Como executar a troca de água do radiador?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.

Moderadores: José Leal, sousaman, leonardo, Bange, Organizadores do Fórum

Avatar do usuário
willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07th 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagempor willedu » Terça-feira 14th 2006f Novembro 2006 07:23:37 AM

RicardoNeves escreveu:Willedu, o meu é 1.6 16V...


Se você olhar pela frente do carro, no motor, à esquerda, vai ver uma mangueira que retorna ao radiador. No motor, onde ela se conecta, fica a válvula termostática, que é aquela que abre quando o carro tá quente pra deixar a água circular. Ligado à ela, tem um sensor, parece uma vela de ignição. É esse o sensor. Quando o sistema estiver estável já, você tira ela, deixa escorrer um pouco da água e com cuidado recoloca, dessa forma evita formação de bolhas nessa região. No corsa eu nunca ouvi falar de dar problema com isso, mas tem outros carros que tem um esquema um pouco diferente que pode ficar preso ar realmente nessa área. Na dúvida... ;)

[]s


WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com
Avatar do usuário
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2004
Registrado em: Sábado 15th 2003f Novembro 2003 11:08:07 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor leonardo » Domingo 21st 2007f Janeiro 2007 06:07:34 PM

Galera, acho meio confusso....
Tirando a mangueira de saida do radidor e colocando agua no reservatório de expansão vou conseguir limpar o circuito do reservatório, mangueira de entrada, radiador (porem vai ficar cheio de agua) e só.....
Ligando o carro e ele estando frio a valvula termostática está fechada.... Logo, não sai nada pela entrada do bloco ou até mesmo pela mangueira do radiador.....
Vai deixar o carro aquecer para abrir a termostática para conseguir fazer essa lavagem é? Essa agua fria que está entrando no bloco não oferece nenhum risco não?


Imagem
Avatar do usuário
willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07th 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagempor willedu » Segunda-feira 22nd 2007f Janeiro 2007 08:45:51 AM

leonardo escreveu:Galera, acho meio confusso....
Tirando a mangueira de saida do radidor e colocando agua no reservatório de expansão vou conseguir limpar o circuito do reservatório, mangueira de entrada, radiador (porem vai ficar cheio de agua) e só.....
Ligando o carro e ele estando frio a valvula termostática está fechada.... Logo, não sai nada pela entrada do bloco ou até mesmo pela mangueira do radiador.....
Vai deixar o carro aquecer para abrir a termostática para conseguir fazer essa lavagem é? Essa agua fria que está entrando no bloco não oferece nenhum risco não?


Leo,

O legal mesmo para fazer isso era retirar a termostática, e fazer a limpeza usando um bardhal radflush, depois água corrente pra tirar o produto... então vc recoloca a termostática.

[]s


WillEdu



Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto

http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510



Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com
Avatar do usuário
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2004
Registrado em: Sábado 15th 2003f Novembro 2003 11:08:07 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor leonardo » Segunda-feira 22nd 2007f Janeiro 2007 10:56:19 PM

willedu escreveu:
leonardo escreveu:Galera, acho meio confusso....
Tirando a mangueira de saida do radidor e colocando agua no reservatório de expansão vou conseguir limpar o circuito do reservatório, mangueira de entrada, radiador (porem vai ficar cheio de agua) e só.....
Ligando o carro e ele estando frio a valvula termostática está fechada.... Logo, não sai nada pela entrada do bloco ou até mesmo pela mangueira do radiador.....
Vai deixar o carro aquecer para abrir a termostática para conseguir fazer essa lavagem é? Essa agua fria que está entrando no bloco não oferece nenhum risco não?


Leo,

O legal mesmo para fazer isso era retirar a termostática, e fazer a limpeza usando um bardhal radflush, depois água corrente pra tirar o produto... então vc recoloca a termostática.

[]s

blz maninho, prox vez vou fazer assim........ :wink:


Imagem
Ariete

Mensagempor Ariete » Segunda-feira 22nd 2007f Janeiro 2007 11:02:06 PM

acho arriscado demais ligar o motor "sem agua", colocando a agua em cima e saindo por baixo.

EU acredito q seja mais seguro sangrar, apertar os parafusos, encher de agua, ligar, sangrar novamente e etc....


Avatar do usuário
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2004
Registrado em: Sábado 15th 2003f Novembro 2003 11:08:07 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor leonardo » Segunda-feira 22nd 2007f Janeiro 2007 11:15:06 PM

pedropaulo escreveu:acho arriscado demais ligar o motor "sem agua", colocando a agua em cima e saindo por baixo.

