[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

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Bange
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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por Bange »

GSI é uma série especial... qual a litragem de seu motor, qual cód GM que vc tem, quantos fios chegam no cebolão (tem alguma emenda ou algo diferente no chicote dele?) e a fabricação é 95 mesmo?
Andrei Barros
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Mensagem por Andrei Barros »

GSi tem motor 1,6 16v. O cebolão da primeira velocidade é o 90242277 e tem 2 fios. O do ar condicionado, que também aciona a segunda velocidade tem 3 fios e o código é 90482428. Há sim uma emenda nele, porque algum proprietário anterior havia modificado o chicote, ligando o fio que sai do cebolão da primeira velocidade na fio que liga a segunda, com a intensão de acionar a velocidade maior mais cedo, porque pelo visto já enfrentava esse problema, e optou por uma gambiarra.
O carro é realmente 95/95.
Bange
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Mensagem por Bange »

OK, as ventoinhas funcionam sempre juntas, seja na baixa ou na alta velocidade? De que lado do radiador ficam os cebolões... lado da entrada (conectada ao motor) ou lado da saída (conectada ao reservatório expansor)?
Andrei Barros
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Mensagem por Andrei Barros »

Sim. Funcionam sempre juntas. Os cebolões ficam do lado da entrada.
Bange
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Mensagem por Bange »

OK, seu sistema então trabalha da seguinte forma:
Cebolão de baixa e alta + AC.jpg
O cebolão de baixa, liga com 100°C e desliga com 95°C
O cebolão de alta, liga com 105°C (a parte que está aberta)... e a parte que está em curto, abre com 120°C (certamente para proteger o sistema do AC)
Como não deve existir resistor para limitar a corrente das ventoinhas (montada na própria ventoinha, como em modelos mais recentes) , a velocidade baixa é feita colocando ambas as ventoinhas em série e na velocidade alta, as ventoinhas são ligadas independentemente com 12V cada (ou mais se o alternados estiver presente, motor ligado). Isto é feito com os relés que são acionados pelos cebolões, muito provavelmente como nos modelos MPFI de 97 a 2003 ou 2006.
A meu ver não justifica funcionar em tais temperaturas, mas é projeto da GM... alguns podem dizer que é devido a, talvez, o GSI ter uma potência maior... mas se potência maior fosse justificativa, teríamos carros funcionando com até mais que 200°C, o que não é verdadeiro.
Assim meu caro, se quiser manter a originalidade do carro, é só conferir se os relés respondem ao comando de cada cebolão (como falei antes)... em caso contrário, pensar em uma solução que diminua a faixa de trabalho, com alteração de cebolões e/ou acréscimo de um relé auxiliar.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Andrei Barros
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Mensagem por Andrei Barros »

Entendi. Muito obrigado pelas informações. Qualquer coisa volto a entrar em contato.
Bange
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Mensagem por Bange »

OK...
Vendo um pouco mais esse projeto da GM, salvo se as ventoinhas forem diferentes (capacidade de fluxo, corrente, etc...) e específicas para o GSI, a depender da temperatura ambiente e movimentação do carro, a velocidade baixa não tem capacidade de baixar a temperatura de 105°C para menos ou até desligar.
Explicando:
No meu 1.6 MPFI, as ventoinhas ligam na baixa com +-95°C...se continuar esquentando, liga a velocidade alta com +- 98°C... em situação normal a temperatura vai baixando (raramente sobe até os 100°C), e quando chega em 96°C, a velocidade alta é desligada, permanecendo a baixa, que pode fazer a temperatura cair ainda mais (desligando com +- 94°C), ou não dando conta do calor e a temperatura volta a subir, repetindo-se o ciclo. Ou seja, a velocidade alta é mantida até bem próximo da temperatura com que a baixa liga. Nos raros casos em que a alta não ligou, a temperatura foi subindo, subindo e eu parava o carro quando passava um pouco dos 100°C, com receio de alguma pane.
No caso do GSI, o interruptor de 105°C, não é flexível (flexível = liga com uma temperatura e desliga com outra mais baixa de +- 5°C), ele liga com 105°C e desliga com 104,99°C ou um valor qualquer abaixo mas muito próximo a 105°C, ficando a baixa ligada... porém é uma temperatura muito alta para a velocidade baixa conseguir baixar mais ainda (salvo em condições favoráveis)... e o mais normal de ocorrer é a alta voltar a ligar muito rápido e se ela conseguir baixar a temperatura, o ciclo se repete no entorno dos 105°C.... daí, quem estiver observando o mostrador da temperatura do pinel, vai perceber que a temperatura fica praticamente o tempo todo ligeiramente acima dos 100°C.
O ideal no caso, seria que o cebolão de alta fosse flexível, ligando a alta até nos 100°C, mas desligando com 95°C... e o de baixa pode ser fixo em 95°C. Podem existir cebolões que atendam a essas premissas e resolvam o problema, mas para saber se sim e quais, eu precisaria de mais informações sobre o que contém em cada um dos fios de cada cebolão (tipo terra, bateria, resistência pra massa, etc...).
Andrei Barros
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Mensagem por Andrei Barros »

Essas informações vou ver se o eletrecista consegue verificar.
Quanto ao comportamento dos ciclos da ventoinha, no dia a dia, mesmo aqui sendo bem quente, o carro quando parado permanece mesmo com a primeira velocidade segurando a temperatura nos 100º, mas sem conseguir baixar. A segunda só acionou no teste, quando aí sim a primeira naturalmente não deu conta de manter e chegou a 105°. Mas deixei na marcha lenta pra ver, e sem obstruir a ventilação a temperatura baixou novamente pra 100º e se manteve, com a primeira velocidade ligada. Isso com AC desligado.
Com AC ligado a segunda já entra mais cedo, e mesmo assim a temperatura permanece próxima aos 100°. Nesse caso que vem minha preocupação. Numa situação crítica, com 100°, a segunda velocidade há algum tempo já acionada e não dar conta de baixar a temperatura, e ela então continuar subindo.
Andrei Barros
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Mensagem por Andrei Barros »

Boa noite. Voltando pra dar o resultado.
Consegui resolver a situação. Toda parte elétrica estava Ok. O problema era o radiador. O modelo que havia comprado era um Magnetti Marelli tubular. Mesmo que nos teste notava uma redução de temperatura na ordem de 10ºC com a passagem da água pelo radiador, isso não era suficiente para refrigerar o motor. Comprei então um modelo Valeo brazado, e com isso, fim do problema. A temperatura mantém-se entre 90 e 95 graus, passando disso apenas em situações de demanda mais extrema, quando a ventoinha arma e rapidamente a temperatura volta a faixa normal.
Muito obrigado pelas dicas e orientações passadas. Foram excelentes para eu conhecer mais o sistema de arrefecimento do carro e poder ajudar outras pessoas que por ventura tenham problemas.
E fica a orientação pra quem não está conseguindo resolver o problema de temperatura. Verifiquem o modelo do radiador que está no carro!
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CristianDiniz
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Mensagem por CristianDiniz »

Bom dia galera,tenho um Corsa 1.6 GL 98 8v,já troquei junta do cabeçote, sensor de temperatura,bomba d'água, válvula termostática,tô usando adidivo,i o carro temperatura continua chegando a 100c,oque pode ser? Esse modelo tem 1 estágio só a ventoinha?
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