Como executar a troca de água do radiador?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.

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LEO.UFF (Kreator)
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Mensagem por LEO.UFF (Kreator) » Domingo 28 2007f Janeiro 2007 03:46:50 AM

Perguntas sem resposta:

1- Pq não tem um dreno no fundo do radiador?

2- Pq não existe um alerta sonoro se o carro atingir alta temperatura? Cara, muito difícil alguém ficar observando constantemente a temperatura do paineil. Qd vai ver, já tá fervendo tudo!



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robson_rj
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Mensagem por robson_rj » Domingo 28 2007f Janeiro 2007 08:11:05 AM

Ae galera eu semrpe tenho dúvida nisso. Olha essa foto e do motor da minha caranga, quando fui trocar a água do radiador no mecânico o cara até fez lá, só que esqueci como ele fez para sangrar o radiador.
Resumindo nessa foto aí em baixo:
Ele pôs o líquido que limpa e deixou correndo por um tempo.

Depois colocou uma mangueira com água da torneira no reservatório onde está o circulo vermelho. Só que nesse momento ele abriu a mangueira em outro local, que eu não lembro onde era. Aí deixou a sujeira todo sair, colocou o aditivo, deixou no nível certo e pronto.

Alguém pode ver essa foto aí e dar uma dica, esse carro tem AR Cond. Onde fica essa outra mangueira que ele abriu para fazer isso ? Eu li anteriormente os posts mas me perdi rs. não tinha foto de motor e não consegui deduzir onde era.

Abs.

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juliano.80
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Mensagem por juliano.80 » Domingo 03 2007f Junho 2007 01:21:58 PM

No meu corsa o resertavório ta tão sujo que não consigo ver o nível da água. Parece que tem uma barro dentro. Alguém ja tirou o reservatório e lavou ele por dentro? Tem como fazer isso?



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Fernando 4100
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Mensagem por Fernando 4100 » Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 05:23:28 PM

Tem duas porcas que você tem que soltar, daí o reservatório sai.
Lave ele com água pura, pode usar grãos de milho pra ajudar a remover a sujeira interna. Faça isso num local apropriado, pois vai sair uma sujeira danada...


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Aditivo

Mensagem por labas2 » Quinta-feira 15 2008f Maio 2008 07:14:45 PM

Galera, quero colocar aditivo no meu corsa, porém não tenho o manual dele, alguém sabe me dizer qual é o aditivo orignal?

valeuu



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Duvidas

Mensagem por Schermach » Segunda-feira 10 2008f Novembro 2008 01:49:27 PM

Amigo.. preciso trocar uma ideia com vc sobre ar condicionado como faço para falar com vc...? Valew


Sempre lavo o corsa com OMO! - OMO faz OMO mostra! kkkkkk

alcineu
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re

Mensagem por alcineu » Terça-feira 20 2009f Outubro 2009 08:15:52 PM

Moderadores esse tópico merece ser fixo. Vamos colocar uns tópicos assim aqui em Arrfecimento como fixo!
Vou até deixa-lo em meus favoritos.


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chocolatte_vtc
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Mensagem por chocolatte_vtc » Quarta-feira 21 2009f Outubro 2009 08:10:45 PM

Senhores,

Para dirimir uma das duvidas pendentes, acho que posso dar uma solução. No coletor de admissão, prox a carenagem da correia do comando de valvulas, fica o sensor de temperatura que envia a informação para o painel. Ele fica bem escondiniho e só pode ser retirada com uma chave " L " de 13mm. É um pouco chato de se achar, mas é o melhor ponto a se tirar o ar da tubulação, pois está em um ponto médio e livre de irregularidades hidroestáticas. Fazendo a sangria neste ponto é quase 100% de chance de se livrar do ar no circuito, porem só recomento a execução por quem já tem uma certa habilidade com ferramentas.
Outra forma ( melhor para motores sem a valvula termo ) e bem mais simples é desconectar o mangotezinho ( o mais fino ) que sai do radiador e vai p/ o reservatorio de expansão do lado do reservatório e colocar a ponta dele p/ baixo deixando sair a agua, tomando cuidado de ir completando o nivel de agua p evitar nova entrada de ar. Este procedimento tb pode ser usado para colocar aditivo sem ultrapassar o limite do volume do líquido.
Espero que possa ser útil.


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Hanz
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Mensagem por Hanz » Domingo 10 2010f Janeiro 2010 12:23:14 PM

blz galera, desculpa desenterrar o tópico...

mas então... estava olhando esse vídeo em que o cara faz a limpeza com aquela máquina http://www.youtube.com/watch?v=SV-98Dil ... re=channel, isso parece que não é tão complicado de se fazer em casa sem a tal máquina, talvez fique um pouco trabalhoso por ter q ficar repetindo até sair toda a água suja. O mais curioso é que o cara tira água suja fervendo de dentro do motor e mete água da torneira no lugar, olhem lá para vc's verem.

Estou querendo fazer isso no corsinha, tá precisando, daí já troco o reservatório que tá bem feio (o antigo dono não parece ser muito cuidadoso).

t+



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sensor de temperatura

Mensagem por saulo.mag » Terça-feira 12 2010f Janeiro 2010 03:52:00 PM

galera, onde fica o sensor de temperatura do corsa 1.0 97/98 sem ar condicionado?
que ferramentas preciso para removê-la para fazer a sangria do arrefecimento?
vlw
abraço a todos

aprendo mto com vcs;....



