Como executar a troca de água do radiador?

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awaked
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Mensagem por awaked »

Nunca se deve só completar. Tem que limpar e tem que usar a proporção certa.
Você disse que comprou concentrado. Dependendo do modelo do corsa é 40% aditivo e 60% água,
ou, 50% aditivo e 50% água. Assim se usa o concentrado.

Se comprar o pronto pra uso aí só se usa ele, sem água.





Alex.apc
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Re: sensor de temperatura

Mensagem por Alex.apc »

Caro colega o senssor de te do seu corsa fica embaixo da bobina espero que tenho ajudado ok.





danilobr2010
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Mensagem por danilobr2010 »

Boa tarde galera...
Meu carro é um corsa hatch premium 1.4 2007.....ja havia feito a troca do meu carro antigo ( corsa super 97 ) porem o reservatorio do 2007 é diferente, ele tem duas mangueiras mais fina que entram na parte de cima e uma mais gorda na parte de baixo....como eu querendo trocar a agua do sistema a minha duvida é o seguinte:

eu posso fazer a troca somente pelo reservatorio ? sem sim como devo proceder com as duas mangueiras de cima ?

se houver algum procedimento diferente podem me ajudar ?


OBS: meu corsa anterior eu fiz a troca somente pelo reservatorio ( tirei a tampa do reservatorio e coloquei a mangueira com pouca pressão de agua e desencaichei a mangueira de entrada na parte de cima e liguei o carro. E ai a agua foi circulando e saindo pela mangueira que desencaichei. Fiz esse procedimento por aguns minutos até a agua sair limpa e no final coloquei o aditivo.

obrigado,

Danilo





danilobr2010
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Mensagem por danilobr2010 »

Alguem saberia como devo proceder com as duas mangueiras mais finas que entram na parte de cima do reservatorio ? devo soltar as duas ou somente uma para poder fazer a troca da agua ?

obrigado,

Danilo





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awaked
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Mensagem por awaked »

danilobr2010, só a de retorno... tem 2 na parte de cima? Que loco, não tinha reparado nisso ainda.





danilobr2010
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Mensagem por danilobr2010 »

awaked, pois é cara...e me parece que as dua são de retorno....uma sai ali da frete do radiador e a outra de tras do motor ( tipo de um cano de agua que vem de tras ) essa que é minha duvida....não sei se solto as duas ou só uma ..=/





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rgto777
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Mensagem por rgto777 »

Poderiam atualizar as fotos do tópico né, é um belo tópico!!

Mas fica difícil sem fotos =/


Corsa C 1.8 Maxx Flex - Vermelho - http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=951183

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Bange
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Mensagem por Bange »

Já que o tópico foi ressuscitado, dei uma lida rápida e vou tecer alguns comentários...

1 - Não há como trocar 100% do líquido do arrefecimento (água ou a mistura com o aditivo), com a VT instalada, pois a água fria que entra pelo reservatório abaixa a temperatura para menos de 92°C (temperatura que ela começa a abrir).

2 - Retirar a mangueira inferior não faz com que a água e impurezas retidas no boco saiam, apenas o que estiver contido no radiador, reservatório, mangueiras e parte do que está no bloco.

3 - Para quem nunca usou aditivo ou já comprou o carro com o reservatório marrom, saiba que o sistema já está comprometido...quanto? Só abrindo o cabeçote, retirando a bomba, avaliar o fluxo do radiador, analisar tudo e mesmo assim não se saberá o estado dos selos do motor...

Então não vejo com bons olhos esse procedimento que pode parecer que resolve, mas não...

No meu entendimento as opções são:

1 - Fazer o procedimento de abrir a mangueira inferior e ir acrescentando água limpa no reservatório até que o sistema fique "limpo"...fechar tudo, andar com o carro por uns 2 dias e repetir o processo tantas vezes até que a coloração da água fique satisfatória. Abrir a mangueira inferior e retirar 50 ou 60% da água (tem que conhecer o volume total, que varia conforme o motor e se tem ar quente), recolocar a mangueira e acrescentar o percentual restante com o aditivo concentrado, via reservatório.

2 - Usar um produto próprio para a limpeza do sistema (tipo Rad Clean), observando o recomendado pelo fabricante, sendo que para retirar o produto, repetir o processo descrito em 1, duas vezes no mesmo dia e da última vez, retirar o percentual de água e acrescentar o aditivo.

Alguns foristas são contrário ao uso de tais produtos, pois podem ocorrer vazamentos com o seu uso (normalmente de 5 a 7 dias)...mas aí é como já coloquei...o sistema já estava comprometido...

Em qualquer dos casos, troque todas as mangueiras, pois elas ficam endurecidas e aparentam estar "quebradiças" por dentro...isto é ferrugem fixada nas paredes internas...

