[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

lioncblu,

Acho que o problema pode estar no sensor, que está fora de característica ou no limite superior...é difícil afirmar isto sem se conhecer, pois o fabricante não disponibiliza.

Sugestões:
1 - Comprar outro sensor de marca diferente do atual
2 - Calcular um resistor para colocar em paralelo com o sensor e controlar com que temperatura vc. quer que ligue as ventoinhas...lembra dos valores que vc. levantou com o potenciômetro?

Eu não lembro mais do valor que coloquei (700 Ohm?), mas ficou do jeito que eu queria...

Veja em > http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... o&start=60

viictor, esse tópico tem tudo a ver com seu problema...vai lendo aí...
guilhermechicale
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Quinta-feira 23 2013f Maio 2013 05:52:21 PM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por guilhermechicale »

Pessoal seguinte, andei pesquisando muito e depois de muitas coisas, troca de inúmeros sensores, tanto o que vai atrás do cabeçote quando o que vai embaixo da bobina pude constatar uma coisa, alguns corsas tem o cebolão ou cebolinha direto no radiador esse vai disparar conforme a cebolinha, existem varias temperaturas, já outros são como o meu, o sensor informa para o modulo e o modulo aciona a ventoinha, ok?!

Pois bem, o que muda nos Corsas é a grafia e escala dos painéis, ligado no scanner o Classic 2010 estava com a escala 1/4 e mostrava no scanner 100°C graus, desligado aos 95°C enquanto meu carro um ano 2000 em escala 3/4 no scanner mostrava o mesmo, acionamento aos 100°C e desligando aos 95°C se tiverem duvidas podem levar em algum mecanico bom que tenha scanner e façam o teste se ele tiver qualquer outro GM lá, Corsa, Celtra, Prisma e afins mande ele colocar no scanner também, vera que o que muda é a escala do painel, a GM cagou nisso pois deixa muito dono apavorado.

Enfim, é isso, abraço!
killwinters
:: Super ::
Mensagens: 54
Registrado em: Sexta-feira 05 2015f Junho 2015 07:56:58 PM
Localização: Bom Conselho - PE
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por killwinters »

Bem voltando para falar que foi resolvido meu problema de aquecimento!
O problema estava no radiador do ar condicionador, acho que é condensador o nome, que fica na frente do radiador....
ele entupiu de óleo, entupindo o filtro secador e estourando a válvula do pressostato. Gastei 530 nas peças, mão de obra foi pela garantia de outro serviço q já tinha feito. Carro ficou zero. Temperatura normal agora e andando com ar não esquenta mais! principalmente na pista que tava chegando a 100. agora fica a 90 e meu ar gelando como se deve. Há se eu andasse sem o ar tbm esquentava mais não tão rápido como com o ar.
Avatar do usuário
lioncblu
:: Super ::
Mensagens: 89
Registrado em: Terça-feira 07 2007f Agosto 2007 07:45:08 PM
Localização: Blumenau - SC
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GL 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por lioncblu »

guilhermechicale,,
o meu trabalha exatamente nesta forma, o meu é um ano 1997 e a escava do painel mostra em valores, 90º no inicio da escala e 100º no valor mais alto, passou a ligar as ventoinhas na baixa com 100º e desligar com 94º, mas no teste com o scaner o sistema liga e desliga os eletroventiladores na alta e baixa, o que indica o sistema como funcional (teoricamente)

o caso é q de um momento para o outro ele começou a trabalhar desta forma, coisa que antes não fazia, conversando com meu irmão que tem um space fox da WV, o painel dele não tem nenhum ponteiro que indica a temperatura, apenas uma luz que deve acender quando o motor está com a temperatura alta, até acredito que a sua teoria é valida, mas no meu caso ocorreu de um momento ao outro, por isso estou estressado com isso.

Bange,
toquei o sensor de temperatura da central por um original comprado na concessionaria (eita coisa cara R$90), e como o "duto" de ar que sai do filtro para o corpo da borboleta estava rachado tambem troquei ele que já vem com o sensor de temperatura do ar, então estou com todos os sensores de temperatura novos, das marcas MTE e alguns original GM. e tudo ocorre na mesma forma.

vc questionou quais são os valores das temperaturas e tensões, segue
Medições momento que liga os eletros ventiladores (usando potenciômetro de 500Ω)
1º velocidade LIGA 1,65V
2º velocidade Liga 1,48V
Medições momento que desliga os eletros ventiladores (usando potenciômetro de 500Ω)
2ª velocidade DESLIGA 1,65V
1ª velocidade DESLIGA 1,82V
isso foi nos testes, mas na pratica (estou medindo com um voltímetro que acoplei ao sistema) ele está funcionando da seguinte forma
o momento que liga os eletros ventiladores (Adicionei led nos relés de acionamento)
1ª velocidade Liga 1,45V á 100º
e desliga os eletros ventiladores
1ª velocidade DESLIGA 1,82V
a velocidade alta nem chega a acionar.

minha ultima tentativa vai ser se tem algum problema com a bomba de agua, já que tem um barulho no motor que aumentou, de alguns dia para cá e aparenta ser tipo um rolamento,
se não der, vou aproveitar o seu esquema do outro tópico, e adicionar um cebolão direto no radiador, já que o meu tem 2 locais para acoplar.

assim que estiver tudo encaminhado volto para uma palavra final, sucesso ou desistência ::?
------------------- Marcelo -------------------
Wagon GL 1997 1.6 v8 MPFI Gasolina / GNV - comAR
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

linconcblu, vamos com calma...

