[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

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Bange
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Mensagem por Bange » Sexta-feira 20 2015f Novembro 2015 10:27:33 AM

lioncblu, como vc. tem conhecimento de eletrônica e tem instrumental, sugiro a leitura do seguinte material: http://www.mte-thomson.com.br/site/bibl ... fecimento/

Repare que ele mostra uma curva de resistência x temperatura...

Eu creio ser bem possível que sua VT eteja travada e que não abra completamente de forma a permitir o fluxo total do líquido, daí tudo funciona, mas num patamar de temperatura mais elevado...

Volta aí com o resultado após a intervenção do mecânico.



Bange
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Mensagem por Bange » Sexta-feira 20 2015f Novembro 2015 10:39:45 AM

killwinters, não é que o AC puxe mais do que deveria...é que ele cria uma fonta de calor que fica antes do radiador e isto eleva um pouco a temperatura do ar que é puxado pelas ventoinhas...

A primeira coisa é verificar o funcionamento dos dois estágios das ventoinhas e se ambas estão assoprando o ar de fora para dentro.

Se na maior velocidade a temperatura não baixa, é bem provável que sua VT esteja meio travada ou seu sensor esteja perdendo as características.



killwinters
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Mensagem por killwinters » Sexta-feira 20 2015f Novembro 2015 09:17:46 PM

Testando amanhã Bange... Lhe digo se obtiver melhoras :)



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lioncblu
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Mensagem por lioncblu » Segunda-feira 23 2015f Novembro 2015 10:32:19 AM

Bange, fiz a troca a VT, e não teve alterações, a ventilação liga quando atinge 100º, ligando diretamente as 2 ventuinhas em velocidade baixa, e desligando na casa do 93º. (valores informado através da central usando um scaner portatil (o painel, de ponteiro, informa outros valores).

foi feito um teste rápido, desplugando o sensor de temperatura da ingeção, 2 fios embaixo da bobina, após alguns segundos liga em velocidade máxia apenas a ventoinha externa, e passado mais uns segundos liga junto a interna tb no máximo, deixamos assim por uns minutos e ao plugar novamente o sensor, observamos a temperatura em 85º e as ventoinha desligam em seguida.

o que acho estranho, é que sempre, na faixa de 100º, ao ligar, liga direto as 2 ventoinhas em velocidade baixa, me falaram q o correto seria ligar a interna e se o sistema não der conta liga junto a externa, e se mesmo assim não baixar a temperatura, elas passam para a velocidade máxima.

apesar de não saber qual são os reles corretos, em troquei de posição entre si, os 3 reles verdes localizados proximos ao fusiveis, e os 2 atráz do porta luvaz, eu acredito que possa ser um relé com defeito,

combinei com um amigo, e vamos verificar resistencias e continuidade os fios no proximo sabado, ele tem equipamentos e já trabalhou como mecanico por muitos anos e hj trabalha em manutenção de centrais eletronicas de caminhoes e carros.

Posto novidades, mas se vc tiver alguma dica seria bem vinda


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Mensagem por Bange » Segunda-feira 23 2015f Novembro 2015 10:47:06 PM

lioncblu, agora com este seu relato, me parece que vc. tem mais de um problema...vamos por partes...

Verificar a precisão do painel:

1 - O medidor
Se vc. colocar no lugar do sensor (de 1 fio), um resistor de 93,5 Ohm, ele deverá registrar 90°C.
Se vc. colocar um resistor de 400 Ohm, o ponteiro vai lá para nos 120°C (vermelho)

Se passar nos tetes acima, o medidor está com razoável precisão.

2 - O sensor do painel (1 fio).
Pra não ter que retirá-lo, ferver e confirmar a temperatura x resistência, basta que o valor seja de 93,5 Ohm, quando no painel indicar 90°C. isto é feito quando o motor parte do frio e vai aquecendo e no momento que chegar aos 90°C, vc. retira o conector dele e mede a resistência do sensor para a massa...se não tiver com 93,5 Ohm, troca que ele tá fora de característica.

Observação: não deixe o fio encostar na massa, pois o ponteiro vai dar pancada e pode descalibrar o medidor.

A sequência correta das ventoinhas, partindo-se do motor frio até o motor bem quente é:

Ligar ambas as ventoinhas na velocidade baixa com aprox. 95°C...se esquentar mais..
Ligar ambas as ventoinhas na velocidade alta com aprox 98°C.

O desligamento completo obedece a sequência inversa.

Veja este vídeo... https://www.youtube.com/watch?v=T1uTSffD5Dw

Se a sequência correta não acontecer, vc. tem problemas com os relés envolvidos...

