NÃO ESQUENTE!! Experiência bem sucedida-temperatura do motor

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Bim.oliver
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Re: NÃO ESQUENTE!! Experiência bem sucedida-temperatura do m

Mensagem por Bim.oliver »

angelforce escreveu:LEIA ATÉ O FIM SE VC TIVER PROBLEMAS COM TEMPERATURA!!!

ANTES DE QUALQUER COISA TBM: não tirem a vávlula termostática fora, não vou explicar os por menores disso, mas acreditem em mim, ela não está lá a toa!!!

Pessoal do Clube, eu sou novo aqui e esse é o meu primeiro tópico.
Estou escrevendo pra relatar minha experiência com esse tão comum problema de temperatura dos motores dos Corsas, especialmente os 1.6.

Comprei um Corsa Sedan 1.6 2001 faz um mês. Este carro era de um senhor que o tirou zero km e me vendeu. 49000 km/ rodados. Todo, absolutamente todo original. Foi um carro de passeio e que ele usava pra ir ao supermercado ou feira nó máximo. Só comprei por isso.

enfim, quando comprei reparei que o carro sempre chegava em 100ºC e dificilmente baixava disso, quando não subia um pouquinho mais dependendo do trânsito. Aki no fórum muitos dizem pra tirar a válvula termostática, outros dizem pra usar Radiex, outros dizem que é o sensor do painel, ar no sistema de arrefecimento e por aí vai. Antes que eu pudesse ver o problema do meu Corsa esquentadinho tive problemas...

Um certo dia a noite, peguei um baita trânsito, a temperatura subiu até o vermelho e ferveu!

parei o carro e depois de frio, vi que a mangueira que sai da válvula termostática havia estourado por causa da pressão e toda a água do carro havia vazado com o seu líquido de arrefecimento. Por sorte a mangueira que estava no meu GLS foi projetada para estourar quando a temperatura da água no bloco atingisse 106ºC ou 1.2Bar de pressão, 4ºC antes do limite, jogando água no radiador para dar efeito de fervura (os corsa hoje esquentam sem ferver com vapor) e me obrigando a parar.

Arrumei o carro e agora ele está sempre por volta de 92,5 ºC 8) e no máximo dos máximos 95ºC

agora vamos as explicações e soluções:

Constatações.
O líquido que estava no meu carro havia vencido há muito tempo e após o tempo de validade vencer aquele líquidio se transformou em ácido e danificou a bomba d'água e a válvula termostática. Como? simplesmenste pela falta de equilibrio do PH no sistema de arrefecimento.
A bomba d'água não estava bombeando e a válvula termostática estava funcionando incorretamente. A VÁLVÚLA TERMOSTÁTICA funciona através de uma substância quimica que reage ao calor, liberando a água do radiador, quando atinge uma certa temperatura e quando está com problemas ela pode abrir ou travar simplesmente impedindo que a água fria do radiador entre no bloco do motor. A BOMBA D'ÁGUA funciona através de hélices e intuitivamente vc pode imaginar como ela age. No caso da minha ela estava girando em falso.

COMO VC SABE QUE SUA VÁLVULA TERMOSTÁTICA PODE ESTAR TRAVADA OU A BOMBA D'ÁGUA RUIM???
deixe seu carro esquentar até ligar o segundo estágio da ventoinha (quando ela roda bem forte) deixe seu carro na marcha lenta e quando passar um pouquinho dos 100ºC, desligue o carro e ligue a chave na posição I (quando acende os indicadores no painel) para que a ventoinha continue trabalhando e observe se após um minuto o ar que sai da ventoinha está gelado e se ela continua funcionando por um longo tempo sem dar trégua. Isso significa que a água que está no radiador já está gelada mas o sensor dentro do bloco do motor (que é quem aciona a ventoinha) ainda está lendo temperatura elevada no motor. Isso se dá pq não está acontecendo o fluxo de água no sistema, então há água parada e quente dentro do bloco ocasionando o funcionamentto constante da ventoinha e há aguá geladinha (mmm) no radiador fazendo a ventoinha empurrar o gostosa brisa gelada no motor.
O CORRETO: é a ventoinha ligar e sempre jogar pra fora ar quente (afinal ela só liga quando a água do sistema tá do jeito que o diabo gosta e não quando já tá gelada, ok?).