O possível fato de sua bomba estar ineficiente, não é justificativa para o não funcionamento das duas velocidades...elas tem que funcionar de forma bem clara, pois o acionamento delas é feito pelos níveis de tensão no sensor, níveis esses que vc. já levantou e batem certinho com os meus.

Veja no esquema a seguir, o caminho da alimentação (verde), que aciona a 1ª velocidade...ou velocidade baixa.

Imagem

Com 1,6V no pino B12 (vem do sensor), a ECU aplica terra no pino A4, que aciona o relé R6 (eletroventilador 1). O caminho em vermelho é a alimentação que aciona tanto o ventilador 1 como o 2...veja que eles estão em série...daí a corrente que circula é menor e a velocidade é baixa.

Agora o caminho da alimentação para a velocidade alta (vermelho)...

Imagem

Caso a temperatura aumente, o nível de tensão em B12, chegará a 1,4V...daí a ECU aplica terra em A5...este terra acionará o relé R3 (eletroventilador 2) e também o relé R5 (reversível).

O relé reversível aciona imediatamente a velocidade alta na ventoinha 1, pois ele corta a alimentação que estava indo para o eletroventilador 2, numa condição de série, e coloca terra...aumentando a corrente e a velocidade.

O relé R3, tem um retardo na operação e alguns segundos após ele coloca alimentação direto no eletroventilador 2...que religa já com a velocidade alta.

Resumindo: ocorrendo os níveis de tensão (já levantados), as ventoinhas TEM que ligar como descrito acima...caso isto não ocorra, existe algum problema, normalmente mal contato/sujeira nos contatos dos relés envolvidos ou soquetes dos reles frouxos...tem que averiguar.

Limpar os contatos nem sempre é fácil ou resolve...

Vamos lá camarada, falta pouco pra matar esse leão...
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Eu esqueci de comentar....

O valor do resistor que ficou em paralelo ao sensor, para controlar melhor o momento de ligar as ventoinhas, não foi de 700 Ohm, foi de 2K2...700 Ohm, foi o que ficou em série com o LED.

Pra monitorar as tensões nos sensores e atuadores, eu uso alfinetes espetados nos respectivos fios...este procedimento mantém as conexões feitas normalmente e disponibiliza um ponto para fixar o medidor.
Avatar do usuário
Carlisson
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Terça-feira 12 2016f Janeiro 2016 02:09:35 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Carlisson »

O meu tem AC e sempre que o mesmo esta ligado a temperatura so fica na casa dos 100 e as vezes ate chega perto do vermelho. Portanto, com o AC desligado, independentemente do trânsito ele nunca passa dos 95º. Já removi esta maldita válvula termostática, troquei bomba d'agua, sensor de temperatura, fiz ligação direta da ventoinha usando sempre a rotação máxima.... Em fim, não sei mais o que fazer pois os mecânicos mencionaram ter que abrir o motor pra trocar a junta mas se meu carro nao baixa água acredito que esse não seja o maldito problema.
Carlisson
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Já verificou possível obstrução do fluxo normal no radiador?
Avatar do usuário
lioncblu
:: Super ::
Mensagens: 89
Registrado em: Terça-feira 07 2007f Agosto 2007 07:45:08 PM
Localização: Blumenau - SC
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GL 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por lioncblu »

Carlisson, faça um limpeza interna do radiador, mas não use aqueles produtos para limpar, é arriscado, desmonte e leve para uma empresa especializada, acredito que deva resolver.

Bange, estou praticamente desistindo, eu tinha comentado de um barulho de rolamentos, e o diagnostico foi que o maior problema era o rolamento do compressor do AR estava roncando que parecia uma turbina, e aumentava a cada dia, mas o rolamento do esticador estava quase travado e do alternador estava dando umas travadas tb, então gastei uma grana para arrumar tudo.

e agora quando ligo o AR a ventoinha já liga na velocidade baixa e quando chega perto dos 100º liga a alta, mas na maioria das vezes a baixa dá conta de manter o motor na casa do 92º e poucas vezes ela sobe.

Ao sair de manhã, mesmo em dias mais frios, tendo a temperatura ambiente na casa dos 19º, ando pouco mais de 2klm, a temperatura sobe para o valor de trabalho de 90º, eu acho que sobe muito rápido. de toda forma, estou pensando, ou abrir o motor e trocar a junta, ou adicionar um resistor no circuito para enganar a central fazendo com que o sensor indique um valor mais alto que no real, fazendo com que a central ligue a ventoinha mais cedo.

Seria isso, mas agradeço muito a sua ajuda e dicas.

Um abraço amigão!

Marcelo
------------------- Marcelo -------------------
Wagon GL 1997 1.6 v8 MPFI Gasolina / GNV - comAR
André Vilela
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Segunda-feira 14 2011f Fevereiro 2011 10:17:26 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por André Vilela »

Sei que estou desenterrando o tópico mas hoje consegui resolver meu problema do carro ficar sempre nos 100º, no meu caso o problema estava no relê que aciona o segundo estágio da ventoinha, este relê fica encima do porta luvas.
Meu carro é um corsa 1.6 8v com ar condicionado, a temperatura ficava cravada nos 100º e não decia por nada e nem acionava o segundo estágio, se eu ligasse o ar condicionado além de não acionar o segundo estágio o primeiro desligava, ficava funcionando apenas a ventoinha do ar condicionado.
Agora após arrumar o relê do segundo estágio da ventoinha quanto está sem o ar condicionado o carro liga o primeiro estágio com 95º e se chegar nos 100º aciona o segundo estágio normalmente, baixado a temperatura, já quando ligo o ar condicionado as duas ventoinhas ligam já no segundo estágio e o carro trabalha por volta de 92º.

Abraços
André Vilela
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”