o mostrador não são lá muito precisos, então se chegar aos 100°C a(s) ventoinha(s) liga na velocidade alta e o mais importante é a temperatura baixar relativamente rápido...ficar lá nos 100° por muito tempo, já sinaliza um problema que deve ser verificado, pois ou há problema na junta do cabeçote ou o sistema do arrefecimento está com alguma ineficiência.

Dentro da ineficiência do arrefecimento, podemos ter:
Perda de pressão (abaixo de 1,4Bar) da válvula da tampa do expansor
Bomba d'água ineficiente (carcomida, eixo solto, etc)
Proporção do fluido errada ou fluido sem qualidade
Obstrução por detritos no interior do radiador ou nas aletas (exterior) que impedem a passagem normal do ar (ou amassadas)
VT não abre completamente (travada)
Perda do fluido por vazamento
Perda das características do cebolão ou do sensor de temperatura (depende do ano/modelo do motor)
Sujeira nos contatos do(s) relé(s) que comanda a(s) ventoinha(s)
Oxidação ou mau contato em conectores
Falha da ECU
...tem que pesquisar...



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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por Manasses Silva » Quarta-feira 14 2018f Março 2018 01:58:53 PM

Boa tarde a todos.
É uma alegria fazer parte desse clube .
Bem , voltando ao assunto do superaquecimento , meu Corsa é um classic GLS 1.6 8V, É a mesma situação, a ventoinha só dispara passando dos 95 ° c e quando estou em um congestionamento vai lá para 100° C.
Eu gastei $ 6.400,00 no meu carro é isso foi a única situação que não mudou. Inclusive está sem a válvula termostática no momento é mesmo assim continua.
A pergunta que não quer calar :
Isso é normal ?
Alguém do fórum passou por isso é resolveu ?
Obrigado.



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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por Bange » Quarta-feira 14 2018f Março 2018 03:02:26 PM

Boa tarde Manasses...quase todo mundo, e não é só os Corseiros, já passou ou passará por um aquecimento ou até superaquecimento do motor de seu carro, pois o sistema envolve muitas variáveis e componentes (como descrevi acima), e isto torna o problema complexo e muitas vezes quase insolúvel...não que não se tenha solução, mas sim devido a não se localizar a causa raiz.

Em um problema (aquecimento), tendo potencialmente várias causas, a primeira coisa a fazer é se certificar de que o que está sendo visto no painel, espelha a realidade...ou seja, a temperatura está correta (mesmo errada para o funcionamento do motor)? E a dúvida não é tirada com scaner...tem que ser um medidor a parte, tipo laser por exemplo...

Recentemente tive problema com o meu...foi a ventoinha arrastando...viewtopic.php?f=40&t=109495

Mais recente ainda, foi um amigo descobrir um erro de leitura devido a um componente eletrônico no painel...o problema não era de aquecimento e sim erro ao mostrar a temperatura...( viewtopic.php?f=40&t=20221 )...então eu repito a lista das possibilidades, acrescentando mais esses dois itens...

Dentro da ineficiência do arrefecimento, podemos ter:
Perda de pressão (abaixo de 1,4Bar) da válvula da tampa do expansor
Bomba d'água ineficiente (carcomida, eixo solto, etc)
Proporção do fluido errada ou fluido sem qualidade
Obstrução por detritos no interior do radiador ou nas aletas (exterior) que impedem a passagem normal do ar (ou amassadas)
VT não abre completamente (travada)
Perda do fluido por vazamento
Perda das características do cebolão ou do sensor de temperatura (depende do ano/modelo do motor)
Sujeira nos contatos do(s) relé(s) que comanda a(s) ventoinha(s)
Oxidação ou mau contato em conectores
Falha da ECU
Ventoinha(s) arrastando
Erro de leitura do painel (nem sempre é culpa do painel)

Infelizmente não há uma resposta direta...tem que pesquisar...

Leia os tutoriais e também informe-se nas demais postagens e, se vc mesmo não mexe, leve a um bom especialista.



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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por manasses745 » Quarta-feira 08 2018f Agosto 2018 08:47:10 PM

Boa noite !
Gente após várias pesquisas sobre o assunto, eu não, me conformei sobre a questão da temperatura chegar tão alto.
Semana passada eu peguei um engarrafamento pesado e a temperatura passou de 105°, eu liguei o ar e ficou estável em 95°, quando eu parei em casa e levantei o capô, para a minha surpresa havia um pouco de fluído derramado sobre o reservatório de água foi aí que eu saquei que havia algo errado; Pois bem, logo vi que não pode ser assim, sai a procura de soluções e encontrei.
O regulador de tensão de 10v que fica no painel é que não estava funcionando corretamente, assistam o vídeo e resolvam o mais rápido possível isso !
https://www.youtube.com/watch?v=hBdJ5fwOmAA.
Obrigado !!!



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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por Bange » Quinta-feira 09 2018f Agosto 2018 10:09:19 AM

Muito bem explicado o que descrevi anteriormente...
Bange escreveu:Boa tarde Manasses...quase todo mundo, e não é só os Corseiros, já passou ou passará por um aquecimento ou até superaquecimento do motor de seu carro, pois o sistema envolve muitas variáveis e componentes (como descrevi acima), e isto torna o problema complexo e muitas vezes quase insolúvel...não que não se tenha solução, mas sim devido a não se localizar a causa raiz.

Em um problema (aquecimento), tendo potencialmente várias causas, a primeira coisa a fazer é se certificar de que o que está sendo visto no painel, espelha a realidade...ou seja, a temperatura está correta (mesmo errada para o funcionamento do motor)? E a dúvida não é tirada com scaner...tem que ser um medidor a parte, tipo laser por exemplo....
Parabéns pela descoberta, explicação do problema e mostra da solução original e adaptada...

Só acrescento que em modelos, creio que a partir de 2006, não existe mais o sensor exclusivo para o painel e nem o tal regulador...quem comanda a leitura da temperatura é a ECU (o de combustível idem...), mas o erro pode também ocorrer e neste caso torna-se necessário uma medição independente (tipo laser) e havendo diferença, o culpado será o sensor da temperatura do motor, que com o tempo vai perdendo a precisão.



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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por carlosaugusto » Domingo 19 2018f Agosto 2018 09:01:04 PM

Olá pessoal, meu problema também é na ventoinha, vou explicar brevemente, às vezes o carro atinge temperatura de 100ºC e não baixa, parei o carro e fui ver se a ventoinha estava acionada, e percebi que ela estava parada, levemente dei um giro com o dedo e ela começou a girar e não parou mais, percebi que em alguns dias ela não apresenta problema, mas em outros dias ela fica desse jeito, preciso parar o carro e ver se ela acionou. Pelo fato dela funcionar normlmente em alguns dias, descartei problemas na ventoinha, motor e relê, alguém sabe me apontar uma direção pra que eu possa resolver isso?



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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por Bange » Segunda-feira 20 2018f Agosto 2018 02:14:51 AM

Ué...sua ventoinha está arrastando e vc descarta ela de estar com defeito?



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