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Mensagem por saulo.mag » Quinta-feira 14 2010f Janeiro 2010 01:25:45 PM

vou fazer a limpeza no sistema de arrefecimento do meu carro.
como era um carro de uma senhora acho que ela nunca colocou aditivo, o sistema apresenta um pouco de ferrugem (não muito, comparo com minha parati q tava igual barro e qdo fiz a limpeza vazou por todo lado.).

estou com dúvida de como fazer, pois o pessoal está entrando em contradições neste tópico principalmente no que diz respeito a ligar o carro colocando água ao mesmo tempo. alguns dizem q dessa forma a termostática não abrirá (também é o meu entendimento)
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... efecimento

levando isso em consideração, pretendo fazer a limpeza conforme esse outro tópico no monzaclube
http://www.monzaclube.com/fafacil/fafac ... ento.shtml

parece estar mais coerente.

dados do carro:
corsa 1.0 mpfi 97/98 SEM ar-condicionado

a minha dúvida e onde fica o sensor de temperatura no meu corsa para fazer a sangria do sistema??? Vi que varia a posição de acordo com o modelo e acessórios.
Se alguém tiver alguma foto ou esquema q o mostre, melhor ainda.
E quais ferramentas vou precisar para removê-lo?

Vou fazer a limpeza, tirando fotos para ajudar a finalizar esse tutorial.
Moro em Vila Velha - ES e como o Alcineu também, se quiser participar, vo faze-lo no sábado (16/01) lá pras 9.00hs

Abraço a todos.



alcineu
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Mensagem por alcineu » Sábado 16 2010f Janeiro 2010 06:36:26 PM

chocolatte_vtc escreveu:Senhores,

Para dirimir uma das duvidas pendentes, acho que posso dar uma solução. No coletor de admissão, prox a carenagem da correia do comando de valvulas, fica o sensor de temperatura que envia a informação para o painel. Ele fica bem escondiniho e só pode ser retirada com uma chave " L " de 13mm. É um pouco chato de se achar, mas é o melhor ponto a se tirar o ar da tubulação, pois está em um ponto médio e livre de irregularidades hidroestáticas. Fazendo a sangria neste ponto é quase 100% de chance de se livrar do ar no circuito, porem só recomento a execução por quem já tem uma certa habilidade com ferramentas.
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Espero que possa ser útil.
Ola pessoal.
Enquanto o saulo.mag prepara o tutorial com fotos, vamos aguardar o paaso a passo com fotos...saulo.mag grato ai pelo convite, mas, não deu para ir ter contigo ai e ver o desenrolar, fico muito grato...

Bem juntando toda informação aqui, eu aqui fiz assim:
- motor frio, tirei a tampa do reservatório de expansão, a mangueira inferior do radiador lado motorista, saindo toda a agua.

Como sempre fica agua no bloco ainda, recoloquei a mangueira inferior do radaidor lado motorista e fixei-a com a presilha.

De posse de um balde com agua, fui colocando agua no reservatorio de expansão até a boca, tirei o sensor de temperatura do painel, conforme o chocolatte_vtc citou e fui notando que a medida que entrava agua e saia pelo orificio do sensor, o liquidio velho ia saindo até estar completamente limpo/cristalino.
Nessa altura o ar do sistema saiu todo. Deixei assim até o reservatório estar seco e coloquei de volta o sensor de temperatura do painel e apertei de vez, já que o ar do cabeçote saiu todo e a medida que o liquido desceu do reservatório, o ar da mangueira sob esse reservatório saiu pelo mesmo.

Coloquei 1 litro de aditivo para radiador Radiex R-1882 MCT plus e ficou até quase o meio.
www.jocar.com.br/Produto.aspx?CV=634&PG=29&CP=701524

Liguei o motor, dei umas aceleradas e não havia sinais de bolhas de ar subindo pela mangueira sob o reservatório de expansão. Ai ficou confirmado que não havia mais ar no sistema.

Coloquei de vez a tampa do reservatório de expansão, deixei esquentar um pouco, fui acelerando e vendo a agua retornando ao reservatório de expansão já na cor verde.
Nesse modo a medida que a agua entra vinda do retorno do radiador o liquido vai se diluindo por completo.

OBS: a valvula termostática tem um pequeno orificio, agindo como Bypass...

Vamos aguardar as fotos do saulo.mag...


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alcineu
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Mensagem por alcineu » Sábado 16 2010f Janeiro 2010 07:04:56 PM

OBS: meu sistema estava livre de ferrugem.

Apostila arrefecimento
http://www.oficinabrasil.com.br/.../mat ... radiex.pdf


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Mensagem por alcineu » Sábado 16 2010f Janeiro 2010 10:52:31 PM

Como o link esta com problema, ai vai outro...

http://www.oficinabrasil.com.br/hotsite ... apoio.html


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MachDown
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Mensagem por MachDown » Domingo 17 2010f Janeiro 2010 08:56:05 AM

alcineu escreveu:Como o link esta com problema, ai vai outro...

http://www.oficinabrasil.com.br/hotsite ... apoio.html
Tem muita coisa aí hein, muito bom, não só de arrefecimento, tem coisa do doutor ie também muito bom!

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