[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.

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Bange
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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagempor Bange » Sábado 12th 2016f Novembro 2016 12:48:50 AM

OK, então deve ser mesmo fiação...este sensor fica por trás do 1° bico injetor...é pequeno e tem apenas 1 fio que deve estar bem conectado e não encostar em mais nada.

Quanto ao alarme, ele pode representar uma centena de coisas...tem que ver qual é o código... viewtopic.php?f=87&t=16043&hilit=lampejante


Ferdiasfc
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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagempor Ferdiasfc » Sábado 12th 2016f Novembro 2016 07:43:49 AM

Agora cedo fui mecher e encontrei um fio solto embaixo do primeiro bico, deu o q fazer mas achei onde era encaixado aí resolveo o problema, tá funcionando certinho agora, valew pela ajuda


roberto.ps
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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagempor roberto.ps » Segunda-feira 12th 2016f Dezembro 2016 10:27:53 AM

Tenho um Classic 1.0 2006 Sem A/C
Estes dias fiquei preso num transito pesado por 40 minutos num calor de 32 graus,
a ventoinha ficou ligando de dois em dois minutos para que a temperatura da água ficasse dentro do limite, fiquei preocupado pois se desse problema com a ventoinha era certeza que ficaria na rua.
Normalmente fico ouvindo musica e não me atento pra isso
Mas a questão é: Isso é normal ou sera que travou a termostática ?


Bange
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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagempor Bange » Segunda-feira 12th 2016f Dezembro 2016 11:22:50 PM

Se a VT travar fechada, pode ter 10 ventoinhas ligadas direto no radiador...vai ferver, pois o líquido não circula e a tendência é estourar alguma mangueira, queimar junta, empenar o bloco, etc, etc, etc...

Ligar e desligar em ciclos regulares, quando a condição de operação é +- constante (num engarrafamento a condição não muda), é mais que normal.


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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagempor roberto.ps » Quarta-feira 14th 2016f Dezembro 2016 01:24:57 PM

Bange escreveu:Se a VT travar fechada, pode ter 10 ventoinhas ligadas direto no radiador...vai ferver, pois o líquido não circula e a tendência é estourar alguma mangueira, queimar junta, empenar o bloco, etc, etc, etc...

Ligar e desligar em ciclos regulares, quando a condição de operação é +- constante (num engarrafamento a condição não muda), é mais que normal.


Obrigado pela resposta.


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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagempor Pedro Duarte » Segunda-feira 23rd 2017f Janeiro 2017 11:54:32 AM

Bom pessoal, me vejo na mesma situação o carro só aciona a ventoinha perto dos 100 graus e demora muito para baixar a temperatura, segue abaixo tudo que já fiz:

Trocado: Sensores UCE e do Painel, bomba d'água, mangueiras, termostática, reservatório expansão, tampa reservatório, radiador, verificado sentido giro ventoinha, limpado sistema e colocado aditivo, por ultimo refeito cabeçote e trocado junta, coloquei outro painel de outro corsa também para testar, e nada.... feito tudo isso continua a ventoinha acionando somente perto dos 100 graus e logo desliga mesmo com o carro ainda quente! verifiquei novemte a bomba d'água e aparentemente ok bomba nova zerada da marca columbia muito bem feita e bem acabada, então ontem removi a termostática e andando com o carro a 80km por hora sem trânsito a uma temperatura ambiente de 27 a 29 graus o ponteiro se mantem cravado no meio do painel! Incrível pois sem a termostática era pra gelar o motor

Não sei mais o que fazer... desanimado com o carro! A última coisa que resta e o cabeçote abaixo da medida limite, aumentando muito a compressão e aquecendo acima do normal... mas mesmo assim não teria relação com a ventoinha que só aciona perto dos 100 graus!

Outra coisa percebi que meu carro tinha ar condicionado e foi removido totalmente! talvez não tenha religado corretamente a questão da ventoinha que não aciona perto do meio como os demais corsas!

Se alguém tiver alguma dica será muito bem vinda! Abraço a todos!

Pedro Duarte


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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagempor Bange » Segunda-feira 23rd 2017f Janeiro 2017 02:09:50 PM

Pedro, se é vc quem mexe no carro, tem ferramental e disposição, a gente evoluí numa tentativa de resolver, caso contrário lhe sugiro dar um pulo no "Diego Velocímetros", aí em Canoas, pois vejo que vc já trocou quase tudo e o problema persiste.

