AC demorando pra gelar

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
aar
:: Super ::
Mensagens: 60
Registrado em: Segunda-feira 04 2006f Dezembro 2006 11:36:57 PM
Localização: Ipatinga - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

AC demorando pra gelar

Mensagem por aar »

Olá pessoal! a wagon aki de casa tem enfrentado problemas no sistema de condicionamento de ar. O mesmo demora demais para começar a gelar...

Vou tentar passar o histórico do que foi feito ultimamente para que o ar voltasse a gelar.

o carro (wagon 97/98 1.6 16v) ficou uns 2 anos sem ser utilizado o ar pelo seu antigo dono. Assim que a adiquiri levei vi que o mesmo não fincionava e levei em um tecnico especializado em ar-condicionado para colocar o mesmo para gelar novamente, foi constatado que estava sem gás e que as duas valvulas estavam vazando. Depois da troca das valvulas e com a adição do gás o ar demorou d+ para comecar a gelar ( do trajeto da oficina até minha casa - torno de +-15 km´s- o ar não havia gelado nada! nem o ar que saia pelas aletas do ventilador.

estou acostumado com o AC do celta 2006 de minha namorada. Sei que o compressor dos carros mais novos são mais aficientes, mais é normal o meu demorar tanto assim para começar a gelar???


Grato a todos. Gostei muito desse forum, sempre possui alguém disposto a contribuir com o problema do proximo!


Um abraço a toda familha Corsa Club!
robson_rj
:: Piquet ::
Mensagens: 230
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 07:10:36 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por robson_rj »

Rapaz tive um problema semelhante. O meu comrpessor armava, tinha gás e õ Ar não funciona.

Como foi resolvido: Troquei a válvula torre com compressor que na época foi 120,00 por aí.
Imagem
aar
:: Super ::
Mensagens: 60
Registrado em: Segunda-feira 04 2006f Dezembro 2006 11:36:57 PM
Localização: Ipatinga - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por aar »

[quote="robson_rj"]Rapaz tive um problema semelhante. O meu comrpessor armava, tinha gás e õ Ar não funciona.

Como foi resolvido: Troquei a [b]válvula torre[/b] com compressor que na época foi 120,00 por aí.[/quote]

a que valvula esta se referindo?! aonde ela fica?!

no dia em que mandei fazer a recarga do gás o tecnico alegou que o ventilador não estava ventilando direito, e por isso a demora para gelar o arbitaculo, creio não ser esse o problema principal, afinal, nem gelado o ar esta saido pelas aletas do painel, estou ceto ou errado?!
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

Amigo, talves seja a valvula torre mesmo, como ficou muito tempo parado talvés ela deve estar enroscando ou já descalibrada... A valvula torre fica logo atrás do alternador. Pelo lado externo do carro já é possivel fazer a manutenção dela....
Outra coisa que pode ser é o filtro secador do gas da linha de recirculação entupido ou sem função, ele fica amostra pela grade do parachoque dianteiro, fica fixado no radiador do condensador.... Ambos podem ser diagnosticados através dos manometros de pressão, sem retirar o gas mesmo, vendo o comportamento da pressão, geralmente o pessoal sabe dos defeitos....... O filtro secador tem como verificar se realmente está ruim tb sem gas, assoprando por 1 dos lados dele, ele não deve restringir a passagem, tem que ser 100% livre....
Bom, qualquer coisa tamuzai! Falows
aar
:: Super ::
Mensagens: 60
Registrado em: Segunda-feira 04 2006f Dezembro 2006 11:36:57 PM
Localização: Ipatinga - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por aar »

Pessoal, não consgui encontrar essa tal valvula torre, não entendi direito a descrição do lugar onde ela fica alojada.

as unicas valvulas em que vi o tecnico acoplando manometros eram somente duas que ficam proximas ao radiador, uma envolta por um "bujao" de aluminio e outra q vem de uma mangueira de baixo do carro, e essas duas valvulas foram trocadas (a do "bujão" ele trocou somente o pisto, já a da mangueira ele trocou completamente). Em relação ao filto, vou mandar ele averiguar.

