[Dúvida] Ligar o Ar com o carro engrenado ou em Ponto Morto?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
walter lacerda
:: Super ::
Mensagens: 75
Registrado em: Domingo 04 2007f Fevereiro 2007 03:49:30 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[Dúvida] Ligar o Ar com o carro engrenado ou em Ponto Morto?

Mensagem por walter lacerda »

Pessoal,


Para melhor durabilidade do Compressor e periféricos do mesmo qual a melhor opção:

Ligar o AC com carro engrenado, em ponto morto ou tanto faz?


Abraços.


inOx
:: Champ ::
Mensagens: 450
Registrado em: Quinta-feira 09 2007f Agosto 2007 06:42:47 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por inOx »

Cara, pra ligar eu nunca ouvi falar se precisar estar engatado ou não. Mas no manual do veiculo diz para que antes de desligar o carro, desligar primeiro o ar condicionado. Agora o PQ que eles dizem isso, pra mim ainda é um misterio.


Avatar do usuário
MarcaoJr
:: Millennium ::
Mensagens: 122
Registrado em: Domingo 26 2007f Agosto 2007 02:41:29 AM
Localização: Macaé - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por MarcaoJr »

Meu Caro, algumas dicas para manter a saúde do AC:

1 SEMPRE ligar o ar com o carro em ponto morto. Ligando com o carro engatado e andando, vc provoca uma tensão extra no conjunto de correias do motor, AC e alternador. diminuindo a vida útil e provocando manutenção indesejada antes da hora.

2. NUNCA ligar o carro com o AC ligado. Pelo mesmo motivo acima. O manual indica vc desligar antes, para aliviar tensão das correias. e pra vc não esquecer e ligar o carro depois com o AC ligado.

3. Eu faço o seguinte: Se quero ligar o AC com o carro já andando, espero até andar a uma velocidade boa pra botar em ponto morto e não atrapalhar ninguém, boto em PM e aí sim ligo o AC, dou uns 5 segundos até ouvir o sistema ligar todo, aquele ' tec ' e depois engato denovo.. de preferencia numa marcha mais alta, pra entrar com rotação mais baixa e não forçar as correias.

ou ligo o AC com o carro parado :D

eu sempre fiz isso e o AC da Palio Week 97 q tenho, nunca deu problema. até hoje só limpei o filtro anti pólen e nada mais.

inox, aqui é o Marcao do flickr ! tá de corsa tb cara?!

abraços!


mmps
:: Wind ::
Mensagens: 40
Registrado em: Terça-feira 05 2006f Setembro 2006 06:16:46 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mmps »

Acho que essas dicas eram válidas nos sistemas antigos, nos novos não vejo sentido, por um simples motivo, com os sistemas ditos inteligentes, o compressor liga e desliga várias vezes com o carro em marcha.

Por exemplo, se você esta a 40 e pisa bruscamente no acelerador o compressor "desarma" e volta a acoplar um tempo depois, o mesmo acontece ao ligar o carro com o ar-condicionado ligado. O compressor só acopla um tempo depois do motor entrar em funcionamento, ele não roda junto com o arranque.


rmoliveira
:: Rodeio ::
Mensagens: 790
Registrado em: Quinta-feira 22 2004f Abril 2004 09:22:48 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rmoliveira »

AÊ!

O q posso falar é q recomanda-se não ligar o AC com giro alto, pq o impacto no compressor vai ser grande! Se tiver andando, pisa na embreagem, qd chegar a marcha lenta, liga o AC.


VALEU!!

Rodrigo
Ex.Corsa 1.0L EFI 95 (Agora de "Corsão"!): http://www.corsaclube.com.br/forum/prof ... file&u=726#
Corsa Clube Bahia


Pauloskar
:: GSI ::
Mensagens: 2203
Registrado em: Segunda-feira 20 2004f Dezembro 2004 12:59:43 AM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Pauloskar »

mmps escreveu:Acho que essas dicas eram válidas nos sistemas antigos, nos novos não vejo sentido, por um simples motivo, com os sistemas ditos inteligentes, o compressor liga e desliga várias vezes com o carro em marcha.

