Como executar a troca de água do radiador?

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alcineu
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re

Mensagem por alcineu »

Moderadores esse tópico merece ser fixo. Vamos colocar uns tópicos assim aqui em Arrfecimento como fixo!
Vou até deixa-lo em meus favoritos.


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chocolatte_vtc
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Mensagem por chocolatte_vtc »

Senhores,

Para dirimir uma das duvidas pendentes, acho que posso dar uma solução. No coletor de admissão, prox a carenagem da correia do comando de valvulas, fica o sensor de temperatura que envia a informação para o painel. Ele fica bem escondiniho e só pode ser retirada com uma chave " L " de 13mm. É um pouco chato de se achar, mas é o melhor ponto a se tirar o ar da tubulação, pois está em um ponto médio e livre de irregularidades hidroestáticas. Fazendo a sangria neste ponto é quase 100% de chance de se livrar do ar no circuito, porem só recomento a execução por quem já tem uma certa habilidade com ferramentas.
Outra forma ( melhor para motores sem a valvula termo ) e bem mais simples é desconectar o mangotezinho ( o mais fino ) que sai do radiador e vai p/ o reservatorio de expansão do lado do reservatório e colocar a ponta dele p/ baixo deixando sair a agua, tomando cuidado de ir completando o nivel de agua p evitar nova entrada de ar. Este procedimento tb pode ser usado para colocar aditivo sem ultrapassar o limite do volume do líquido.
Espero que possa ser útil.


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Hanz
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Mensagem por Hanz »

blz galera, desculpa desenterrar o tópico...

mas então... estava olhando esse vídeo em que o cara faz a limpeza com aquela máquina http://www.youtube.com/watch?v=SV-98Dil ... re=channel, isso parece que não é tão complicado de se fazer em casa sem a tal máquina, talvez fique um pouco trabalhoso por ter q ficar repetindo até sair toda a água suja. O mais curioso é que o cara tira água suja fervendo de dentro do motor e mete água da torneira no lugar, olhem lá para vc's verem.

Estou querendo fazer isso no corsinha, tá precisando, daí já troco o reservatório que tá bem feio (o antigo dono não parece ser muito cuidadoso).

t+





saulo.mag
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sensor de temperatura

Mensagem por saulo.mag »

galera, onde fica o sensor de temperatura do corsa 1.0 97/98 sem ar condicionado?
que ferramentas preciso para removê-la para fazer a sangria do arrefecimento?
vlw
abraço a todos

aprendo mto com vcs;....





saulo.mag
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Mensagem por saulo.mag »

vou fazer a limpeza no sistema de arrefecimento do meu carro.
como era um carro de uma senhora acho que ela nunca colocou aditivo, o sistema apresenta um pouco de ferrugem (não muito, comparo com minha parati q tava igual barro e qdo fiz a limpeza vazou por todo lado.).

estou com dúvida de como fazer, pois o pessoal está entrando em contradições neste tópico principalmente no que diz respeito a ligar o carro colocando água ao mesmo tempo. alguns dizem q dessa forma a termostática não abrirá (também é o meu entendimento)
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... efecimento

levando isso em consideração, pretendo fazer a limpeza conforme esse outro tópico no monzaclube
http://www.monzaclube.com/fafacil/fafac ... ento.shtml

parece estar mais coerente.

dados do carro:
corsa 1.0 mpfi 97/98 SEM ar-condicionado

a minha dúvida e onde fica o sensor de temperatura no meu corsa para fazer a sangria do sistema??? Vi que varia a posição de acordo com o modelo e acessórios.
Se alguém tiver alguma foto ou esquema q o mostre, melhor ainda.
E quais ferramentas vou precisar para removê-lo?