Para se testar o sensor da ECU, só cozinhando e medindo a resistência x temperatura, mas pode acreditar que as temperaturas acima são muito próxims do que realmente tem que acontecer...

Veja este tópico onde o que disse e muito mais está explicado... http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... c&start=70

Tome cuidado com a troca de relés...tem uns que pode e outros que não pode trocar.

Depois volta aqui e dê o feedback pra gente.



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Mensagem por lioncblu » Domingo 29 2015f Novembro 2015 04:55:05 PM

Bange, não pudemos medir resistencia dos cabos, pois meu colega teve que viajar a trabalho, e sózinho ficaria ruim de fazer, no entanto fiz medições diretas conforme vc mencionou no video

Medições sensor de painel usando (potenciômetro de 500Ω)

Imagem
Tensão 6,4V => 92,5Ω =>90º(passando um pouquinho)

Imagem
Tensão 5,76V => 69,8 Ω => 95º

Imagem
Tensão 4,78V => 49,3 Ω => 110º

Imagem
Tensão 4,25V => 40 Ω => 120º

Medições momento que liga eletro ventiladores (usando potenciômetro de 500Ω)
1º velocidade LIGA 1,65V
2º velocidade Liga 1,48V
Medições momento que desliga eletro ventiladores (usando potenciômetro de 500Ω)
2ª velocidade DESLIGA 1,65V
1ª velocidade DESLIGA 1,82V

Esta semana vou remover o radiador, e levar para uma limpeza em pessoal especializado, e aproveitar para testar o radiador do AR, pois tive vazamento de gaz e ele está parado no momento, quero reativar o AR condicionado


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Mensagem por lioncblu » Domingo 29 2015f Novembro 2015 05:00:02 PM

não tenho como cozinhar os sensores, precisaria montar toda aquela estrutura com fonte e tal


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Mensagem por Bange » Domingo 29 2015f Novembro 2015 06:06:11 PM

lioncblu, seria importante que vc. colocasse os exatos 93,5 Ohm para aferir o mostrador, pois qualquer leitura a menos ou a mais, sinaliza uma descalibragem e por conseguinte desvio de leitura.

Realmente uma segunda pessoa para ler o momento do ponteiro em cima dos 90°C, para se desconectar o fio e ler a resistência do sensor, é fundamental...sem isso, só cozinhando da mesma forma que o da ECU, para aferi-lo.

A sua simulação das tensões do sensor da ECU, salvo os centésimos, bateram com o meu e pelo seu relato do que ocorreu em cada momento, seu sistema está perfeito...mas considere que devido a problemas de sujeira nos contatos dos relés, mesmo que eles operem corretamente, nem sempre as cargas (ventoinhas), ligarão...o mais comum é a segunda velocidade não entrar sempre, o que permite o aumento da temperatura devido ao pouco fluxo de ar.

Uma outra coisa são as quedas de tensão em conectores e soquetes devido a estarem oxidados ou frouxos...já que está mexendo, limpe e dê mais pressão onde for possível.

Creio que com essas informações vc consiga avaliar e solucionar os problemas...nos dê retono da evolução.



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Mensagem por lioncblu » Domingo 13 2015f Dezembro 2015 08:27:55 AM

Desculpe a demora, fim de ano, corrido nos estudos, agora acabou, só ano que vem.

1- Troquei o sensor de painel e da ECU por novos da marca MTE,
2- Adicionei ao sistema um LED indicador para acompanhar o momento em que as ventoinhas estão ligadas, tanto na alta velocidade quanto na baixa velocidade,
3- Adicionei este http://proesi.com.br/instrumentacao-e-s ... -120v.html voltimetro digital ao sistema do sensor da ECU para acompanhar a tensão no momento de temperatura no sistema,
4- aparentemente o sensor de temperatura do AR na admição está bem sujo, será que tem como limpar ele, já que não encontrei um novo para trocar,
5- lembrando que fiz limpeza no radiador, porem ainda não adicionei o aditivo, ja que caso precise desmontar algo, irei perder o aitivo,
5- Troquei a valvola termoestatica.

