[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

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kikowicz
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[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por kikowicz »

Ola galera,
Eu tenho um cora 1.0 2 portas ano 2000, e ultimamente eu estou tendo uns problemas referente a temperartura dele:

Quando eu ando com o carro normamente sem pegar transito, a temperatura dele trablha normal na casa dos 95C, mas é só eu parar em algum congestionamento / transito que a temperatura bate logo na casa dos 100C, só dai eu percebo a ventilação acionar (Ventuinha).

Detalhe que o carro não gasta um pingo d' agua, e eu ja fiz os seguintes serviços citados abaixo:

Troca da Valv Termostatica (Ano passado)
Troca do Radiador + fluido + limp no sistema ( 05 mesmes atras - Vazamento na lateral)
O mecanico efetuou a medição e ele falou que a ventuinha esta acionando nos 95C (O que o correto), e ele falou que problema esta no painel. Será que é isto mesmo? Será que eu tenho que mandar calibrar este marcador ou pode ser algum tipo de sensor??

Desde já agradeço





MarcosS
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Mensagem por MarcosS »

CARA TENHO UM 1.6 ANO 00 E TEM O MESMO PROBLEMA... ACHO QUE É NORMAL...

GRANDE ABRAÇO!!!!


Corsa 1.6 completo ô carrinho andador!!!!!



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sousaman
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Re: Temperatura trabalhando perto de 100C

Mensagem por sousaman »

Cara,

O carro é uma máquina...
Alguma peça pode apresentar problemas mesmo que trocada recentemente.
Acredito que seja a válvula termostática mesmo, como já abordado em outros tópicos nessa seção.
kikowicz escreveu:Ola galera,
Eu tenho um cora 1.0 2 portas ano 2000, e ultimamente eu estou tendo uns problemas referente a temperartura dele:

Quando eu ando com o carro normamente sem pegar transito, a temperatura dele trablha normal na casa dos 95C, mas é só eu parar em algum congestionamento / transito que a temperatura bate logo na casa dos 100C, só dai eu percebo a ventilação acionar (Ventuinha).

Detalhe que o carro não gasta um pingo d' agua, e eu ja fiz os seguintes serviços citados abaixo:

Troca da Valv Termostatica (Ano passado)
Troca do Radiador + fluido + limp no sistema ( 05 mesmes atras - Vazamento na lateral)
O mecanico efetuou a medição e ele falou que a ventuinha esta acionando nos 95C (O que o correto), e ele falou que problema esta no painel. Será que é isto mesmo? Será que eu tenho que mandar calibrar este marcador ou pode ser algum tipo de sensor??

Desde já agradeço
Antes mesmo de trocar a peça vá numa casa de painéis e peça para os mantenedores testarem seu painel, mas acredito que seja a válvula mesmo.

Abraços!


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Tiago_Guerra
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Mensagem por Tiago_Guerra »

Olha só, o meu é um 1.6 mpfi e tb faz a mesma coisa. E ainda têm essa (acho que são os carros da GM) de qdo a gente desligar o carro (a chave) a ventoinha desarmar mesmo qdo quente (segundo informações é pq o fluido não circula logo os pesquisadores da GM concluiram que não se faz necessário a ventoinha ficar armada como em diversos carros de outra marca ocorre - o que achei que faz bastante sentido).
Acho que vc não precisa se preocupar pois me parece normal.


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By tiagoguerra at 2008-01-08



Daniel Victor
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Mensagem por Daniel Victor »

Tenho um 1.0 mpfi 99 .comigo esta acontecendo o mesmo problema,o mais estranho que eu acho, é que mesmo com a temperatura elevada o ventilador desarma.





Sergiorique
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Mensagem por Sergiorique »

Tenho um Sedan 2000/2001 e estou com o mesmo problema. Levei no mecânico, ele trocou os sensores e testou com aparelhos, a ventoinha arma legal na temp certa, mas no painel dá perto de 15°C a mais. Uma loja de assessórios em que consultei se propôs a verificar se não é o cabo do velocimetro ou alguma engrenagem do painel. Depois das festas vou deixar pra ele ver.