Por exemplo, se você esta a 40 e pisa bruscamente no acelerador o compressor "desarma" e volta a acoplar um tempo depois, o mesmo acontece ao ligar o carro com o ar-condicionado ligado. O compressor só acopla um tempo depois do motor entrar em funcionamento, ele não roda junto com o arranque.
Tb acho. Já li uma vez que nos sistemas novos, não há nenhum problema em ligar o carro com o botão do ar ligado. Vou pesquisar direito para e depois confirmo. Abs


Pauloskar
:: GSI ::
Mensagens: 2203
Registrado em: Segunda-feira 20 2004f Dezembro 2004 12:59:43 AM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Pauloskar »

Bom, achei algumas informações na net. Realmente estes cuidados ao ligar e desligar só são válidos para carros antigos.

Não esqueça também de desligar o ar-condicionado quando for desligar o carro, pois ao ligar o veículo com o aparelho acionado causa-se uma sobrecarga na bateria. Vale ressaltar que na maioria dos carros com injeção eletrônica isso já não é mais problema, pois a Central Eletrônica só permite o funcionamento do ar condicionado quando o sistema está normalizado. Para garantir uma máxima eficiência, o condensador, peça cilíndrica localizada à frente do radiador, deve ser mantido sempre limpo para o ar circular livremente.

http://www.mecanicaonline.com.br/2003/0 ... reiro.html

Desligar ou ligar o carro com os faróis acesos prejudicam o sistema elétrico do carro? Veículos mais antigos não dispõem de um sistema que desliga as cargas elétricas na condição de partida (faróis, ar-condicionado, limpador de pára-brisa etc.). Essa providência faz com que a tensão da bateria seja concentrada para a partida, regime muito mais exigente.

http://maxituning.terra.com.br/default. ... 5&info=746

Vê-se, portanto, que isso servia para poupar o sistema elétrico do veículo.


inOx
:: Champ ::
Mensagens: 450
Registrado em: Quinta-feira 09 2007f Agosto 2007 06:42:47 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por inOx »

[quote="MarcaoJr"]Meu Caro, algumas dicas para manter a saúde do AC:

1 SEMPRE ligar o ar com o carro em ponto morto. Ligando com o carro engatado e andando, vc provoca uma tensão extra no conjunto de correias do motor, AC e alternador. diminuindo a vida útil e provocando manutenção indesejada antes da hora.

2. NUNCA ligar o carro com o AC ligado. Pelo mesmo motivo acima. O manual indica vc desligar antes, para aliviar tensão das correias. e pra vc não esquecer e ligar o carro depois com o AC ligado.

3. Eu faço o seguinte: Se quero ligar o AC com o carro já andando, espero até andar a uma velocidade boa pra botar em ponto morto e não atrapalhar ninguém, boto em PM e aí sim ligo o AC, dou uns 5 segundos até ouvir o sistema ligar todo, aquele ' tec ' e depois engato denovo.. de preferencia numa marcha mais alta, pra entrar com rotação mais baixa e não forçar as correias.

ou ligo o AC com o carro parado :D

eu sempre fiz isso e o AC da Palio Week 97 q tenho, nunca deu problema. até hoje só limpei o filtro anti pólen e nada mais.

inox, aqui é o Marcao do flickr ! tá de corsa tb cara?!

abraços![/quote]

haha, faaaaala Marcão!!!
Comprei um Classic esse ano. Depois coloco fotos dele la no flickr pra tu dar uma olhada :D


Avatar do usuário
MarcaoJr
:: Millennium ::
Mensagens: 122
Registrado em: Domingo 26 2007f Agosto 2007 02:41:29 AM
Localização: Macaé - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por MarcaoJr »

Bom, não custa nada não forçar :D

Coé marcel!

Peguei um Sedan Milenium agora .. e ele foi tirado 0km aí perto da tua área.. em Anápolis! :D

dpois manda ver umas fotos lá.

abraços!


walter lacerda
:: Super ::
Mensagens: 75
Registrado em: Domingo 04 2007f Fevereiro 2007 03:49:30 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por walter lacerda »

Pessoal,



Valeu pelas respostas e dicas.



Abraços.l


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”