[DÚVIDA] - PORQUE A VENTOINHA NÃO ACIONA O 2° ESTÁGIO?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Antonio André
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Sábado 13 2007f Janeiro 2007 01:49:47 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - PORQUE A VENTOINHA NÃO ACIONA O 2° ESTÁGIO?

Mensagem por Antonio André »

TENHO UM CORSA SEDAN 2001 MPFI, DE UNS DIAS PRÁ CAR, PERCEBI QUE QUANDO LIGO O AR COM O CARRO PARADO A TEMPERATURA DO MOTOR COMECA AUMENTAR E A VENTOINHA LIGA APENAS NA PRIMEIRA ROTAÇÃO,

A TEMPERATURA CONTINUA SUBINDO, E A SEGUNDA ROTAÇÃO NÃO LIGA, SE NÃO DESLIGAR O AR CHEGA QUASE NO VERMELHO.

O QUE SERÁ QUE PODE SER? JÁ CONFERI FUSIVEIS, RELÉS, ATÉ AGORA NADA.

ALGUEM PODE ME AJUDAR?

OBRIGADO!!!


robson_rj
:: Piquet ::
Mensagens: 230
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 07:10:36 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por robson_rj »

Rapaz tenho um super e o cara troco o fusível q fica atrás do porta luvas. Leve o carro num eletrecista q ele ve isso. O fusível estava ruim e por isso no meu carro o segundo estágio não armava.
Imagem


Avatar do usuário
Braguilha
:: Wind ::
Mensagens: 18
Registrado em: Sexta-feira 06 2006f Outubro 2006 10:29:47 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Braguilha »

Está acontecendo a mesma coisa com o meu!!!


RM²
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Sábado 10 2007f Fevereiro 2007 02:05:50 AM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RM² »

Este fuzivel que vc informou que fica atraz do porta luvas, onde exatamente fica?O acesso até ele é por onde?Pela frente do motor atraz do porta luvas é a bateria. Este acesso é por dentro do carro?
Pois o meu carro esta acontecendo exatamente a mesma coisa, a ventuinha liga no 1° estágio e se ligo o ar cond, a temperatura sobe rapidamente até + 100° e a ventoinha ligada no 1 ° e só abaixa a temp quandop desligo o ar.


RM²
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Sábado 10 2007f Fevereiro 2007 02:05:50 AM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RM² »

[quote="robson_rj"]Rapaz tenho um super e o cara troco o fusível q fica atrás do porta luvas. Leve o carro num eletrecista q ele ve isso. O fusível estava ruim e por isso no meu carro o segundo estágio não armava.[/quote]

Meu amigo, que lugar exatamente fica este fusível atrás do porta-luvas?


walter lacerda
:: Super ::
Mensagens: 75
Registrado em: Domingo 04 2007f Fevereiro 2007 03:49:30 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por walter lacerda »

Pessoal,

Já tive um problema parecido, no meu o ar não funcionava direito porque o 2º estágio não acionava. Aí levei a um eletricista e ele testou fusível, fiação da ventoinha e por último o relê de acionamento. Após a troca do relê o 2º estágio ficou OK.

Quanto a localização o relê: fica sobre o porta-luvas dentro do carro.

Abraços.


Ricardo NH
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Domingo 27 2006f Agosto 2006 02:09:29 PM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ricardo NH »

Olá Corseiros!!!!
Estive com este mesmo problema em meu Corsa 2002 1.6 8V. A rotação alta (2o estágio) não estava funcionando.
Fiz alguns testes em casa, mas de fato quando o carro estava aquecendo sem o ar-condicionado ligado às vezes a baixa rotação (1o estágio) ativava e às vezes não, estava intermitente. Quando ligava o ar-condicionado a ventoinha do ar condicionado (externa) ligava em rotação alta. Levei no auto-elétrico e de fato era o relé de controle de comando do estágio da alta rotação. O que acontece.....quando o carro está sem o ar-condicionado ligado e atinge (próx do marcador de temperatura) o sensor ativa a central (CPU da injeção) e a mesma ativa o comando de relés que associa os dois ventiladores em SÉRIE, neste caso a tensão de 12VCC aplicada é diminuida nos dois ventiladores, e portanto os dois operam em baixa rotação. Caso o ar-condicionado é ativado ou o a temp. do motor ultrapassa o meio do marcador de temperatura, o sensor envia um sinal maior de temperatura para a central que ativa o comando de ligação dos relés associando os dois ventiladores em PARALELO, portanto 12VCC direto nos moto-ventiladores, proporcionando alta rotação e por consequencia maior refrigeração e troca de calor nos radiadores. Espero ter ajudado e lembrando que no meu caso instalei um relé original do VECTRA que é são praticamente as mesma características do original que foi retirado. Abraço!


torquato
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Segunda-feira 14 2006f Agosto 2006 03:44:26 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por torquato »

Bom, eu passei por este mesmo problema, mais depois de pesquisar muito verifiquei que no corsa, e é claro na maioria dos carros, os eletroventiladores armam de duas maneiras uma e com a temperatura do motor e a outra e com a pressão do gás do ar condicionado. Ora se a pressão do gás NÃO estiver dentro do padrão, o segundo estágio do eletroventilador não ira ligar, causando assim o aquecimento do motor. Vejam, que ao ligar o ar, é armado o primeiro estágio do eletroventilador para que depois que a pressão aumente o segundo estágio seja acionado. Esse segundo estágio e armado quase que a todo momento deixando o motor com a temperatura baixa ( lembrando que a central só arma o segundo estágio mediante a temperatura, depois de 107 graus ) isso significa que se a pressão do gás estiver muito abaixo do padrão ele não irar ligar o segundo estágio causando assim o aquecimento do motor.
Isso e umas das soluções possiveis para o problema relatado acima.


Antonio André
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Sábado 13 2007f Janeiro 2007 01:49:47 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Antonio André »

CASO RESOLVIDO, ERA UM RELÊ QUEIMADO QUE FICA ATRAS DO PORTA LUVAS, LEVEI EM UM TÉCNICO EM AR CONDICIONADO, ELE TIROU O PORTALUVAS E TROCOU O RELÊ.
AGORA TÁ BELEZA!!!


Avatar do usuário
Braguilha
:: Wind ::
Mensagens: 18
Registrado em: Sexta-feira 06 2006f Outubro 2006 10:29:47 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Braguilha »

Que bom que resolveu,
o meu esta com o mesmo problema, então tirei o porta-luvas (foi muito fácil são 4 parafususos) e vi que tem 6 reles, por acaso vc sabe qual a cor do rele que ele trocou, tem preto, verde, amarelo, etc...
Vlw


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”