Rorion
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Mensagem por Rorion »

Atingir por volta de 100 graus qndo vc está sob trânsito parado ou anda e para é normal.
A ventoinha se encarregará de abaixar um pouco essa temperatura. Ficando entre 95 e 100 graus, repito em trânsito pesado ou parado. Em trânsito livre onde flui maior quantidade de ar na colméia do radiador a temperatura estabiliza em 90 graus. Isso tudo é normal.
Agora se passar dos 100 graus e atingir a faixa vermelha do marcador de temperatura de seu painel, pare imediatamente seu carro pois tem problemas.





dhiratsuka
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Mensagem por dhiratsuka »

Rorion escreveu:Atingir por volta de 100 graus qndo vc está sob trânsito parado ou anda e para é normal.
A ventoinha se encarregará de abaixar um pouco essa temperatura. Ficando entre 95 e 100 graus, repito em trânsito pesado ou parado. Em trânsito livre onde flui maior quantidade de ar na colméia do radiador a temperatura estabiliza em 90 graus. Isso tudo é normal.
Agora se passar dos 100 graus e atingir a faixa vermelha do marcador de temperatura de seu painel, pare imediatamente seu carro pois tem problemas.
Eu tenho uma corsa wagon 1.6 16v 2000/00 e tenho o mesmo problema !
O carro esquenta, esquenta , esquenta ate chegar pra la dos 100 C ! Só quando chega perto da faixa vermelha a ventoinha liga... Ja troquei a bomba dágua recentemente porque ela tava vazando mas esse negocio de passar dos 100 C ta me intrigando... pelo jeito estou vendo que o problema é comum.... mais alguem ai tem esse problema ?





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JGrala
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Mensagem por JGrala »

dhiratsuka escreveu:
Rorion escreveu:Atingir por volta de 100 graus qndo vc está sob trânsito parado ou anda e para é normal.
A ventoinha se encarregará de abaixar um pouco essa temperatura. Ficando entre 95 e 100 graus, repito em trânsito pesado ou parado. Em trânsito livre onde flui maior quantidade de ar na colméia do radiador a temperatura estabiliza em 90 graus. Isso tudo é normal.
Agora se passar dos 100 graus e atingir a faixa vermelha do marcador de temperatura de seu painel, pare imediatamente seu carro pois tem problemas.
Eu tenho uma corsa wagon 1.6 16v 2000/00 e tenho o mesmo problema !
O carro esquenta, esquenta , esquenta ate chegar pra la dos 100 C ! Só quando chega perto da faixa vermelha a ventoinha liga... Ja troquei a bomba dágua recentemente porque ela tava vazando mas esse negocio de passar dos 100 C ta me intrigando... pelo jeito estou vendo que o problema é comum.... mais alguem ai tem esse problema ?
Estou em férias e na volta de uma das viagens que fiz resolvi dar uma esticada. Quando estava próxiomo de 200km/h, a temperatura da minha corsa lacrou no vermelho. Tive que parar e ir para a oficina no guincho. Resultado: Válvula termostática travada. O detalhe é que ela ja vinha trabalhando em temperaturas acima do normal e na revisão, o mecânico não detectou nada no scanner.

Pelos sintomas de todos é válçvula termostática. E não esqueçam, deve ser usado aditivo na água do sistema, pois senão acontece o que aconteceu na minha corsa. Trava por corrosão.

Abs


Ex-Corsa Wagon GLS 1.6 16V
Prata - Completa - Sonzera - Suspensão de Rosca - Pneus Yokohama A-Drive Zero Bala - Buzina Marítima - Pioneer DEH-7950UB - Pendrive 4Gb
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Thander
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Mensagem por Thander »

Pessoal,
o meu é 2000 1.6 16V e dificilmente chega aos 100...
em trânsito congestionado com AC ligado trabalha numa boa.
foram poucas as vezes que ocorreu de chegar perto dos 100, mas, tava perto de trocar os fluídos do radiador...
como disse JGrala observe e não confie nos mecânicos...
"não olhei esse item" e a conta vc quem paga...
abs[/b]


_____________________________
você já sabe o que quer?
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doassogue
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Mensagem por doassogue »

Então é normal o corsa trabalhar próximo dos 100ºC?
Acabei de fazer uma troca geral no sistema de arrefecimento porque tinha dado problema, e pedi para o mecânico verificar isso, ele me disse que havia testado com o "termômetro" e mesmo com a agua a 90ºC o marcador mostrava 100ºC, me recomendou trocar o marcador do painel.
Fui em um local onde fazem isso e me informaram que é normal o Corsa trabalhar nos 100ºC.