Pois bem, nas medições do chicote do sensor da ECU desplugado estão OK ezatos 5v com o motor parado e chave virada, o valor do sensor do bainel com 93,5 Ohm bateram, e tive a oportunidade de andar um bom tempo com o Raster TM526 MPI conectado no sistema e monitorando observei que:

O raster em modo teste de atuadores, liga e desliga as ventoinhas nas duas velocidades, indicando o perfeito funcionamento do sistema,

após o motor atingir o estado normal de trabalho (temperatura uniforme) as leitura ficaram com variação de apenas 2º, entre o raster e o painel, o que considerei normal, devido ao sistema do raster ser digital e o painel analogico,

a voltagem baixa até e 1,45v e neste momento liga a ventoinha na velocidade baixa e o raster indica 101º mantendo ligada até atingir a temperatura de 94º a uma voltagem de 1,8v

vendo isso percebi que a temperatura de trabalho está 5º acima do indicado, quando liga a ventilação baixa deveria já ser a alta.

ao andar se trafego, de cara pro vento, a temperatura se mantem na cas dos 88º a 90º
será que tem algum problema de junta de cabeçote com problema, ou bomba de agua, ou ainda defeito na central?

Uma informação que acho importante, moro em Santa Catarina, onde a temperatura ambiente nestes dias não foram altas


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Mensagem por viictor alves » Segunda-feira 14 2015f Dezembro 2015 08:13:44 AM

Thander escreveu:Pessoal,
o meu é 2000 1.6 16V e dificilmente chega aos 100...
em trânsito congestionado com AC ligado trabalha numa boa.
foram poucas as vezes que ocorreu de chegar perto dos 100, mas, tava perto de trocar os fluídos do radiador...
como disse JGrala observe e não confie nos mecânicos...
"não olhei esse item" e a conta vc quem paga...
abs[/b]
Bom dia Pessoal!
Tenho um classic 2009 esta acontecendo a mesmo coisa comigo, mas o meu é que já fiz tanta coisa para resolver, troquei valvola temostatica, troquei radiador, torquei bomba d´gua, e recentimente fiz o cabeçote, e nada o temperatura contnua subindo em tranzito pesado com o ár ligado, acho que isso não é normal, já que exste sistema de arrefecimento!
Alguem tem algunha esperiencia parecida e conseguio resolver?



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Mensagem por Bange » Segunda-feira 14 2015f Dezembro 2015 01:35:11 PM

lioncblu,

Acho que o problema pode estar no sensor, que está fora de característica ou no limite superior...é difícil afirmar isto sem se conhecer, pois o fabricante não disponibiliza.

Sugestões:
1 - Comprar outro sensor de marca diferente do atual
2 - Calcular um resistor para colocar em paralelo com o sensor e controlar com que temperatura vc. quer que ligue as ventoinhas...lembra dos valores que vc. levantou com o potenciômetro?

Eu não lembro mais do valor que coloquei (700 Ohm?), mas ficou do jeito que eu queria...

Veja em > http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... o&start=60

viictor, esse tópico tem tudo a ver com seu problema...vai lendo aí...



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Mensagem por guilhermechicale » Domingo 27 2015f Dezembro 2015 01:02:50 AM

Pessoal seguinte, andei pesquisando muito e depois de muitas coisas, troca de inúmeros sensores, tanto o que vai atrás do cabeçote quando o que vai embaixo da bobina pude constatar uma coisa, alguns corsas tem o cebolão ou cebolinha direto no radiador esse vai disparar conforme a cebolinha, existem varias temperaturas, já outros são como o meu, o sensor informa para o modulo e o modulo aciona a ventoinha, ok?!

Pois bem, o que muda nos Corsas é a grafia e escala dos painéis, ligado no scanner o Classic 2010 estava com a escala 1/4 e mostrava no scanner 100°C graus, desligado aos 95°C enquanto meu carro um ano 2000 em escala 3/4 no scanner mostrava o mesmo, acionamento aos 100°C e desligando aos 95°C se tiverem duvidas podem levar em algum mecanico bom que tenha scanner e façam o teste se ele tiver qualquer outro GM lá, Corsa, Celtra, Prisma e afins mande ele colocar no scanner também, vera que o que muda é a escala do painel, a GM cagou nisso pois deixa muito dono apavorado.

Enfim, é isso, abraço!



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Mensagem por killwinters » Terça-feira 29 2015f Dezembro 2015 04:39:28 PM

Bem voltando para falar que foi resolvido meu problema de aquecimento!
O problema estava no radiador do ar condicionador, acho que é condensador o nome, que fica na frente do radiador....
ele entupiu de óleo, entupindo o filtro secador e estourando a válvula do pressostato. Gastei 530 nas peças, mão de obra foi pela garantia de outro serviço q já tinha feito. Carro ficou zero. Temperatura normal agora e andando com ar não esquenta mais! principalmente na pista que tava chegando a 100. agora fica a 90 e meu ar gelando como se deve. Há se eu andasse sem o ar tbm esquentava mais não tão rápido como com o ar.



