Como executar a troca de água do radiador?

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rgto777
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Mensagempor rgto777 » Segunda-feira 01st 2014f Dezembro 2014 06:48:23 PM

Poderiam atualizar as fotos do tópico né, é um belo tópico!!

Mas fica difícil sem fotos =/


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Bange
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Mensagempor Bange » Segunda-feira 01st 2014f Dezembro 2014 10:02:23 PM

Já que o tópico foi ressuscitado, dei uma lida rápida e vou tecer alguns comentários...

1 - Não há como trocar 100% do líquido do arrefecimento (água ou a mistura com o aditivo), com a VT instalada, pois a água fria que entra pelo reservatório abaixa a temperatura para menos de 92°C (temperatura que ela começa a abrir).

2 - Retirar a mangueira inferior não faz com que a água e impurezas retidas no boco saiam, apenas o que estiver contido no radiador, reservatório, mangueiras e parte do que está no bloco.

3 - Para quem nunca usou aditivo ou já comprou o carro com o reservatório marrom, saiba que o sistema já está comprometido...quanto? Só abrindo o cabeçote, retirando a bomba, avaliar o fluxo do radiador, analisar tudo e mesmo assim não se saberá o estado dos selos do motor...

Então não vejo com bons olhos esse procedimento que pode parecer que resolve, mas não...

No meu entendimento as opções são:

1 - Fazer o procedimento de abrir a mangueira inferior e ir acrescentando água limpa no reservatório até que o sistema fique "limpo"...fechar tudo, andar com o carro por uns 2 dias e repetir o processo tantas vezes até que a coloração da água fique satisfatória. Abrir a mangueira inferior e retirar 50 ou 60% da água (tem que conhecer o volume total, que varia conforme o motor e se tem ar quente), recolocar a mangueira e acrescentar o percentual restante com o aditivo concentrado, via reservatório.

2 - Usar um produto próprio para a limpeza do sistema (tipo Rad Clean), observando o recomendado pelo fabricante, sendo que para retirar o produto, repetir o processo descrito em 1, duas vezes no mesmo dia e da última vez, retirar o percentual de água e acrescentar o aditivo.

Alguns foristas são contrário ao uso de tais produtos, pois podem ocorrer vazamentos com o seu uso (normalmente de 5 a 7 dias)...mas aí é como já coloquei...o sistema já estava comprometido...

Em qualquer dos casos, troque todas as mangueiras, pois elas ficam endurecidas e aparentam estar "quebradiças" por dentro...isto é ferrugem fixada nas paredes internas...

Não usar aditivo é uma furada...


Santuchi
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Mensagempor Santuchi » Segunda-feira 26th 2015f Janeiro 2015 07:15:24 AM

as fotos não abrem !!!
gostaria de vê-las


SamuelWg
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Mensagempor SamuelWg » Sexta-feira 29th 2015f Maio 2015 02:48:32 PM

rgto777 escreveu:Poderiam atualizar as fotos do tópico né, é um belo tópico!!

Mas fica difícil sem fotos =/


Concordo, poderiam fazer um novo upload das imagens, alguém... por gentileza!


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LFRANCA
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Mensagempor LFRANCA » Segunda-feira 14th 2015f Dezembro 2015 06:09:33 PM

Esse sábado vou fazer uma revisão de leve no carro inclusive a troca da água, então aproveito pra renovar as fotos aqui do tópico :D :mrgreen: .


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Mensagempor Santuchi » Segunda-feira 11th 2016f Janeiro 2016 12:19:36 PM

kd as fotos ? não abrem aqui.
Tutorial completo seria bem vindo.
abrçs


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Mensagempor renato270 » Quarta-feira 23rd 2016f Março 2016 01:56:24 AM

.... Fotos


Santuchi
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Mensagempor Santuchi » Quarta-feira 23rd 2016f Março 2016 08:10:49 AM

fotos...


jankefarias
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Mensagempor jankefarias » Quarta-feira 23rd 2016f Março 2016 10:34:31 AM

Gente o processo é simples, não precisa de fotos.

1° se o sistema tá sujo muito sujo se prepare para arrumar algumas coisas após a limpeza visto que muitas vezes quem tapa o furo é a sujeira. Isso não é impeditivo de fazer a limpeza só se prepare para trocar algumas mangueiras, radiador, selo do motor talvez.

2° Solte a mangueira de retorno (a fina) no reservatório de expansão e direcione ela para um balde um ralo enfim.

3° Onde era o lugar da mangueira de retorno coloque uma mangueira que venha com água da rua.

4° Deixe um bom tempo correndo água com o motor desligado até a água começar a sair limpa

5° Quando você achar que está pronto ainda não está, tá só começando, religue a mangueira de retorno no lugar original dela, ligue o carro de deixe a ventoinha armar duas vezes após isso repita o passo 2 e 3 e vá fazendo vários enxagues até não ter mais sujeira.