Ele alegou varias vezes que o ventilador estava com uma velocidade muito baixa, apezar que no numero 4 ele sopra bastante e faz um barulho infernal! desmontei o painel central no final de semana e vi que os acionamentos estao perfeitos. É impressao minha ou ele tá tentando me passar a perna colocando a culpa no ventilador?!
aar
:: Super ::
Mensagens: 60
Registrado em: Segunda-feira 04 2006f Dezembro 2006 11:36:57 PM
Localização: Ipatinga - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por aar »

Imagem

A valvula torre é essa em que destaquei em azul?

não a encontrei no cofre do motor. ela era pra estar proxima a torre de suspenção mesmo? ou ela de modelo pra modelo?

a minha é uma wagon 97/98 1.6 16v



abraços!
robson_rj
:: Piquet ::
Mensagens: 230
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 07:10:36 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por robson_rj »

Rapaz, olha a minha quando o cara foi consertar eu acho que ela tirou ela de perto do compressor. Olha no mercado livre acho que até vende.
Imagem
aar
:: Super ::
Mensagens: 60
Registrado em: Segunda-feira 04 2006f Dezembro 2006 11:36:57 PM
Localização: Ipatinga - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por aar »

robson_rj escreveu:Rapaz, olha a minha quando o cara foi consertar eu acho que ela tirou ela de perto do compressor. Olha no mercado livre acho que até vende.
Pessoal, estou com problemas no AC até hoje, voltei no cara que olhou o ar e ele disse que a valvula torre é muito dificil de ser a causadora do meu problema... ai falou que devo trocar o colertor de umidade do gás pra acabar a dor de cabeça...

O problema é que esse tal coletor de umidade nao chega nem por decreto lá na oficina do cara, tô querendo por conta propria comprar essa peça e levar pra ele colocar pra mim, gostaria de saber qual é fabricante que forneçe essa peça pra autorizada, pois o valor do original GM é de R$1.430,20 :shock:


abraços!
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

aar escreveu:
robson_rj escreveu:Rapaz, olha a minha quando o cara foi consertar eu acho que ela tirou ela de perto do compressor. Olha no mercado livre acho que até vende.
Pessoal, estou com problemas no AC até hoje, voltei no cara que olhou o ar e ele disse que a valvula torre é muito dificil de ser a causadora do meu problema... ai falou que devo trocar o colertor de umidade do gás pra acabar a dor de cabeça...

O problema é que esse tal coletor de umidade nao chega nem por decreto lá na oficina do cara, tô querendo por conta propria comprar essa peça e levar pra ele colocar pra mim, gostaria de saber qual é fabricante que forneçe essa peça pra autorizada, pois o valor do original GM é de R$1.430,20 :shock:


abraços!
Maninho, compre da Royce Connect, para verificar se ele está ruim mesmo assopre na entrada ou saida, ele deve dar passagem sem restringir para o outro lado, ou seja, o ar deve fluir por ele se você precisar se esforçar..... okay?
Valor = +/- R$40,00
aar
:: Super ::
Mensagens: 60
Registrado em: Segunda-feira 04 2006f Dezembro 2006 11:36:57 PM
Localização: Ipatinga - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por aar »

leonardo escreveu:Maninho, compre da Royce Connect, para verificar se ele está ruim mesmo assopre na entrada ou saida, ele deve dar passagem sem restringir para o outro lado, ou seja, o ar deve fluir por ele se você precisar se esforçar..... okay?
Valor = +/- R$40,00
R$40,00 ??? tem certeza que é só isso?? o rapaz falou que esse filtro fica por volta de R$120,00!!! tem ideia de onde eu encontro esse filtro pra comprar na net?pq por essa diferença de preço eu espero um tempo maior pra trocar essa peça.

só não ranquei e olhei a vazao de filtro pq está com o gás recem-colocado na linha, senao jpa tinha conferido faz tempo.... mais concerteza vou testá-lo na hora que for trocar o bendito!
Responder

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”