Vou fazer a limpeza, tirando fotos para ajudar a finalizar esse tutorial.
Moro em Vila Velha - ES e como o Alcineu também, se quiser participar, vo faze-lo no sábado (16/01) lá pras 9.00hs

Abraço a todos.





alcineu
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Mensagem por alcineu »

chocolatte_vtc escreveu:Senhores,

Para dirimir uma das duvidas pendentes, acho que posso dar uma solução. No coletor de admissão, prox a carenagem da correia do comando de valvulas, fica o sensor de temperatura que envia a informação para o painel. Ele fica bem escondiniho e só pode ser retirada com uma chave " L " de 13mm. É um pouco chato de se achar, mas é o melhor ponto a se tirar o ar da tubulação, pois está em um ponto médio e livre de irregularidades hidroestáticas. Fazendo a sangria neste ponto é quase 100% de chance de se livrar do ar no circuito, porem só recomento a execução por quem já tem uma certa habilidade com ferramentas.
Outra forma ( melhor para motores sem a valvula termo ) e bem mais simples é desconectar o mangotezinho ( o mais fino ) que sai do radiador e vai p/ o reservatorio de expansão do lado do reservatório e colocar a ponta dele p/ baixo deixando sair a agua, tomando cuidado de ir completando o nivel de agua p evitar nova entrada de ar. Este procedimento tb pode ser usado para colocar aditivo sem ultrapassar o limite do volume do líquido.
Espero que possa ser útil.
Ola pessoal.
Enquanto o saulo.mag prepara o tutorial com fotos, vamos aguardar o paaso a passo com fotos...saulo.mag grato ai pelo convite, mas, não deu para ir ter contigo ai e ver o desenrolar, fico muito grato...

Bem juntando toda informação aqui, eu aqui fiz assim:
- motor frio, tirei a tampa do reservatório de expansão, a mangueira inferior do radiador lado motorista, saindo toda a agua.

Como sempre fica agua no bloco ainda, recoloquei a mangueira inferior do radaidor lado motorista e fixei-a com a presilha.

De posse de um balde com agua, fui colocando agua no reservatorio de expansão até a boca, tirei o sensor de temperatura do painel, conforme o chocolatte_vtc citou e fui notando que a medida que entrava agua e saia pelo orificio do sensor, o liquidio velho ia saindo até estar completamente limpo/cristalino.
Nessa altura o ar do sistema saiu todo. Deixei assim até o reservatório estar seco e coloquei de volta o sensor de temperatura do painel e apertei de vez, já que o ar do cabeçote saiu todo e a medida que o liquido desceu do reservatório, o ar da mangueira sob esse reservatório saiu pelo mesmo.

Coloquei 1 litro de aditivo para radiador Radiex R-1882 MCT plus e ficou até quase o meio.
www.jocar.com.br/Produto.aspx?CV=634&PG=29&CP=701524

Liguei o motor, dei umas aceleradas e não havia sinais de bolhas de ar subindo pela mangueira sob o reservatório de expansão. Ai ficou confirmado que não havia mais ar no sistema.

Coloquei de vez a tampa do reservatório de expansão, deixei esquentar um pouco, fui acelerando e vendo a agua retornando ao reservatório de expansão já na cor verde.
Nesse modo a medida que a agua entra vinda do retorno do radiador o liquido vai se diluindo por completo.

OBS: a valvula termostática tem um pequeno orificio, agindo como Bypass...

Vamos aguardar as fotos do saulo.mag...


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alcineu
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Mensagem por alcineu »

OBS: meu sistema estava livre de ferrugem.

Apostila arrefecimento
http://www.oficinabrasil.com.br/.../mat ... radiex.pdf


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alcineu
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Mensagem por alcineu »

Como o link esta com problema, ai vai outro...

http://www.oficinabrasil.com.br/hotsite ... apoio.html


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MachDown
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Mensagem por MachDown »

alcineu escreveu:Como o link esta com problema, ai vai outro...

http://www.oficinabrasil.com.br/hotsite ... apoio.html
Tem muita coisa aí hein, muito bom, não só de arrefecimento, tem coisa do doutor ie também muito bom!