6° Troque o reservatório de expansão e tampa e adicione 2litros de aditivo orgânico. de marca boa (Delhpi, Wurth....)

7° A partir de agora já pronto monitore o nível constantemente, nos primeiros dias é normal baixar um pouco por causa do ar que vai saindo dai só completar com água.


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Denrrou
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Mensagempor Denrrou » Quinta-feira 24th 2016f Março 2016 09:39:50 AM

é bom fazer o procedimento com o ar quente ligado no máximo


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Re:

Mensagempor jankefarias » Domingo 27th 2016f Março 2016 10:42:23 PM

Denrrou escreveu:é bom fazer o procedimento com o ar quente ligado no máximo

Boa esqueci dessa parte.


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Re:

Mensagempor Santuchi » Terça-feira 29th 2016f Março 2016 08:26:54 AM

jankefarias escreveu:Gente o processo é simples, não precisa de fotos.

1° se o sistema tá sujo muito sujo se prepare para arrumar algumas coisas após a limpeza visto que muitas vezes quem tapa o furo é a sujeira. Isso não é impeditivo de fazer a limpeza só se prepare para trocar algumas mangueiras, radiador, selo do motor talvez.

2° Solte a mangueira de retorno (a fina) no reservatório de expansão e direcione ela para um balde um ralo enfim.

3° Onde era o lugar da mangueira de retorno coloque uma mangueira que venha com água da rua.

4° Deixe um bom tempo correndo água com o motor desligado até a água começar a sair limpa

5° Quando você achar que está pronto ainda não está, tá só começando, religue a mangueira de retorno no lugar original dela, ligue o carro de deixe a ventoinha armar duas vezes após isso repita o passo 2 e 3 e vá fazendo vários enxagues até não ter mais sujeira.

6° Troque o reservatório de expansão e tampa e adicione 2litros de aditivo orgânico. de marca boa (Delhpi, Wurth....)

7° A partir de agora já pronto monitore o nível constantemente, nos primeiros dias é normal baixar um pouco por causa do ar que vai saindo dai só completar com água.


Então, fiz o procedimento final de semana com objetivo de melhor o sistema de arrefecimento do carro. Antes tive alguns problemas do tipo que meu reservatório mesmo com água elevava seu nível e começava a ferver me deixando muito assustado.
Feito isso não mudou em nada, fiquei decepcionado e ainda mais preocupado.
Quando saiu com o carro fico observando a temperatura igual um louco, se passar do meio me apavoro. Tem acontecido que ela passa um pouquinho do meio e quando guardo o carro observo o reservatório fervendo saindo vapor pela tampa ( mesmo sendo tudo novo).
Já foi trocada uma válvula do sistema de entrada no motor, ficou uns 20 dias normal, más agora começou com esse outro problema.
Isso é grave? me falaram que pode ser junta do cabeçote. Meu motor pode quebrar com isso, mesmo o nivel máximo de temperatura não atingindo? Sei que tenho q levar ao mecânico de confiança, más queria opinião dos colegas também.
Estou muito preocupado e sem grana.

Abraços


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Re: Re:

Mensagempor Denrrou » Terça-feira 29th 2016f Março 2016 10:48:13 PM

Amigo, vc deve ter deixado encher de ar...

Daí o sistema fica ineficiente.

Melhor levar em algum lugar p/ checar esta possibilidade do que arriscar dar um problema sério por coisa simples.


Santuchi escreveu:
jankefarias escreveu:Gente o processo é simples, não precisa de fotos.

1° se o sistema tá sujo muito sujo se prepare para arrumar algumas coisas após a limpeza visto que muitas vezes quem tapa o furo é a sujeira. Isso não é impeditivo de fazer a limpeza só se prepare para trocar algumas mangueiras, radiador, selo do motor talvez.

2° Solte a mangueira de retorno (a fina) no reservatório de expansão e direcione ela para um balde um ralo enfim.

3° Onde era o lugar da mangueira de retorno coloque uma mangueira que venha com água da rua.

4° Deixe um bom tempo correndo água com o motor desligado até a água começar a sair limpa

5° Quando você achar que está pronto ainda não está, tá só começando, religue a mangueira de retorno no lugar original dela, ligue o carro de deixe a ventoinha armar duas vezes após isso repita o passo 2 e 3 e vá fazendo vários enxagues até não ter mais sujeira.

6° Troque o reservatório de expansão e tampa e adicione 2litros de aditivo orgânico. de marca boa (Delhpi, Wurth....)

7° A partir de agora já pronto monitore o nível constantemente, nos primeiros dias é normal baixar um pouco por causa do ar que vai saindo dai só completar com água.