Alguém tem uma resposta pra isso?

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Abraços!





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sousaman
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Mensagem por sousaman »

Cara,

O normal é 90 graus.
Quando chega no 100 é sinal de válvula termostática pedindo para ser trocada.
doassogue escreveu:Então é normal o corsa trabalhar próximo dos 100ºC?
Acabei de fazer uma troca geral no sistema de arrefecimento porque tinha dado problema, e pedi para o mecânico verificar isso, ele me disse que havia testado com o "termômetro" e mesmo com a agua a 90ºC o marcador mostrava 100ºC, me recomendou trocar o marcador do painel.
Fui em um local onde fazem isso e me informaram que é normal o Corsa trabalhar nos 100ºC.

Alguém tem uma resposta pra isso?

Tenho um corsa sedan 96, 1.6 GLS

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D!EGO1
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Mensagem por D!EGO1 »

Cara o meu eh um 1.0 2001, c vc deixa ele parado a ventoinha liga nos 95° mas qdo vc anda e das uns apertos na cidade vai ate os 100° e ai liga e baixa pra 95° e fica nisso. ta ate q meio normal mas na estrada q devia baixar ele fica nos 92° + ou -. c apertar e tiver um dia quente 95°.

e eu ja troquei faz um mês valvula termostato, fiz a limpeza e coloquei dois litros d produto para radiador e na msma.

o negocio eh naum ligar muito, mas encomoda...





paulorod
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...

Mensagem por paulorod »

o dava isso direto ai so foi trocar a valvula termostatica e acabou com o problema toda vez que passa dos 90° a ventuinha dispara.
que esta com esse problema deve arrumar o quanto ante pq isso pode fazer o motor aquecer muito ai é pau na certa, o preju vai ser bem maior.


" Nunca cruze os braços em situações difíceis, pois o maior homem morreu de braços aberto."



Rorion
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Mensagem por Rorion »

A questão de atingir faixa vermelha por vacilo na manutenção é óbvio de acontecer mais cedo ou mais tarde.
Se vc observa que o líquido do tanque de expansão está com aquele aspecto "enferrujado" é preciso trocá-lo e repo-lo com a proporção correta de aditivo.
E ficar observando se não vai ficar "enferrujado" de novo. Se ficar, troque novamente. Isso está ocorrendo por desleixo do antigo proprietário. Só fique tranquilo se ao trocar vc rodar uma certa km e ver que o líquido se mantém na coloração do aditivo. E seria interessante vc trocar sua válvula termostática pois já viu que ela já deve estar nas últimas... isso é feeling do próprio prioprietário galera pois se vc vai no mecânico e ele vê o liquido do arrefecimento podre, o q ele faz: troca só ele e pronto. Não sabe o histórco do carro. Ou vcs acham que ele pergunta: Esse carro é seu desde zero? vc faz manutenções preventivas?
Então se vc o dono do carro vê que a agua estava enferrujada, por onde ela passa de onde ela tirou essa ferrugem? pode ser da bomba d'água, da válvula termostática que por desleixo de não usar aditivo ou não trocá-lo no tempo, estão com suas vidas úteis prematuramente interrompidas.

Atingir a temp de 100 graus em congestionamentos com sol intenso é normal, mas fiquem sempre observando o painel se esta temp oscila pra baixo pois já entrou em ação a ventoinha. Se vc reparar no painel 100 graus não está na faixa vermelha. Só vai atingir a faixa vermelha se der pau na valvula termostática, bomba d'água. Acho que quando compramos carros usados, devemos trocar esses ítens e metodicamente passar a fazer as manutenções de troca de líquido de arrefecimento.





