[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

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Andrei Barros
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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por Andrei Barros »

Certo. Agora vou correr atrás d o material pra fazer o teste. Assim que tiver resultado escrevo aqui.
Andrei Barros
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Mensagem por Andrei Barros »

Estava assistindo o vídeo novamente do teste para enganar a ECU e me surgiu uma dúvida. Se não estou enganado, no GSi, as ventoinhas são disparadas pelos cebolões, e não pelo sensor de temperatura. Se for isso mesmo, eu teria que fazer o procedimento pelo conector do cebolão? Será que as voltagens que acionam as ventoinhas são as mesmas?
Bange
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Mensagem por Bange »

Se tem cebolão a coisa muda de figura, pois a ECU não é envolvida no arrefecimento normal... creio (pois não tenho o esquema próprio), que a ECU só entre para o caso de usar o AC.
Se realmente tem cebolão, é quase certo de ser o duplo, onde metade liga a velocidade baixa e a outra metade a alta, tendo grande probabilidade de ser ele o causador do problema... mas não descarta a possibilidade de problemas com os relés...
Sendo realmente a versão dupla, vc teria que identificar os fios que ligam a alta e a baixa... e...
Curtocircuitar cada um de acordo com a sequência de evolução da temperatura e em seguida regredir para o completo desligamento das ventoinhas... faça diversas vêzes... todas tem que ter o mesmo tipo de resposta, sem falhas ou retardos (se tiver) diferentes.
Se tudo certo, o conjunto de relés e ventoinhas estão aprovados e, por exclusão, o problema está com o cebolão duplo,
Tem até como testar só o cebolão, fervendo e esfriando ele numa panela com água no fogão, mas é um processo chato para repetições, além de ter que reunir termômetro de imersão, multiteste para comprovar os curtocircuitos nas temperaturas (que devem estar indicadas no corpo da peça) ou bateria e lâmpada para comprovar os curtos.
A MTE-THOMSON, tem um vídeo mostrando esse procedimento.
Embora que esse teste possa ser feito apenas com a chave ligada, eu indico que seja feito após o motor aquecido, pois tudo ficará mais próximo de uma situação normal de trabalho, ou seja, aqueça o motor depois desliga o motor, liga apenas a chave e faça o teste.
Andrei Barros
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Mensagem por Andrei Barros »

Vou verificar, mas acredito que talvez o problema esteja então em algum relê. Coloquei os dois cebolões novos. E o comportamento é o mesmo de quando estava com os antigos, com as ventoinhas armando nas mesmas temperaturas de agora.
Andrei Barros
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Mensagem por Andrei Barros »

Mas tem uma outra coisa. As temperaturas que vem gravadas nos cebolões (que são os de especificações de catálogo da GM - CepChev) correspondem com que marca no painel (100-95 para o de primeiro estágio e 105-100 para o segundo). E esse cebolões são os mesmos pra qualquer Corsa com ar antes dos MPFI, tanto 1.4 EFI quanto pro GSi.
Se for olhar por aí, estaria tudo certo. Só que acredito que os carros deveriam funcionar nas temperaturas que vc citou antes, e não essas tão altas.
Bange
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Mensagem por Bange »

GSI é uma série especial... qual a litragem de seu motor, qual cód GM que vc tem, quantos fios chegam no cebolão (tem alguma emenda ou algo diferente no chicote dele?) e a fabricação é 95 mesmo?
Andrei Barros
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Mensagem por Andrei Barros »

GSi tem motor 1,6 16v. O cebolão da primeira velocidade é o 90242277 e tem 2 fios. O do ar condicionado, que também aciona a segunda velocidade tem 3 fios e o código é 90482428. Há sim uma emenda nele, porque algum proprietário anterior havia modificado o chicote, ligando o fio que sai do cebolão da primeira velocidade na fio que liga a segunda, com a intensão de acionar a velocidade maior mais cedo, porque pelo visto já enfrentava esse problema, e optou por uma gambiarra.
O carro é realmente 95/95.
Bange
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Mensagem por Bange »

OK, as ventoinhas funcionam sempre juntas, seja na baixa ou na alta velocidade? De que lado do radiador ficam os cebolões... lado da entrada (conectada ao motor) ou lado da saída (conectada ao reservatório expansor)?
Andrei Barros
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Mensagem por Andrei Barros »

Sim. Funcionam sempre juntas. Os cebolões ficam do lado da entrada.
Bange
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Mensagem por Bange »

OK, seu sistema então trabalha da seguinte forma:
Cebolão de baixa e alta + AC.jpg
O cebolão de baixa, liga com 100°C e desliga com 95°C
O cebolão de alta, liga com 105°C (a parte que está aberta)... e a parte que está em curto, abre com 120°C (certamente para proteger o sistema do AC)
Como não deve existir resistor para limitar a corrente das ventoinhas (montada na própria ventoinha, como em modelos mais recentes) , a velocidade baixa é feita colocando ambas as ventoinhas em série e na velocidade alta, as ventoinhas são ligadas independentemente com 12V cada (ou mais se o alternados estiver presente, motor ligado). Isto é feito com os relés que são acionados pelos cebolões, muito provavelmente como nos modelos MPFI de 97 a 2003 ou 2006.
A meu ver não justifica funcionar em tais temperaturas, mas é projeto da GM... alguns podem dizer que é devido a, talvez, o GSI ter uma potência maior... mas se potência maior fosse justificativa, teríamos carros funcionando com até mais que 200°C, o que não é verdadeiro.
Assim meu caro, se quiser manter a originalidade do carro, é só conferir se os relés respondem ao comando de cada cebolão (como falei antes)... em caso contrário, pensar em uma solução que diminua a faixa de trabalho, com alteração de cebolões e/ou acréscimo de um relé auxiliar.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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