Então, fiz o procedimento final de semana com objetivo de melhor o sistema de arrefecimento do carro. Antes tive alguns problemas do tipo que meu reservatório mesmo com água elevava seu nível e começava a ferver me deixando muito assustado.
Feito isso não mudou em nada, fiquei decepcionado e ainda mais preocupado.
Quando saiu com o carro fico observando a temperatura igual um louco, se passar do meio me apavoro. Tem acontecido que ela passa um pouquinho do meio e quando guardo o carro observo o reservatório fervendo saindo vapor pela tampa ( mesmo sendo tudo novo).
Já foi trocada uma válvula do sistema de entrada no motor, ficou uns 20 dias normal, más agora começou com esse outro problema.
Isso é grave? me falaram que pode ser junta do cabeçote. Meu motor pode quebrar com isso, mesmo o nivel máximo de temperatura não atingindo? Sei que tenho q levar ao mecânico de confiança, más queria opinião dos colegas também.
Estou muito preocupado e sem grana.

Abraços


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Re: Re:

Mensagempor Santuchi » Sexta-feira 01st 2016f Abril 2016 10:48:47 AM

Denrrou escreveu:Amigo, vc deve ter deixado encher de ar...

Daí o sistema fica ineficiente.

Melhor levar em algum lugar p/ checar esta possibilidade do que arriscar dar um problema sério por coisa simples.


Santuchi escreveu:
jankefarias escreveu:Gente o processo é simples, não precisa de fotos.

1° se o sistema tá sujo muito sujo se prepare para arrumar algumas coisas após a limpeza visto que muitas vezes quem tapa o furo é a sujeira. Isso não é impeditivo de fazer a limpeza só se prepare para trocar algumas mangueiras, radiador, selo do motor talvez.

2° Solte a mangueira de retorno (a fina) no reservatório de expansão e direcione ela para um balde um ralo enfim.

3° Onde era o lugar da mangueira de retorno coloque uma mangueira que venha com água da rua.

4° Deixe um bom tempo correndo água com o motor desligado até a água começar a sair limpa

5° Quando você achar que está pronto ainda não está, tá só começando, religue a mangueira de retorno no lugar original dela, ligue o carro de deixe a ventoinha armar duas vezes após isso repita o passo 2 e 3 e vá fazendo vários enxagues até não ter mais sujeira.

6° Troque o reservatório de expansão e tampa e adicione 2litros de aditivo orgânico. de marca boa (Delhpi, Wurth....)

7° A partir de agora já pronto monitore o nível constantemente, nos primeiros dias é normal baixar um pouco por causa do ar que vai saindo dai só completar com água.


Então, fiz o procedimento final de semana com objetivo de melhor o sistema de arrefecimento do carro. Antes tive alguns problemas do tipo que meu reservatório mesmo com água elevava seu nível e começava a ferver me deixando muito assustado.
Feito isso não mudou em nada, fiquei decepcionado e ainda mais preocupado.
Quando saiu com o carro fico observando a temperatura igual um louco, se passar do meio me apavoro. Tem acontecido que ela passa um pouquinho do meio e quando guardo o carro observo o reservatório fervendo saindo vapor pela tampa ( mesmo sendo tudo novo).
Já foi trocada uma válvula do sistema de entrada no motor, ficou uns 20 dias normal, más agora começou com esse outro problema.
Isso é grave? me falaram que pode ser junta do cabeçote. Meu motor pode quebrar com isso, mesmo o nivel máximo de temperatura não atingindo? Sei que tenho q levar ao mecânico de confiança, más queria opinião dos colegas também.
Estou muito preocupado e sem grana.

Abraços


Pensei nisso tbm ,más não era.
Levei no mecânico ele detectou que a bomba não tinha pressão.
Ao abri-la estava encrostada de ferrugem na turbina que era de metal ( original). Vez a limpeza e agora estou fazendo testes.
Temperatura tem se mantido em 1/4 do marcador.

abrç


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Re: [DÚVIDA] - Como executar a troca de água do radiador?

Mensagempor Bange » Quarta-feira 04th 2016f Maio 2016 12:20:02 PM

Santuchi, observe que estamos agora em um período em que o clima é mais ameno e isto por si só já melhora a performance do arrefecimento quando o carro está em movimento.

Não estou seguro de que a mera limpeza das aletas da bomba resolveria...se ela estivesse carcomida e faltando pedaços, sim. É possível que com a retirada da bomba (que estava encrustada pela oxidação), tenha saído um volume de detritos significativo, a meu ver sendo esta a causa da obstrução que prejudicava a boa circulação do líquido.

Então monitore bem o sistema, principalmente em dias quentes com engarrafamentos ok?




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