Não usar aditivo é uma furada...





Santuchi
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Mensagem por Santuchi »

as fotos não abrem !!!
gostaria de vê-las





SamuelWg
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Mensagem por SamuelWg »

rgto777 escreveu:Poderiam atualizar as fotos do tópico né, é um belo tópico!!

Mas fica difícil sem fotos =/
Concordo, poderiam fazer um novo upload das imagens, alguém... por gentileza!





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LFRANCA
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Mensagem por LFRANCA »

Esse sábado vou fazer uma revisão de leve no carro inclusive a troca da água, então aproveito pra renovar as fotos aqui do tópico :D :mrgreen: .





Santuchi
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Mensagem por Santuchi »

kd as fotos ? não abrem aqui.
Tutorial completo seria bem vindo.
abrçs





renato270
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Mensagem por renato270 »

.... Fotos





Santuchi
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Mensagem por Santuchi »

fotos...





jankefarias
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Mensagem por jankefarias »

Gente o processo é simples, não precisa de fotos.

1° se o sistema tá sujo muito sujo se prepare para arrumar algumas coisas após a limpeza visto que muitas vezes quem tapa o furo é a sujeira. Isso não é impeditivo de fazer a limpeza só se prepare para trocar algumas mangueiras, radiador, selo do motor talvez.

2° Solte a mangueira de retorno (a fina) no reservatório de expansão e direcione ela para um balde um ralo enfim.

3° Onde era o lugar da mangueira de retorno coloque uma mangueira que venha com água da rua.

4° Deixe um bom tempo correndo água com o motor desligado até a água começar a sair limpa

5° Quando você achar que está pronto ainda não está, tá só começando, religue a mangueira de retorno no lugar original dela, ligue o carro de deixe a ventoinha armar duas vezes após isso repita o passo 2 e 3 e vá fazendo vários enxagues até não ter mais sujeira.

6° Troque o reservatório de expansão e tampa e adicione 2litros de aditivo orgânico. de marca boa (Delhpi, Wurth....)

7° A partir de agora já pronto monitore o nível constantemente, nos primeiros dias é normal baixar um pouco por causa do ar que vai saindo dai só completar com água.





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Denrrou
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Mensagem por Denrrou »

é bom fazer o procedimento com o ar quente ligado no máximo





jankefarias
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Re:

Mensagem por jankefarias »

Denrrou escreveu:é bom fazer o procedimento com o ar quente ligado no máximo
Boa esqueci dessa parte.





Santuchi
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Re:

Mensagem por Santuchi »

jankefarias escreveu:Gente o processo é simples, não precisa de fotos.

1° se o sistema tá sujo muito sujo se prepare para arrumar algumas coisas após a limpeza visto que muitas vezes quem tapa o furo é a sujeira. Isso não é impeditivo de fazer a limpeza só se prepare para trocar algumas mangueiras, radiador, selo do motor talvez.

2° Solte a mangueira de retorno (a fina) no reservatório de expansão e direcione ela para um balde um ralo enfim.

3° Onde era o lugar da mangueira de retorno coloque uma mangueira que venha com água da rua.

4° Deixe um bom tempo correndo água com o motor desligado até a água começar a sair limpa

5° Quando você achar que está pronto ainda não está, tá só começando, religue a mangueira de retorno no lugar original dela, ligue o carro de deixe a ventoinha armar duas vezes após isso repita o passo 2 e 3 e vá fazendo vários enxagues até não ter mais sujeira.

6° Troque o reservatório de expansão e tampa e adicione 2litros de aditivo orgânico. de marca boa (Delhpi, Wurth....)

7° A partir de agora já pronto monitore o nível constantemente, nos primeiros dias é normal baixar um pouco por causa do ar que vai saindo dai só completar com água.
Então, fiz o procedimento final de semana com objetivo de melhor o sistema de arrefecimento do carro. Antes tive alguns problemas do tipo que meu reservatório mesmo com água elevava seu nível e começava a ferver me deixando muito assustado.
Feito isso não mudou em nada, fiquei decepcionado e ainda mais preocupado.
Quando saiu com o carro fico observando a temperatura igual um louco, se passar do meio me apavoro. Tem acontecido que ela passa um pouquinho do meio e quando guardo o carro observo o reservatório fervendo saindo vapor pela tampa ( mesmo sendo tudo novo).
Já foi trocada uma válvula do sistema de entrada no motor, ficou uns 20 dias normal, más agora começou com esse outro problema.
Isso é grave? me falaram que pode ser junta do cabeçote. Meu motor pode quebrar com isso, mesmo o nivel máximo de temperatura não atingindo? Sei que tenho q levar ao mecânico de confiança, más queria opinião dos colegas também.
Estou muito preocupado e sem grana.

Abraços





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