LEONANO
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Mensagem por LEONANO »

Olá pessoal, acabei de me tornar membro do corsa clube e estava lendo as respostas dos tópicos e curti muito a prestatividade dessa galera em ajudar a solucionar os problemas dos corseteiros!!!

Bom, tava buscando entender melhor o q ocorreu comigo na semana passada, e lendo esse tópico não pude deixar de dar meu depoimento.

Estava com o marcador da temperaura quebrado, o carro aqueceu sem eu nem sequer perceber(som alto) e eu estava numa via livre aqui em Salvador(Av. Paralela). Soh vim perceber depois q notei q o ar condionado estava desarmando, até então continuei seguindo achando q poderia ser um problema no compressor, eu desligava e ligava e ele voltava a refrigerar, aí começou a perda de potencia, eu logo baixei o som e ouvi uma zuadinha "estranha" no motor. Como tinha verificado a água a pouco tempo, imaginei logo q pudesse ter "vazado" de alguma forma, resolvi logo encostar, mal tomei a atitude o carro APAGOU e eu fikei em panico, tava entrando pra direita com um onibus praticamente me empurrando, mas consegui descer no embalo até um posto!!!
Abri o capo e a mangueira superior do radiador tava estourada, logo pensei q fosse ela a responsável, reboquei o carro, e no dia seguinte comprei a mangueira e troquei. mas msm assim a agua continuou a vazar, aí levei pro mecanico, q me constatou q a válvula do ar quente estava ressecada e travou. uma pecinha de 40 reais quase me fez fundir o motor e ter um prejuízo enorme!!!!!!! NUNCA MAIS FICO 1 DIA COM O MARCADOR DE TEMPERATURA QUEBRADO!!!

agora minhas dúvidas, quem puder me ajudar agradeço:

- O mecanico tirou a válvula termostática e me disse q não precisava usá-la mais, até onde isso é verdade???

- Eu não usava aditivo pro radiador, se eu passar a usar (considerando q o carro tem 10 anos) posso ter algum tipo de problema???

valeu ae galera!!!





Marcelo Doidera
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Mensagem por Marcelo Doidera »

Caro corseiro Leonano,

gostaria de entender melhor o que seu mecânico fez; ele tirou a valvula termostática do seu carro? Pq se ele fez isso sua ventuinha está direta... Agora se ele desligou a valvula do ar quente aí não tem problema nenhum, se vc não vai para o sul do país claro, pq só iria presisar dela se vc usa o ar quente, coisa que acho difícil usar na Bahia.
Com relação ao aditivo acho que pode ou não ter problemas...
Aditivos são muito bons para as partes metálicas do carro, mas ruins para as borrachas pelo fato de resseca-las. Mesmo assim acho que vale a pena colocar aditivo pois ele evita que a água entre em ebulição.
Obs.: coloque aditivo e depois de alguns meses troque de novo p/ fazer um efeito de limpeza no sistema.
Essas dicas que estou dando é de experiência de 12 anos trabalhando em concessionária com vendas de autos usados.
Abraço, e espero que eu tenha ajudado.


Marcelo Martins
semi-novos - Citroën RJ

Corsa GSI 96 branco!!! O que mais eu preciso?



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sousaman
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Mensagem por sousaman »

Leonano,

Bem-vindo ao Corsa Clube!
Aqui vc vai encontrar de tudo.....pode apostar...risis

1 - não se tira a válvula termostática, pois ela controla a água dentro do circuito, o carro vai sempre andar "gelado" e pode trazer algumas complicações no futuro (veja outros tópicos aqui nessa seção), se puder mande colocar novamente.

2 - aditivo é apenas para carros que não tem o circuito com oxidação. Se estiver, cuidado, o aditivo pode arrancar as crostas de ferrugem e abrir um pequeno orifício nas galerias por onde a água passa e depois já sabe, mecânico de novo....

Fique a vontade para perguntar sempre....sempre tem amigos de plantão aqui,....

Abraços!


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