[DÚVIDA] - PORQUE A VENTOINHA NÃO ACIONA O 2° ESTÁGIO?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
jasonpata
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Sexta-feira 12 2008f Setembro 2008 11:39:03 AM
Localização: Mirandópolis - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jasonpata »

Ola amigos,sou novo no forum e meu problema é o seguinte:quando ligo meu ar condicionado com o motor frio,ele gela normalmente e é muito silencioso, mas depois de um tempo com o motor ligado,começa a fazer um barulho no compressor,eu percebi que a ventuinha nunca entra no segundo estagio e fica sempre na rotação baixa,o que será k é,me ajudem please...


fgmfiuza
:: Millennium ::
Mensagens: 105
Registrado em: Quarta-feira 03 2007f Outubro 2007 10:01:56 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fgmfiuza »

Bom pessoal meu carro tava com esse problema, a temperatura chegava aos 100 e so descia se eu deixasse o bicho na banguela e na descida pra ventilar o motor!

comecei testando os reles, debaixo do porta luvas, la existem 2 reles verdes 1 preto e 1 amarelo senao me engano!, testei os reles invertendo eles de posiçao, ja que pelo menos 1 verde e o amarelo sao iguais, descoibri que nao era no rele o problema!

depois fui na caixa de fusivel, vale lembra que existem 2 fusiveis de 30 A pro ventilador, um pra 1 rotaçao e o outro pra 2... estes tambem estavam ok! ai parti pros sensores,

troquei o sensor de temperatura do motor que fica abaixo da bobina e PRONTO funcionou o 2 estagio, paguei 18,00 por ele é a troca é simples, qualquer um faz... pra completar aproveitei e troquei o sensor de temperatura do painel pq nao tava confiando na temperatura que tava aparecendo pra mim! paguei 15,00 por ele, tambem é simples de trocar, fica perto da capa da correia dentada proximo aos bicos injetores, é como se fosse uma porca com um fio ligado nela!...fazedno isso so nao vai armar se sua ventuinha tiver morta!!!! :)

espero ter ajudado


fgmfiuza
:: Millennium ::
Mensagens: 105
Registrado em: Quarta-feira 03 2007f Outubro 2007 10:01:56 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fgmfiuza »

ai jasonpata vai uma dica!

se continuar a usar assim seu arcondicionado vai danificar o compressor e pode furar alguma mangueira... no meu caso aconteceu isso... resultado = 500,00 conto de prejuizo no ar!, da uma checada nos itens que coloquei na resposta acima, deve resolver



abrass


Fernando Skol
:: Champ ::
Mensagens: 470
Registrado em: Quarta-feira 02 2005f Fevereiro 2005 07:15:09 PM
Localização: Paranaguá - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Fernando Skol »

minha wagon 1.6 8v esquenta demais, chega perto dos 100.. depois de um tempo até baixa a temperatura, mas ela só trabalha perto dos 100 mesmo.. e isso que eu quase nem uso o ar condicionado..

sou leigo, de mecanica entendo pouco.. como é o primeiro estágio, e como é o segundo ??

no meu milzinho não passava de 95.. e essa só porque é 1.6 e mais completa vive nos 100º.. ta loko..

vou dar uma verificada nos sensores, relés e fuziveis, isso se eu achar todos eles né..


FabianoSR
:: Wind ::
Mensagens: 46
Registrado em: Sexta-feira 12 2007f Janeiro 2007 10:46:18 PM
Localização: Várzea Paulista - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por FabianoSR »

Pessoal, o meu corsa, um sedam 1.6 16V com ar está com problema na ventoinha também.
Basta ligar o carro e a ventoinha do radiador do arrefecimento já liga em alta rotação, mesmo o motor estando completamente frio.
Me disseram que poderia ser o interruptor térmico que fica no radiador. Ele, pelo que pesquisei envia sinal para a UCE e a mesma liga os relês da ventoinha (dos dois radiadores).
Observando o radiador do meu carro, verifiquei que o mesmo possue dois interruptores térmicos localizados a esquerda do radiador observando o carro pela frente na parte inferior. Um deles possui três fios e ele arma em duas têmperaturas diferentes:

ImagemImagem

Já o outro eu não consegui descobrir qual é. Alguém saberia me dizer?
Eu desconfio que poderia ser este aqui, pois é bem parecido com o que está montado no radiador e também pelo formato do conector:
Imagem

Lendo as mensagens deste tópico vi o pessoal comentando sobre um sensor de têmperatura que fica abaixo da bobina onde são ligados os cabos de vela. Seria um sensor de têmperaura do motor? Ele também interfere no funcionamento das ventoinhas?
Uma coisa que também me chamou a atenção foi que ao ligar o carro com o motor completamente frio como disse anteriormente, liga a ventoinha do radiador em rotação máxima, mas se eu retiro o fusível do painel de fusíveis que pertence a esta ventoinha, ela continua funcioando! Imagino que algo de errado na ligação elétrica também.


Rafa nightwish
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Domingo 20 2008f Janeiro 2008 08:45:51 PM
Localização: Sumaré - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rafa nightwish »

OLA PESSOAL

BLZZ ???

ALGUEM SABERIA ME DIZER QUAL A COR DO RELE DO AR CONDICIONADO Q FICA ATRAS DO PORTA LUVAS ????

VLW

ABRAÇOS
Rafael


beto oliveira
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Domingo 07 2008f Dezembro 2008 02:59:56 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por beto oliveira »

[quote="Braguilha"]Que bom que resolveu,
o meu esta com o mesmo problema, então tirei o porta-luvas (foi muito fácil são 4 parafususos) e vi que tem 6 reles, por acaso vc sabe qual a cor do rele que ele trocou, tem preto, verde, amarelo, etc...
Vlw[/quote] 8) olha amigo blz..? olha troquei o meu..! e a cor é um amarelo.! mais quando for trocar leve ele como referencia ..! porque tem outros com a mesma referencia mais não serve pois o seu é com ar e ele tem uma memoria dentro..!! ok..!!!


Rogertecn
:: Wind ::
Mensagens: 33
Registrado em: Quarta-feira 01 2007f Agosto 2007 11:13:27 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rogertecn »

Torquato, percebi que vc conheçe bastante sobre arrefecimento X ventoínhas, por isso, gostaria de pedir sua ajuda (Se possível) neste assunto: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=50405

Agradeço desde já sua atenção.
Rogertecn ##Wind super 96 EFI Ar & Trava##


lbarros
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quinta-feira 29 2009f Janeiro 2009 05:44:18 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lbarros »

Galera, tem como voces postarem fotos, pois desmontei o porta luvas e não achei os reles...... e o meu carro ta na situação descrita por voces, não arma o segundo estagio, somente quando ligo o ar condicionado.


vagboy
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Segunda-feira 09 2007f Julho 2007 12:58:59 PM
Localização: Barreiras - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por vagboy »

Ola amigo blz se vc tirou o porta luva ele fica logo na parte de cima de uma olhada por baixo que vc vera ums 6 reles vlw abraços

[quote="lbarros"]Galera, tem como voces postarem fotos, pois desmontei o porta luvas e não achei os reles...... e o meu carro ta na situação descrita por voces, não arma o segundo estagio, somente quando ligo o ar condicionado.[/quote]


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”