COMO FAÇO PRA SABER QUE MINHA BOMBA D'AGUA JÁ ERA???
Tire a tampa do reservatório de água e faça o carro funcionar, o motor deve estar frio. Se não houver nenhuma movimentação de água, nenhuma bolha saindo, se o sistema parecer que tá morto. então pode ser problema na bomba. Geralmente ela mostra alguma atividade no reservatório. Feche a tampa e faça seu carro funcionar se depois que ele esquentar vc não ver nenhuma atividade, então meu amigo procure uma loja que venda peças chevrolet (EU DISSE LOJA NÃO DESMANCHE!!!!!!!)


::? Soluções que deram +/- certo: :redhotevil:
troquei a bomba de água por uma bem, beeeeeeem barata e genuína R$ e só troquei o miolinho da válvula termostática R$ 34,00 original (que muita gente insiste em chamar de válvula termostática, mas é só o miolo). e coloquei água e radiex. o Carro passou a andar entres os 96ºC e 100ºC. BLZ!!!!!

blz nada não fiquei contente, pq eu conheço muito de motor e sei que a temperatura ideal para o nosso motor (ideal em todos os sentidos) é 92,5ºC. não vou explicar pq são questões técnicas, e não é esse o caso.

SOLUÇÃO QUE DEU MUITO CERTO!!!!! :wink:
Troquei a bomba por uma genuína, mas a mais carinha R$ 150,00 e troque a válvula termostática inteira por uma genuína do Corsa da Whaler, (não só o miolo!!!!) R$ 85,00.
fiz a limpeza do sistema de arrefecimento conforme a norma 3X e vi que não havia mais ácido no sistema. Coloquei água e o aditivo original da Delco e mandei brasa... porém o carro ainda tava com ar no sistema. Problema na Tampa do Reservátorio de água que tava deixando entrar ar. Troquei a tampa R$15 original da própria fábrica.
Como fiz para tirar todo o ar do sistema???? é mais simples do que vcs pensam: deixei o carro sem funcionar o dia inteiro, aí 6:00 da manhã num baita frio abri a tampa do reservatório, liguei o carro por exatos 3 minutos em marcha lenta e fechei a tampa com o carro funcionando (este procedimento já elimina o ar completamente do sistema, pois ele mesmo se ajusta).

Detalhe da experiência: a fábrica recomenda que vc deixe água no reservatório até aquela marca no meio, mas pela experiência e testes podem fazer o seguinte: deixem dois dedos de água além da marca. ATENÇÃO: não exagerem, não pode haver água até o nivel da mangueirinha que tem no topo do reservatório. Dois dedos já faz diferença, não aumenta a pressão do sistema e elimina o espaço para o ar. É muito recomendável!!!! MAS O SISTEMA TEM QUE ESTAR SEM AR DE ACORDO COM O PROCEDIMENTO ACIMA!!!!

É isso aí pessoal, se vc tiver problemas tente fazer isso que vai dar certo, fujam de oficinar fucinhos de porco, muitos dizem que para o Corsa essa temperatura de 100ºC é normal (sé é normal pq ela fica no canto direito do termômetro encostadinha no vermelho???????) Meu pai levou o Corsa dele num mecânico de confiança dele sem me perguntar antes e o cara disse que era normal e que não era pra se preocupar pq a água ao ar livre ferve a 80ºC e em lugar fechado ferve a 120ºC. AH PELO AMOR DE DEUS!!!! a água ferver a 80º é demais...
se fosse o álcool tudo bem que ferve a 78ºC....
Fujam desses caras, oficina fucinho de porco não!!!!!!.... se vcs forem de Osasco, falem comigo e eu indicarei pessoas de confiança mesmo!!!! e ponho minha mão no fogo pq são pessoas que sabem do que estão falando!....

abraços e boa sorte a todos!!!!
Amigo e se por 100% de radiex ao invés de por 50% de agua 50% de radiex?


angelforce
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Mensagem por angelforce »

100ºC não é normal para o GSI, me desculpem aqueles que acreditam nisso, mas esta é uma crença errada.