Só adianto que a retirada do AC, não justifica nenhuma mexida no arrefecimento e caso isto tenha ocorrido, há uma possibilidade de terem feito melda com a segunda velocidade (a mais forte).

Se vc for no Diego, peça para fazer um "case" e um vídeo do seu caso...


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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagempor Pedro Duarte » Segunda-feira 23rd 2017f Janeiro 2017 03:51:24 PM

Bange escreveu:Pedro, se é vc quem mexe no carro, tem ferramental e disposição, a gente evoluí numa tentativa de resolver, caso contrário lhe sugiro dar um pulo no "Diego Velocímetros", aí em Canoas, pois vejo que vc já trocou quase tudo e o problema persiste.

Só adianto que a retirada do AC, não justifica nenhuma mexida no arrefecimento e caso isto tenha ocorrido, há uma possibilidade de terem feito melda com a segunda velocidade (a mais forte).

Se vc for no Diego, peça para fazer um "case" e um vídeo do seu caso...


Pois é... eu mesmo faço tudo em meus carros, todos que já tive, e nunca vi algo assim, parece bruxaria...kkk Boa ideia essa da oficina do Diego, porém deve estar sempre lotado de carros pelo seu nível de manutenção que é bem superior. O engraçado e não ligar a ventoinha antes de 98 graus como os demais corsas.


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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagempor Bange » Segunda-feira 23rd 2017f Janeiro 2017 05:15:02 PM

Veja bem...seu carro originalmente veio com AC, então as ventoinhas devem ter 2 velocidades...a baixa liga com +- 95 e a alta com +-98.

Acompanhe este tópico, vai aprender muito...

viewtopic.php?f=40&t=107109&p=988656#p988656

Veja também... viewtopic.php?f=40&t=107109&p=988656#p988656

Tenho outros lá...


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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagempor Pedro Duarte » Terça-feira 24th 2017f Janeiro 2017 02:18:08 PM

Bons tópicos, mas creio que essa parte de painel não seja pois coloquei um de outro corsa que tenho e continua acionando em 98graus... o certo seria encontrar o pino da primeira velocidade da ventoinha no chicote de saída da central e verificar se ele está aterrando na primeira velocidade (pois acho que não) alguém saberia qual pino é o certo? Outra coisa medi ontem meu cabeçote com um paquimetro deu 94,8 ou seja abaixo da medida minima (std é 96) aceita dois passes de 0,5 cada ficando no minimo com 95,00 ou seja já era o cabeçote! acredito eu.


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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagempor Bange » Quinta-feira 26th 2017f Janeiro 2017 04:36:04 PM

Pedro, por esta diferença de medidas, creio que não justifique um aumento no momento de ligar...pode ocorrer uma alteração no ciclo, tipo...se um normal liga 2 vezes em 1 minuto, no seu caso poderá ligar 3 ou mais...mas os valores continuarão os mesmos.

Outra coisa, se vc troca peças sem avaliar a precisão funcional, vc nada conclui sobre quem está errado...


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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagempor RaphaelVHC » Terça-feira 28th 2017f Fevereiro 2017 10:22:25 AM

Pessoal boa tarde.
Ano passado eu fiquei na mão com o meu Corsa, a temperatura passou do meio :(
Arrumei dois fios e liguei a ventoinha direto na bateria do carro e levei o mesmo numa oficina.
Quando cheguei lá o mecânico (de confiança ) disse que era o módulo que tinha ficado ruim pois bem, ele arrumou e funcionou perfeitamente até que mais pro fim do ano o carro só começou a armar a segunda velocidade da ventoinha ( só arma quando o ponteiro chega no meio ). Quando chega no lugar que arma a primeira velocidade a carga do motor aumenta ( da pra sentir o motor dando uma mudança no seu ritmo de trabalho ), mas a ventoinha só arma quando chega no meio.
Alguém tem uma solução ?
Obs: O carro tem ar condicionado porém não está funcionando por falta de gás, e está sem a ventoinha do ar também mesmo sem ter a ventoinha do ar ele armava a primeira velocidade da ventoinha do radiador.


