Acabou minha duvida sobre valvula termostatica. Tirei!

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.

Moderadores: José Leal, sousaman, leonardo, Bange, Organizadores do Fórum

Responder
lobau
:: Wind ::
Mensagens: 33
Registrado em: Quinta-feira 19 2007f Abril 2007 05:27:05 AM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lobau » Sexta-feira 27 2007f Abril 2007 02:22:04 AM

Como a valvula termostatica retêm a agua dentro do bloco do motor até a temperatura alcançar o ponto ideal para seu bom rendimento e ja que o motor a explosão é uma maquina termica que tem como variavel para seu bom rendimento um valor minimo de temperatura, aconselho não as retira-la pois alem de outras vantagens haverá o melhor aproveitamento do combustivel (R$$$$$).
Pessoalmente eu não as retiro dos meus veiculos, pois no no Kadett devido a facilidade de acesso faço manutenções periodicas e quanto ao Corsa devido a dificuldade , achei mais vantajoso substitui-la em um dos momentos da troca correia dentada.

OBS- Usem agua o mais limpa possivel.



Avatar do usuário
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Sábado 15 2003f Novembro 2003 11:08:07 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo » Sábado 28 2007f Abril 2007 05:52:12 PM

Tudo oque foi dito sobre manter a valvula termostática foi testado e comprovado por fontes confiáveis: Bestcars, 4 rodas, auto-mecânica......
- O motores atuais são projetados para trabalharem quente, reduzindo atrito e garantindo melhor desempenho e menor consumo.
- Mantendo o motor sem valvula termostática ele ira trabalhar bem mais frio aumentando muito a chance de geração de borra.

Quanto tempo você possui o corsa? Vc utiliza sempre aditivo?


Imagem

Dielson
:: Super ::
Mensagens: 87
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 09:51:22 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Dielson » Sábado 28 2007f Abril 2007 09:05:09 PM

tem 2 anos que eu comprei o meu corsa mas meu pai tinha o dele a 3 anos. Eu sempre uso aditivo e inclusive fiz uma limpeza no sistema e arrefecimento, mas consegui resolver o problema do aquecimento trocando o gás do ar condicionado e colocando na pressão certa, pois o carro só aquecia muito como ara ligado.



Avatar do usuário
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Sábado 15 2003f Novembro 2003 11:08:07 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo » Sábado 28 2007f Abril 2007 09:24:05 PM

Dielson escreveu:tem 2 anos que eu comprei o meu corsa mas meu pai tinha o dele a 3 anos. Eu sempre uso aditivo e inclusive fiz uma limpeza no sistema e arrefecimento, mas consegui resolver o problema do aquecimento trocando o gás do ar condicionado e colocando na pressão certa, pois o carro só aquecia muito como ara ligado.
Maravilha! Q bom q você resolver o problema do seu sem eliminar a valvula termostática.... :wink:


Imagem

brow
:: Wind ::
Mensagens: 48
Registrado em: Segunda-feira 21 2006f Agosto 2006 11:45:59 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por brow » Sábado 12 2007f Maio 2007 05:27:30 PM

No meu outro corsa eu fiz a mesma coisa... ele tava com problema de aquecimento e tirei a valvula e fiquei rodando durante um bom tempo. Mas daí pensei, se esta peça existe é para alguma coisa, ela naum foi criada a toa. Comprei uma nova, fui no mecanico e pedi p/ repor.


"Apenas um estilo de Vida"

Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 15703
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman » Sábado 12 2007f Maio 2007 11:17:18 PM

Pessoal,

Aqui um bom esclarecimento sobre o caso:

http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=23338

Abraços!


CORSA CLUBE 16 ANOS - E TUDO COMEÇOU NUMA LISTA DE E-MAILS DO YAHOOGROUPS

Ariete

Mensagem por Ariete » Terça-feira 15 2007f Maio 2007 08:00:37 PM

Paguei 49 reais na valvula original GM, paralela 30 reais.

para trocar infelismente tem q tirar a correia dentada ( c-a-g-a-d-a da gm heim )



Ariete

Mensagem por Ariete » Quarta-feira 16 2007f Maio 2007 09:17:15 PM

Pra quem não conhece a valvula termostatica:

Imagem



Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Super ::
Mensagens: 73
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Três Passos - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Fernando 4100 » Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 05:33:31 PM

Se o carro tiver problema de aquecimento e o problema for "resolvido" com a retirada da válvula termostática, isso é varrer a sujeira pra debaixo do tapete. O correto é procurar o problema verdadeiro.
Rodar sem a válvula aumenta o consumo e aumentra drásticamente o desgaste do motor. Motor PRECISA trabalhar quente, o normal é ficar perto de 100 graus mesmo, não tem nada pra temer com isso. É assim que deve ser.
Não rodem sem válvula...