Isso não quer dizer que seu carro vai parar na rua por estar funcionando a 100ºC, mas que vai ter uma vida útil menor pra muitos componentes pode ter certeza que vai.

Poxa, meu pai tem um corsa gl 1.6 desde seus 10.000 KM e o carro dele tá quase chegando nos 300.00 km. E só uma única vez ele teve problemas com o arrefecimento, ao que todos disseram pra ele que era normal o carro trabalhar em 100ºC, porém um carro que sempre trabalhou entre 90ºC e no máximo 95ºC, não era normal estar no 100ºC... então ele trocou bomba, válvula, tampa, e líquido, assim como eu fiz no meu Corsa. Resultado, o carro voltou à sua temperatura NORMAL. Pergunte se esse carro já precisou trocar junta ou fazer o motor??? esse Corsa nem sabe o que é Retífica e poucas vezes foi a uma oficina... SEGREDO: manutenção preventiva básica e troca de óleo no tempo certo e combustivel de qualidade. filtro de oleo a cada troca de oleo é uma boa tbm... e usar Oleo da Selenium API SL, pois já testei quase todos e esse foi o melhor nos testes... o Magnatec carboniza muito...


TEMPERATURA NORMAL PARA O CORSA GSI ENTRE 90ºC e 95ºC
ele até pode chegar em 97ºC ou 98ºC, mas tem que descer....

Um colega teve um Corsa GSI por 80.000 Km desde zero e nunca ficou trabalhando em 100ºC... nunca... Segredo??? este tópico explica...

todos os marcadores dos Corsas que são numerados o Vermelho começa em 105ºC...
mais uma vez: pq seria normal trabalhar em 100ºC e ter apenas 5º de margem antes de chegar no crítico????? PENSEM.
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angelforce
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Mensagem por angelforce »

AMIGO, use somente 50% agua e 50% aditivo

não faça a loucura de colocar 100% RADIEX, pq existe uma coisa no sistema de arrefecimento que se chama equilibrio de PH... se vc colocar 100% Radiex seu sistema vai trabalhar com desequilibrio de PH e os componentes do seus sistema irão dura beeeem menos, pois os aditivos em sua forma pura são corrosivos.

espero ter ajudado.
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Mensagem por angelforce »

Outra coisa que eu acho interessante citar sobre a temperatura é que carros que trabalham em sua temperatura ideal e trocam o oleo no tmepo adequado tem menos problemas de TBI emporcalhada pq o oleo evapora menos.

Esses dias eu vi um Corsa que deu até medo... a TBI dele tava com uma crosta muito grossa... quase não deu pra diluir com gasolina... era um Corsa que trabalhava em sua temperatura normal de 100ºC, não trocava oleo no tempo certo, e o cara gostava de altos giros... Consequencias da TBI suja: o carro demora pra pegar de manhã... dá umas variadas de rotação em marcha lenta e fica gastão... um Corsa 1.0 fazendo 7km/l é fogo... imaginem que o meu Corsa GLS 1.6 vem fazendo 11km/l em São Paulo. Mas tbm meu Carro tá impecável, TBI limpinha, sistema de arrefecimento Ok, gasolina de boa qualidade e oleo e filtros em dia, pneus calibrados, e eu ando em baixa rotação na marcha mais alta que der... é um método chamado de método carga pra economizar combustível... é um método antigo mas que é bem explicado no site do BestCars... se quiserem procurem lá sobre método carga pra economizar combustível...
não ando na banguela, pq na injeção existe o Cut Off...etc...

tudo isso pra dizer façam a manutenção básica e mantenham seus sistema de arrefecimento em dia!