Vlw por compartilhar ! !


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Mensagem por alcineu »

È aquelas apostilas DRIE é supimpa...dificil é pescar alguma dessas na net rsrsrs....

Para voces terem noção de como o aditivo no liquido do arrefecimento elimina a ferrugem e afins.
Quando troquei a correia dentada devido a quebra da mesma com quase 40.000KM, por falta de atenção/conhecimento e do mecanico me orientar/lembrar, não adicionou aditivo a agua.

Na troca da 3ª correia é que veio as consequecias. A bomba dagua estava soldada no bloco do motor de tanta ferrugem entre as partes. Já que para deixar a correia bem tensionada faz-se necessário girar a bomba dagua até conseguir o ajuste correto pela marca em V no rolamento tensor.

Limpamos o sistema e adicionamos esse MCT plus da Radiex.

Hontem, quando limpei o sistema é que ficou claro e evidente a sua importancia: nenhum sinal de residuos de ferrugem...


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saulo.mag
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TUTORIAL

Mensagem por saulo.mag »

galera, como faço para postar o tutorial.
fiz ele no word e em pdf, mais não consigo anexar nenhum dos dois.
saulo





fabio andrei
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desenterrando tópico

Mensagem por fabio andrei »

Desenterrando mais uma vez.

Meu Corsa é 1.6 + ar.

São necessários quantos litros do aditivo Bardal ou Paraflu?





Corsa1.0
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Re: desenterrando tópico

Mensagem por Corsa1.0 »

[quote="fabio andrei"]Desenterrando mais uma vez.

Meu Corsa é 1.6 + ar.

São necessários quantos litros do aditivo Bardal ou Paraflu?[/quote]

Tem que ver se o aditivo é diluído ou concentrado,se for diluído tem que colocar só aditivo,se for concentrado vai aditivo e água(de bateria ou mineral)na porcentagem exigida pelo sistema de refrigeração do teu carro.

O líquido de arrefecimento, normalmente, é composto de etilenoglicol ou propilenoglicol que fazem aumentar o ponto de fervura (ebulição) e diminuir o ponto de congelamento (fusão), permitindo que os motores funcionem normalmente em temperaturas mais elevadas. Os aditivos podem ser encontrados já diluídos em água ou ainda concentrados em diferentes proporções, que são informadas no rótulo da embalgem. Cabe à você e ao seu mecânico verificar qual a mistura correta de água e aditivo para o motor do seu veículo. Esta informação está no manual do proprietário.

Fonte:http://motorsa.com.br/2008/02/radiador-agua-ou-aditivo/





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Mensagem por MachDown »

Se não me falhe a memória 6 litros


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Mensagem por fabio andrei »

Fiz no meu classic semana passada. Foi moleza e não tive muito trabalho não, apenas o cuidado de retirar todo o produto de limpeza do sistema.
MAS....

Retirada a sujeira, o radiador começou a vazar :?
Mas tá de boa, mandei trocar a vedação e ficou zerado.





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awaked
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Mensagem por awaked »

Só acrescentando aqui o que pode acontecer se não usarmos aditivo correto especificado pela fábrica. Tem 2 tópicos parecidos, estou postando em ambos.

http://www.youtube.com/user/profissaome ... Lwo4dxyIPo





amadocorsa
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duvida cruel?

Mensagem por amadocorsa »

amigos corseiros

comprei um liquido sintético para radiadores
anti fervura
antioxidante
anticorrosivo,
concentrado

da marca radfill ?????

com ele posso só completar o reservatório da aguá sem fazer limpeza???

abraçosssss





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awaked
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Mensagem por awaked »

Acho que pro Corsa é recomendado mineral... veja isso.
Se for isso mesmo aí sim o aditivo pode corroer o que não deve. Eles são feitos levando em conta
o tipo de borracha do sistema e a liga usada nos metais.





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