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Mensagem por lioncblu » Terça-feira 29 2015f Dezembro 2015 05:55:28 PM

guilhermechicale,,
o meu trabalha exatamente nesta forma, o meu é um ano 1997 e a escava do painel mostra em valores, 90º no inicio da escala e 100º no valor mais alto, passou a ligar as ventoinhas na baixa com 100º e desligar com 94º, mas no teste com o scaner o sistema liga e desliga os eletroventiladores na alta e baixa, o que indica o sistema como funcional (teoricamente)

o caso é q de um momento para o outro ele começou a trabalhar desta forma, coisa que antes não fazia, conversando com meu irmão que tem um space fox da WV, o painel dele não tem nenhum ponteiro que indica a temperatura, apenas uma luz que deve acender quando o motor está com a temperatura alta, até acredito que a sua teoria é valida, mas no meu caso ocorreu de um momento ao outro, por isso estou estressado com isso.

Bange,
toquei o sensor de temperatura da central por um original comprado na concessionaria (eita coisa cara R$90), e como o "duto" de ar que sai do filtro para o corpo da borboleta estava rachado tambem troquei ele que já vem com o sensor de temperatura do ar, então estou com todos os sensores de temperatura novos, das marcas MTE e alguns original GM. e tudo ocorre na mesma forma.

vc questionou quais são os valores das temperaturas e tensões, segue
Medições momento que liga os eletros ventiladores (usando potenciômetro de 500Ω)
1º velocidade LIGA 1,65V
2º velocidade Liga 1,48V
Medições momento que desliga os eletros ventiladores (usando potenciômetro de 500Ω)
2ª velocidade DESLIGA 1,65V
1ª velocidade DESLIGA 1,82V
isso foi nos testes, mas na pratica (estou medindo com um voltímetro que acoplei ao sistema) ele está funcionando da seguinte forma
o momento que liga os eletros ventiladores (Adicionei led nos relés de acionamento)
1ª velocidade Liga 1,45V á 100º
e desliga os eletros ventiladores
1ª velocidade DESLIGA 1,82V
a velocidade alta nem chega a acionar.

minha ultima tentativa vai ser se tem algum problema com a bomba de agua, já que tem um barulho no motor que aumentou, de alguns dia para cá e aparenta ser tipo um rolamento,
se não der, vou aproveitar o seu esquema do outro tópico, e adicionar um cebolão direto no radiador, já que o meu tem 2 locais para acoplar.

assim que estiver tudo encaminhado volto para uma palavra final, sucesso ou desistência ::?


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Mensagem por Bange » Quarta-feira 30 2015f Dezembro 2015 10:49:17 PM

linconcblu, vamos com calma...

O possível fato de sua bomba estar ineficiente, não é justificativa para o não funcionamento das duas velocidades...elas tem que funcionar de forma bem clara, pois o acionamento delas é feito pelos níveis de tensão no sensor, níveis esses que vc. já levantou e batem certinho com os meus.

Veja no esquema a seguir, o caminho da alimentação (verde), que aciona a 1ª velocidade...ou velocidade baixa.

Imagem

Com 1,6V no pino B12 (vem do sensor), a ECU aplica terra no pino A4, que aciona o relé R6 (eletroventilador 1). O caminho em vermelho é a alimentação que aciona tanto o ventilador 1 como o 2...veja que eles estão em série...daí a corrente que circula é menor e a velocidade é baixa.

Agora o caminho da alimentação para a velocidade alta (vermelho)...

Imagem

Caso a temperatura aumente, o nível de tensão em B12, chegará a 1,4V...daí a ECU aplica terra em A5...este terra acionará o relé R3 (eletroventilador 2) e também o relé R5 (reversível).

O relé reversível aciona imediatamente a velocidade alta na ventoinha 1, pois ele corta a alimentação que estava indo para o eletroventilador 2, numa condição de série, e coloca terra...aumentando a corrente e a velocidade.

O relé R3, tem um retardo na operação e alguns segundos após ele coloca alimentação direto no eletroventilador 2...que religa já com a velocidade alta.

Resumindo: ocorrendo os níveis de tensão (já levantados), as ventoinhas TEM que ligar como descrito acima...caso isto não ocorra, existe algum problema, normalmente mal contato/sujeira nos contatos dos relés envolvidos ou soquetes dos reles frouxos...tem que averiguar.

Limpar os contatos nem sempre é fácil ou resolve...

Vamos lá camarada, falta pouco pra matar esse leão...



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