EU acredito q seja mais seguro sangrar, apertar os parafusos, encher de agua, ligar, sangrar novamente e etc....

Então pedro, tb acho.... Mas o bloco vai estar quente, aí vai entrar com ar fria? Não afeta não?


Imagem
Avatar do usuário
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2004
Registrado em: Sábado 15th 2003f Novembro 2003 11:08:07 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor leonardo » Segunda-feira 22nd 2007f Janeiro 2007 11:19:39 PM

Idéia: Nosso problema é a valvula termostática correto? Porque não abrimos ela forçada? :wink: Acredito que ela é uma valvula normal fechada, se fornecer carga a ela ela deverá abrir e assim circular agua com o carro frio, aí conseguimos fazer a lavagem :D
Oque vocês acham?


Imagem
Avatar do usuário
Tiarlen
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Sábado 23rd 2005f Abril 2005 02:19:44 PM
Localização: Alegrete - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor Tiarlen » Segunda-feira 22nd 2007f Janeiro 2007 11:23:23 PM

E ai galera...
Fiz hoje a troca, porem fiz um pouco diferente; soltei a mangueira que sai do radiador para a valvula termostática e deixei ela no lugar, liguei o motor efiz aquecer, desliguei e desconectei a mangueira (cuidado pois a agua sai fervendo) destampei e coloquei agua da torneira no reservatorio ate limpar a agua que esta no circuito reservatorio-radiador, repeti varias x o processo ate a agua ficar limpa, depois retirei e coloquei o fluido.

valeu...


Ariete

Mensagempor Ariete » Terça-feira 23rd 2007f Janeiro 2007 10:06:40 PM

leonardo escreveu:
pedropaulo escreveu:acho arriscado demais ligar o motor "sem agua", colocando a agua em cima e saindo por baixo.

EU acredito q seja mais seguro sangrar, apertar os parafusos, encher de agua, ligar, sangrar novamente e etc....

Então pedro, tb acho.... Mas o bloco vai estar quente, aí vai entrar com ar fria? Não afeta não?


eu fiz assim:

esvaziei com o motor frio a agua, enchi denovo e apertei tudo, liguei o motor por 30 segundos ( no meu nao tem valvula termostatica ), abri e sangrei o sistema, fechei tudo enchi com agua e liguei denovo o motor, ai esvaziei, fechei tudo novamente coloquei 2 litros de aditivo e completei o restante,

oque se pode fazer quem tiver valvula termostatica ( eu faria ) comprar solução para colocar na agua e rodar com o carro por 2, 3 dias, depois abrir esvaziar, encher com agua e andar tipo, de manha, da uma voltinha, espera o carro esfriar e sangra, enche com aditivo e pronto.

detalhe: comprem tudo em loja de auto peça, eu paguei 5 reais em 1 litro de aditivo, no posto o mesmo 22 reais


Avatar do usuário
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2004
Registrado em: Sábado 15th 2003f Novembro 2003 11:08:07 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor leonardo » Quarta-feira 24th 2007f Janeiro 2007 12:01:31 AM

hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmm! Entendi, mas acho que o conector direto da bateria para a termostática agiliza hein...... Torna mais rápida a limpeza...... Mas do jeito que vc falou é uma boa sim! Muito boa a dica... :wink:
Vc teve traumas com termostática é?rsrs....
A termostática vc sabe que uma das vantagens dela é conseguir uma melhor economia no consumo né?


Imagem
Avatar do usuário
Weco
:: Rodeio ::
Mensagens: 616
Registrado em: Domingo 06th 2006f Agosto 2006 04:21:00 PM
Localização: Macaé - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor Weco » Quarta-feira 24th 2007f Janeiro 2007 10:25:38 AM

leonardo escreveu:hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmm! Entendi, mas acho que o conector direto da bateria para a termostática agiliza hein...... Torna mais rápida a limpeza...... Mas do jeito que vc falou é uma boa sim! Muito boa a dica... :wink:
Vc teve traumas com termostática é?rsrs....
A termostática vc sabe que uma das vantagens dela é conseguir uma melhor economia no consumo né?


Será q a termostática funciona com os 12v da bateria msm? se for fica fácil abri-la do jeito q vc falou...melhor q esquentar o sistema e correr o risco de danificar alguma coisa.


