[DÚVIDA] - VENTILADOR SÓ DISPARA EM 100°C - Q MAIS FAZER?

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Trancado
DML
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[DÚVIDA] - VENTILADOR SÓ DISPARA EM 100°C - Q MAIS FAZER?

Mensagem por DML »

Meu ventilador só dispara quando a temperatura chega em 100°C. Já troquei válvula termostática, fiz a limpeza do radiador e o problema continua.

Será que trocando o cebolão resolve o problema? Na autorizada custa R$94,00 sem desconto. Não dá para trocar uma peça dessa sem saber se é realmente ela que está com problemas. Não sei mais o que eu possa fazer para diminuir a temperatura do meu corsa.

Outra coisa que preciso saber é se colocando fluido de radiador depois da limpeza que fiz, mesmo meu carro tendo usado somente água da torneira desde que eu o comprei (2002), será que terei algum problema com as mangueiras e espoletas?

O cara que fez a limpeza do meu radiador disse que se eu trocasse o cebolão original do corsa por um original de gol, o ventilador iria ficar disparando bem antes e com isso a temperatua diminuiria.

Me ajudem a resolver meu problema de temperatura.

Valeu!!
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valfrid
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Mensagem por valfrid »

Cara, eu já tive problemas assim com meu Tempra na época, mas ele funciona normalmente a 100 graus já!!

O cebolão é realmente uma possibilidade!!

Não sei como é a água onde você mora, mas onde eu morava na época, a agua tem um pouquinho de barro, não é visível, mas se você coloca um filtro na água você percebe, bem como uma crosta que fica no chuveiro com o tempo, e portanto o mecânico indicava usar água mineral para manter o sistema limpo por mais tempo!!! Ele mostrou uma D20 que tinha feito isso fazia uns 2 anos e você olhava na água e ela ainda estava cristalina!
Valfrid
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DML
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Mensagem por DML »

Eu deixei de usar água mineral, pois, falaram que não é boa para uso em radiadores por conter substâncias alcalina-terrosas.

Disseram que se eu não colocasse fluído com água destilada, colocasse água da torneira mesmo.

Eu queria saber também se o ventilador do radiador de corsa wind 96 sem ar condicionado possui também dois estágios de disparo, pois, já vi em outros tópicos colegas falando que o ventilador somente dispara no 1º estágio e outros somente no 2º. Queria saber se meu corsa wind 1.0 efi 96 tem esses dois estágios também, pois, vi nos relatos que o problema de disparar só no 1º ou só no 2º foi resolvido trocando o relê.

Se alguém puder dar uma dica ou que teve problema parecido e como foi resolvido posta ai.

Lembrando que já fiz a limpeza do radiador, troquei termostato e fiz toda limpeza do meu motor também.

Aguardo ajuda.


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Ariete

Mensagem por Ariete »

bom, no meu carro a ventuinha é acionada pela central da IE e nao por cebolão.

ou pode ser problema na central, ou no sensor da temperatura da agua, pode ter ar no sistema, impedindo a correta medição, tem q ligar em 95 graus +/-, no maximo 99 graus, o meu quando deu 101 graus empenou o cabecote.


Fabio Dourado
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Mensagem por Fabio Dourado »

Cara tive um problema parecido, o ponteiro passava do 100 e ai armava a ventuinha
procurei varias oficinas niguém conseguia detectar o problema passei meses... anos nem sei
quanto tempo nessa situação. Até o carro começo a dar problemas 1° foi uma mangueira
que estorou. Bom Resumindo depois de queimar junta do cabeçote e tudo mais descobri que
o problema era a ventuinha do ar condicionado que estava ruim segundo o mecânico
esta ventuinha arma 1° partindo assim a ventuinha grande. como a mesma não estava
funcionando a principal demorava a armar. Não entendo nada sobre este assunto
mais depois de comprar esta ventuinha o carro ficou bom.


DML
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Mensagem por DML »

pedropaulo escreveu:bom, no meu carro a ventuinha é acionada pela central da IE e nao por cebolão.

ou pode ser problema na central, ou no sensor da temperatura da agua, pode ter ar no sistema, impedindo a correta medição, tem q ligar em 95 graus +/-, no maximo 99 graus, o meu quando deu 101 graus empenou o cabecote.

Pois é cara!!! Meu medo é queimar o cabeçote e danificar outras peças por alta temperatura.

A única coisa que falta mexer é no cebolão. Os corsas mais antigos (acredito que até 2001) usam cebolão para ativar o ventilador enquanto os mais novos um outro tipo de sensor.

O problema é que esse tipo de coisa eu somente instalo original. Tem coisa que dá para passar peças de segunda linha mas, esse tipo de peça importante para o funcionamento correto do sistema de arrefecimento, eu prefiro colocar original. Um cebolão na autorizada custa R$94,00 sem desconto.

Vou tentar ver em alto-peças se encontro um cebolão de linha de montagem da GM. Se for uns R$50,00 eu compro para testar se disparará o ventilador corretamente.

Se alguém tiver outro tipo de informação que possa me ajudar eu agradeço.
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Mensagem por DML »

Fabio Dourado escreveu:Cara tive um problema parecido, o ponteiro passava do 100 e ai armava a ventuinha
procurei varias oficinas niguém conseguia detectar o problema passei meses... anos nem sei
quanto tempo nessa situação. Até o carro começo a dar problemas 1° foi uma mangueira
que estorou. Bom Resumindo depois de queimar junta do cabeçote e tudo mais descobri que
o problema era a ventuinha do ar condicionado que estava ruim segundo o mecânico
esta ventuinha arma 1° partindo assim a ventuinha grande. como a mesma não estava
funcionando a principal demorava a armar. Não entendo nada sobre este assunto
mais depois de comprar esta ventuinha o carro ficou bom.

Eu vi relatos também de colegas informando problemas de temperatura com corsa com ar-condicionado. Meu carro é sem ar e por isso, não achei alguém aqui com problema parecido em outros tópicos.

Amanhã vou comprar o cebolão mesmo para testar, pois, acabei de fazer toda limpeza do meu motor, trocando juntas, retentores e tudo mais e não quero perder todo serviço por causa da temperatura do motor.

Se mesmo assim alguém teve um problema parecido ou que possa me ajudar para resolve-lo eu agradeço a ajuda.

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Hoje fui em um especialista em radiador e ele me disse para comprar o cebolão do gol de 75°. Eu não gosto muito desse tipo de cois, prefiro sempre trocar peças originais GM. Pois bem, comprei um cebolçao do corsa e mandei ele instalar e não adiantou em nada. A ventoinha só disparava depois de 100°C. Ele mais uma vez disse que eu deveria trocar o cebolão do corsa pelo cebolão do gos de 75°C.

Fui numa auto-paças e comprei esse cebolão do gol, paguei R$25,00 por ele e mandei instala-lo para saber em qual temperatura iria disparar a ventoiunha. Para minha surpresa, ela disparou entre 96°C - 97°C. Muito estranho mas, ela voltou a disparar normal como era para ser e com a original do corsa só dispara depois de passar os 100°C.

Não sei o porquê disso tudo mas, pelo menos meu carro não está mais em perigo com relação a temperatura. Tem algo mais que interfira no sistema de arrefecimento do motor que não troquei?
Peças trocadas: válvula termostática, sensor de temparatura do painel, cebolão do radiador. Lembrando que meu motor foi aberto semana passada para trocar juntas, fazer a descarbonização, trocar retentores, etc.. Minha bomba d'água foi trocada há dois anos também mas, não acredito que ela esteja com problemas, pois, ela não faz aquele barulho característico de bomba d'água com problemas.

Se alguém puder esclarecer alguma coisa ou dar uma dica eu agradeço.
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Mensagem por valfrid »

Cara, seu post me fez pensar numa coisa, será que o sensor de temperatura não está com problemas???

Um cebolão quer era para funcionar aos 70o funcionou como se fosse o original GM que, por sua vez, não funcionou corretamente.

Você já verificou isso???
Valfrid
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valfrid escreveu:Cara, seu post me fez pensar numa coisa, será que o sensor de temperatura não está com problemas???

Um cebolão quer era para funcionar aos 70o funcionou como se fosse o original GM que, por sua vez, não funcionou corretamente.

Você já verificou isso???

Eu já pensei nisso também. Eu troquei o meu sensor de temperatura do painel também e a temperatura continuou marcando a mesma.

Será que tem um teste que posso fazer para saber se a temperatura que está marcando no painel é a mesma que está no motor? Como fazer esse teste?

Eu troquei meu painel de instrumentos por um de conta-giros. Será que o painel de contagiros está marcando a temperatura errada? Eu não sei mais o que fazer.

Até pensei nessa coisa do ventilador disparar quando chegasse em 70°, pois, no cebolão tá escrito 70°-75°.

Mas, meu carro tá ligando o ventilador e depois desliga normal como se a temperatura baixasse novamente. Quando chega na casa dos 97° ele liga e quando volta para 95° ele desliga. Demora uns 3-4 minutos com o ventilador ligado até deligar novamente.

Acredito que mesmo com ventilador, o corsa chegaria a mais de 90°C de temperatura trabalhando em marcha lenta. Não sei se o corsa ficaria somente trabalhando em 70°C-75°C em marcha lenta o tempo todo.

Será que tou certo mesmo?

Acho que vou pegar meu painel sem giro e instala-lo de volta para ver se a temperatura está marcando igual a do painel com conta-giro.
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