Omega CD 4.1
Corsa 1.6 +...
Uno Smart

alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 06:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

re

Mensagem por alcineu » Sexta-feira 31 2007f Agosto 2007 10:09:09 PM

Pessoal tirem-me essa duvida: para tirar/trocar a valvual é necessário mexer na correia dentada?


Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage

etutini
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Segunda-feira 07 2008f Janeiro 2008 08:10:50 AM
Localização: Araras - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por etutini » Quinta-feira 10 2008f Janeiro 2008 10:38:45 AM

olha colega, eu estou quase fazendo essa jornada! a troca da valvula termostatica, ja dei uma previa desmontada ali no setor do meu corsa e vi q pelo jeito fica muito dificil "dar um jeito" de tirar a valvula com a correia encaixada, não sou mecanico mas pelo que vi o procedimento eh esse:
tenho um corsa 97 hach 1.0 MPFI Super
primeiro desmontei o filtro de ar
depois desmontei a parte q liga o ar externo ao filtro
retirada de parafusos da fuselagem da correia dentada, plastico preto q envolve ela (alguem sabe qual a medida desses parafusos?)
ai chegou no pior, retirada a tampa da dentada vi dois parafusos q acho que sao estrela e que nao tenho a chave pra tirar, afff to correndo atras disso, ::?, logo ai parei o procedimento, mas pelo que vi agora eh somente tirar esses parafusos, soltar o parafuso da correia dentada e pronto, chegamos nela a valvula, parfuso 13 e boa, alguem pode me corrigir se estiver errado em algum passo? pq ja procurei isso la no umbigo da internet e ninguem fez um tutorial falando como "fazer vc mesmo" ja q visto os mecanicos cobram uma nota para fazer esse procecimento basico.
obrigado



etutini
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Segunda-feira 07 2008f Janeiro 2008 08:10:50 AM
Localização: Araras - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por etutini » Sexta-feira 11 2008f Janeiro 2008 12:58:22 PM

e ai pessoal, acabei de fazer o procedimento de retirar a valvula termostatica no meu corsinha, tipow fiz eu mesmo, ontem a tarde e fiquei ate as 21:30 da noite trabalhando nisso, e estou aqui pra dizer pra todos q nao recomendo esse tipow de procedimento, apenas fiz pois entre deixar o motor quase explodindo de quente e ficar frio, escolhi deixar frio, pelo menos ate comprar uma valvula nova (pouco tempo).
Como testemunha viva do que dizem no forum, é VERDADE o motor nao esquenta nem a pau depois q se tira a valvula, com o carro em movimento é muito dificil chegar aos 90, ele fica uns meio centimetro do ponto de quando esta desligado, e observando q o motor tem q trabalhar na temperatura ideal isso nao eh recomedado, nao tirem a valvula de seus corsas, só estou fazendo pois nao tenho grana pra comprar uma nova agora, ta ai a minha experiencia! quem quiser perguntar algo sobre o assunto ou mesmo saber o procedimento q fiz, estou a disposição



luis_duarte
:: Millennium ::
Mensagens: 129
Registrado em: Terça-feira 29 2008f Janeiro 2008 06:06:52 PM
Localização: Joinville - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por luis_duarte » Terça-feira 25 2008f Novembro 2008 09:52:31 AM

Bom dia "etutini", por acaso vc fez algum teste sem a termostática e com o motor na lenta. É que meu corsinha não esquente em transito normal, somente em transito parado ou deixando ele trabalhar para a temperatura subir, então eu gostaria de ter essa certeza, caso vc possa deixar o motor trabalhando um pouco e ver se a temperatura começa a subir. Na lenta o meu corsa leva quase uns 10 minutos para o ponteiro chegar no centro da escala 95 graus.

Att.



Responder

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”