Ariete

Mensagempor Ariete » Quarta-feira 24th 2007f Janeiro 2007 07:16:10 PM

leonardo escreveu:hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmm! Entendi, mas acho que o conector direto da bateria para a termostática agiliza hein...... Torna mais rápida a limpeza...... Mas do jeito que vc falou é uma boa sim! Muito boa a dica... :wink:
Vc teve traumas com termostática é?rsrs....
A termostática vc sabe que uma das vantagens dela é conseguir uma melhor economia no consumo né?


nem me fala :lol:

meu carro ferveu num dia de chuva com a temperatura ambiente em 8 graus rsrs

empenou o cabecote, deu mó trabalho, hoje meu carro demora uns 10 min andando para chegar nos 90 graus, e nao passa, em transito intenso é 96 graus o maximo, na estrada a 100 , 120 picos 140 para ultrapassar eu vi a temperatura em +/- 80 graus,

só nao coloco a termostatica pq meu cabecote só aceita mais 1 retifica, segundo oq o cara da retifica falou hehe, intao nem vou arriscar :D

em questao de consumo deve ficar em torno de 1 km pra menos né eu acho, fiquei sabendo q carro sem valvula termostatica aumenta em 70 % o indice de borra no motor

abraço


Avatar do usuário
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2004
Registrado em: Sábado 15th 2003f Novembro 2003 11:08:07 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor leonardo » Quinta-feira 25th 2007f Janeiro 2007 09:06:28 PM

Weco escreveu:
leonardo escreveu:hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmm! Entendi, mas acho que o conector direto da bateria para a termostática agiliza hein...... Torna mais rápida a limpeza...... Mas do jeito que vc falou é uma boa sim! Muito boa a dica... :wink:
Vc teve traumas com termostática é?rsrs....
A termostática vc sabe que uma das vantagens dela é conseguir uma melhor economia no consumo né?


Será q a termostática funciona com os 12v da bateria msm? se for fica fácil abri-la do jeito q vc falou...melhor q esquentar o sistema e correr o risco de danificar alguma coisa.

Maninho, ainda não sei... Mas vou descobrir isso! Aí informo aqui....


Imagem
Avatar do usuário
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2004
Registrado em: Sábado 15th 2003f Novembro 2003 11:08:07 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor leonardo » Quinta-feira 25th 2007f Janeiro 2007 09:10:15 PM

pedropaulo escreveu:
leonardo escreveu:hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmm! Entendi, mas acho que o conector direto da bateria para a termostática agiliza hein...... Torna mais rápida a limpeza...... Mas do jeito que vc falou é uma boa sim! Muito boa a dica... :wink:
Vc teve traumas com termostática é?rsrs....
A termostática vc sabe que uma das vantagens dela é conseguir uma melhor economia no consumo né?


nem me fala :lol:

meu carro ferveu num dia de chuva com a temperatura ambiente em 8 graus rsrs

empenou o cabecote, deu mó trabalho, hoje meu carro demora uns 10 min andando para chegar nos 90 graus, e nao passa, em transito intenso é 96 graus o maximo, na estrada a 100 , 120 picos 140 para ultrapassar eu vi a temperatura em +/- 80 graus,

só nao coloco a termostatica pq meu cabecote só aceita mais 1 retifica, segundo oq o cara da retifica falou hehe, intao nem vou arriscar :D

em questao de consumo deve ficar em torno de 1 km pra menos né eu acho, fiquei sabendo q carro sem valvula termostatica aumenta em 70 % o indice de borra no motor

abraço

Entendo mano..... A termostatica tem várias vantagens, mas infelizmente a desvantagem cruel de travar fechada ou aberta, mas fechada é o problema maior com certeza....
A minha travou fechada na pista.... Brincadeira né? A Silver tinha um grave problema com arrefecimento com a dona antiga, ela não usava aditivo, então estava trocando tudo, e a hora da vez era a termostática que não sabia naquela época que era tão problematica....


Imagem
Avatar do usuário
LEO.UFF (Kreator)
:: Piquet ::
Mensagens: 204
Registrado em: Sábado 16th 2005f Abril 2005 01:42:25 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor LEO.UFF (Kreator) » Domingo 28th 2007f Janeiro 2007 03:44:27 AM

Sem valvula termostática??? Faz isso não...

Ficar andando com o motor frio tb dá retífica hein.




Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes