[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

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Bange
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Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por Bange »

Pedro, por esta diferença de medidas, creio que não justifique um aumento no momento de ligar...pode ocorrer uma alteração no ciclo, tipo...se um normal liga 2 vezes em 1 minuto, no seu caso poderá ligar 3 ou mais...mas os valores continuarão os mesmos.

Outra coisa, se vc troca peças sem avaliar a precisão funcional, vc nada conclui sobre quem está errado...
RaphaelVHC
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Mensagem por RaphaelVHC »

Pessoal boa tarde.
Ano passado eu fiquei na mão com o meu Corsa, a temperatura passou do meio :(
Arrumei dois fios e liguei a ventoinha direto na bateria do carro e levei o mesmo numa oficina.
Quando cheguei lá o mecânico (de confiança ) disse que era o módulo que tinha ficado ruim pois bem, ele arrumou e funcionou perfeitamente até que mais pro fim do ano o carro só começou a armar a segunda velocidade da ventoinha ( só arma quando o ponteiro chega no meio ). Quando chega no lugar que arma a primeira velocidade a carga do motor aumenta ( da pra sentir o motor dando uma mudança no seu ritmo de trabalho ), mas a ventoinha só arma quando chega no meio.
Alguém tem uma solução ?
Obs: O carro tem ar condicionado porém não está funcionando por falta de gás, e está sem a ventoinha do ar também mesmo sem ter a ventoinha do ar ele armava a primeira velocidade da ventoinha do radiador.
estanyslau
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Mensagem por estanyslau »

RaphaelVHC escreveu:Pessoal boa tarde.
Ano passado eu fiquei na mão com o meu Corsa, a temperatura passou do meio :(
Arrumei dois fios e liguei a ventoinha direto na bateria do carro e levei o mesmo numa oficina.
Quando cheguei lá o mecânico (de confiança ) disse que era o módulo que tinha ficado ruim pois bem, ele arrumou e funcionou perfeitamente até que mais pro fim do ano o carro só começou a armar a segunda velocidade da ventoinha ( só arma quando o ponteiro chega no meio ). Quando chega no lugar que arma a primeira velocidade a carga do motor aumenta ( da pra sentir o motor dando uma mudança no seu ritmo de trabalho ), mas a ventoinha só arma quando chega no meio.
Alguém tem uma solução ?
Obs: O carro tem ar condicionado porém não está funcionando por falta de gás, e está sem a ventoinha do ar também mesmo sem ter a ventoinha do ar ele armava a primeira velocidade da ventoinha do radiador.


No meu caso foi após uma lavagem no motor. O meu antigamente acionava a ventoinha antes no ponteiro do meio.. agora, só no meio. To querendo saber tbm o que faço.... mas pra te ajudar, nao precisa pegar dois fios e ligar na bateria... basta tirar o chicote do sensor de temperatura que fica abaixo da bobina no corsa 2002.
RaphaelVHC
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Mensagem por RaphaelVHC »

:razz:
estanyslau escreveu:
RaphaelVHC escreveu:Pessoal boa tarde.
Ano passado eu fiquei na mão com o meu Corsa, a temperatura passou do meio :(
Arrumei dois fios e liguei a ventoinha direto na bateria do carro e levei o mesmo numa oficina.
Quando cheguei lá o mecânico (de confiança ) disse que era o módulo que tinha ficado ruim pois bem, ele arrumou e funcionou perfeitamente até que mais pro fim do ano o carro só começou a armar a segunda velocidade da ventoinha ( só arma quando o ponteiro chega no meio ). Quando chega no lugar que arma a primeira velocidade a carga do motor aumenta ( da pra sentir o motor dando uma mudança no seu ritmo de trabalho ), mas a ventoinha só arma quando chega no meio.
Alguém tem uma solução ?
Obs: O carro tem ar condicionado porém não está funcionando por falta de gás, e está sem a ventoinha do ar também mesmo sem ter a ventoinha do ar ele armava a primeira velocidade da ventoinha do radiador.


No meu caso foi após uma lavagem no motor. O meu antigamente acionava a ventoinha antes no ponteiro do meio.. agora, só no meio. To querendo saber tbm o que faço.... mas pra te ajudar, nao precisa pegar dois fios e ligar na bateria... basta tirar o chicote do sensor de temperatura que fica abaixo da bobina no corsa 2002.
Queria ter lembrado disso quando fiquei na mão kkk
Depois que eu arrumar o ar condicionado vou ter que arrumar esse problema .-.
lucianomessias
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Mensagem por lucianomessias »

Tenho um Corsa Sedan 97/98 16v GLS. No meu caso, no fim do ano de 2015, fui pro litoral de SP e ao chegar lá o reservatório estava vazio. Estranhei mas enchi de agua novamente e passei alguns dias por lá e o carro só chegando a 100 graus mas achei que fosse por causa do clima. Ao voltar do litoral, levei num local que mexe com radiadores, e a válvula termostática estava travada.
Depois que troquei a válvula melhorou, a ventoinha disparava com o ponteiro no meio. Mas começou a baixar água novamente. Meses depois voltou a disparar a ventoinha só no 2º estágio então levei no mecânico que achou o vazamento pela junta.

Concluindo, era o pior: Junta de cabeçote e teve que fazer levantamento de base, não dava para plainar de tanto que corroeu.
Lições que aprendi: Sistema de arrefecimento é algo sério em um carro;
Ao primeiro sintoma de anomalia, fique atento e tente solucionar o problema ou procure um profissional;

Resumo dos problemas:
Água baixando;
Ventoinha disparando no 2º estágio ao chegar em 100°.

Serviços executados com o tempo:
Troca da válvula termostática;
Troca do radiador que furou;
Troca de algumas mangueiras;
Troca da junta do cabeçote (que estava podre);
Levantamento de base do cabeçote que não deu só para plainar;
Reparo na ventoinha pelo auto-elétrico, havia um problema nela e por isso não armava o 1º estágio;

Como mexeu em quase todo motor já troquei:
bomba dágua;
correia dentada;
rolamentos;
extensores;

Então, antes que desse problema na válvula de ar quente, já pedi para fazer o jumper nas mangueiras, ou seja, inutilizei o ar quente.

Abraços!
andrepacheco
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Mensagem por andrepacheco »

SE CHEGAR ATÉ 105 E A VENTOINHA LIGAR AINDA ESTÁ NORMAL BAIXANDO A TEMPERATURA EM TORNO DOS 95 GRAUS.
Bange
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Mensagem por Bange »

andrepacheco, passar dos 100°C não pode ser considerado normal...uma eventualidade talvez, mas de forma sistemática não.

Um trabalho da UFRGS, mostra as temperaturas da mistura...
1° tempo: admissão de 340 e 400K = 66 a 126°C, média 96°C
2° tempo: compressão de 600 e 750K = 326 a 476°C, média 401°C
3° tempo: explosão e expansão de 2300 a 2700K = 2.026 a 2.426°C, média 2.226°C
4° tempo: exaustão de 900 a 1100 K= 626 a 826°C, média de 726°C

Nem todas estas temperaturas são transferidas para as paredes dos cilindros, cilindros, cabeçote, válvulas, velas, etc... a que mais importa é a da exaustão, onde os gases já aquecidos são expelidos.

http://www.carrosinfoco.com.br/carros/2 ... o-interna/

Eu coloquei tudo isto para mostrar que a temperatura coletada de um motor não é nos materiais envolvidos e sim no líquido refrigerante, sendo portanto uma medida por tabela ou indireta, ficando óbvio que lá dentro ela é bem maior.

Considerando que no meu motor a ventoinha liga a velocidade alta com 1,45V medidos no sensor da ECU e que tal valor corresponde a +- 98°C tanto pelo mostrador do painel como por termômetro infravermelho, posso afirmar que passar dos 100°C, não é normal...ou há erro no valor mostrado ou há ineficiência no sistema do arrefecimento...seja um ou outro, deve ser corrigido antes de causar maiores danos e custos.
andrepacheco
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Mensagem por andrepacheco »

Buenas
Bange bem interessante isso,só achei estranho por que isso acontece no meu corsa e uso fluido de arrefecimento ,e já vi em outros também essa temperatura ,mas vou ter que dar uma olhada no mostrador do painel pode ser que não esteja marcando certo,se souber como testar o mostrador do painel mande a dica pra nós.
abraço
Bange
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Mensagem por Bange »

No medidor do painel tem as informações inscritas (caso não tenha, pegue o cód do fabricante e veja com ele tais informações), na parte traseira.

Exemplo do meu (VDO):
90°C = 93,5Ω
120°C= 40Ω

Isto significa que se for colocada uma resistência de 93,5Ω, o instrumento deverá marcar 90°C....o mesmo ocorrendo com 40Ω para 120°C...só que este valor não aparece no medidor, mas dá pra perceber que fica na região do vermelho (perigo).
Para os 100°C, não há indicação, porém eu já testei no meu e o valor da resistência ficou em 52Ω +-1Ω.

Isto ocorrendo, o medidor está preciso (calibrado)...não tente nenhum ajuste no medidor, pois sem instrumental próprio o erro será grande e é melhor recalibrar num especialista ou comprar outro.

Pelo lado do sensor, nem sempre quando a resistência estiver com os valores acima, ele estará preciso (sim, com o tempo ele vai perdendo a precisão), e só se consegue saber se o mesmo está ainda eficiente, com o procedimento da fervura e instrumentos como multiteste (parte ohmímetro ou resistência), termômetro de imersão (de qualquer tipo...)

Põe-se uma panela de água para ferver...mergulha-se o sensor (sem que encoste no fundo...fique +- no meio), já com os terminais do ohmímetro ligados ao mesmo, mergulha-se também o termômetro de forma que fique junto ao sensor...

O fogo deve ser brando para que a temperatura suba bem vagarosamente, dando tempo para se fazer a leitura tanto no ohmímetro quanto no termômetro...

Quando a temperatura do termômetro for de 90°C, a do ohmímetro deverá marcar 93,5Ω (ou muito próximo disto), e quando a água estiver fervendo, caso vc esteja ao nível do mar, o termômetro registrará 100°C e o ohmímetro será de 52 +-1Ω.

Mas atenção! a Temperatura de ebulição depende da altitude em que vc se encontra...
altitude x ebulição.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
gleisin
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Mensagem por gleisin »

olá galera, o meu tb ta assim e eu levei no mecanico e ele disse que ta normal, o cebolao do carro é 100-95 graus, o original do carro é esse mesmo, ai no caso o segundo estagio dele aciona nos 100 graus, ele disse que agente pode trocar o cebolao e colocar um que ative o segundo estagio tipo com 95 graus ou menos, so que é perigoso o cebolao dar problema, o normal do carro e esse msm mais quem quiser trocar pode trocar mais corre o risco do outro cebolao nao aguentar e queimar. ai acabei deixando pra la e continuar assim msm
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