Espuma no sistema de arrefecimento

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Espuma no sistema de arrefecimento

Mensagem por alcineu »

Olá pessoal mais problema...usei aquele limpa sistema da radiex e depois lavei com agua de rua e tudo limpinho...adicionei o concentrado radiex MCT com agua de fonte (garrafão) e notei que o mesmo gera espuma...deixei a tampa do reservatorio de expansão aberto e em pouco minutos ferveu e espumou tanto que perdi quase um litro do produto...como errei a quantidade de liquido, preparei 6 litros e sobrou...alguem ai usou este produto e notou espuma no reservatorio?
Vejam nesse link o que diz sobre espuma no sistema...
Formação de espuma: a presença de espuma (bolhas) no sistema de refrigeração torna deficiente a troca de calor entre a água e as paredes do motor, diminuindo o desempenho do coolant. A presença de espuma pode ainda provocar a cavitação da bomba d’água do motor.

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pr ... itivos.asp
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Eita sufoco...conversei com o mecanico e foi vacilo meu...era ar no sistema...ufa...nao era para eu ter deixado o reservatorio aberto...a agua saiu de dentro do reservatorio igual a cocacola...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Alcineu,

Eu só coloco água e ponto final dentro do reservatório.
Esses negócios de produtos para radiadores me dá arrepios.
Vi muitos casos que com as galerias já enferrujadas, esses produtos arrancavam as crostas de ferrugem, provocavam estragos feios dentro do sistema de arrefecimento e já sabemos o final da história.
alcineu escreveu:Olá pessoal mais problema...usei aquele limpa sistema da radiex e depois lavei com agua de rua e tudo limpinho...adicionei o concentrado radiex MCT com agua de fonte (garrafão) e notei que o mesmo gera espuma...deixei a tampa do reservatorio de expansão aberto e em pouco minutos ferveu e espumou tanto que perdi quase um litro do produto...como errei a quantidade de liquido, preparei 6 litros e sobrou...alguem ai usou este produto e notou espuma no reservatorio?
Vejam nesse link o que diz sobre espuma no sistema...
Formação de espuma: a presença de espuma (bolhas) no sistema de refrigeração torna deficiente a troca de calor entre a água e as paredes do motor, diminuindo o desempenho do coolant. A presença de espuma pode ainda provocar a cavitação da bomba d’água do motor.

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pr ... itivos.asp
No meu carro, só uso água mesmo para evitar qualquer problema.
Funciona bem que é uma beleza, a temperatura chega no 93ºC e o sistema já funciona normalmente com a ligação da ventuinha.
Na estrada então, melhor ainda, temperatura sempre abaixo de 89 graus.

Detalhe, fui ao RJ neste final de semana prolongado e na subida da serra, o ponteiro nem se mexeu, foi simplesmente um comportamento perfeito.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


Gabriel SW
:: GSI ::
Mensagens: 2282
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 03:05:35 AM
Localização: Farroupilha - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Gabriel SW »

Eu já tomei uma legal por causa dessas bombas de aditivo!

Mandei revisar todo o sistema de arrefecimento, e coloquei aditivo no sistema, pior besteira que poderia ter feito!

O aditivo foi "limpando" tudo no sistema, até anguns pequenos pontos de ferrugem que se formam com o tempo, em radiadores abastecidos apenas com agua.

No final das contas, vou ter que trocar o radiador!

ai vai o conselho de um amigo meu:

Se o carro só usa aditivo, continua usando aditivo, se o carro é somente usado água, continua só na água!
Gabriel Pires
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!

Km atualizada!

Moderador Equipe RS
gabrielsw@corsaclube.com.br
MSN: gabriel_sw_cc@hotmail.com


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”