fui
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MMTN
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Mensagem por MMTN »

O painel do Classic 2004 não tem a numeração para indicar qual temperatura esta marcando, ele tem 3 marcas alguém sabe ler isso ?


angelforce
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Mensagem por angelforce »

Olá,

o paineil do 2004 não tem a numeração realmente, mas a marcação de temperatura é a mesma

no primeiro traço branco a esquerda, após a faixa branca grossa você tem a indicação de 90ºC
no segundo traço branco ao meio você tem a indicação de 95ºC
no terceiro traço 100ºC
e no último traço antes do faixa vermelha 105ºC
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angelforce
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Mensagem por angelforce »

Pessoal,

quem estiver percebendo que o nível de água está baixando muito, fiquem atento se não há algum vazamento pela bomba d'agua, mangueiras ou radiador furado ou rachado e ainda se a tampa do radiador não deixa escapar vapor.

falow
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adeitos
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Mensagem por adeitos »

Legal esse tópico, é bem por ai mesmo. Antes de ter o Corsa, eu tinha um Focus, se não me engano, até andei falando por ai que era normal o Corsa trabalhar em 100ºC, mas hj retiro o que eu disse.

Cada caso é um caso, cada motor é um motor. Os Zetec da Ford foram projetados pra trabalhar numa faixa X de temperatura, que no caso é de 92ºC a 105ºC e realmente trabalha nessa temeperatura os Zetec. Tanto que, a ventoinha no Focus aciona em 98ºC, no Escort por exemplo, ela aciona em 100ºC.

Já o Corsa é outro motor, não servem os mesmos parametros do Zetec. A termostática do Corsa começa abrir em 92ºC e esta totalmente aberta em 105ºC. A ventoinha arma em aproximadamente 95º pelo ponteiro do painel. Porém já fui em 2 mecanicos com o meu Corsa, eles ligaram o Scaner, e ele acusou 100ºC ao acionar a ventoinha, porém o ponteiro estava la nos 95ºC.


CÉSAR DO RS
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Mensagem por CÉSAR DO RS »

Bom tópico.
Mas gostaria de fazer algumas considerações:
- o sensor de acionamento da ventoinha fica na lateral inferior esquerda do radiador e não no bloco do motor. Tem lógica, afinal a ventoinha é direcionada para o radiador e não para o bloco (lógico), portanto a leitura correta da temperatura deve ser feita no radiador.
- As peças internas da bomba d'água são vendidas separadamente na rede GM e custam bem mais barato do que comprar uma "genérica" completa; neste caso, aproveita-se a carcaça e troca-se o rotor, os rolamentos e as juntas, ficando com uma peça original perfeita e a um custo mais baixo; o problema é a preguiça dos mecânicos, que só querem trocar completa para economizar tempo e cobrar mais;
- Esse lance de "líquido vencido" nada tem a ver com o funcionamento da válvula termostática, o segredo dela está num pequeno cilindro localizado na parte da peça virada para o motor. O cilindro é preenchido com uma cera que começa a derreter em torno de 80º C (as válvulas podem se abrir a temperaturas diferentes, mas a de 80º C é a mais comum). Uma haste conectada à válvula pressiona a cera. Quando a cera derrete, ela se expande significativamente, empurrando a haste para fora do cilindro e abrindo a válvula. O travamento normalmente ocorre com a válvula fechada, por desgaste ou "cansaço" da mola, situação no qual ela não tem mais força para puxar o cilindro de cera de volta quando ele esfria, e não por causa do líquido.
Mas, reitero, muito bom o tópico. Abraços.
Corsa Hatch 1.8 2003, sem personalização.


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robmurray
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Mensagem por robmurray »

Quero agradecer ao topico do angelforce. Pelas dicas consegui identificar onde era o problema no meu carro(val. termostatica). Agora so vau fcar faltando uma limpeza completa no sistema, pois a velha ja estava até enferrujada....(antigo dono do kara****/*) :redhotevil:

Abracos e obrigado pelas dicas!!! :wink:
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