TUTORIAL - TROCA MANGUEIRAS - LIMPEZA E ETC... COM FOTOS

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Ariete

TUTORIAL - TROCA MANGUEIRAS - LIMPEZA E ETC... COM FOTOS

Mensagem por Ariete »

A 3 semanas atrás, arrumei alguns vazamentos no meu carro, estava fervendo toda hora, ai resolvi arrumar, estou postando hoje, pois meu amigo me mandou as fotos da camera hoje.

Vamos lá:

Dificuldade: de 0 a 10 eu coloquei um 7, não presisa ser mecanico, mais um amador nao vai conseguir pq tem muitos pontos cegos e apertador, mais com paciencia tudo dá certo.

valor gasto:

todas as mangueiras ( são 6 ou 7 nao me lembro ) + 2 litros de aditivo = 65 reais, comprei as mangueiras GM só q em loja paralela, na GM nao tinha NENHUMA mangueira, o radiador eu encomendei já, um remafaturado é 55 reais com 6 meses de garantia, um novo paralelo 105 reais com 1 ano de garantia, um mecanico ia cobrar cerca de 50 a 80 reais a mao de obra para trocar as mangueiras somente, comprei a tampa do reservatorio nova tambem, 18 reais.

ferramentas:
alicate de bico
alicate universal
alicate de pressao
isqueiro para facilitar a entrada da mangueira
chave de fenda media


a mais dificel sem duvida foi essa mangueira abaixo do corpo da borboleta, para tirar e para colocar, tem q colocar as duas mão atras do motor e ir encaixando ehhehehe triste passar tudo, mais no final eu consegui
Imagem


valvula do ar quente, estava vazando agua tambem, comprei ele por 30 reais paralelo ( obs o meu está fechado pois o radiador do ar quente está vazando, troquei tudo.
Imagem


nesta foto, todas as mangueiras já montadas, acho q é recomendavel trocar as abraçadeiras de pressão, por de parafuso , eu troquei todas, as de pressão com o tempo vai perdendo a eficiencia, fora q pra tirar e montar é um SACO
Imagem


tive q tirar toda a caixa do filtro para colocar a mangueira mais complicada
Imagem


mangueiras velhas , com as abraçadeiras velhas
Imagem


mangueiras novas, com abraçadeiras novas,
Imagem

no final vc solta a mangueira do lado do passageiro do radiador ali, e deiche a agua entrar pelo reservatorio e ir saindo pelo buraco q vc soltou no radiador até sair agua limpa, deiche uns 10 min está bom já.

depois monte tudo, coloque 1 o aditivo, depois complete com agua até o nivel, ligue o motor coma tampa aberta, para sair o ar do sistema, complete a agua caso nessesario e pronto.

abraço


robson_rj
:: Piquet ::
Mensagens: 230
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 07:10:36 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por robson_rj »

Mano vc sabe o nome daquela borracha que separa o motor da entrada de ar, que a gente poê ali da bateria até a outra extremdade do carro ?
Imagem


Ariete

Mensagem por Ariete »

robson_rj escreveu:Mano vc sabe o nome daquela borracha que separa o motor da entrada de ar, que a gente poê ali da bateria até a outra extremdade do carro ?
qual mangueira q vc fala? tem alguma foto ai no meu topico q tem essa mangueira?


GennerPriaro
:: GLS ::
Mensagens: 1989
Registrado em: Terça-feira 28 2006f Novembro 2006 03:41:12 PM
Localização: Araraquara - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por GennerPriaro »

Valeu PEDROPAULO - esse é o cara; faz em casa pra não gastar com mecânico....

Afinal não é facil subir na vida; descer tambem..... Não leve a mal; é que Poços é cheia de morros..... mas é muito linda; meu projeto de vida inclui morar por essas bandas um dia....


Ariete

Mensagem por Ariete »

GennerPriaro escreveu:Valeu PEDROPAULO - esse é o cara; faz em casa pra não gastar com mecânico....

Afinal não é facil subir na vida; descer tambem..... Não leve a mal; é que Poços é cheia de morros..... mas é muito linda; meu projeto de vida inclui morar por essas bandas um dia....
vlw cara,

mais falando em cidade, eu gosto mais nao gosto de morar em poços :lol: , aqui o carro tem q tar muito bom em suspenção, e na parte de arrefacimento, os buracos toma conta da cidade, fora q as subidas e descidas, q na maioria das vezes é congestionada de transito, te ferve o carro direto


robson_rj
:: Piquet ::
Mensagens: 230
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 07:10:36 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por robson_rj »

Aquela na 3 foto do lado direito, não é uma mangueira e sim uma borracha, ali ao lado da parada da água do parabrisa !!
Imagem


risarel
:: Super ::
Mensagens: 63
Registrado em: Sexta-feira 11 2006f Agosto 2006 12:39:21 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por risarel »

Cara você disse que o seu radiador interno (do ar quente), está vazando!! Você arrumou?
Sabe como trocar ele?

Valew!
Ricardo Elias


Ariete

Mensagem por Ariete »

robson_rj escreveu:Aquela na 3 foto do lado direito, não é uma mangueira e sim uma borracha, ali ao lado da parada da água do parabrisa !!
essa mangueira q vc diz, acho q seria inviavel trocar na gm, numa original vc vai pagar mais de 100 reais facil, vai na casa da borracha com o carro, e pede para o cara alguma opniao doq pode ser feito, tem uma mangueira em U q encaixa ali dando um acabamento melhor.

Cara você disse que o seu radiador interno (do ar quente), está vazando!! Você arrumou?
Sabe como trocar ele?

Valew!
eu desliguei ele, estava vazando agua nos meus pés, coloquei um tapão naquela peça do ar quente ( tem foto no topico ) e liguei direto no cabecote a mangueira, o radiador não é dificel arrumar, mais creio q nao vale a pena, pq ao ligar o carro embassa todo heheheh, para trocar vc tem q tirar todo o painel central, +/- em torno da frente do cambio ali, depois atras do motor vc solta 2 mangueiras q é ligada na parede corta fogo, é coisa simples, só q toma tempo, um radiador do ar quente usado deve sair 50, 80 reais.

abraço


leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

Fala brow, muito bom hein a revisão no sistema de arrefecimento!!! Parabéns!
O Trocador de calor é mais difícil doque vc imagina...rsrs...Tem que alem de desmontar todo o painel central, desmontar o player do som, o console do cambio, o porta-luvas, porta-treco, puxar o carpete que passa por debaixo do módulo de ventilação, soltar os parafusos do módulo de ventilação e tirar todo o módulo....... Se fosse o corsa antes de 98 ia ser um pouco mais fácil, não ia ser necessário retirar o módulo todo, mas esse aí é mais complicado.....
Falows mano!


Ariete

Mensagem por Ariete »

vlw leonardo,

eu acho o ar quente dispensavel, se fosse um ar condicionado até rolava arrumar ehehhehe



agora eu to com um problema, parou de vazar a agua, só q as vezes chega nos 95 graus, nao sei se é normal, eu comprei um manual no ml para verificar, mais vai demorar para chegar,

ai eu abri a tampa com o motor quente hehehehe e comecou a cuspir agua muito alto ( no capo e no parabrisa nao quebrou de sorte )

eu acho q tá com ar no sistema, tentei tirar o sensor de agua e nao consegui nao tenho a chave,

se eu deichar ligado uns 3 min o carro com a tampa aberta sai todo o ar?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”