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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagempor estanyslau » Quarta-feira 01st 2017f Março 2017 01:48:15 PM

RaphaelVHC escreveu:Pessoal boa tarde.
Ano passado eu fiquei na mão com o meu Corsa, a temperatura passou do meio :(
Arrumei dois fios e liguei a ventoinha direto na bateria do carro e levei o mesmo numa oficina.
Quando cheguei lá o mecânico (de confiança ) disse que era o módulo que tinha ficado ruim pois bem, ele arrumou e funcionou perfeitamente até que mais pro fim do ano o carro só começou a armar a segunda velocidade da ventoinha ( só arma quando o ponteiro chega no meio ). Quando chega no lugar que arma a primeira velocidade a carga do motor aumenta ( da pra sentir o motor dando uma mudança no seu ritmo de trabalho ), mas a ventoinha só arma quando chega no meio.
Alguém tem uma solução ?
Obs: O carro tem ar condicionado porém não está funcionando por falta de gás, e está sem a ventoinha do ar também mesmo sem ter a ventoinha do ar ele armava a primeira velocidade da ventoinha do radiador.




No meu caso foi após uma lavagem no motor. O meu antigamente acionava a ventoinha antes no ponteiro do meio.. agora, só no meio. To querendo saber tbm o que faço.... mas pra te ajudar, nao precisa pegar dois fios e ligar na bateria... basta tirar o chicote do sensor de temperatura que fica abaixo da bobina no corsa 2002.


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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagempor RaphaelVHC » Quarta-feira 01st 2017f Março 2017 08:12:04 PM

:razz:
estanyslau escreveu:
RaphaelVHC escreveu:Pessoal boa tarde.
Ano passado eu fiquei na mão com o meu Corsa, a temperatura passou do meio :(
Arrumei dois fios e liguei a ventoinha direto na bateria do carro e levei o mesmo numa oficina.
Quando cheguei lá o mecânico (de confiança ) disse que era o módulo que tinha ficado ruim pois bem, ele arrumou e funcionou perfeitamente até que mais pro fim do ano o carro só começou a armar a segunda velocidade da ventoinha ( só arma quando o ponteiro chega no meio ). Quando chega no lugar que arma a primeira velocidade a carga do motor aumenta ( da pra sentir o motor dando uma mudança no seu ritmo de trabalho ), mas a ventoinha só arma quando chega no meio.
Alguém tem uma solução ?
Obs: O carro tem ar condicionado porém não está funcionando por falta de gás, e está sem a ventoinha do ar também mesmo sem ter a ventoinha do ar ele armava a primeira velocidade da ventoinha do radiador.




No meu caso foi após uma lavagem no motor. O meu antigamente acionava a ventoinha antes no ponteiro do meio.. agora, só no meio. To querendo saber tbm o que faço.... mas pra te ajudar, nao precisa pegar dois fios e ligar na bateria... basta tirar o chicote do sensor de temperatura que fica abaixo da bobina no corsa 2002.


Queria ter lembrado disso quando fiquei na mão kkk
Depois que eu arrumar o ar condicionado vou ter que arrumar esse problema .-.


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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagempor lucianomessias » Sábado 27th 2017f Maio 2017 12:02:40 AM

Tenho um Corsa Sedan 97/98 16v GLS. No meu caso, no fim do ano de 2015, fui pro litoral de SP e ao chegar lá o reservatório estava vazio. Estranhei mas enchi de agua novamente e passei alguns dias por lá e o carro só chegando a 100 graus mas achei que fosse por causa do clima. Ao voltar do litoral, levei num local que mexe com radiadores, e a válvula termostática estava travada.
Depois que troquei a válvula melhorou, a ventoinha disparava com o ponteiro no meio. Mas começou a baixar água novamente. Meses depois voltou a disparar a ventoinha só no 2º estágio então levei no mecânico que achou o vazamento pela junta.

Concluindo, era o pior: Junta de cabeçote e teve que fazer levantamento de base, não dava para plainar de tanto que corroeu.
Lições que aprendi: Sistema de arrefecimento é algo sério em um carro;
Ao primeiro sintoma de anomalia, fique atento e tente solucionar o problema ou procure um profissional;

Resumo dos problemas:
Água baixando;
Ventoinha disparando no 2º estágio ao chegar em 100°.

Serviços executados com o tempo:
Troca da válvula termostática;
Troca do radiador que furou;
Troca de algumas mangueiras;
Troca da junta do cabeçote (que estava podre);
Levantamento de base do cabeçote que não deu só para plainar;
Reparo na ventoinha pelo auto-elétrico, havia um problema nela e por isso não armava o 1º estágio;

Como mexeu em quase todo motor já troquei:
bomba dágua;
correia dentada;
rolamentos;
extensores;

Então, antes que desse problema na válvula de ar quente, já pedi para fazer o jumper nas mangueiras, ou seja, inutilizei o ar quente.

Abraços!




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